Os gestores escolares da rede pública municipal de ensino de Parnamirim participam nesta quinta-feira (27), na Escola Municipal e Centro de Formação Joana Alves, em Cajupiranga, de uma avaliação diagnóstica, escrita, por meio da qual são avaliados quanto à prática do cotidiano escolar.
A avaliação realizada pela SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura é mais uma iniciativa que busca favorecer um maior crescimento no Ideb – índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
Participam desta avaliação escrita, os diretores e vice-diretores de todas as escolas públicas da rede municipal de ensino. De acordo com a Gerente de Avaliação e Desenvolvimento da Gestão Escolar, Alcíone Flávia, a avaliação realizada hoje (27) permitirá traçar um perfil do gestor escolar e a partir daí, desenvolver um programa de formação continuada para o ano de 2017.
A Secretária da SEMEC, Francisca Henrique, diz que, a princípio, esta avaliação é única e é um critério para a nomeação dos novos gestores escolares. Havia alguns anos que a mesma não era aplicada no município, o que gerou certa expectativa e surpresa entre os docentes.
“A avaliação dos diretores e vice-diretores das escolas, na atual gestão municipal, vem para fortalecer a escola pública. Depois desta prova escrita, onde teremos um perfil do educador, haverá entrevistas presenciais e avaliação da prática na escola”, disse a titular da SEMEC.
Para a Secretária Adjunta, Ana Lúcia Dantas, conhecer e acompanhar o perfil do gestor, resultará em ações que irão melhorar as práticas pedagógicas nas escolas e alcançar o melhor rendimento na aprendizagem pelo aluno.
A data prevista para a divulgação do resultado destas avaliações escritas é o dia 22 de maio de 2017.
A PROGRAMAÇÃO TERÁ INÍCIO ÀS 07H, NO POTIGUAR ESPORTE CLUBE
A Prefeitura de Parnamirim está preparando uma programação especial para o Dia do Trabalhador, prevista para o feriado de 1º de maio. A Secretaria Municipal de Turismo, Esportes e Lazer (SETEL) organiza a quinta edição da tradicional Corrida do Trabalhador e o seu Torneio de Futebol. A programação terá início às 07h, no Potiguar Esporte Clube.
O percurso da Corrida do Trabalhador compreenderá uma distância de cinco quilômetros, tendo sua largada e chegada no Campo de Futebol do Potiguar, localizada na Comandante Pettit, Centro. Serão concedidas várias premiações, que serão entregues após o último atleta cruzar a linha de chegada. As premiações serão distribuídas por categorias e podem ser acessadas no regulamento da Corrida do Trabalhador.
Torneio de Futebol
Times de bairros e associações e o público interessado em disputar o Torneio de Futebol devem fazer suas inscrições da sede da SETEL, localizada na Rua Ten. Medeiros, 105 (Centro Administrativo). As inscrições são presenciais e seguem até quinta-feira (27).
A greve geral anunciada para esta sexta-feira, em protesto contra as reformas trabalhista e previdenciária, deve provocar atrasos e cancelamentos de voos nos principais aeroportos do país. Diante disso, as companhias aéreas já começaram a prestar orientações a seus clientes que queiram remarcar suas passagens e também para o caso de ter problemas criados pela paralisação e garantiram gratuidade para o caso de mudança de datas para o mesmo destino.
Os clientes da Gol com voo marcado para amanhã, e que queiram antecipar ou postergar sua viagem, poderão fazê-lo sem custo pelos canais de atendimento on-line ou pelo número 0800 704 0465.
A Latam Airlines Brasil admite que, em virtude da paralisação de diversas categorias prevista para amanhã, os voos da companhia poderão registrar atrasos e cancelamentos em rotas domésticas e internacionais operadas de e para aeroportos de diversos destinos, caso a greve geral se concretize. Dessa forma, sugere que os passageiros com viagem marcada para esta sexta-feira consultem a situação de seus voos por meio do site da companhia aérea antes de comparecerem ao aeroporto e lembra ainda que aqueles passageiros que tenham voos em conexão com outras empresas chequem com antecedência a situação destes voos.
A Latam aconselha o passageiro que não quiser correr risco de ter problemas com o voo a antecipar em um dia ou postergar a viagem para até 15 dias da data original sem cobrança de multas, sujeito à disponibilidade na cabine. Para além dos 15 dias, o consumidor fica sujeito a diferença de tarifas, respeitando a validade do bilhete. A empresa também permitirá a alteração de a origem ou destino do voo, sem multas. No entanto, neste caso, o passageiro estará sujeito às diferenças tarifárias e deverá respeitar a validade do bilhete. Outra possibilidade para o passageiro da Latam é solicitar o reembolso do bilhete sem multas.
A Azul informa que os consumidores que têm viagens marcadas e, de alguma forma, forem prejudicados pelos eventos desta sexta-feira, devem entrar em contato com a companhia pelos telefones 4003-1118 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 887 1118 (demais regiões) e verificar suas opções de viagem. A empresa ressalta que, até o momento, a programação de voos permanece inalterada.
Anac vai monitorar situação em todo o país
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) diz que, diante da possibilidade de paralisação, está monitorando a situação da malha aérea e os eventuais impactos nas operações, buscando, assim, manter os níveis de segurança de voo e da qualidade de serviço oferecido aos passageiros.
Aos passageiros que já estão com passagens compradas, a agência reguladora destaca que fiscalizará a prestação de assistência pelas companhias aéreas, conforme dispõe a Resolução nº 400/2016 . Pela norma, é dever da empresa informar aos passageiros sobre atrasos e cancelamentos de voo e o motivo. Além disso, a companhia deve oferecer facilidade de comunicação (ligação telefônica, Internet e outros) para atrasos superiores a uma hora; alimentação adequada para atrasos superiores a duas horas, e acomodação em local adequado, para atrasos superiores a quatro horas, e, caso necessário, traslado e serviço de hospedagem.
Nos casos de preterição, o transportador deverá procurar por passageiros que se voluntariem para embarcar em outro voo mediante o oferecimento de compensações imediatas, além de assegurar o direito a receber assistência material.
A Anac esclarece que, caso o passageiro se sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, deve procurar a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos como consumidor. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, este poderá encaminhar sua demanda à agência, aos órgãos de defesa do consumidor e à Justiça.
Informações e denúncias podem ser feitas pelos canais de atendimento da reguladora na internet (Fale com a ANAC) ou pelo telefone 163 (que funciona 24 horas, sete dias por semana, inclusive com atendimento em inglês e espanhol).
Um casal morreu após 40 minutos de diferença. Isaac e Teresa Vatkin tinham 69 anos de casamento e no último sábado (27), funcionários do Highland Park Hospital colocaram as camas lado a lado. Os dois respiravam com a ajuda de aparelhos. Ela estava internada e sucumbiu à doença de Alzheimer. Ele, que também estava hospitalizado devido a uma deterioração do estado geral de saúde, também.
Familiares colocaram as mãos dos dois juntas para que pudessem se tocar. “Eu não queria que eles estivessem com medo. Eu pensei que talvez se soubessem que o outro estava lá, isso ajudaria”, disse a neta Debbie Handler.
Teresa, que tinha 89 anos, morreu primeiro. Minutos depois eles separaram as mãos do casal e tiraram ela da sala. 40 minutos após a morte da companheira, Isaac, de 91 anos, também morreu. “O amor um pelo outro era tão forte que eles simplesmente não podiam viver sem o outro”, contou a filha do casal Clara Gesklin durante o funeral.
Não é incomum para casais morrerem em rápida sucessão, ou mesmo familiares próximos. Em situações assim, os casos são chamados de “o efeito de viuvez” ou “síndrome do coração partido”, segundo estudos científicos.
Família e amigos se reuniram na última segunda-feira (22) para relembrar a história de amor do casal. Os dois se encontraram na Argentina e ao se casaram mudaram para os EUA, criando três filhos. Isaac começou abriu um negócio bem sucedido como distribuidor de carne Kosher. Teresa era dona de casa e manicure e os ambos tinham relações íntimas e amorosas com filhos e netos.
Quando Teresa desenvolveu a doença de Alzheimer, Isaac, que estava em 80 anos, aprendeu a usar o computador para que pudesse pesquisar a condição e possíveis curas da doença. Ele estava desesperado para ajudar a esposa. Os membros da família ficaram reconfortados em saber que eles morreram juntos.
Em novas críticas à reforma trabalhista, o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), declarou que não é “da melhor tradição o presidente da República não falar aos trabalhadores no dia do 1º de maio”. Renan considera que o texto não passará no Senado da forma como foi aprovado ontem na Câmara dos Deputados.
“Não acredito que essa reforma saia da Câmara e chegue aqui, ao Senado Federal – reforma de ouvidos moucos -, sem consultar opiniões; reforma que só interessa à banca, ao sistema financeiro, rejeitada em peso e de cabo a rabo pela população; reforma tão malfeita, que chega a constranger e a coagir a base do próprio Governo. Por isso ela vai e volta, de recuo em recuo”, declarou.
Renan avalia que a reforma é “injusta”, porque retira direitos dos trabalhadores. “Ela rebaixa os salários, é sua consequência mais imediata e perversa. Ela pretende deixar o trabalhador sem defesa, condenado a aceitar acordos que reduzem a remuneração, suprimem reajustes e revogam garantias no emprego. Todos sabemos que a acordos forçados em plena recessão, com 13 milhões de desempregados e com o desemprego aumentando mês a mês, é pedir que se aceite a crueldade como caridade”, criticou.
O peemedebista rebateu o argumento do governo de que a flexibilização das leis trabalhistas poderia aumentar a empregabilidade no País. “Esse discurso é usado para seduzir uma parcela da sociedade e garantir o avanço da retirada de direitos. Querem um Brasil para 70 ou 80 milhões de pessoas. Somos 200 milhões e não podemos simplesmente fazer de conta que não existem 120 ou 130 milhões de pessoas. Com essa reforma, elas podem voltar a ficar excluídas; são empurradas de volta para guetos onde padece a legião de ‘ninguéns'”, continuou.
Para Renan, a proposta vai aprofundar a desigualdade social. O líder do PMDB sugeriu que, ao invés de votarem a reforma trabalhista, os parlamentares deveriam apreciar projeto que põe fim aos salários acima do teto na administração pública, os chamados supersalários. A proposta foi aprovada no Senado no final do ano passado. “Reforma justa seria uma reforma que retirasse privilégios. E os há, senhoras e senhores, demais neste País, são privilégios inconcebíveis. Os supersalários pagos com dinheiro público são o exemplo mais ostensivo e ofensivo à cidadania no Brasil.”
ADEILZA SUELEN ESTAVA EM UM CARRO, ACOMPANHADA DO NAMORADO, QUE TAMBÉM FOI BALEADO E SOCORRIDO
Uma adolescente de 16 anos foi morta a tiros na noite desta quarta-feira (26) no bairro de Dix-Sept Rosado, na Zona Oeste de Natal. De acordo com a Polícia Militar, Adeilza Suelen estava em um carro, acompanhada do namorado, que também foi baleado e socorrido.
Ainda segundo a PM, os dois estavam em um carro quando foram surpreendidos por homens armados que atiraram contra o veículo das vítimas. Adeilza foi baleada, ainda chegou a descer do veículo para tentar fugir, mas morreu em uma calçada. O namorado dela também foi atingido nas costas, mas foi socorrido com vida.
Uma tia da adolescente morta esteve no local do crime e informou que a família era contra o relacionamento dela com o namorado que foi baleado, por ele ter envolvimento com práticas ilícitas.
Os criminosos, que estavam de carro, fugiram do local. A polícia fez buscas, mas ninguém foi preso.
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RN ENTREGARÁ SELO DE BOM PAGADOR A NOVE MUNICÍPIOS POTIGUARES
O Tribunal de Justiça do RN, por meio de sua Divisão de Precatórios, realiza na próxima quinta-feira (4) a entrega do Selo de Bom Pagador a nove municípios potiguares, em razão da boa conduta administrativa desses entes com o pagamento de precatórios. A solenidade será realizada na Escola de Governo, no Centro Administrativo no bairro Lagoa Nova, às 15h.
Serão premiados os municípios de Mossoró, Parazinho, Serra Negra do Norte, Upanema, Monte Alegre, Parnamirim, Assú, Água Nova e Vera Cruz. Durante o ano de 2016, voluntariamente e dentro do prazo, esses municípios liquidaram suas obrigações com o pagamento de precatórios daquele período. Além disso, vem se mantendo adimplentes com o pagamento de condenações judiciais em 2017. Desta forma, preencheram os requisitos para o recebimento da premiação.
Incentivo
Para o juiz João Afonso Pordeus, coordenador da Divisão de Precatórios do TJRN, a premiação é uma forma de reconhecimento e estímulo para que o gestor pague as dívidas com precatórios. Do outro lado, o pagamento beneficia as pessoas que estão há anos aguardando o recebimento daquela quantia, significando a efetivação do direito da parte que ganhou uma ação judicial contra um ente estatal. Juntos, os nove municípios premiados pagaram R$ 3,849 milhões em 2016.
“Ao incentivar os Municípios a serem bons pagadores, temos a possibilidade de, recebendo esses recursos, pagar aos credores. Nós atuamos como intermediário, se não recebemos esses recursos não podemos pagar, por isso é interessante dar esse incentivo aos entes”, observa o coordenador da Divisão de Precatórios.
O pagamento em dia significa também uma maior celeridade na evolução da fila de beneficiários, além de representar mais dinheiro circulando na economia local.
Categorias
Aos municípios devedores que autorizaram o repasse por meio de débito automático, com os valores sendo descontados da conta daquele ente diretamente para a conta do TJRN, será conferido o Selo Diamante – também designado de “Selo de Responsabilidade Judicial no Pagamento de Precatórios – Compromisso Total”. Estão incluídos nessa categoria os municípios de Mossoró, Parazinho, Serra Negra do Norte, Monte Alegre e Upanema.
Já os municípios de Parnamirim, Assú, Água Nova e Vera Cruz irão receber o Selo Ouro.
Saiba mais
Essa será a primeira edição do Selo de Regularidade no Pagamento de Precatórios, que, segundo a Resolução nº 8/2015, deve ser entregue todos os anos no mês de maio. A Divisão de Precatórios espera que os municípios agraciados estimulem outros entes públicos a aderir ao Programa e integrem a lista dos bons pagadores que serão premiados em 2018.
O DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO FEITO PELO GRUPO LIDERADO PELO EX-PREFEITO AURICELIO DOS SANTOS TEIXEIRA , CHEGA A MAIS DE R$ 2.600.000,00
A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Macau, com o apoio do Grupo de Atuação Regional de Defesa do Patrimônio Público (GarppP) e do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Patrimônio Público (Caop-PP), ajuizou neste mês 26 ações civis públicas (ACP) e 16 ações penais contra o ex-prefeito de Guamaré, Auricelio dos Santos Teixeira.
O Ministério Público do Estado quer a condenação por desvio de recursos públicos na contratação de bandas, de estrutura para festas de carnaval, compra de combustíveis, decoração natalina e carnavalesca da cidade e pagamento de benefícios sociais de complementação do Bolsa Família, programa conhecido como Renda Cidadã.
Ainda são alvos das ações judicias a esposa do ex-gestor, Kelley Margareth Miranda da Fonseca Teixeira, a filha de ambos, Kaliny Karen da Fonseca Teixeira e a cunhada dele, então chefe de gabinete, Katiuscia Miranda da Fonseca Montenegro.
O desvio de dinheiro público da Prefeitura de Guamaré, perpetrado pelo grupo liderado pelo ex-prefeito, chega a mais de R$ 2.600.000,00 (dois milhões e seiscentos mil reais) – a responsabilidade também recai sob os empresários que proporcionaram os desvios.
Ressalta-se que além de o gestor público responder por cometimento de ato de improbidade administrativa, também reponderá por crime de peculato, que tem uma pena privativa de liberdade de reclusão, que varia de dois a 12 anos.Guamaré: ex-prefeito e familiares são alvos de 42 ações judiciais e penais.
Comentários