SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 29, 2016

Cinco marcas de protetor solar não passam em teste de qualidade

protetor-solar

Em teste de qualidade realizado pela Proteste, cinco marcas de protetor solar para o rosto apresentaram fator de proteção inferior ao indicado na embalagem. Dos dez produtos testados, um também apresentou menor proteção contra raios UVA do que prevê a legislação. A Proteste solicitou uma fiscalização mais adequada dos produtos e pediu aos fabricantes que corrijam a informação nos rótulos dos protetores solares.

Das dez marcas testadas,  cinco não apresentaram o fator de proteção solar (FPS) que consta no rótulo:  Sundown, L’Oreal, ROC, Sunmax e La Roche Posay. O La Roche Posay tinha um FPS 42% menor do que o indicado. A metodologia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite uma variação de até 17% em relação ao que é informado na embalagem e a formulação do produto, mas nessas cinco marcas, a diferença de percentual foi superior à permitida.

Também foi avaliada a proteção UVA dos produtos. Desde 2012 a legislação brasileira determina que, nos filtros solares, a proteção UVA deve ser um terço do FPS. Ou seja: um protetor com FPS 60 precisa ter proteção UVA igual a 20, no mínimo. O protetor da L’Oreal foi considerado ruim por apresentar 26% do FPS rotulado ao invés dos 33% exigidos para UVA.

Os raios UVA atingem as camadas mais profundas da pele e são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce, bronzeamento, além de também contribuírem para o câncer de pele. Já o FPS avalia a capacidade de os produtos filtrarem a radiação do tipo UVB, que atinge a camada mais superficial da pele, podendo causar vermelhidão, queimaduras e câncer de pele.

O valor de FPS consiste na razão entre o tempo de exposição à radiação ultravioleta necessário para produzir vermelhidão na pele protegida pelo protetor solar e o tempo, para o mesmo efeito, com a pele desprotegida. Quando se usa um filtro solar com FPS 30, por exemplo, a mesma pele leva 30 vezes mais tempo para ficar vermelha. Por isso, saber o exato fator de proteção é fundamental, pois indica o quanto se está protegido contra essa radiação.

O consumidor é duplamente prejudicado com essas alterações, pois além de pagar um preço mais caro por uma proteção que não é oferecida – o valor do produto é proporcional ao Fator de Proteção Solar, ou seja, quanto mais alto o FPS, mais caro -, ele está menos protegido dos efeitos nocivos dos raios solares.

O posicionamento da Sociedade Brasileira de Dermatologia

A Sociedade Brasileira de Dermatologia, única instituição reconhecida pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM), como representante dos dermatologistas no Brasil recebeu uma publicação da Associação PROTESTE com resultados relativos a testes realizados com protetores solares no Brasil e esclarece:
1. Os resultados mostrados pela PROTESTE devem ser analisados com muita cautela.
2. A metodologia utilizada para realização de testes com protetores solares deve ter rigorosa comprovação científica. Variações de métodos podem produzir resultados díspares, levando a conclusões equivocadas.
3. Os testes que medem a proteção à radiação UVB chamado FPS e os testes que medem a proteção à radiação UVA, são complexos, com pormenores e detalhes técnicos que podem interferir significativamente no resultado final
4. A Sociedade Brasileira de Dermatologia desconhece os métodos utilizados pela PROTESTE para realizar os testes com filtros solares e desconhece também o laboratório que os realizou. Da mesma forma, esta Sociedade não acusa o recebimento das análises técnicas efetuadas, que serviram como base para os resultados que porventura possam ser publicados.
5. A Sociedade Brasileira de Dermatologia entende que, sem a análise detalhada dos dados completos relativos ao estudo publicado pela PROTESTE, NÃO pode reconhecer os resultados apresentados.
6. Do ponto de vista de saúde pública, o mais importante é que o usuário de protetores solares faça uso continuado e em quantidade adequada destes produtos, cujo objetivo principal é a prevenção do câncer da pele, que é o tipo de câncer mais comum na população brasileira.
Diante destes esclarecimentos, a Sociedade Brasileira de Dermatologia, única representante de mais de 8100 dermatologistas no Brasil repudia qualquer divulgação precipitada, equivocada e alarmista que comprometa suas orientações de proteção solar e reforça que o uso do filtro solar continua sendo uma das mais importantes formas de prevenção do câncer da pele.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia estimula o uso continuado dos fotoprotetores e reforça sua credibilidade nos filtros solares brasileiros que são regulados pela ANVISA e considerados inclusive como referência mundial na tecnologia utilizada na sua fabricação.

Concluindo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia vê com muita preocupação a divulgação de testes que, sem as devidas comprovações científicas/dermatológicas, podem desestimular o uso do protetor solar, o que seria um comportamento extremamente perigoso, especialmente no Brasil onde a incidência do câncer da pele é alarmante.

Exame

Dólar fecha 2016 com queda de mais de 17%

 FOI A PRIMEIRA QUEDA ANUAL DA MOEDA DESDE 2010; NO DIA, A MOEDA NORTE-AMERICANA FECHOU COTADA A R$ 3,24

FOI A PRIMEIRA QUEDA ANUAL DA MOEDA DESDE 2010; NO DIA, A MOEDA NORTE-AMERICANA FECHOU COTADA A R$ 3,24

O dólar terminou a última sessão de 2016 em baixa de quase 1 por cento, impulsionado por algum movimento vendedor após a formação da taxa Ptax de final de mês e em sintonia com o recuo da divisa ante as moedas emergentes no exterior.

O dólar recuou 0,94 por cento, a 3,2497 reais na venda. Com o resultado desta sessão, encerrou dezembro em queda de 4,06 por cento, o maior recuo percentual desde junho (-11,05 por cento).

No ano de 2016, o dólar recuou 17,69 por cento ante o real, maior queda desde a retração de 25,3 por cento em 2009. De 2011 a 2015, o dólar teve valorização de 137 por cento ante o real.

Na semana, acumulou desvalorização de 0,62 por cento. Foi a segunda semana seguida de baixa.

Na mínima desta sessão, a moeda marcou 3,2414 reais e, na máxima, 3,2740 reais. O dólar futuro tinha baixa de cerca de 0,80 por cento nesta tarde.

Exame

Parceria com a Pastoral Carcerária possibilita assistência aos presos em flagrante

O Termo de Cooperação Técnica assinado na última terça-feira (27) pelo Tribunal de Justiça do RN, Arquidiocese de Natal e Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania irá permitir um acompanhamento religioso mínimo às pessoas presas em flagrantes e que são apresentadas a um juiz durante as Audiências de Custódia, realizadas pelo Poder Judiciário na Central de Flagrantes de Natal, no prédio do antigo Grande Hotel, no bairro da Ribeira.

A Arquidiocese de Natal, por meio da Pastoral Carcerária, formou equipe de agentes voluntários para atuação específica junto às audiências de custódia que, distribuídos em escala de atendimento, passaram a acompanhar, diariamente, os procedimentos. O acompanhamento se dá com a aplicação de questionário socioeconômico, e oferecimento de assistência espiritual aos flagranteados e familiares, bem como, também, apoio junto às próprias audiências quando solicitado.

A Pastoral Carcerária deverá prestar apoio aos acusados, acompanhando essas pessoas para que não venham a reincidir, por meio de orientação espiritual e religiosa. As informações coletadas por meio dos perfis dos flagranteados podem subsidiar a formulação de políticas de prevenção ou de assistência.

De acordo com a assessora do Programa Novos Rumos na Execução Penal, servidora Guiomar Veras, a parceria surgiu diante do reduzido número de servidores, insuficiente para o suprimento da demanda no sistema prisional. “O Programa Novos Rumos e a própria Secretaria de Justiça e Cidadania enxergaram no espírito de ação social que norteia a Arquidiocese de Natal a possibilidade de parceria que viesse a colaborar com tão importante empreendimento”, explicou a assessora.

Brasil perdeu quase 117 mil vagas formais de emprego em novembro

NO ACUMULADO DE 2016 FORAM FECHADOS 858.333 POSTOS DE TRABALHO.(FOTO: JORGE ROSENBERG/VEJA)

NO ACUMULADO DE 2016 FORAM FECHADOS 858.333 POSTOS DE TRABALHO.(FOTO: JORGE ROSENBERG/VEJA)

O Brasil teve 116.747 postos formais de trabalho fechados no último mês de novembro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira (29). O saldo negativo é melhor que o de novembro de 2015, quando 130.629 postos foram fechados. O resultado em novembro de 2016 é decorrente de 1.103.767 admissões contra 1.220.514 demissões.

No acumulado de 2016 foram fechados 858.333 postos de trabalho, uma perda de 2,16% das vagas. Já nos últimos 12 meses, o número de empregos formais passou de 40,3 milhões para 38,8 milhões, uma perda de 3,65%.

De todos os setores de atividade econômica, só o Comércio teve desempenho positivo em novembro, com acréscimo de 58.961 vagas, aumento de 0,66%. Segundo análise do Ministério do Trabalho, a alta foi puxada principalmente pelo ramo varejista, que abriu 57.528 postos. A maioria dos empregos foi criada nos segmentos do vestuário e acessórios, seguidos por supermercados, comércios de calçados e artigos para viagens.

Entre os setores com resultado negativo, destacaram-se a Indústria de Transformação (como farmacêutica e alimentícia), com perda de 51.859 postos, a Construção Civil, que teve 50.891 postos fechados, o setor de Serviços com 37.959 e a Agricultura, com perda de 26.097.

Os dados apontam que o Rio Grande do Sul foi a única unidade da federação que teve saldo positivo de empregos, com a criação de 1.191 vagas formais. Os piores desempenhos foram registrados em São Paulo, que teve 39.675 postos fechados em razão do saldo negativo em quase todos os setores, seguido pelo Rio de Janeiro, com 12.438 postos fechados e Minas Gerais com 11.402

Agência Brasil

Natal em Natal encerra programação com grandes atrações e queima de fogos

 OS SHOWS PIROTÉCNICOS SERÃO EXECUTADOS NOS TRADICIONAIS PONTOS DE PONTA NEGRA (BALSA EM ALTO MAR) E NA PONTE NEWTON NAVARRO.

OS SHOWS PIROTÉCNICOS SERÃO EXECUTADOS NOS TRADICIONAIS PONTOS DE PONTA NEGRA (BALSA EM ALTO MAR) E NA PONTE NEWTON NAVARRO.

Em tempos de crise, a parceria é o melhor caminho para viabilizar projetos de interesse da população. Esse tem sido o exemplo do calendário do Natal em Natal, projeto realizado pela Prefeitura de Natal por intermédio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), com recursos viabilizados pelo Ministério da Cultura (Lei Rouanet) e patrocínio da Cosern.

Na reta final de suas ações, o Natal em Natal segue neste sábado (31), com duas frentes culturais viabilizadas a partir do apoio da iniciativa privada. Na Redinha a música para receber 2017 começa às 22h com a banda Far From Alaska, na sequência sobe ao palco Yrhan Barreto e seus convidados (Dudu Galvão, Luna Hesse e Rodolfo Amaral), às 0h30 tem Banda Detroit, 1h30 o som descontraído do Panka de Bacana; às 2h30 Nara Costa e fechando a virada a partir das 3h30 Perfume de Gardênia com seus ritmos caribenhos. Na Praia do Meio as atrações também sobem ao palco a partir das 22h, com shows de Debinha e Roda de Bambas e Isaque Galvão.

A programação do Réveillon foi elaborada pela Secretaria Municipal de Cultura e conta com a participação das secretarias de Trânsito, Comunicação, Limpeza e Serviços Urbanos. O Réveillon faz parte do projeto cultural Natal em Natal.

Fogos

Os shows pirotécnicos serão executados nos tradicionais pontos de Ponta Negra (balsa em alto mar) e na ponte Newton Navarro, brindando total visibilidade em qualquer ponto da cidade.

Festa de Reis e Ribeira 360º

Após a festa da vidada, a Prefeitura do Natal, dentro do Natal em Natal, ainda promoverá ações musicais na festa de Santos Reis (6) e no Festival Ribeira 360º, sempre valorizando o artista potiguar e a economia criativa da cidade.
“Em tempos de grave crise financeira de todos os entes federados, buscar patrocínios para viabilizar projetos é a saída. E quem ganhou com isso foi a população e os artistas potiguares”, comentou o Secretário Dácio Galvão.

Ele destaca no segundo semestre a realização do Festival de Violeiros, o Festival Literário de Natal e agora com a festa da Virada, onde dezenas de artistas potiguares como violeiros, escritores, biógrafos, cordelistas, repentistas e músicos de todas as tendências e estilos circularam pelos palcos em diferentes regiões administrativas da cidade: Ribeira, Zona Norte e Árvore de Mirassol.

Do poeta Paulo Varela aos escritores potiguares e nacionais, de Plutão Já foi Planeta a Far From Alaska, de Perfume de Gardênia a Gilberto Cabral, Jubileu Filho e Rodolfo Amaral, passando por Nara Costa ou o samba de Debinha e a tradição da banda Detroit, quem ganhou foi a população de Natal em mais um Natal em Natal.

Sucesso do “Palco Aberto”

Outro sucesso no Natal em Natal foi o Palco Aberto, localizado na tradicional Árvore de Mirassol. Nele, novos talentos e músicos com a carreira consolidada brindaram sua arte à cidade ganhando também novos adeptos e participando do projeto. “O investimento no segmento Musical nos últimos foi o maior de toda a história da cidade. Por isso também, em forma de reconhecimento, muitos artistas consagrados e outros que estão buscando seu espaço e são muitos talentosos nos procuraram para participar do Palco aberto para presentear à cidade com sua arte”, revela o gestor.

Artistas, grupos e orquestras de Natal e até de outras cidades participaram do projeto. Moab Alex, Filarmônica Reis Magos, Diana Rafaelly; Saint Clair; Distorção 011; Araruna (Associação de Danças Antigas); Banda de Música Severino Cordeiro; Pagode & Amigos, Natal é Tempo de Orar; Jaqueleide; Resistência Roots, Padre Caio Cavalcanti, Júnior Aguiar e poeta Paulo Varela.

“São as parcerias se remodelando e gerando novas práticas. Indo desde mutirões preservacionistas, ações ligadas ao urbanismo e arquitetura até ativações artísticas”, concluiu.

“ONU é perda de tempo e dinheiro”, diz Donald Trump

O RPESIDENTE ELEITO DOS ESTADOS UNIDOS, DONALD TRUMP FEZ DECLARAÇÕES SOBRE AS NAÇÕES UNIDAS.

O RPESIDENTE ELEITO DOS ESTADOS UNIDOS, DONALD TRUMP FEZ DECLARAÇÕES SOBRE AS NAÇÕES UNIDAS.

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donaldo Trump, fez algumas declarações polêmicas com relação às Nações Unidas.

“A ONU tem um tremendo potencial, mas não aproveita este potencial”, disse Trump a jornalistas diante de sua residência na Flórida. “Quando vocês viram as Nações Unidas resolver problemas?! Não fazem isto. Eles causam problemas”.

Ele ainda completou dizendo, “Se aproveitasse seu potencial, seria algo grandioso, mas não faz isto e é uma perda de tempo e dinheiro”.
Novo Jornal

1º DPRE prende suspeito e apreende armas na Grande Natal

ARMA APREENDIDA

ARMA APREENDIDA

Policiais do 1º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (1º DPRE) prenderam, na manhã desta quinta-feira (29), um homem identificado como Huan Eliakim Nascimento de Moura, que estava de posse de uma arma de fogo.
Os militares realizavam patrulhamento na avenida Roberto Freire quando se deparam com Huan Eliakim conduzindo uma motocicleta modelo Honda/Broz de placa OWE 4754, que estava sendo utilizada em crimes de roubo na região. Ao perceber a presença dos militares, o suspeito empreendeu fuga, mas logo foi alcançado pela equipe e detido. Diante do flagrante ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil e ficou à disposição da Justiça.
Já na noite dessa quarta (28) o 1º DPRE, em ação conjunta com o 4º e 11º Batalhão de Polícia Militar, apreendeu três armas de fogo em uma residência no Conjunto Cidade Das Rosas, em São Gonçalo do Amarante.
A ação aconteceu após denuncias anônimas informando que na residência havia suspeitos de crimes na cidade. Quando os policiais entraram no local, encontraram apenas as armas, sendo duas pistolas e um revólver municiado. O material foi apreendido e conduzido à Polícia Civil.
(DIVULGAÇÃO/SESED)

(DIVULGAÇÃO/SESED)

Arituba Turismo recebe hoje a premiação “As Melhores Empresas do Ano 2016”, concedida pela revista Negócios.Net

DIRIGIDA PELO EMPRESÁRIO ABDON GOSSON, A ARITUBA SERÁ HOMENAGEADA, JUNTAMENTE COM OUTRAS EMPRESAS QUE SE DESTACARAM EM OUTRAS ÁREAS DA ECONOMIA.

DIRIGIDA PELO EMPRESÁRIO ABDON GOSSON, A ARITUBA SERÁ HOMENAGEADA, JUNTAMENTE COM OUTRAS EMPRESAS QUE SE DESTACARAM EM OUTRAS ÁREAS DA ECONOMIA.

Referência no mercado de turismo potiguar, a agência de viagem Arituba Turismo se destaca entre as “MELHORESEMPRESAS DO ANO DE 2016”, premiação que lhe será concedida pela Revista Negocios.Net, na noite desta quinta-feira, durante evento que será realizado no Hotel Holiday Inn Arena das Dunas, a partir das 19h30.

Dirigida pelo empresário Abdon Gosson, a Arituba será homenageada, juntamente com outras empresas que se destacaram em diversas outras áreas da economia, como o agronegócio, tecnologia, saúde, educação, imóveis, supermercado e shopping center.

Durante o evento, serão entregues os certificados às empresas homenageadas em cada setor de atuação específico.  Na ocasião, após a premiação, será ministrada umapalestra do Master Coach Rodrigo Peixoto, com o tema “Como Fazer de 2017 o Melhor Ano da Sua Vida Profissional”.