3 de janeiro de 2017 às 20:33
3 de janeiro de 2017 às 20:33
O Secretário Estadual de Justiça e Cidadania, Walber Virgulino, se disse surpreso com a informação de que o Governo Federal trabalha com a hipótese do PCC retaliar o massacre de Manaus no RN e mais três estados. A informação está na página de Facebook “Na Ficha da polícia RN”, de autoria de policiais militares do Rio Grande do Norte.
“Estou absolutamente surpreso”, disse o Secretário, ao informar que os órgãos de inteligência do Governo Federal não contataram o Estado a respeito dessa tese, mas que não descarta motins no sistema prisional do RN.
“Aqui está tudo tranquilo, mas não descartamos essa possibilidade. Sistema prisional é sinônimo de rebelião, mortes e fugas”, comentou.
A hipótese de que o PCC pode retaliar no RN foi divulgada na rádio Jovem Pan, com informações da jornalista Vera Megalhães.
3 de janeiro de 2017 às 20:12
3 de janeiro de 2017 às 20:12
EM NOTA, VILMA BATISTA FAZ ALERTA PARA O RN NÃO SOFRER COM SITUAÇÃO SEMELHANTE A OCORRIDA EM MANAUS
O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte divulgou uma nota falando sobre o caso recente registrado no Amazonas, onde dezenas de presos foram mortos durante rebeliões. A entidade critica a privatização de unidades prisionais e faz alerta para o RN não sofrer com situações semelhantes.
Confira nota na íntegra:
O Sindasp-RN vem a público lamentar os recentes acontecimentos no Sistema Penitenciário em Manaus e se solidarizar, em nome de todos os Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte, com os agentes do estado do Amazonas. Além disso, o Sindicato faz uma alerta para não funcionalidade da privatização de cadeias.
A diretoria do Sindasp-RN informa que tem acompanhado atentamente a situação no Amazonas, inclusive, a Federação Nacional dos Servidores Penitenciários (Fenaspen) está indo a Manaus fazer um levantamento de toda a situação. O objetivo é reunir informações para repassar para outras unidades da Federação, com objetivo de resguardar os Agentes Penitenciários e demais servidores de futuros incidentes nessa natureza, bem como cobrar providências do governo daquele Estado e também do Ministério da Justiça, que tem se omitido da responsabilidade dos sistemas penitenciários no Brasil.
Vilma Batista, presidente do Sindasp-RN, ressalta: “Infelizmente, esse tipo de coisa pode acontecer a qualquer momento em qualquer estado brasileiro, pois a crise no Sistema Penitenciário é geral. Aqui no Rio Grande do Norte, nós já vimos casos do crime organizando afrontando o Estado, ordenando ataques de dentro de presídios e também já foi registrada uma série de mortes entre facções nas unidades prisionais”.
De acordo com ela, ao contrário do que tem se pregado em alguns Estados, como aqui no RN, a utilização de parcerias privadas ou terceirização dos serviços nos presídios não é solução. “No Maranhão, onde em 2013 houve uma crise semelhante, havia uma gestão público-privada. Lá em Manaus, também há esse modelo. Mesmo assim, aí está o resultado desastroso”, avalia.
Vilma Batista afirma que o Estado não deve ceder aos interesses da iniciativa privada e sim deve assumir o total controle do Sistema Penitenciário, pois só assim irá conseguir mudar as políticas públicas de segurança.
“Mas, para isso, é preciso investir em uma boa gestão pública, na reestruturação das unidades, na valorização dos operadores e oferecer condições de trabalho e de segurança adequada. Ao invés de repassar milhões para uma empresa privada fazer a gestão de um presídio e o resultado ser igual ou pior ao caos que já temos, o Estado precisa investir em sua própria estrutura, precisa mostrar sua força. Só assim iremos sentir a verdadeira mudança”, completa.
3 de janeiro de 2017 às 19:31
3 de janeiro de 2017 às 19:34
ARTESÃOS DE VÁRIAS PARTES DO BRASIL VÃO PARTICIPAR DA FIART NO CENTRO DE CONVEÇÕES DE NATAL
Agendada para o período de 20 a 29 deste mês, a vigésima segunda edição da Feira Internacional de Artesanato vai colocar no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções, das 16 às 22h, renomados e qualificados artesãos de várias partes do Brasil, numa ação do Programa do Artesanato Brasileiro, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República.
A intenção do PAB é inserir nos melhores eventos de artesanato do País aqueles cujos trabalhos são diferenciados e dotados de grande qualidade, contribuindo assim com a divulgação do que temos de melhor e possibilitando intercâmbio entre artesãos com vistas ao compartilhamento de técnicas e procedimentos que elevam o nível do trabalho existente hoje no País.
A promotora da feira, a Espacial Eventos, anuncia números positivos com relação a última Fiart. 85% dos expositores aprovaram o fluxo de visitantes. A feira movimentou R$ 9.700.000,00 com a venda de produtos e a promoção do artesanato e colocou no palco dando visibilidade e oportunidade à 1.460 artistas. Artesãos de todas as regiões do Brasil e de 14 países participaram da feira. Pesquisa da Smart apontou que 92% dos entrevistados disseram que gostariam de visitar a próxima edição.
Para 2017 o coordenador da Fiart, Neiwaldo Guedes, anuncia que o tema será, “As tramas entre a arte, o talento e as oportunidades”. Para Guedes essa temática escolhida, “objetiva valorizar uma das técnicas de artesanato mais utilizadas em nosso Estado e no Brasil, os trançados, destacando a importância do trabalho manual e artístico para o surgimento de novas oportunidades de negócios”.
A XXII FIART em 2017 contará com 385 estandes e tem o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República), Governo do Estado do RN, Prefeitura da Cidade do Natal e SEBRAE/RN.
3 de janeiro de 2017 às 19:18
3 de janeiro de 2017 às 19:23
OS SHOPPINGS VÃO FUNCIONAR COMO NOS DIAS DE DOMINGO, COM HORÁRIO REDUZIDO
O ano de 2017 já começa com um feriado municipal em Natal. Nesta sexta-feira 06/01 é celebrado dia de Santos Reis e o comércio da capital potiguar sofrerá alterações no horário de atendimento aos consumidores. Os bancos estarão fechados, o comércio de rua fecha no Alecrim, Centro e na Zona Norte. Os shoppings vão funcionar como nos dias de domingo, com horário reduzido.
Confira abaixo a lista completa:
Comércio de Rua
Alecrim – Lojas fechadas
Centro – Lojas Americanas – 9h às 19hs
Zona Norte – Lojas fechadas
Supermercados
Grandes redes funcionam normalmente das 07 às 20hs.
Natal Shopping
Praça de alimentação e Lazer: 11h às 22h
Lojas e Quiosques: 13h às 21 h
Praia Shopping
Praça de Alimentação e Lazer: a partir das 11h
Lojas e Quiosques: 15h à 21h.
Shopping Cidade Jardim
Lojas e Quiosques: 15h às 21h
Praça de Alimentação: a partir das 12h.
Shopping Midway Mall
Praça de alimentação e lazer: a partir das 11h às 22h
Lojas e Quiosques: a partir das 13h às 21h
Via Direta Shopping
Praça de Alimentação e Lazer: 12h às 22h
Lojas e Quiosques: Facultativo das 15h à 21h
Partage Norte Shopping
Praça de Alimentação: 11h30 às 22h
Lojas e Quiosques: 15h às 21h
3 de janeiro de 2017 às 19:07
3 de janeiro de 2017 às 19:07
LARISSA ROSADO: “AGRADEÇO DEMAIS OS GESTOS DE CARINHO E ATENÇÃO DESTES AMIGOS, MESMO QUANDO ESTAVA SEM MANDATO”.
Empossada hoje para cumprir mandato parlamentar em substituição ao ex-deputado Álvaro Dias, que teve que renunciar já que tomou posse como vice-prefeito de Natal, a deputada Larissa Rosado mostrou que sabe claramente o que é o sentimento da gratidão.
A parlamentar fez questão de destacar o apoio que recebeu dos deputados Gustavo Carvalho, Ezequiel Ferreira e Tomba Farias, parlamentares que a respaldaram politica e pessoalmente durante o período em que esta ficou no “limbo” politico, sem mandato e com dificuldade de manter o trabalho em suas bases políticas.
Larrisa deu ainda crédito especial ao vice-governador Fábio Dantas, que também foi solidário com a antiga colega no período de “vacas magras”. “Agradeço demais os gestos de carinho e atenção destes amigos, mesmo quando estava sem mandato. E fiz questão da presença do ex-deputado e vice-governador Fábio Dantas, que também não me faltou quando o procurei”, afirmou.
3 de janeiro de 2017 às 18:31
3 de janeiro de 2017 às 18:32
PREFEITURA DAR PROSSEGUIMENTO À SEGUNDA FASE DA CAMPANHA DE DESCONTOS DO IPTU
A Prefeitura do Natal deu prosseguimento à segunda fase da campanha de descontos para os contribuintes que pagarem o IPTU – Imposto Predial Territorial Urbano de forma antecipada e à vista. O desconto agora é de 10% e os prazos para pagamento são os do vencimento do carnê, de acordo com as zonas da capital potiguar. Moradores das zonas leste e sul têm direito ao desconto caso paguem até o dia 10 de janeiro. Zona oeste tem prazo para 10 de fevereiro e zona norte até 10 de março. Aqueles que ainda estão em débito com a fazenda municipal podem ter acesso ao abatimento, caso regularizem suas situações antes dos prazos finais.
A Secretaria Municipal de Tributação – SEMUT alerta o contribuinte que recebeu o carnê do IPTU para que observe a primeira folha do talão, na parte do “Lançamento”. Nessa área deve constar o CPF do proprietário do imóvel. Caso o número não esteja impresso, o cidadão deve procurar a SEMUT para atualização cadastral. Somente com essa atualização, o desconto pode ser concedido. “Está sendo uma exigência inclusive da Federação Brasileira dos Bancos – FEBRABAN para que o CPF conste dos boletos de pagamento. Ou seja, em breve o contribuinte poderá ter problema até para pagar seu IPTU. Além disso, muita gente, que inclusive está em dia e poderia ter o desconto, perde essa chance por não ter o cadastro atualizado na Secretaria”, comentou o secretário da pasta, Ludenílson Lopes.
O secretário enfatizou as ações da Semut que, compreendendo o momento de crise econômica que afetou os lares em todo País, segue dando oportunidade para que todos se regularizem, evitando problemas jurídicos, ou inscrições em cadastros negativos do consumidor. “Caso o contribuinte queira fazer sua regularização para ter acesso aos benefícios do Programa Bom Pagador, ele ainda pode fazê-lo. Pagando o débito à vista, ainda há o desconto nos juros e multas de até 50%. Se preferir, o cidadão ainda pode parcelar esse débito em 48 vezes e terá descontos escalonados. Feito esse pagamento, imediatamente ele terá como pagar seu IPTU à vista com o desconto de 10%. Para isso, basta cumprir os prazos estipulados para cada zona da cidade”, explicou Ludenílson.
De acordo com informações da SEMUT, a primeira fase da campanha, encerrada no dia 23 de dezembro proporcionou uma arrecadação de R$ 55 milhões. O total é R$ 10 milhões superior à campanha anterior. “Foi um sucesso absoluto e superou nossas expectativas. Estamos analisando o perfil dos que pagaram para ter uma estimativa daqueles que ainda irão aderir a essa segunda fase. No entanto, de antemão, já esperamos mais uma boa arrecadação”, antecipou o secretário.
3 de janeiro de 2017 às 18:20
3 de janeiro de 2017 às 18:20
PLANETÁRIO TERÁ COLÔNIA DE FÉRIAS COMO OPÇÃO DE LAZER PARA AS CRIANÇAS EM PARNAMIRIM
O Planetário de Parnamirim está com as inscrições abertas para a colônia de férias, que terá início no próximo dia 16 e se estenderá até o dia 20. As inscrições podem ser feitas pela internet ou presencialmente, no horários das 8h às 12 horas. Segundo a diretora do Planetário, Francisca Dantas Ribeiro, as vagas são limitadas e podem participar crianças de 7 a 12 anos. “É aberto ao público, basta fazer a inscrição e nossa equipe oferecerá uma programação diversificada com música, esporte, cultura e lazer”, explicou.
Serviço: Planetário de Parnamirim Av. Castor Vieira Régis 3645-2023 ou 3643-3931
3 de janeiro de 2017 às 09:57
3 de janeiro de 2017 às 09:57
FRANCESES GANHAM O DIREITO DE IGNORAR E-MAILS OU MENSAGENS DE CELULAR LIGADOS AO TRABALHO EM HORÁRIOS DE FOLGA
Desde o primeiro dia deste ano, os funcionários franceses conquistaram o direito de ignorar e-mails ou mensagens de celular ligados ao trabalho em horários de folga.
Isso porque entrou em vigor em 1º de janeiro uma nova lei, que foi apelidada de “direito de se desconectar”.
Empresas com mais de 50 funcionários serão obrigadas a elaborar uma carta de boa conduta estabelecendo quais são os horários fora da jornada de trabalho – normalmente o período noturno e o fim de semana – quando eles não deveriam enviar ou responder e-mails profissionais.
Os defensores da nova lei afirmam que os funcionários dos quais se espera que respondam aos e-mails de trabalho no horário de folga não estão recebendo um pagamento justo por estas horas extras.
Eles afirmam ainda que essa prática aumenta o risco de o funcionário sofrer de estresse, Síndrome de Burnout (esgotamento físico e mental), problemas do sono e dificuldades nos relacionamentos.
“Todos os estudos mostram que há hoje muito mais estresse relacionado ao trabalho do que antigamente, e o estresse é constante”, afirmou o parlamentar socialista Benoit Haman à BBC, em entrevista concedida em maio, quando a lei foi aprovada. “Os funcionários saem do escritório, mas não deixam o trabalho em si. Eles são mantidos presos em uma espécie de coleira digital, formada por mensagens de celular e e-mails. Assim, as empresas invadem a vida da pessoa ao ponto que ela acaba surtando.”
LIMITES
A nova medida é parte de uma série de novas leis trabalhistas aprovadas em maio. E esta foi a única das medidas do pacote – que também facilitou a contratação e demissão de funcionários – que não gerou protestos e greves. A semana de trabalho na França, desde o ano 2000 é de 35 horas.
Outras empresas já vinham tentando impor limites ao uso do e-mail de trabalho fora do horário normal.
Um exemplo é a montadora alemã Daimler, que estabeleceu um serviço opcional para os funcionários que saem de férias: ao invés de enviar uma resposta automática avisando que está longe do escritório, eles podem optar por ter todos os novos e-mails, que chegarem durante o período de férias, apagados.
PIADAS
O “direito de se desconectar” já foi motivo de piada na imprensa quando foi sugerido pela primeira vez, com ironias a charges de inspetores bisbilhotando os trabalhadores mais conectados.
Mas o governo francês afirma que o problema de se ficar sempre conectado é grave, universal e está crescendo –por isso defendeu uma intervenção por meio da lei.
Outros duvidaram que a restrição vá funcionar. Isto porque a nova lei não prevê sanções às companhias que desrespeitarem os limites.
Comentários