VIOLÊNCIA QUE ATINGE POLICIAIS MILITARES DO RN, É CADA VEZ MAIS CRESCENTE/ FOTO DIVULGAÇÃO ARQUIVO
Um policial militar foi baleado, na tarde desta terça-feira (7), na Zona Norte de Natal. Ele teria presenciado criminosos tentando realizar uma assalto e, mesmo estando de folga, agiu para impedir a ação dos bandidos.
Houve um confronto e, durante o tiroteio, o policial identificado como cabo Rodrigues foi atingido no ombro. O major Eduardo Franco, responsável pela comunicação da Polícia Militar, informou que o PM foi socorrido e levado ao Hospital Santa Catarina, na própria Zona Norte. O quadro de saúde dele é estável.
Ainda segundo informações do major Franco, um suspeito de participação na tentativa de assalto foi preso pouco tempo depois, em ação da Polícia Militar com apoio da Força Nacional.
PARLAMENTAR FEZ UM DISCURSO DESTINADO AO BANCO DO BRASIL PEDINDO PROVIDÊNCIAS EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS OFERECIDOS À POPULAÇÃO DO INTERIOR/ FOTO EDUARDO MAIA
O deputado Tomba Farias (PSB) começou seu pronunciamento nesta terça-feira (07) no Plenário da Assembleia Legislativa enaltecendo a promulgação, pela Casa, do projeto de sua autoria que isenta de multas, juros e tributos, os servidores que estão recebendo seus vencimentos com atraso. Depois o parlamentar fez um discurso destinado ao Banco do Brasil pedindo providências em relação aos serviços oferecidos à população do interior, que terminam sendo suspensos por causa da violência.
“É preciso que o superintendente do Banco do Brasil tome as devidas providências e eu cito a unidade do Banco do Brasil da Assembleia Legislativa que há sete dias está sem funcionar por causa de um defeito no caixa. Isso não é justificativa”, disse o deputado, lembrando o fim dos serviços também em municípios que tiveram os caixas eletrônicos explodidos por bandidos. Em pouco mais de um ano, segundo relembrou Tomba, bandidos explodiram caixas do Banco do Brasil em Afonso Bezerra, Pedro Avelino, Lajes, Santa do Matos, Cerro-Corá, São Paulo do Potengi, Umarizal, Tangará e São José de Campestre.
“Quero dizer que isso está virando brincadeira. Hoje foi em Caraúbas que bandidos explodiram os caixas do Bradesco e do Banco do Brasil. Onde isso vai parar?Precisamos que a segurança seja redobrada”, cobrou o deputado Tomba Farias ao Governo do Estado.
O discurso de Tomba foi aparteado pelos deputados Getúlio Rêgo (DEM), Galeno Torquato (PSD), Larissa Rosado (PSB), Márcia Maia (PSDB) e Nelter Queiroz (PMDB), que igualmente cobraram mais segurança e mais policiamento para os municípios.
“Caraúbas hoje amanheceu estarrecida com a população sem direito aos serviços bancários; e hoje os servidores do Estado iriam receber seus salários”, afirmou Getúlio, seguido de Galeno que também se referiu aos índices de violência na região Oeste. “Nossa fronteira com a Paraíba está descoberta”, disse o parlamentar, criticando o fato do município de Campo Grande ter uma Companhia de Polícia, e Caraúbas, que tem um presídio, não dispor de uma unidade de segurança. “Isso não é só no Rio Grande do Norte, mas no país inteiro, mas temos que melhorar”, concluiu Galeno.
A deputada Larissa Rosado também alertou para a questão das fronteiras. “É importante o trabalho dos governos do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará, para o fortalecimento de nossas fronteiras”, sugeriu Larissa, reforçando que em Baraúna, a Prefeitura está propondo uma parceria com os bancos para garantir monitoramento no município”. A deputada Márcia Maia também fez cobrança ao Governo do Estado para a questão da violência no interior que virou assunto recorrente quando se trata de ataques a caixas eletrônicos e agências de Correios.
O deputado Nelter Queiroz foi o último a apartear o discurso de Tomba e lembrou que “os governos passados tiveram suas culpas”, explicando que dos 365 dias do ano, um policial militar que trabalha 24 horas, folga 245 dias. “Se fizer um cálculo vai ver que o PM trabalha 120 dias por ano. Aí a culpa é do Governo Robinson?”, questionou Nelter, afirmando que governadores “barganharam esses benefícios como bandeiras de reeleição”. Segundo Nelter, é isso que faz com que hoje Caraúbas tenha só três policiais. “Isso é um absurdo e tem que ser revisto”, concluiu Nelter Queiroz.
ANNA THEREZA CHAVES LOUREIRO FOI NOMEADA EM 26 DE JANEIRO/ FOTO DIVULGAÇÃO
O vereador natalense Sandro Pimentel (PSOL) apresentará nesta terça-feira (7) um pedido de requerimento na Câmara Municipal de Natal para que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, explique a nomeação da servidora Anna Thereza Chaves Loureiro para exercer o cargo de Chefe da Assessoria Jurídica na SEMSUR.
De acordo com Eduardo Wanghon, assessor jurídico do vereador, a advogada responde a oito processos na Justiça, tendo sido condenada em um deles por improbidade administrativa (Processo n° 001.2008.019.230-3/TJ-PB). As ações dizem respeito ao período no qual ela exercia o cargo de assessora jurídica na Secretaria Municipal de Administração de Campina Grande, na Paraíba.
Entre outros processos, Anna Thereza responde por acumulação ilegal de cargos e fraudes em licitações destinadas à locação de ônibus escolares para a prefeitura do município paraibano e à pavimentação de ruas.
Com isso, a nomeação da servidora feriria a Lei Municipal n° 6.399, de 9 de agosto de 2013, de autoria do então vereador George Câmara, que impede de tomar posse qualquer cargo comissionado que for condenado, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado.
A nomeação da servidora, assinada pelo prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), saiu na edição do Diário Oficial do Município do último dia 26 de janeiro de 2017, por meio da Portaria n° 134/2017. O atual secretário da SEMSUR é Jerônimo da Câmara Ferreira de Melo.
SERVIÇO BUSCA DAR APOIO A POLICIAIS, BOMBEIROS, E OUTROS SERVIDORES DO SEGMENTO QUE ENFRENTEM PROBLEMAS PSICOLÓGICOS OU PSIQUIÁTRICO/ FOTO O MOSSOROENSE
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) mantém, desde 2012, um setor exclusivo para atendimento psicossocial de policiais militares e civis, bombeiros e servidores do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP). É o Centro Integrado de Apoio Social ao Policial (CIASP), que atualmente funciona no Edifício Brunei, no bairro de Candelária, em Natal.
O CIASP atende servidores tanto encaminhados por seus superiores, como de forma espontânea. “Ano passado realizamos mais de 800 atendimentos, a maioria de forma espontânea. Entretanto, esse número de atendimentos espontâneo deveria ser ainda maior, mas acreditamos que muitos policiais ainda não conhecem os serviços prestados pelo CIASP”, afirmou Rosana.
Após passar por uma ‘triagem’, o CIASP analisa a necessidade de encaminhar o servidor para o setor de apoio psicológico-psiquiátrico, que é responsável pelo acompanhamento psicológico, individual ou em grupo, para problemas com alcoolismo e outros tipos de dependência química, estresse profissional e familiar, além de realizar visitas a locais de trabalho, residências e hospitais, com a finalidade terapêutica ocupacional a fim de assegurar o equilíbrio emocional.
A função principal do CIASP é buscar o equilíbrio emocional dos pacientes para o melhor desempenho das suas atividades profissionais. Para isso, além dos servidores, os familiares também são assistidos. “A situação familiar pode atingir diretamente a saúde do profissional. Por isso fazemos uma investigação completa para saber o tipo de problema e a melhor solução para ele”, Rosana Kellry Xavier, subcoordenadora do CIASP.
O Centro Integrado de Apoio possui dois setores. O primeiro é o de apoio sócio-pedagógico, que tem a função de identificar a situação apresentada pelo assistido, adotando as primeiras providências necessárias para a resolução do problema, além de proporcionar orientação sócio-pedagógica aos policiais e familiares.
É URGENTE A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL PARA 16 ANOS PARA ACABAR COM A IMPUNIDADE, DIZ MARINHO/ FOTO O MOSSORORENSE
Já estão sendo veiculadas as novas inserções do PSDB-RN nas emissoras de rádio e televisão do Estado. Entre os vídeos, estão duas mensagens do deputado federal Rogério Marinho, presidente de honra da legenda no Rio Grande do Norte. Em uma delas, o parlamentar defende trabalho para os presos do País e a redução da maioridade penal.
“No Brasil e no RN chegamos a um estágio intolerável da violência. São mais de 60 mil assassinatos por ano. Precisamos reformar o nosso sistema carcerário. O preso precisa trabalhar para retribuir a sociedade o seu sustento. É urgente a redução da maioridade penal para 16 anos para acabar com a impunidade, e também revogar o estatuto do desarmamento, para torar a sociedade mais segura”, diz o deputado.
Na segunda mensagem o tucano aborda o aumento do orçamento da educação no país, que triplicou nos últimos 10 anos. “Mas, 89% das crianças brasileiras no 3º do ensino fundamental não estão corretamente alfabetizadas. Isso é fruto da má gestão e da doutrinação nas escolas, patrocinada pelo governo do PT. Nós achamos que basta de brincar com educação. A escola não é palanque eleitoral, é lugar de estudar”.
LUIZ GOMES PROFERE PALESTRA NO CURSO DE ORATÓRIA E FORMAÇÃO PARLAMENTAR/ FOTO DIVULGAÇÃO
O presidente estadual do PEN e primeiro suplente de deputado estadual, Luiz Gomes, será um dos palestrantes do 1º Curso de Oratória e Formação Parlamentar que será realizado nos dias 17 e 18 de março, no Eco Auditorium, em Natal.
A diretora da New Now Comunicações, Lais Soares, responsável pela organização do evento, explicou que a escolha do nome de Luiz partiu da postura política que ele tem e pelos conhecimentos jurídicos. “Ele é um grande advogado, que tem ampla experiência no mercado, e também é um político que adotou uma postura diferente de muitos. Para nós será uma satisfação tê-lo em nosso evento”, externou.
Luiz Gomes, que atualmente está na suplência por uma das cadeiras da Assembleia Legislativa, explicou que sua palestra abordará temas jurídicos e políticos voltados para parlamentares e assessores. “Vamos tratar de mostrar a legislação, de discutir os processos parlamentares e aproveitar e formá-los para desempenhar suas atividades”, destacou.
Tamém palestrará o professor Silvio Nascimento, com amplo conhecimento na língua portuguesa na preparação para concursos públicos e no desenvolvimento da oratória. Inscrições e outras informações podem ser feitas pelos telefones 3204-0606 e 99104-4261.
GRUPO DE FRANCESES PARTICIPOU DE ATIVIDADES NO PARQUE, NESTA TERÇA-FEIRA./ FOTO DIVULGAÇÃO
O Parque das Dunas, em Natal, retomou o funcionamento de suas trilhas ambientais. O serviço está disponível às terças e quintas-feiras, nos seguintes horários: 8h, 8h15, 14h e 14h15. Os interessados devem fazer agendamento.
Nesta terça-feira (7), um grupo de franceses reabriu a atividade ambiental. Benjamin Porpineau mora em Natal há dois anos e estava com amigos e familiares: “Fiquei feliz quando soube do retorno das trilhas. Assim que soube entrei em contato com o Parque. Gostamos muito de caminhar e do meio ambiente. Pude mostrar um outro lado de Natal para eles, que estão de visita”.
O biólogo Daniel Costa estava à frente do grupo de turistas que subiu a Trilha Peroba e reafirmou a importância das trilhas educativas: “É um espaço onde podemos mostrar de forma mais concreta a importância do Parque das Dunas para a nossa cidade”.
A Trilha Peroba tem 2.400 metros e percurso que leva aproximadamente 1 hora e meia, podendo ser feita por pessoas a partir dos 10 anos. Ela é considerada uma trilha de dificuldade moderada. Já a Trilha Perobinha é voltada para crianças a partir de 6 anos e adultos sedentários. Com um percurso de 800 metros, costuma ser percorrida em 40 minutos e é uma trilha com nível de dificuldade fácil.
As trilhas comportam entre 5 e 25 participantes, por isso, as atividades devem ser agendadas através do e-mail [email protected]. O interessado deve informar a quantidade de pessoas, o dia e horário desejados, telefone e nome da instituição, se for o caso.
O Parque das Dunhas “Jornalista Luiz Maria Alves” ou Bosque dos Namorados, como também é conhecido, fica localizado na avenida Almirante Alexandrino de Alencar, no Tirol, em Natal.
NO ENCONTRO ESTAVAM PRESENTES DIRETORES DO SEBRAE E EQUIPE TÉCNICA DA CÂMARA DE NATAL E DA FECAM.
A Câmara Municipal de Natal, juntamente com a Federação das Câmaras Municipais do estado (FECAM), está elaborando uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para fomentar o empreendedorismo nos municípios. Na manhã desta terça-feira (07), o presidente da Câmara e da FECAM, vereador Raniere Barbosa (PDT) esteve reunido com o Superintendente e o diretor técnico do Sebrae/RN, Zeca Melo e João Hélio para planejar a execução destas ações.
“Estamos construindo um projeto de parcerias com a Câmara de Natal e a FECAM para que tenhamos o suporte de levar capacitação na área de micro empreendedorismo. Além disso, a parceria com a Câmara de Natal também se dá no sentido da aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, numa discussão específica para este setor de modo a facilitar e agilizar para que se dê condições àqueles que querem implantar ou ampliar seu negócio na cidade”, explicou o superintendente João Hélio.
Para as capacitações, o Sebrae deverá oferecer cursos com o apoio das Câmaras, via FECAM. “Serão cursos on line e presenciais, quando necessários. Já realizamos com municípios esse tipo de capacitação na rede do Simples, que simplifica a abertura de empresas, além de participação em feiras sempre trabalhando a melhoria no ambiente de negócios”, conta João Hélio. No encontro estavam presentes diretores do Sebrae e equipe técnica da Câmara de Natal e da FECAM.
Raniere Barbosa também estendeu a parceria à divulgação de informações do Sebrae sobre empreendedorismo, através da TV Câmara Natal, e disse que as Câmaras que já têm suporte de telecentros ou salas de informática conseguirão abrigar os cursos propostos pelo Sebrae para suas respectivas regiões. “Nossa parceria é para incentivar o empreendedorismo, seja através da Lei Geral da Microempresa, seja na capacitação e na divulgação das informações do Sebrae. Queremos ajudar a promover o desenvolvimento econômico equilibrado para fomentar a formalidade e resolver o problema da informalidade e isso será possível por meio do expertise do Sebrae com o apoio da rede de Câmaras que integram a FECAM”, destacou.
Comentários