SELO BLOG FM (4)

Categoria: abril 18, 2017

Parnamirim terá polo de diagnóstico do câncer, em parceria com a Liga Norte-Riograndense

  • AS DISCUSSÕES SOBRE O PROJETO TIVERAM INÍCIO NA MANHÃ DE HOJE, 18, NO GABINETE DE ROSANO TAVEIRA

Uma parceria entre a Prefeitura de Parnamirim e a Liga Norte-Riograndense contra o Câncer permitirá a elaboração e implantação de um pólo de diagnóstico precoce e prevenção em oncologia no município. As discussões sobre o projeto tiveram início na manhã de hoje, 18, no gabinete de Rosano Taveira, que recebeu a visita do superintendente da Liga, Roberto Magno Duarte Sales; Ricardo José Curioso; Renato Cerchi e André Domingos.

Rosano Taveira abraçou a ideia do projeto e recomendou ao secretário de Saúde, João Albérico, a criação de uma comissão para junto com os profissionais da Liga discutir de que forma se dará o trabalho. “Temos muito interesse nessa parceria porque a saúde é prioridade em minha gestão”, disse.

O superintendente da Liga, Roberto Sales, explicou que inicialmente será necessário fazer uma previsão de custo, de pessoal, definiras participações da Liga e da Prefeitura para posteriormente montar o projeto. “Em Caicó também fizemos uma parceria e hoje 300 pacientes fazem a quimioterapia naquela cidade”, disse Sales, enfatizando que o objetivo da Liga é descentralizar o atendimento oncológico.

A Prefeitura de Parnamirim irá indicar dois profissionais da saúde para integrar a comissão que já conta com Alisson Fernandes e Renato Cerchi. Depois de formada, a comissão terá um prazo de 60 dias para apresentar o projeto. Participaram ainda da reunião com o prefeito Rosano Taveira,os secretários de Obras Franklin Wanderley e o secretário de Finanças Giovanni Júnior.

“Efeito Sonrisal” expõe fragilidade da segurança pública do RN e sinaliza que a hora de discurso acabou

CAIO BEZERRA É O TERCEIRO SECRETÁRIO A PEDIR EXONERAÇÃO DO COMANDO DA SEGURANÇA PÚBLICA DO RN

Acredite quem quiser que os sucessivos pedidos de exoneração de integrantes da cúpula de segurança do Estado deve-se tão somente às justificativas óbvias que os ocupantes desses cargos costumam dar – “tratar de interesses pessoais”. O que se vê, desde o início da atual administração, é um “efeito Sonrisal”, que dissolve sucessivamente a gestão de segurança pública do Estado.

Os pedidos, quase simultâneos, de exoneração do secretário de Segurança, Caio Bezerra, e do delegado Geral da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, José Cleiton Pinho de Sousa, remetem à conclusão de que há algo errado no ar, muito além das justificativas de praxe que são dadas por aqueles que pedem para sair.

Não é normal a situação de instabilidade e insatisfação camuflada que certamente reina na cúpula da segurança pública, apesar desta sempre se esforçar para mostrar o contrário, através da exibição de números mágicos.

Caio César é o terceiro gestor da pasta de segurança a deixar o cargo na atual gestão. No início do governo, em 2012, a delegada da polícia civil Kalina Leite assumiu a função, mas deixou o posto em 19 de abril de 2016, quando foi substituída por Ronaldo Lundgren.

Este é um recorde que, dificilmente, uma outra unidade da Federação conseguirá superar.

A pergunta é obvia: o que se passa nas entranhas da segurança pública que, de tão grave, serve de propulsor para ejetar gestores de suas cadeiras?

É fato que o governador Robinson Faria tem feito das tripas o coração para acertar os caminhos da segurança pública, uma área que, ironicamente, dizia ele ao se eleger, que o faria entrar para a história como o “Governador da Segurança”.

Até o momento, a profecia não vingou.

Cada exoneração de cabeças pensantes da segurança pública representa uma vitória do crime organizado.

Em sua página no Facebook, o juiz de Execução Penal, Henrique Baltazar, sinaliza que a crise na segurança pública do RN, que começa nos gabinetes e se projeta nas ruas, deve-se a falta de apoio do governo e excesso de discurso. “Difícil para qualquer um, já que necessita de apoio do governador, e esse pouco vai além do discurso”,  sentenciou Baltazar ao responde a um internauta.

Apesar de seus críticos, o governador Robinson Faria tem mais uma chance de acertar, sem recorrer a soluções milagrosas ou ao fascínio de “Salvadores da Pátria”, que geralmente são apresentados à população como a “última Coca-cola do deserto”, que vão chegar e colocar a caótica segurança pública do Estado nos padrões suíços.

Aqui mesmo, no RN, tem talentos que podem exercer a gestão de Segurança Pública com comprometimento e conhecimento de causa.

O tempo de discurso acabou.

A hora agora é de ação.

Ou é isso, ou o juiz Henrique Baltazar acabará por ter razão – “o governador vai pouco além do discurso”.

E não é nisto que a população do RN quer acreditar.

HENRIQUE BALTAZAR QUESTIONA EFICIÊNCIA DA SEGURANÇA PÚBLICA DO RN

Com entrada gratuita, Ed Motta se apresenta dia 30 em Natal, no International Jazz Day

 

No próximo dia 30, Natal vai receber mais uma edição do International Jazz Day, desta vez no estacionamento externo do Natal Shopping. A atração será o cantor Ed Motta, que se apresentará ao lado da banda SESI BIG BAND. A apresentação é gratuita.

O International Jazz Day será realizado simultaneamente em mais de 185 países e, Natal, será a única cidade do Nordeste a participar deste evento. O objetivo é mostrar a relevância deste gênero musical e sua contribuição na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história e do desenvolvimento das sociedades. A realização do evento fica por conta do Fest Bossa & Jazz e SESI em parceria com a UNESCO (responsável pelo evento no mundo) e o Natal Shopping.

No repertório, canções do cantor, compositor e produtor musical, Ed Motta, com melodias e arranjos da irreverente orquestra da SESI BIG BAND sob o comando do maestro Eugénio Graça.

Nelter diz que fechamento dos balneários em Caicó causa prejuízos à economia e o turismo do Seridó

PARA NELTER QUEIROZ, É NECESSÁRIO QUE AUTORIDADES CHEGUEM A UM ENTENDIMENTO PARA A REABERTURA OS BALNEÁRIOS – FOTO EDUARDO MAIA

O deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) está tentando viabilizar a reabertura dos balneários localizados às margens do açude Itans, em Caicó, que se encontram fechados desde 2012. Para o parlamentar, o fechamento causa, desde então, prejuízos à economia e ao turismo da região do Seridó.
Ao longo de cinco anos, durante seus pronunciamentos em sessão plenária na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o parlamentar vem destacando a necessidade de regularização ambiental dos empreendimentos interditados (Iate Clube, Pelicano, Clube dos Caminhoneiros, APUC e outros) para que estes sejam reabertos.
Na visão do deputado, é importante que a Prefeitura de Caicó, o IDEMA, o IBAMA, o DNOCS, os responsáveis pelos estabelecimentos e o Ministério Público Federal, cheguem a um entendimento para que ocorra a reabertura e a normalização do funcionamento destes balneários.
“Em março deste ano protocolamos mais um requerimento, direcionado ao IBAMA e IDEMA, solicitando a reabertura dos balneários. Alguns destes estabelecimentos foram fontes de diversão e renda dos caicoenses por várias décadas. Defender a reabertura do Iate Clube, Pelicano, Clube dos Caminhoneiros, APUC e outros, é defender o turismo, o lazer, a geração de emprego e renda, e a dignidade do povo seridoense. Continuaremos lutando por esta causa”, ressaltou Nelter.

Projeto de Fábio Faria, de combate à pedofilia e uso de drogas, recebe parecer favorável na Comissão de Segurança Pública

 

PROJETO DE FÁBIO FARIA (PSD-RN) PODERÁ SER SERÁ VOTADO NESTA QUARTA-FEIRA (19)

O projeto de lei 7036 do deputado federal Fábio Faria (PSD-RN), de combate à pedofilia e uso de drogas no Brasil, dá mais um passo na Câmara. A proposta recebeu parecer favorável à aprovação na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e será votado nesta quarta-feira (19). “A proposição colabora para a elevação da conscientização de parte da população sobre os grandes problemas que se constituem tanto a exploração sexual de menores de 18 anos, a utilização de drogas ilícitas, bem como outras formas de violência”, diz o relator, deputado Alexandre Baldy (PTN-GO).

A proposta determina que companhias aéreas brasileiras, em voos de mais de uma hora, e exibidores de cinema, antes das sessões, veiculem filmes ou vídeos de combate à pedofilia e às drogas. “A divulgação da gravidade de crimes como estes, inaceitáveis e ainda tão recorrentes no país, é uma maneira de prevenir novos casos e conscientizar a população sobre a importância de fazer denúncias”, ressalta Fábio Faria, autor da proposição.

Pela lei, o material audiovisual deve ter pelo menos 30 segundos, e a produção e viabilização dos vídeos são responsabilidade do Poder Executivo, isentando os exibidores de custos. O PL já foi analisado pelas comissões de Educação; Viação e Transportes; e Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, onde o relatório está para ser votado esta semana. A próxima comissão por onde deve tramitar é a de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Trabalhadores dos Correios no RN votam indicativo de greve nesta quarta-feira

SERVIDORES DO CORREIOS PODEM CRUZAR OS BRAÇOS POR TEMPO INDETERMINADO EM TODO O RN

Nesta quarta-feira (19), às 18h, os trabalhadores dos Correios no Rio Grande do Norte se reúnem para aprovar indicativo de greve por tempo indeterminado. A votação vai ocorrer em assembleias simultâneas, em Natal, Mossoró e Caicó, respectivamente, na sede do Sintect-RN, na subsede do Sintect-RN e na subsede dos Bancários.

Já no dia 26 de abril, a categoria ecetista potiguar se une ao calendário nacional e realiza nova rodada de assembleias para deliberar sobre o início da greve, prevista para começar às 0h do dia 27, em todo país.

Ataques

Entre as motivações para a luta, estão as cobranças no Plano de Saúde, as demissões motivadas, o cancelamento das férias e o fechamento de agências – serão 250 unidades encerrando as atividade e destas, oito no RN. Mais recentemente, também houve a ameaça de privatização, feita em declarações do ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab.

Dois pesos, duas medidas

Os trabalhadores questionam a diferenciação de tratamento do Governo Federal ao cogitar privatizar o patrimônio público enquanto, ao mesmo tempo, pretende destinar um montante de R$ 40 bilhões para empresas privadas de telefonia, como a Oi.

O presidente do Sintect-RN, Shampoo Zen, lembra ainda que a empresa não pode ser observada estritamente pela ótica mercadológica, dada a importância do serviço prestado.

“Alegam prejuízos, porém, o fim maior não é gerar lucro, mas, sim, garantir o direito de cada brasileiro de receber e enviar suas correspondências”, afirma. “Sob o viés meramente econômico, os menores e mais distantes municípios poderiam vir a ser desassistidos”, conclui.