FAMILIARES EM VIGÍLIA NA UNIDADE QUE ESTÁ FECHADA DESDE O OCORRIDO/ FOTO OSLAIM BRITO
O advogado Francisco Carlos da Silva, que representa a família de João Victor, de 13 anos, que morreu no domingo de carnaval (26) após, segundo testemunhas, ter sido agredido por seguranças do Habib´s na zona norte de São Paulo deve pedir a exumação do corpo.
Segundo ele, os parentes do adolescente acreditam que as agressões contribuíram para sua morte, de acordo com reportagem do UOL.
Nesta terça, foi divulgado o resultado de uma perícia do IML sobre a morte do garoto, que apontou que ele usou lança-perfumes (“loló”), além de uma dose pequena de cocaína, e sofreu um infarto.
De acordo com o advogado, porém, este é “apenas um laudo” e a família quer que seja feita uma contraprova com a exumação do corpo. “Vamos exigir a exumação do corpo. Não é a primeira vez e nem a última que laudos são feitos e depois se faz outro laudo. Em alguns casos, as informações do novo laudo diferem completamente da primeira versão”, disse.
Reportagem do jornalista Renato Rovai mostra que o médico que assinou o laudo compartilha informações de Jair Bolsonaro e é a favor da redução da maioridade penal.
A equipe de polícia civil da Delegacia de Assú (RN) efetuou a prisão de Antônio Wellington Matias de Melo, 19, mais conhecido por ‘Adolfo’.
Informações dão conta que a polícia teria recebido imagens do jovem portando uma arma de fogo, e que ele havia publicado no perfil do facebook, o que ajudou a investigação da polícia. Os agentes da segurança deram inicio a diligências e prenderam o suspeito que supostamente teria praticados assaltos nas cidades de Assú e Itajá.
Durante as diligências, os policiais acabaram localizando uma tornozeleira eletrônica, a qual foi retirada pelo jovem, possivelmente para que o serviço de monitoramento não o encontrasse.
OS POLICIAIS FORAM SURPREENDIDOS COM A NOTÍCIA DE QUE O ACUSADO TERIA RETIRADO A TORNOZELEIRA ELETRÔNICA DO PRÓPRIO CORPO E COLOCADO NUM JUMENTO/ FOTO POLÍCIA DO RN
Segundo a polícia, “Adolfo” será autuado pelo dano causado ao patrimônio público. Ele responde a processos criminais na cidade de Natal, deverá responder por outros crimes que possa ter cometido em Assú e Itajá. A polícia ainda informou que havia um mandado de prisão expedido pela 12ª Vara de Execuções da cidade de Natal.
Os policiais também foram surpreendidos com a notícia de que o acusado teria retirado a tornozeleira eletrônica do próprio corpo e colocado num jumento. Isso pode configurar que o jovem não estava sendo monitorado, mas sim os passos do jegue.
Caso alguma vítima ou testemunha reconheça o preso como autor de algum crime cometido, a Polícia Civil pede para que compareça à Delegacia Municipal de Assú para ser ouvida e viabilizar as formalizações corretas dos procedimentos em tramitação.
O CÓDIGO CIVIL RECONHECE COMO ENTIDADE FAMILIAR “A UNIÃO ESTÁVEL ENTRE O HOMEM E A MULHER, CONFIGURADA NA CONVIVÊNCIA PÚBLICA/ FOTO PAULO PINTO
No Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje (8), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado votou apenas projetos relacionados à pauta feminina. Um grupo de senadoras mobilizadas na celebração da data negociou com o presidente da comissão, Edison Lobão (PMDB-MA), a substituição da pauta anteriormente prevista pelos itens que ampliam direitos das mulheres.
Os senadores da CCJ aprovaram quatro propostas. O primeiro foi o Projeto de Lei do Senado (PLS) 195/2014, que obriga o envio de boletim de ocorrência ao juizado específico no caso de envolvimento criança e adolescente como testemunha ou vítima de agressão à mulher.
Também foi aprovado substitutivo ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 612/2011, que altera o Código Civil para reconhecer a união estável entre pessoas do mesmo sexo e possibilitar a conversão dessa união em casamento. A votação foi terminativa, e, se não houver recurso, o texto vai para a Câmara dos Deputados sem passar pelo plenário do Senado. Os integrantes da CCJ ainda aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei do Senado (PLS) 547/2015, que institui o programa Patrulha Maria da Penha. A proposta também deverá seguir para a Câmara.
A CCJ também votou favoravelmente ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 112/2010,que define percentual mínimo de participação de mulheres nos conselhos de Administração das empresas públicas, e ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 244/2016, que obriga o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp) a coletar dados específicos sobre violência contra a mulher. A proposta pode ser encaminhada para a Câmara.
Na reunião da CCJ, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) leu relatório favorável à indicação de Maria Tereza Gomes ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O IMPOSTO PODE SER PAGO NA REDE BANCÁRIA, INCLUSIVE NAS CASAS LOTÉRICAS/ FOTO DIVULGAÇÃO
A Prefeitura de Parnamirim informa que hoje, 8, é o último dia para pagamento do IPTU 2017 com desconto. O desconto vale para os moradores que pagam o imposto em parcela única.
Os contribuintes do grupo 1, que sempre pagaram o imposto em conta única, terão desconto de 20%. Os moradores do grupo 2, que estão pagando sem parcelamento pela primeira vez, terão 10% de desconto.O pagamento para ambos pode ser parcelado em até oito vezes, mas neste caso não haverá desconto. Aqueles que optarem pelo parcelamento devem ir na secretária até o dia 8 para emitir um novo boleto.
O imposto pode ser pago na rede bancária, inclusive nas casas lotéricas. O secretário de Tributação, José Jacaúna, explica que esse é o prazo final, não havendo mais prorrogação. “O desconto é muito importante para ajudar no pagamento. Os contribuintes não podem perder essa oportunidade”, afirmou.
LANÇAMENTO ACONTECEU NO AUDITÓRIO DA ESCOLA DE GOVERNO CONTOU COM PRESENÇAS DE SECRETÁRIOS DE ESTADO, DA PROMOTORA DE JUSTIÇA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, SANDRA ANGÉLICA, ALÉM DE VÁRIOS GESTORES/ FOTO RAYANE MAINARA
O governador Robinson Faria assinou hoje, 8, convênio com o Governo Federal para implantação do programa Criança Feliz que vai atender crianças de 0 a 6 anos de idade em situação de vulnerabilidade social.
O Criança Feliz vai atender 18 mil famílias em 127 municípios do RN cujas prefeituras se habilitaram a participar do programa. Uma equipe de visitadores irá semanalmente à residência das famílias cadastradas pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) fazer o acompanhamento e promover ações de assistência social, saúde e educação. Robinson Faria disse no ato de lançamento que “o Criança Feliz reúne em um só programa várias ações de acolhimento a crianças, mães e gestantes para suprir suas carências e proporcionar um melhor vínculo afetivo e cuidados”.
Robinson explicou que a iniciativa que se efetivou nesta quarta-feira, iniciou com pleito da Sethas junto ao Governo Federal para o atendimento às crianças que sofrem problemas como conflitos familiares, pais drogados, condutas impróprias e pobreza extrema. “Nosso governo é da cidadania. Um governo que pensa e cuida também da geração de crianças hoje na faixa de zero a seis anos, quando muitos problemas podem ser evitados para termos cidadãos mais saudáveis e socialmente integrados”.
A secretária da Sethas, Julianne Faria ressaltou que o Criança Feliz é uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal. “A Sethas vai coordenar esse trabalho no Estado e até desenvolveu um software próprio para cadastrar as crianças e famílias beneficiadas. O software foi desenvolvido pelos próprios servidores da Sethas, sem custo extra, e vai permitir o acompanhamento diário das crianças e mães beneficiadas, quais as suas demandas, o que está sendo feito, onde residem. Com ele teremos conhecimento em tempo real do que está sendo feito nos municípios”, explicou.
O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra participou do lançamento do Criança Feliz e mostrou a sua importância para a saúde pública e para as novas gerações que passam a ter assistência desde a primeira infância nas áreas da saúde e educação. São ações que irão evitar consequências indesejadas na vida adulta. O ministro elogiou a iniciativo do Governo do RN em implantar o programa: “O Rio Grande do Norte vai ser exemplo para o Brasil na mobilização e execução de programas de assistência à população”, afirmou.
O lançamento no auditório da Escola de Governo contou com as presenças de secretários de Estado, da promotora de Justiça da Infância e da Juventude, Sandra Angélica, dos prefeitos dos municípios de Caicó, Lajes, Caraúbas, Currais Novos, Luiz Gomes, São Gonçalo do Amarante, Campo Redondo, Jundiá, Rio do Fogo, Pedra Grande e Marcelino Vieira e gestores municipais nas áreas da saúde, educação e assistência social.
A PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITO PÚBLICO É OFERECIDA PELA ESCOLA DA ASSEMBLEIA DO RN/ FOTO DIVULGAÇÃO
As inscrições para o processo seletivo da pós-graduação lato sensu em Direito Público oferecida pela Escola da Assembleia terminam nesta sexta-feira (10). Os interessados devem se dirigir à sede da instituição, localizada na Rua Açu, 426, Tirol, das 8 às 17 horas.
Com o objetivo de fomentar a modernidade no processo de gestão da Assembleia Legislativa do RN, a Escola está oferecendo 30 novas vagas para o curso destinado prioritariamente aos servidores públicos e instituições parceiras.
“A melhoria dos serviços públicos oferecidos à população passa pela qualificação profissional. Por isso, a Assembleia Legislativa tem investido em educação, prova disso é a Escola da Assembleia que a cada ano vem ampliando a grade de cursos. É a primeira do país a oferecer mestrado e doutorado”, ressalta o presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).
O curso de pós-graduação é presencial e terá início no dia 21 de março. Prevê carga horária mínima de 400 horas, com duração de 24 meses. As aulas serão às terças e quintas, no turno noturno, no horário das 18h às 22h e serão ministradas na sede da Escola. As inscrições são gratuitas.
O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) apresentou quatro emendas ao Projeto do Executivo que cria a Lei do Artesanato Potiguar (Proarte-RN), a fim de beneficiar os artesãos potiguares. Na sua avaliação, trata-se de uma matéria importante para a categoria, e que, no entanto, precisa de melhorias.
“Propus, na primeira emenda, a inscrição dos artesãos potiguares no cadastro único de artesãos do Brasil, que contém informações unificadas em âmbito nacional. Também propus linhas de financiamento, porque não podemos pensar nesta atividade, sem linhas de financiamento próprias que estimulem o empreendedorismo”, defende o parlamentar.
Mineiro afirmou que é importante encontrar um equilíbrio entre os produtores e comerciantes. A terceira emenda inclui um representante da Fundação José Augusto e outro dos comerciantes no Conselho que tratará do Proarte e foi defendida também em plenário pelo deputado.
“Não se pode falar em artesanato sem pensar num representante da área cultural”, observa. A outra emenda dispõe sobre a ocupação gradual, pelos produtores locais, dos espaços públicos destinados à comercialização do artesanato.
A PILOTO MOARA SACILOTTI, NA MOTO, ENTRE OUTRAS, SÃO EXEMPLOS DE MULHERES QUE METEM A CARA E INVADEM UM MUNDO PREDOMINANTE MASCULINO/ FOTO DIVULGAÇÃO
No Dia Internacional da Mulher, o RN 1500 presta homenagem às mulheres que estarão na disputa. Elas ainda são minoria, mas já conquistaram o respeito e a admiração de companheiros de trilhas. As mulheres marcarão presença no 19º Rally RN 1500, deixando a prova ainda mais competitiva e emocinante, mostrando de lugar de mulher é onde ela quiser, mas se for no rali, ainda melhor. A navegadora Joseane Koerich, na categoria Carros, e a piloto Moara Sacilotti, na Motos, entre outras, são dois exemplos de mulheres que meteram as caras e invadiram o mundo prediminante masculino. Com competência e sem medo de cara feia, espantaram a estereótipo de “Penélope Charmosa”, entrando para vencer as provas e o preconceito.
Aos 47 anos, 17 deles dedicados ao rali, a catarinense de Florianópolis Joseane Koerich já conseguiu, na prática, mostrar que não está de brincadeira. Afinal, acumula três titulos do Rally Internacional dos Sertões, um Brasileiro de Rally Cross Country e um do RN 1500 no geral. “Os resultados mostram que podemos andar de igualdade de condições e que diminuiu a desconfiança. No começo, sentia que quando eu errava uma coisa que todos erravam, era mais cobrada”, explica.
A PILOTO MOARA SACILOTTI, NA MOTOS, ENTRE OUTRAS, SÃO DOIS EXEMPLOS DE MULHERES QUE METERAM AS CARAS E INVADIRAM O MUNDO PREDIMINANTE MASCULINO/ FOTO DIVULGAÇÃO
O fato de ser mulher não alivia em nada durante as provas. Para poder competir em igualdade, ela precisa estar sempre bem fisicamente. “Tenho de ter um preparo ainda mais forte, pois, se tiver de trocar pneu, por exemplo, terei de ajudar o piloto, em um trabalho de equipe, como qualquer navegador homem”, diz. “Mas ressalto que fui bem recebida no mundo off-road, sempre respeitada e que fiz grandes amigos, tendo navegado para vários pilotos”, explica a navegadora.
Um aspecto que ajuda a vencer as barreiras é o apoio da família. “Sou casada e tenho filhos. Meu marido sempre me incentivou, assim como os meu filhos. Sabem que estou me realizando com o rali. Esse suporte sempre me auxiliou a superar qualquer adversidade. Por isso, recomendo que outras mulheres participem do rali, pois tem de crescer e será muito bom tem mais competidoras”, completa.
A paulista Moara Sacilotti escolheu a moto como esporte e já se vão 30 anos desde o primeiro contato. Neste período, já acumulou os títulos de vice-campeã mundial de Rally (2013), tricampeã brasileira de Rally (2014), e duas conquistas no Rally RN 1500. Aos 18 anos, ela participou do Rally dos Sertões como a primeira mulher e teve de vencer os desafios da prova e, principalmente, o descrédito.
“Foi um marco, pois muito gente não acreditava. Depois de completar a prova, as coisas mudaram, mas ainda sinto que há um preconeito velado”, explica a piloto, de 37 anos. “Fiz amigos ao longo desse tempo e isso melhorou a situação, mas ainda sei que falam nos bastidores quando erro. Com a experiência, passei a não ligar mais para isso e encarar numa boa”, completa.
Ela diz entender a reação dos homens. “Sei que eles não querem perder para uma mulher. Por isso, ninguém jamais facilita. Não posso negar, entretanto, que há muito respeito e um certo cuidado por parte de muitos deles”, afirma.
Moara sente a falta de outras mulheres, que ajudaria a derrubar mais barreiras. “Sempre aconselho a participar, mas não é fácil. Não vejo uma geração que possa encarar esse desafio no momento, mas torço para isso mudar”, destaca.
No 19º Rally RN 1500, Moara quer vencer. “Já fui campeã duas vezes e quero repetir isso. Trata-se de um rali muito duro, com navegação complicada, mas com um clima muito legal, por isso atrai tanta gente”, completa.
PROGRAMAÇÃO
O evento começará no dia 5/4, em São Miguel do Gostoso, com a abertura da Secretaria de Prova e início das Vistorias Técnicas da CBM e CBA, ambas a partir das 14h, na Pousada Mar de Estrelas. No dia 6, às 8h será feito o briefing com equipes de apoio, ficando para as 9h o briefing da competição. No período das 9h às 11h acontecerão as Vistorias Técnicas. No começo da tarde, às 13h, haverá o Super Prólogo das Areias. Já no final do dia, às 17h, será a vez do Fórum Rally, ficando para as 20h a Premiação CBM do Brasileiro de Rally 2016, no Spaço Mix.
No dia 7/4 será a vez da primeira etapa, de São Miguel do Gostoso até Macau, cidade que volta a integrar o roteiro do RN 1500. Será um trecho com muita areia e a expectativa é de uma grande recepção em Macau. A segunda etapa, no dia 8/4, será de Macau até Currais Novos, no qual serão incluídos trechos inéditos nas 18 edições do evento. Para fechar a competição, a terceira etapa será de Currais Novos a Bom Jesus, que também preparará uma grande festa para receber o rali. A premiação e apresentação do projeto para o RN 2018 será às 18, no Restaurante Nau, em Natal.
05/04 – Pousada Mar de Estrelas – São Miguel do Gostoso 14h – Abertura Secretaria de Prova – São Miguel do Gostoso
14h/17h – Vistorias Técnicas CBA e CBM
06/04 – Pousada Mar de Estrelas – São Miguel do Gostoso 8h – Briefing Equipes de Apoio
9h às 11h – Vistorias Técnicas CBA e CBM
9h – Briefing com o pilotos no jardim da pousada
13h – “Super Prólogo das Areias”
17h – Fórum Rally – Moto e UTV – Spaço Mix
20h – Premiação CBM Brasileiro de Rally – Spaço Mix
07/04 1ª) etapa – São Miguel do Gostoso x Macau
08/04 2ª) etapa – Macau/Currais Novos
09/04 3ª) etapa – Currais Novos/Bom Jesus,
18h – Premiação e Apresentação do Projeto 2018 – Restaurante Nau (Natal)
Resultados 2016
Geral após quatro etapas
Motos – Quadris e UTVs 1) Gregório Azevedo (Honda – SPR), 7h46min49seg
2) Antonio Luiz Maciel Filho (Honda – PDA), 7h50min02seg
3)Jean Azevedo (Honda – SPR), 7h50min50seg
4) Ramon Sacilotti (Kawasaki – SPR), 7h52min59seg
5) José Hélio Filho (SPR), 8h04min10seg
6) Gustavo Xavier/Deco Muniz (Polaris – UPRO), 8h24min00seg
7) Eduardo Shiga (Honda – MAR), 8h34min06seg
8) Daniel Crema (Yamaha – MAR 2), 8h36min58seg
9) Marcus Lins Filho/Daniel Neves (Can-An – UPRO), 8h41min00seg
10) Francinei Costa (KTM – QUA), 8h41min48seg
O 19º Rally RN 1500 é uma realização da KTC Produções e supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA); Federação Potiguar de Automobilismo (FPA) e Federação de Motociclismo do RN (Femorn). O apoio é de Cam – am, Prefeitura de Currais Novos, Prefeitura de Macau, Prefeitura de Bom Jesus, Prefeitura de São Miguel do Gostoso, Sebrae e Ecocil. As parcerias especiais são com a Gestus Soluções em Gestão, Armação Propaganda, Aquacoco, Escola Escritório, CHB Crédito, Revista Moto, DirtAction e Webventure.
Comentários