SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 21, 2016

Casa Cor lança edição 2017 no Rio Grande do Norte e define local da mostra

A APRESENTAÇÃO ACONTECEU NESTA TERÇA-FEIRA (20), NO RESTAURANTE ABADE E CONTOU COM A PRESENÇA DA IMPRENSA, ARQUITETOS, FORNECEDORES E A PRESENÇA DO FRANQUEADO DA PARAÍBA, RICARDO CASTRO.

A APRESENTAÇÃO ACONTECEU NESTA TERÇA-FEIRA (20), NO RESTAURANTE ABADE E CONTOU COM A PRESENÇA DA IMPRENSA, ARQUITETOS, FORNECEDORES E A PRESENÇA DO FRANQUEADO DA PARAÍBA, RICARDO CASTRO.

Tendências e muitas novidades vêm por aí. Os franqueados Cesar Revorêdo e Luciano Almeida acabam de lançar edição 2017 da Casa Cor Rio Grande do Norte e definem a sede e a data da mostra. A apresentação aconteceu nesta terça-feira (20), no Restaurante Abade e contou com a presença da imprensa, arquitetos, fornecedores e a presença do franqueado da Paraíba, Ricardo Castro. O local escolhido para a 4ª edição da Casa Cor Rio Grande do Norte foi o Aeroclube do RN, localizado na Av. Hermes da Fonseca.

Durante a confraternização de lançamento, os franqueados também anunciaram a data para a realização de mais uma grande mostra que reúne o melhor do mundo da decoração, do design, da arquitetura e do paisagismo através de conceituados profissionais do estado. A mostra acontece de 30 de agosto a 15 de outubro de 2017 e estima receber mais de 25 mil visitantes.

Patrocinadores DECA (internacional) e Renault (nacional) se somam com empresas investidoras locais para garantir, desde já, o sucesso da edição 2017, fundamental para o estado do RN.

História do Aeroclube:

O Aeroclube surgiu por iniciativa do governador Juvenal Lamartine, que criou o clube em 29 de dezembro de 1928, quando a aviação comercial começava a se desenvolver em todo o Brasil. O prédio onde o Aeroclube funcionou estava situado na Avenida Hermes da Fonseca, onde anteriormente estava à casa de veraneio do Dr. Alberto Maranhão. Inaugurado em 29 de dezembro de 1929, o clube funcionou por quase três décadas e foi, desde a sua concepção, “um dos melhores clubes sociais da cidade”, de acordo com o historiador Itamar de Souza. Atualmente o local serve como clube esportivo.

Serviço
Período previsto: de 30 de agosto a 15 de outubro de 2017.
Horário: de terça a domingo, das 16h às 22h.
Special Sale: de 13 a 15 de outubro de 2017.
Local: Aeroclube – Av. Hermes da Fonseca, 1296, Tirol

Hospital Municipal de Natal aperfeiçoa acolhimento a pacientes com transtornos mentais

ATUALMENTE EXISTEM CINCO LEITOS À DISPOSIÇÃO DESTES PACIENTES

ATUALMENTE EXISTEM CINCO LEITOS À DISPOSIÇÃO DESTES PACIENTES

Nos últimos meses, o Hospital Municipal de Natal tem aderido com sucesso a proposta de integrar o atendimento as pessoas com transtorno mental no quadro clínico. Desta forma, passou a fazer parte dos dois únicos hospitais dentro do Estado do Rio Grande do Norte que realizam este tipo de acolhimento, junto com o Hospital Onofre Lopes. Atualmente existem cinco leitos à disposição destes pacientes, porém, segundo o Departamento de Atenção Especializada (DAE), a intenção é aumentar esse número para seis.

Historicamente, os pacientes eram levados para o hospital psiquiátrico, onde carecia o suporte para tratar de casos mais graves condicionados pelo uso abusivo de álcool e drogas, em grande parte dos casos, aumentando o número de óbitos. É comum estes pacientes também sofrerem de problemas orgânicos, além dos psíquicos, como os relacionados a cardiologia, estômago, CA, descompensação de diabetes, entre outros, fazendo necessário haver uma equipe médica preparada para atender ambos os casos.

Segundo a técnica do Setor de Saúde Mental, Elizabete Freitas, existe um trabalho de capacitação em andamento dentro do HMN, em parceria com o Onofre Lopes, que visa potencializar as equipes para tratar destes pacientes, desde o maqueiro até o pessoal da portaria. Assim, toda semana são realizados estudos de casos com a perspectiva de realizar uma atenção integral e um trabalho de compartilhamento em rede que, para a Assessora, é uma ênfase de prioridade dentro da secretaria.

“Nós não queremos que o paciente seja apenas atendido e depois receba a alta médica. O objetivo é que ele seja discutido, chamando as equipes da atenção básica e especializada, para debater o cuidado compartilhado. Dessa forma, poderemos identificar o problema do paciente em crise e possibilitar que o mesmo continue sua assistência, e que esta seja uma responsabilidade compartilhada para poder diminuir a vulnerabilidade que gera as crises sociais e psicossociais. ”

O trabalho possui uma importância fundamental para incluir os pacientes com transtorno mental a rede de emergência. Anteriormente, estas pessoas eram deslocadas para o Hospital João Machado em casos de síndrome de abstinência, por exemplo, com riscos grandes de sofrer uma convulsão ou até uma parada cardíaca, local onde não havia um atendimento especializado para estes quadros clínicos. Desta forma, foi necessário redefinir o fluxo e abrir as portas de urgência para a saúde mental, tanto nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), quanto no HMN.

Para Silvana Barros, Coordenadora da Saúde Mental, estas pessoas precisam de uma garantia de direitos de serem acolhidas na saúde como um todo, desde a atenção básica até o hospital geral. De acordo com ela, este novo panorama possibilitou diminuir o alto número de demanda que existia no Hospital João Machado, possibilitando que eles circulem e disponham dos mesmos diretos que as pessoas têm de serem acolhidos e atendidos.

Deputados destacam diálogo e transparência na análise do Orçamento

O DEPUTADO GEORGE SOARES (PR) EXPLICOU A NECESSIDADE DE READEQUAÇÃO DA PEÇA ORÇAMENTÁRIA ENVIADA PELO EXECUTIVO ESTADUAL

O DEPUTADO GEORGE SOARES (PR) EXPLICOU A NECESSIDADE DE READEQUAÇÃO DA PEÇA ORÇAMENTÁRIA ENVIADA PELO EXECUTIVO ESTADUAL

O Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2017 foi amplamente discutido pelos deputados nesta quarta-feira (21), na Assembleia Legislativa, durante a votação da matéria no plenário da Casa. A peça orçamentária, que estima as receitas e fixa as despesas do Estado para o próximo ano, foi aprovada à maioria pelos parlamentares em R$ 12,3 bilhões.

Na ocasião, o presidente do Legislativo, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), enalteceu o trabalho da Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) – responsável pela análise do projeto. “Parabenizo a CFF, em especial o relator do Orçamento, deputado George pelo grande trabalho que fez na elaboração do relatório, abrindo o diálogo para que os Poderes e órgãos autônomos pudessem colaborar com o documento. Esse é um dos resultados do nosso trabalho diário nas Comissões e aqui no Plenário”, disse Ezequiel Ferreira.

Durante a apresentação do relatório em plenário, o deputado George Soares (PR) explicou a necessidade de readequação da peça orçamentária enviada pelo Executivo Estadual. “Entendendo o momento de dificuldades do Estado, se fez necessária a reavaliação do OGE. A nossa relatoria, de forma emblemática, abriu diálogo com os Poderes, servidores e outros setores para viabilizarmos um Orçamento dentro da realidade do Estado”, destaca.

Ao final da leitura, o relator frisou a importância da peça orçamentária para contribuir com a diminuição da crise no Estado. “Somos convictos que estamos oferecendo ao Rio Grande do Norte uma grande contribuição, possível e dentro dos limites do Projeto de Lei Orçamentária de 2017, para enfrentarmos a crise financeira. Estamos todos imbuídos do mais alto espírito público em colaborar para evitar que o Estado, literalmente, quebre nos próximos meses”, acrescentou.

Na oportunidade, o deputado José Dias (PSDB) ressaltou a participação dos Poderes e órgãos autônomos na elaboração do Orçamento. “A peça não é a ideal, mas simboliza um gesto que há de ser reverenciado: a colaboração dos Poderes. É uma conquista enorme para o Estado, principalmente pela certeza que estaremos todos conscientes e unidos nesta luta para tentar minorar o sacrifício do povo potiguar”, disse José Dias apontando a iniciativa do Tribunal de Justiça em reduzir a participação no Orçamento e demais Poderes pelo congelamento no valor anual do repasse.

Ainda durante a discussão da matéria, o deputado Fernando Mineiro (PT) destacou a necessidade de maior participação das classes representativas no processo de elaboração da peça orçamentária nos próximos anos. “Anualmente chamo a atenção para a importância de rever a metodologia de votação do OGE. Esse ano demos sinais de que nos próximos isso pode acontecer. Peço às entidades que passem a acompanhar a elaboração do orçamento desde o início do ano e não em novembro ou dezembro. Parabéns aos membros da CFF pela atitude de refazer o relatório à luz dos acordos”, observou.

Para o líder do Governo na Casa, deputado Dison Lisboa (PSD), os Poderes e órgãos autônomos compreenderam a situação do Executivo Estadual e deram valorosa contribuição para o Estado. “O louvável gesto dos Poderes, como a redução e congelamento dos repasses, é fundamental para ajudar o RN a superar a crise. Agradeço o empenho e dedicação de todos que colaboraram com esse Orçamento histórico que envolveu ampla discussão em torno de sua elaboração”, comentou Dison.

Único parlamentar a votar contra a aprovação da matéria, o deputado Kelps Lima (Solidariedade) fez referência ao processo de elaboração do relatório do Orçamento, mas questionou a sua viabilidade. “Enalteço o esforço da Casa em aprovar o OGE, mas voto contrário por considerá-lo inexequível”, ponderou ele.

A votação da matéria foi acompanhada pelo Fórum dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Norte que lotaram as galerias do Plenário da Casa Legislativa.

O DEPUTADO KELPS LIMA FOI O ÚNICO PARLAMENTAR A VOTAR CONTRA A MATÉRIA.(FOTO: JOÃO GILBERTO)

O DEPUTADO KELPS LIMA FOI O ÚNICO PARLAMENTAR A VOTAR CONTRA A MATÉRIA.(FOTO: JOÃO GILBERTO)

Para combater falsificações, CNH ganha novo visual em 2017

Cartaz.cdr

A partir de janeiro, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ganhará cara nova. A reforma não é somente estética, ela traz novos parâmetros de segurança para dificultar a falsificação do documento.

A mudança foi aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em maio de 2016 e o prazo para que os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran) se adaptem às novas regras termina no próximo dia 31 de dezembro. Com isso, os documentos expedidos a partir de janeiro de 2017 virão dentro das novas normas.

Algumas mudanças devem chamar bastante a atenção. A coloração da tinta usada na barra superior (que hoje é azulada) vai mudar. Com a nova CNH, essa tinta será preta e terá informações um pouco diferentes das atuais.

Na parte superior, estarão impressos o Brasão da República, um desenho do mapa brasileiro com variação óptica e também o mapa do Estado emissor do documento. Outras pequenas mudanças também chegam, como a adoção de tinta com fluorescência sob luz UV ou a holografia na parte inferior do documento.

Vale lembrar que as mudanças chegarão para documentos emitidos a partir de janeiro de 2017. A versão atual do documento continuará valendo até que ele atinja a validade. Todo o processo de emissão também continuará o mesmo.

O documento virá com novas informações também. A nova CNH terá um total de três números. Dois deles são nacionais (Registro Nacional e Número do Espelho da CNH) e outro, estadual (número do formulário do Registro Nacional de Condutores Habilitados).

O Brasil emite cerca de 800 mil habilitações a cada ano.

Exame

 

Anvisa aprova novo medicamento contra obesidade

 O TRATAMENTO DEVE SER ASSOCIADO A UMA DIETA DE REDUÇÃO CALÓRICA E AO AUMENTO DE ATIVIDADE FÍSICA.

O TRATAMENTO DEVE SER ASSOCIADO A UMA DIETA DE REDUÇÃO CALÓRICA E AO AUMENTO DE ATIVIDADE FÍSICA.

A Anvisa aprovou o registro de um novo medicamento contra a obesidade. O Belviq (cloridrato de lorcasserina hemihidratado), é indicado para pacientes com índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 30 ou para pessoas com sobrepeso (IMC maior ou igual a 27), na presença de pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso, como hipertensão, dislipidemia, doença cardiovascular, diabetes tipo 2 ou apneia do sono.

Esse é o segundo remédio com essa indicação a ser aprovado pela Anvisa esse ano, totalizando quatro medicamentos disponíveis  – cloridrato de lorcasserina hemihidratado, orlistat, sibutramina e liraglutida – no país para o controle da obesidade. Ainda de acordo com a agência, o tratamento deve ser associado a uma dieta de redução calórica e ao aumento de atividade física.

Veja

Polícia prende suspeitos de 17 mortes no RN; corpos foram jogados em rio

DELEGADO BEN-HUR DE MEDEIROS APRESENTOU O RESULTADO DA OPERAÇÃO GUARDIÃO (FOTO: HELOISA GUIMARÃES/INTER TV CABUGI)

DELEGADO BEN-HUR DE MEDEIROS APRESENTOU O RESULTADO DA OPERAÇÃO GUARDIÃO (FOTO: HELOISA GUIMARÃES/INTER TV CABUGI)

Sete pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira (21) suspeitas de estarem envolvidos em 17 assassinatos ocorridos entre abril do ano passado e novembro deste ano em Natal. Segundo a Polícia Civil, as vítimas foram mortas no Paço da Pátria, na Zona Leste da cidade, e os corpos jogados nas águas do Rio Potengi, que banha a comunidade.

Para prender os suspeitos, policiais da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) realizaram uma operação denominada ‘Guardião’. Dois dos sete investigados já estavam presos. Os detalhes da investigação foram apresentados durante uma entrevista coletiva.

Segundo o delegado Ben-Hur Cirino de Medeiros, titular da DHPP, as prisões são preventivas e cumpridas por determinação da Justiça. As investigações levaram seis meses.

As motivações dos crimes, ainda de acordo com o delegado, são as mais banais possíveis. “Principalmente por acerto de contas, envolvendo o tráfico de drogas, ou por rivalidade envolvendo membros de facções”, ressaltou. “E todas as vítimas foram encontradas com marcas de tiros na cabeça, o que caracteriza crimes de execução”, acrescentou.

Os mortos e as datas em que os corpos foram encontrados são:

Ivan Anderson Mateus Nunes (3 de abril)
Igor Maximino de Lima (26 de abril de 2015)
Maxsuel Nunes de Souza (6 de junho de 2015)
Leonardo Medeiros de França (6 de janeiro de 2016)
Paulo Henrique Penhas da Silva (6 de janeiro de 2016)
Felipe Matheus Farias Ferreira (15 de março de 2016)
Jeová Oliveira Barbosa (25 de março de 2016)
Eronilde de Melo (27 de março de 2016)
Wlademir Alex de Oliveira (3 de junho de 2016)
Diego Almeida Dantas Silva (9 de junho de 2016)
Thayron Igor Alves da Silva (19 de junho de 2016)
Carlos Jeffersson da Silva (4 de outubro de 2016)
Romário Costa da Silva (21 de novembro de 2016)

Além dos casos listados, três corpos ainda estão sem identificação. São dois homens, provavelmente mortos nos dias 19 de janeiro e 12 de julho deste ano, e uma mulher, encontrada morta no dia 13 de outubro. E também há o corpo de Francisco Canindé Rocha Furtado, cujo registro não apresenta data para a morte.

G1 RN

Árvore do Mirassol não será ligada na noite desta quarta-feira (21)

ÁRVORE DE MIRASSOL PASSARÁ POR SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO E NÃO SERÁ LIGADA

ÁRVORE DE MIRASSOL PASSARÁ POR SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO E NÃO SERÁ LIGADA

A Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), informa que na noite desta quarta-feira (21), a Árvore de Mirassol passará por serviços de manutenção e não será ligada.

A tradicional Árvore de Mirassol, símbolo maior da decoração natalina da cidade, será novamente ligada na quinta-feira (22).

Nesta quarta-feira, os visitantes da Praça da Árvore de Mirassol poderão contar com toda a estrutura da Feira de Gastronomia e Arte.

Polícia Civil encerra ‘caso Gagliasso’ e menor que cometeu racismo deve sofrer pena socioeducativa

DURANTE A OPERAÇÃO, FORAM APREENDIDOS CELULARES E SETE PESSOAS FORAM CONDUZIDAS À DELEGACIA PARA PRESTAR ESCLARECIMENTOS

DURANTE A OPERAÇÃO, FORAM APREENDIDOS CELULARES E SETE PESSOAS FORAM CONDUZIDAS À DELEGACIA PARA PRESTAR ESCLARECIMENTOS

Em entrevista coletiva, a Polícia Civil esclareceu os detalhes da operação Gagliasso, que investigou as ofensas raciais sofridas pela filha dos atores Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank. Durante a operação, foram apreendidos celulares e sete pessoas foram conduzidas à delegacia para prestar esclarecimentos, dentre elas, uma adolescente, de 14 anos, que criou o perfil falso na rede social para fazer as ofensas.

Segundo Daniela Terra, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), a jovem que criou o perfil para as ofensas deverá sofrer com penas socioeducativas.

— Ela está em São Paulo é vai ser encaminhada para o Ministério Público ainda essa semana. A pena ainda não foi definida, mas e uma decisão do juiz e provavelmente ela deve tomar uma medida socioeducativa. Ela não foi apreendida porque não teve ameaça e não teve agressão física violenta. Se ela fosse maior pegaria uma pena de até 4 anos — disse Daniela, que completou:

— A menor não se mostrou arrependida e disse que quis fazer isso. Queria zuar. Quando fomos lá só a mãe estava no local. Ela recebeu a notícia com muita tristeza, a família ficou decepicionada. Na delegacia, a menor confessou que tinha feito os comentários racistas. Como tem várias casas juntas na localidade onde a menor que confessou o crime mora e a internet é compartilhada, tivemos de interrogar outras pessoas, mas com o depoimento dela, cocluímos que não teve nenhum adulto envolvido. Existem negros na família da menor também. A menor também se diz negra.

A delegada assistente da DRCI, Fernanda Fernandes, informou que a menor está sendo ameaçada por outras pessoas:

— Ela teve que se esconder em casa, parou de ir pra escola. Ela podia ser violentada até. Ela e a familia são moradores de uma comunidade de baixa renda.

O advogado de Gagliasso e Ewbank, Michel Assef Filho, não apontou qual será a atitude a ser tomada pela família após a conclusão do caso.

— Se o Bruno vai pedir indenização, esse é um tema que ainda não foi discutido. Se essa for a escolha deles, vai ser pra buscar algum tipo de resposta ou prestar algum tipo de serviço. Os pais podem ser responsabilizados civilmente quando o caso é com um menor — explicou.

Extra/Globo