SELO BLOG FM (4)

Categoria: fevereiro 11, 2017

Morre o advogado e ativista dos Direitos Humanos, Marcos Dionísio, na madrugada deste sábado

MARCOS DIONÍSIO TINHA SEU TRABALHO RECONHECIDO COMO DEFENSOR DOS DIREITOS HUMANOS

Morreu na madrugada deste sábado, 11, o advogado Marcos Dionísio Medeiros Caldas, presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos (RN), que travava, desde o ano passado, uma dura luta contra o câncer. O velório acontecerá a partir das 9hs, no Morada da Paz, em Emaús. Seus familiares pedem para os amigos irem vestidos de branco.

Os advogados Aldo Medeiros Filho e Tatiana Mendes Cunha, secretária-chefe do Gabinete Civil do governo do Estado, lamentaram pelo Twitter o falecimento do colega.

Marcos Dionísio nasceu em 23 de maio de 1961 em Natal/RN, era graduado em Direito pela UFRN, servidor público estadual que desenvolvia suas atividades laborais no Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (NUCAP) do Ministério Público Estadual.

Conhecido, entre amigos, pelo apelido de Mosquito, Marcos gostava de escrever mordazes análises, publicadas em sua página pessoal no facebook e republicadas em diversos blogs.

No ativismo, ele atuou em inúmeras ações em prol da defesa das minorias, inclusive quando essas minorias eram policiais.

Não falta mais nada: saliva pode detectar se homem é gay, diz estudo americano

Cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveram um teste de saliva que seria capaz de revelar se um homem é gay ou não. Esse estudo foi levado tão a sério que chegou a ser apresentado no encontro Anual da Sociedade Americana de Genética Humana no ano passado. Exatamente, para esses pesquisadores a homossexualidade pode estar ligada a genética.

Hoje em dia a saliva pode ser usada em exames para detectar doenças, gravidez, desvios de comportamento como o transtorno de ansiedade e até o período fértil

HOJE EM DIA A SALIVA PODE SER USADA EM EXAMES PARA DETECTAR DOENÇAS, GRAVIDEZ, DESVIOS DE COMPORTAMENTO COMO O TRANSTORNO DE ANSIEDADE E ATÉ O PERÍODO FÉRTIL FOTO: DEYAN GEORGIEV / SHUTTERSTOCK

 

Segundo o estudo, modificações químicas do genoma humano podem influenciar a opção sexual dos homens. Só que para eles, essas alterações podem acontecer por influência de experiências vividas ou pelo ambiente no qual a pessoa está inserida. Isso explicaria porque irmão que são gêmeos idênticos, por exemplo, podem ter opção sexual diferente.

No caso de a homossexualidade vir de um gene transmitido desde a gestação, a explicação dos cientistas é de que as marcas genéticas das mães podem ter sido apagadas em apenas um dos gêmeos ou que um pode ter herdado os marcadores e o outro não.

Usando essa teoria como base e depois de analisar amostras de saliva de 37 pares de gêmeos, os pesquisadores encontraram nove regiões onde os padrões genéticos em irmãos gêmeos, onde um era gay e o outro heterossexual, eram distintos. O teste conseguiu acertar 66% dos casos.

Vale destacar que esse teste não tem eficiência quando aplicado em mulheres homossexuais ou homens e mulheres bissexuais.

TESTE DA SALIVA 

Apesar de já ter sido apresentado ao público, esse estudo ainda precisa de mais dados para que realmente seja levado a sério. No entanto, quem acompanha as matérias aqui do Terra sabe que não é nenhuma novidade ver pesquisadores e especialistas usarem a saliva para conseguir mais informações sobre o organismo humano.

“Hoje em dia a saliva pode ser usada em exames para detectar doenças, gravidez, desvios de comportamento como o transtorno de ansiedade e até o período fértil. E ele ainda apresenta algumas vantagens como ser menos invasivo e indolor e permitir um armazenamento mais fácil e de baixo custo quando comparada à coleta de sangue e de urina”, diz Heitor Palhares, cirurgião-dentista especializado em Alterações Salivares.

Para o especialista, não parece nada absurdo que um teste de saliva consiga identificar informações genéticas do nosso corpo. Mas quanto a associar a homossexualidade masculina ao gene e ainda dizer que é possível detectá-la pela saliva ele prefere ser mais cauteloso.

“Acho que ainda é preciso muitas análises para que os pesquisadores possam de fato garantir essa informação. O quadro colocado dessa forma me parece simples demais”, diz Heitor.

O exame da saliva ainda permite que doenças bucais sejam detectadas como cáries e a periodontite. “E ainda existe a Sialometria, um teste que mede a quantidade de saliva produzida em um determinado intervalo de tempo que pode nos dizer mais sobre as condições reais da boca do paciente e sobre seu hálito”, diz o especialista.

Fonte: Terra.com

Revista Veja revela que o bote contra a Lava Jato está armado; a operação poderá perder a guerra para os corruptos

MATÉRIA DE CAPA DIZ  QUE TUDO CONSPIRA PARA SABOTAR OU PELO MENOS RESTRINGIR O ALCANCE DA LAVA JATO

Talvez pela proximidade do Carnaval, a piada recorrente em Brasília é que o governo de Michel Temer rasgou a fantasia. O chiste decorre da leitura mais óbvia dos últimos acontecimentos: tudo conspira, dentro e fora do governo, para sabotar ou pelo menos restringir o alcance da Lava Jato.

Com o aval do Planalto, acusados de corrupção ocuparam postos-chave no Congresso – como Edison Lobão, presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado -, assumindo o controle sobre a tramitação de qualquer projeto. Também uniram forças com o governo para dar apoio à indicação de Alexandre de Moraes ao Supremo Tribunal Federal, vaga na qual terá papel de protagonista no julgamento da Lava Jato.

Os sinais da cruzada pela impunidade estão no governo, no Congresso e no Supremo e até na Polícia Federal. A explicação é uma só: o silêncio das ruas, que faz com que movimentos de cerco à operação sintam-se mais à vontade. Tanto que o novo capítulo do abafa reúne próceres dos três poderes.

O vale-tudo contra a operação, agora à luz do dia, conta ainda com ações sem estardalhaço, como o desmonte da força-tarefa da PF, com a remoção de personagens centrais, como o delegado Márcio Anselmo, que desvendou a relação do doleiro Alberto Youssef com a Petrobras, marco zero da Lava Jato, e irá para a corregedoria da PF no Espírito Santo.

Vídeo: Ministro da Defesa afirma que PM parado se alia “aos bandidos que matam os cidadãos”

Responsável pelo envio de soldados para realizar o policiamento de rua no Espírito Santo, o ministro Raul Jungmann (Defesa) fez considerações ácidas sobre policiais militares que cruzam os braços. No limite, equiparou-os aos bandidos. “Toda reivindicação é legítima, até o momento em que coloca em risco a vida das pessoas”, disse Jungmann.

“Ao paralisar os seus serviços e levar a saques, a mortes, a sequestros, ao aterrorizamento da população, o policial está contribuindo para o aumento da criminalidade. Ele está, tenha consciência ou não, ficando do lado dos bandidos que matam os cidadãos.” Os mesmos cidadãos que pagam os salários da polícia, por meio dos impostos, realçou o ministro.

Jungmann recebeu o blog do Josias na noite desta sexta-feira (10). Pelo telefone, lhe chegou a informação de que a paralisação da PM capixaba chegara ao final. Algo que seria verificado no início da manhã deste sábado (11), já que ficou acertado que os policiais deixariam os quartéis para trabalhar a partir das 7h. Um detalhe exercia pressão sobre os policiais aquartelados.

O ministro contou que havia nas ruas da capital capixaba, Vitória, e nas cidades vizinhas, mais militares das Forças Armadas e soldados da Força Nacional de Segurança (2.400 homens) do que todo o contingente que a PM conseguiria prover se não estivesse de braços cruzados (até 1.900 policiais).

A pedido de Michel Temer, o ministro da Defesa organizava na noite passada um voo para Vitória. Além de Jungmann, seguirão na mesma aeronave outros três ministros: o general de Exército Sergio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República), Antonio Imbassahy (Coordenação Política do Planalto) e José Levi Mello (interino da Justiça). De carona, segue também no avião o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

A comitiva de ministros e o chefe do Ministério Público Federal irão verificar in loco o desenrolar da crise no setor de segurança no Espírito Santo. Para evitar novas surpresas as Forças Armadas se planejaram para a hipótese de ter de entrar em ação no Rio de Janeiro. Há tropas de prontidão no Rio e também em São Paulo, prontas para eventual deslocamento. “Na eventualidade [de uma paralisação da PM], que creio que não irá acontecer, nós temos condições de, rapidamente, dar uma resposta para que não aconteça um descontrole na cidade e no Estado do Rio de Janeiro”, declarou Jungamnn.

A despeito da disponibilidade das Forças Armnadas, já acionadas até para vistoriar presídios, Jungmann reconheceu que há no governo um desconforto com o risco de banalização do uso do Exército, da Marinha e da Aeronáutica em atividades que não lhes são habituais. “Entre as forças policiais regulares dos Estados e as Forças Armadas, nós deveríamos ter uma força nacional permanente”, declarou Jungmann. Hoje, explicou o ministro, a Força Nacional de Segurança é montada para tarefas específicas. Os policiais são recolhidos em vários Estados, numa quantidade que varia conforme a missão.

Por ordem de Temer, será criada em 2017 uma força permanente de soldados, à disposição da União. “A ideia agora é ter um corpo de 7 mil homens permanente prestando esse serviço”, afirmou Jungmann. O ministro aplaude a novidade. Para ele, as Forças Armadas precisam se concentrar nas missões para as quais estão mais treinadas. Coisas como a “defesa da pátria”, o socorro a vítimas de desastres naturais e a proteção das fronteiras.

Fonte: Blog do Josias

Juiz manda jornal tirar do ar reportagem sobre diálogo de WhatsApp entre Marcela Temer e chantagista

O juiz Hilmar Castelo Branco Raposo Filho, da 21a Vara Cível de Brasília, ordenou que o jornal Folha de S.Paulo “se abstenha de dar publicidade a quaisquer dados e informações obtidas no aparelho celular” de Marcela Temer sob pena de multa de R$ 50 mil.  A decisão diz respeito a uma reportagem, feita pela Folha, que apresenta reproduções de diálogos de WhatsApp entre a primeira-dama Marcela Temer e um hacker que tentava extorqui-la para não jogar o nome do presidente Michel Temer “na lama”.

A decisão está datada às 18h56 desta sexta, onze minutos após o horário que o site do jornal publicou a reportagem. O jornal “O Globo” também publicou uma reportagem sobre o assunto, às 19h06, mas sem reproduzir imagens das mensagens.

Procurada, a direção da Folha de S.Paulo não quis se manifestar porque ainda não havia sido notificada da decisão. Às 22h desta sexta, a reportagem ainda estava no ar.

O Palácio do Planalto também não quis se manifestar sobre o caso.

ENTENDA O CASO:

O iPhone de Marcela Temer foi clonado por Silvonei de Jesus Souza em abril do ano passado. Num dos diálogos, Silvonei, o hacker, pede R$ 300 mil para não divulgar um áudio gravado por Marcela. Silvonei foi condenado a 5 anos e 11 meses de prisão.

“Pois bem, como achei que esse vídeo [na verdade, um áudio] joga o nome de vosso marido na lama. Quando você disse que ele tem um marqueteiro que faz a parte baixo nível… pensei em ganhar algum com isso”, diz o chantagista pelo aplicativo de troca de mensagens.

Para intimidar a primeira-dama, Silvonei escreveu ainda que tinha uma “lista” de repórteres que pagariam R$ 100 mil pela informação. “Se eu fosse do mal, teria passado [o áudio] para inimigos do seu marido. Mas há quanto tempo venho tentando contato com vocês?”, prosseguiu ele.

O áudio seria parte de uma conversa entre Marcela e seu irmã, Karlo Augusto de Araújo, que, na época, era pré-candidato a vereador em Paulínia (SP).

Em setembro, o BuzzFeed Brasil contou a história de que o hacker, na verdade, usara áudios gravados por Marcela, não fotos íntimas, como elemento de chantagem.

Pessoa próxima de Silvonei contou ao site BuzzFeed que, segundo ele, Marcela estaria aconselhando o irmão a contar com um aliado que fizesse a “parte baixo nível”, conforme Silvonei descreve no Whatsapp.

A pessoa citada por ela seria o assessor do presidente Arlon Viana. O BuzzFeed Brasil não teve acesso ao áudio e ele não consta dos relatórios e autos vistos pela reportagem nesta sexta, em um relatório da Polícia Civil de São Paulo que está anexado aos autos da condenação de Silvonei.

Silvonei, segundo sua defesa, chegou a ser transferido para Tremembé, no interior de São Paulo, sem que o defensor soubesse. A medida teria como objetivo mantê-lo afastado de holofotes.

A chantagem contra a mulher de Michel Temer foi investigada por uma equipe de confiança do então secretário de Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes.

Dias depois do caso solucionado, que passou ao largo da Polícia Federal apesar do cargo de Temer, Moraes foi convidado para ser ministro da Justiça. Esta semana, Moraes foi indicado por Temer para suceder Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal.

Fonte: BuzzFeed

Noite de terror nas Rocas, em Natal: homem é executado no meio da rua

VÍTIMA NÃO IDENTIFICADA NÃO RESISTIU AOS FERIMENTOS E FALECEU NO LOCAL

Momentos de terror foram vividos na noite desta sexta-feira (10), no bairro das Rocas, na zona Leste de Natal.
Um homem ainda não identificado desferiu vários disparos de arma de fogo contra uma pessoa que estava em via pública.
A vítima ainda não identificada foi atingida por vários tiros, não resistiu aos ferimentos, e faleceu no local.  O atirador fugiu sem ser indentificado