SELO BLOG FM (4)

Categoria: janeiro 26, 2017

SEJUC adota postura de omissão e não se pronuncia sobre conduta dos diretores do Presídio de Parnamirim, que estavam em “casa de show” com carro de uso exclusivo em serviço

SECRETÁRIO-VIRGULINO-1200

SECRETÁRIO VIRGULINO NÃO SE PRONUNCIA SOBRE CONDUTA DE EDIRETORES DE PRESÍDIO, PRESOS POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE E AMEAÇAS

Adotando uma postura de omissão e de conivência com a impunidade, a  Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (SEJUC), dirigida pelo delegado Wallber Virgulino, ainda não se pronunciou sobre a conduta criminosa de dois dos seus subordinados – o diretor do Presídio Estadual de Parnamirim, Adailton Pessoa de Oliveira, e o seu vice-diretor, Jairo Feliciano da Silva, que na madrugada de hoje, após uma farra em “casa de show”, no bairro de Ponta Negra, embriagados, colidiram com três veículos e, não satisfeitos, teriam ameaçado com armas de fogo os proprietário dos carros sinistrados.

Além de embriaguez ao volante e ameaça, o procedimento de ambos os auxiliares de governo se enquadra como improbidade administrativa, já que utilizaram para a farra um veículo cautelado pela Justiça para uso exclusivo em serviço do sistema prisional, conforme denuncia a página de Facebook Na Ficha da Polícia, gerenciada por policiais militares.

O diretor e o vice diretor do Presídio Estadual de Parnamirim foram detidos por Fuzileiros Navais e conduzidos a delegacia.

 

 

DETRAN e Prefeitura de Caicó discutem municipalização do Trânsito

Na manhã dessa quinta-feira (26), a direção geral do Detran/RN recebeu o prefeito de Caicó Robson Araújo, o presidente da Câmara Odair Diniz,  o secretário de planejamento Marcelo Coelho e o chefe de gabinete Eduardo Dantas. Na ocasião foram discutidas a municipalização do Trânsito e a solicitação de sinalização viária na cidade.

Estavam também presentes o diretor-geral do Detran,  Marco Medeiros, e o chefe de gabinete Antônio Henrique que ressaltou que os processos para melhoria de trânsito já estão bem encaminhados.  “A população de Caicó praticamente dobra quando recebe grandes eventos, faz-se necessário cada vez mais melhorias no trânsito do município”, disse o prefeito da cidade.

“O objetivo do órgão ou entidade de trânsito deve ser o de proporcionar instrumentos e condições para que o processo de circulação de bens e pessoas desenvolva-se com padrões adequados de acessibilidade, mobilidade, segurança, fluidez e qualidade”,  afirmou o diretor do Detran.

No Estado do Rio Grande do Norte, atualmente 16 dos municípios possuem o trânsito municipalizado. Caicó, segundo último levantamento de dados estatísticos do Detran, possui até dezembro do ano passado, uma frota de 39.154 veículos dentre motocicletas, caminhonetes, automóveis, ciclomotores e outros.

Sobre a municipalização do trânsito

O Código de Trânsito Brasileiro prevê uma clara divisão de responsabilidades e uma sólida parceria entre órgãos federais, estaduais e municipais. Os municípios, em particular, tiveram sua esfera de competência substancialmente ampliada no tratamento das questões de trânsito. Afinal, é nele que o cidadão efetivamente mora, trabalha e se movimenta, ali encontrando sua circunstância concreta e imediata de vida comunitária e expressão.

Uma vez preenchidos os requisitos para integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito, ele assume a responsabilidade pelo planejamento, o projeto, a operação e a fiscalização, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais. A prefeitura passa a desempenhar tarefas de sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação de trânsito.

Desativação de Alcaçuz dependerá da conclusão da construção das prisões de Ceará-Mirim, Afonso Bezerra e Mossoró

ROBINSON FARIA ANUNCIA DESATIVAÇÃO DE ALCAÇUZ, MAS NÃO DIZ O PRAZO PARA ACONTECER

ROBINSON FARIA ANUNCIA DESATIVAÇÃO DE ALCAÇUZ, MAS NÃO DIZ O PRAZO PARA ACONTECER

A desativação “em breve” da penitenciária de Alcaçuz, anunciada ontem pelo governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, dependerá da conclusão da construção das prisões de Ceará-Mirim, Afonso Bezerra e Mossoró. As três unidades, juntas, terão capacidade de receber 2.200 presos, o que reduziria, mas não eliminaria, o déficit de vagas no sistema prisional do estado.

Antes de ser desativada, a penitenciária receberá uma cerca posicionada a 50 metros do muro para evitar que sejam jogadas armas e drogas, dentre outros objetos, para dentro do presídio. Além disso, um sistema de iluminação será instalado para reforçar a segurança da área externa do local.

O governo também anunciou a construção de 50 módulos habitáveis para alocar os detentos. Cada unidade terá capacidade para 20 presos, totalizando 1.000 vagas. A medida se dá em caráter emergencial, uma vez que as portas das celas do presídio foram destruídas.

Os números mais recentes divulgados pelo governo do estado sobre Alcaçuz dão conta de 56 fugitivos, 4 recapturados, 26 mortos e 10 feridos.

As medidas, segundo o governo, resolverão o problema a “médio e longo prazo”, sem especificar quando Alcaçuz será desativada.

Domingo tem Sesc Verão em Ponta Negra e Caicó, com atividades recreativas gratuitas

sesc domingo

Depois da programação no último  dia 22 na Zona Norte, o projeto Sesc Verão acontece neste domingo (29) nas Unidades do Sesc Ponta Negra e Caicó. A programação oferece ao público atividades gratuitas nas áreas recreativas, esportivas e culturais.

Inclusive, um dos destaques do projeto é a programação esportiva com competições de beach soccer, handebol, futebol society, queimada, vôlei de areia, vôlei aquático, peteca. A inscrição é gratuita para participar das competições do Sesc Verão e deverá ser realizada na Central de Atendimento.

Em todos os torneios os participantes serão premiados com medalha de participação e troféu para os três primeiros classificados de cada modalidade. Ao público das atividades recreativas será disponibilizado geladinho detox refrescante (produzido pelo setor de nutrição do Sesc).

A criançada também terá diversão garantida nas oficinas manuais, construção de brinquedos com material reciclável, futebol de sabão, banho de piscina, dança, pintura em rosto, pintura livre, balão mania).

Sesc Verão

O Serviço Social do Comércio – Sesc tem como um dos seus principais pilares o lazer, com o objetivo de maximizar sua ação sociocultural, auxiliando nos processos de inclusão de indivíduos e grupos nas comunidades e na sociedade como um todo, se baseado na interação favorecida por atividades prazerosas e de livre escolha, que propiciam uma melhoria da qualidade de vida.

Essas diretrizes norteiam o projeto que busca proporcionar aos comerciários, dependentes e a comunidade em geral, um final de semana repleto de atividades recreativas e esportivas (torneios), oferecendo aos participantes momentos de lazer e entretenimento para a prática de torneios recreativos e espaços lúdicos preparados para atender todas as faixas etárias.

Serviço:

Sesc Verão 2017

Seridó: 29/01 (domingo) | das 8h30 às 16h30

Ponta Negra:  29/01 (domingo) | das 8h às 15h.

Operação Eficiência: Polícia Federal não encontra em casa Eike Batista, que já considerado foragido

A Polícia Federal não encontrou o empresário Eike Batista, dono do grupo EBX,  em sua residência, no Rio de Janeiro, onde foi cumprir nas primeiras horas da manhã de hoje mandato de prisão. O advogado de Batista, Fernando Martins, diz que ele está fora do Brasil, mas vai se entregar. 

Eike Batista, que é acusado de pagar propina para conseguir facilidades em contratos com o governo, quando governador era Sérgio Cabral, vai se entregar a polícia, segundo garantiu o seu defensor, que, no entanto, não disse quando.

A opração realizada por agentes da Polícia Federal e o Ministério Público Federal objetiva cumprir nove mandados de prisão preventiva e quatro conduções coercitivas na Operação Eficiência, desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro.

Outros alvos da operação são o ex-governador Sérgio Cabral, que já está preso no complexo penitenciário de Gericinó, em Bangu, e Wilson Carlos e Carlos Miranda, que também estão presos. Todos os mandados de prisão foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

Fonte: O Globo

Exclusivo: arquiteta de Alcaçuz revela que requesitos de segurança foram ignorados; presídio estava previsto para ser construído nas terras rochosas de Macaíba

A Folha de São Paulo publica nesta quinta-feira matéria, em inglês, dos correspondentes Landro Machado e Avener Prado, que trás novas revelações sobre a construção do presídio de Alcaçuz, nas dunas de Nízia Floresta.

A reportagem, intitulda “Prisão construída em areia no Rio Grande do Norte, ideal para escapar e esconder armas”, diz que a unidade prisional foi baseada em uma tese elaborada por dois estudantes de arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e que o projeto original previa erguer um presídio não em Alcaçuz, “mas sim nas terras rochosas da cidade de Macaíba – que fica a 14 km de Natal”.

O texto acrescenta ainda que “a forma como a prisão foi construída permitiu prisioneiros para esconder armas e escavar túneis de escape através da areia”.

Os correspondentes ouviram ainda as duas arquitetas de Alcaçuz – uma delas, Rosanne Azevedo de Albuquerque, 50 anos, atualmente professora universitária, reconhece que a prisão tem várias falha, mas que essas falhas não dizem respeito às dunas.

Ela denuncia que “vários requisitos de segurança foram ignorados, como fundações sólidas e paredes reforçadas”.

O projeto pedia pisos de concreto grosso e barras de ferro, os quais não foram implementados.

Por ocasião da conclusão da obra de Alcaçuz, nem a arquiteta Rosanne Azevedo, nem a colega que participou do projeto, Lavínia Negreiros, foram convidadas para a inauguração, em 1998.

Um detalhe dos mistérios que cercam a construção de Alcaçuz chama a atenção: as arquitetas Rosanne Azevedo e Lavínia Negreiros só foram autorizadas a visitar o canteiro de obras no início.

materia alcaçuz

Operação Eficiência: PF e MPF cumprem mandados de prisão na casa do empresário Eike Batista

AGENTES DA POLÍCIA FEDERAL CHEGARAM LOGO CEDO NA CASA DE EIKE BATISTA PARA CUMPRIR MANDATO DE PRISÃO

AGENTES DA POLÍCIA FEDERAL CHEGARAM LOGO CEDO NA CASA DE EIKE BATISTA PARA CUMPRIR MANDATO DE PRISÃO

Agentes da Polícia Federal e do Ministério Público Federal realizaram no início da manhã desta quinta-feira, uma operação para cumprir nove mandados de prisão preventiva e quatro conduções coercitivas na Operação Eficiência, na 2ª fase da Lava Jato no Rio de Janeiro.

Entre os principais alvos com mandados de prisão expedidos estão o empresário Eike Batista, dono do grupo EBX, o ex-governador Sérgio Cabral, que já está preso no complexo penitenciário de Gericinó, em Bangu, além de Wilson Carlos e Carlos Miranda, que também estão presos. Todos os mandados de prisão foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

A PF ainda tenta cumprir também outros cinco mandados de prisão e quatro de condução coercitiva. Segundo as investigações, as pessoas que devem ser conduzidas coercitivamente até a sede da Polícia Federal do Rio seriam beneficiárias do esquema de corrupção.

Esse é o terceiro mandado de prisão preventiva expedido contra Sérgio Cabral, Wilson Carlos e Carlos Miranda.

Os agentes também tentam cumprir mandados de condução coercitiva contra Maurício de Oliveira Cabral Santos, irmão do ex-governador, e Suzana Neves Cabral, ex-mulher de Sérgio Cabral.

 Fonte: O Globo