SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 20, 2016

Novas regras da aviação trazem prejuízo para o consumidor, diz OAB

O AUMENTO DA BAGAGEM DE MÃO DE 5 PARA 10KG É UMA DAS MUDANÇAS ESTABELECIDAS PELA ANAC

O AUMENTO DA BAGAGEM DE MÃO DE 5 PARA 10KG É UMA DAS MUDANÇAS ESTABELECIDAS PELA ANAC

A vice-presidente da Comissão Nacional de Direito do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cláudia Lima Marques, que participa de reunião hoje (20), na sede da instituição, em Brasília, disse que as novas regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ferem os direitos do consumidor e trazem prejuízo para os usuários.

O objetivo do encontro, que ocorre durante todo o dia, é debater as regras para transporte de passageiros aprovadas na última terça-feira (13).

“Essa resolução será atacada. Parece que é apenas um elemento desse verdadeiro xadrez na modificação das regras. Não há nenhum ganho para o consumidor, apenas prejuízos. São pequenos elementos, mas são múltiplos retrocessos. Cada um desses artigos [que compõem a nova resolução] é um retrocesso ao código de defesa do consumidor”, disse Cláudia.

A vice-presidente da comissão ressaltou que o aumento na quantidade da bagagem interna, aquela que pode ser levada dentro da cabine, pode ter reflexos na segurança do voo. “Os brasileiros já levam muita bagagem interna, e aumentando para 10 quilos, eu imagino que isso pode ter reflexo na segurança”, conclui. O aumento da bagagem de mão de 5 para 10kg é uma das mudanças estabelecidas pela Anac

Entre as novas regras, ficou determinado que as companhias aéreas não terão mais que oferecer obrigatoriamente uma franquia de bagagens aos passageiros e que poderão cobrar pelo serviço relativo ao volume despachado. Atualmente, a franquia de bagagens é de um volume de 23 quilos nos voos domésticos e de dois volumes de 32 quilos nos internacionais.

Para os diretores da Anac, as novas medidas colocam o Brasil em um patamar internacional, dão clareza ao consumidor sobre os serviços que estão sendo cobrados e tranquilidade ao mercado do setor aéreo.

Interesse

Já para o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, acabar com a franquia gratuita de bagagem para os passageiros do transporte aéreo fere o direito do consumidor e beneficia apenas o interesse das companhias aéreas.

“É muito fácil dizer que teremos uma redução do valor das passagens na medida em que as empresas tenham a possibilidade de cobrar pela bagagem extra que vão despachar. Temos dados estatísticos que isso não aconteceu em outros países. Esse não é um argumento verdadeiro. No começo poderíamos ter redução de valores, mas logo depois viria o aumento”, disse.

Lamachia informou que será impetrada uma ação civil pública para coibir a resolução. “Estamos preparando uma ação civil pública para coibirmos que entre em vigor essa resolução. Portanto, pretendemos enfrentar essa questão de forma judicial”, afirma.

Segundo o presidente da OAB, é preciso discutir o papel das agências reguladoras. “Essa é mais uma demonstração clara de que temos que aprofundar o debate no que diz respeito às agências reguladoras e o cumprimento do papel das agências. Assim como no caso da Anatel, que defendeu o interesse das empresas de telecomunicações, hoje vemos uma decisão da Anac que atende ao direito das empresas aéreas e não atende ao direito dos consumidores”, criticou o presidente da OAB.

Senado

O plenário do Senado aprovou, no último dia 14, projeto de decreto legislativo que revoga a resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que autorizou as companhias aéreas a cobrarem pelas bagagens dos passageiros. O projeto foi apresentado pelo senador Humberto Costa (PT-PE) e aprovado em votação simbólica no plenário da Casa. Para que a nova regra seja definitivamente abolida, no entanto, a matéria precisará ser aprovada pela Câmara dos Deputados.

Hoje, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) divulgou nota na qual informa que está profundamente preocupada com a recente reação do Congresso à resolução da Anac, mais especificamente com relação a parte que trata da cobrança de bagagem pelas companhias aéreas. “A Resolução 400 é um forte passo na direção certa para uma indústria aérea mais competitiva e robusta no Brasil, embora ainda não seja perfeita”, diz a nota.

Segundo a Iata, a indústria e “certamente” os investidores para as concessões de novos aeroportos estão muito apreensivos sobre o resultado da discussão que tem sido debatida há mais de dois anos. “Infelizmente, as questões políticas estão sendo colocadas à frente dos direitos dos consumidores que podem ter viagens aéreas mais acessíveis com um ambiente mais competitivo, onde o beneficiado é sempre o cliente. Isso é o que tem sido visto em todo o mundo”, diz a associação, em seu comunicado.

Na nota, a IATA diz ainda que espera continuar o diálogo com as autoridades, em apoio a um ambiente operacional no país que “envie a mensagem correta aos investidores, assegure tarifas aéreas competitivas para os consumidores e apoie o crescimento da indústria aérea no Brasil”.

“A IATA tem observado que quando os governos trabalham para manter a regulamentação em linha com as melhores práticas internacionais e seguem acordos como a Convenção de Montreal, nossa indústria é capaz de impulsionar o crescimento econômico, estimular a atividade nos mercados secundário e terciário e fortalecer os laços sociais entre regiões e nações.”

Agência Brasil

Força Nacional faz surpresa para criança que quer ser policial em Mossoró

 A IDEIA DOS MILITARES FOI LEVAR UM POUCO DE ALEGRIA PARA O GAROTO E PARA A FAMÍLIA DELE

A IDEIA DOS MILITARES FOI LEVAR UM POUCO DE ALEGRIA PARA O GAROTO E PARA A FAMÍLIA DELE

Desde setembro no Rio Grande do Norte para atuar em parceria com os agentes de segurança do Estado no combate à criminalidade, os militares da Força Nacional têm recebido apoio da população potiguar. Um exemplo disso aconteceu na cidade de Mossoró, região Oeste do RN.
Fazendo patrulhamento em regiões apontadas pelo setor de inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) como as que possuem os maiores índices de crimes, os militares se depararam com uma criança de apenas cinco anos, que sempre que encontrava as viaturas da Força, tomava uma atitude que chamou atenção.
“Sempre que passávamos pelo bairro do Aeroporto, essa criança prestava continência. Aquilo nos chamou atenção, pois ficamos surpreendidos com aquilo, uma criança tão pequena já compreendendo que aquele gesto era um comprimento para os militares. Depois de algum tempo, conseguimos descobrir onde ela morava e decidimos fazer uma surpresa”, afirmou o sargento Fábio.
Com a aproximação do período natalino, a ideia dos militares foi levar um pouco de alegria para o garoto e para a família dele. “Compramos alguns presentes e levamos para eles. A família toda ficou muito emocionada e nos agradeceu bastante”, recorda o sargento.
Na rápida conversa com a criança e família, o sargento disse que finalmente descobriu o motivo pelo qual o garoto sempre prestava continência para a Força Nacional. “Ele nos disse que quer ser ‘polícia’ quando crescer. Nós falamos com ele e dissemos para ele sempre continuar no caminho do bem, que estudasse bastante”.
Formado pela Polícia Militar da Paraíba, o sargento Fábio da Silva destacou que esse tipo de situação traz sempre uma motivação extra para os militares. “Nós (Força Nacional) ficamos muito tempo longe de casa e das nossas famílias. Esse tipo de reconhecimento, assim como temos recebido também em vários lugares que atuamos, nos deixa felizes e motivados para continuar ajudando”.

“Um Presente de Natal” faz primeira apresentação nesta quarta-feira na Cidade da Criança

AUTO DE NATAL RECONHECIDO NO RN E QUE HÁ 19 ANOS ENCANTA PÚBLICO DE TODAS AS IDADES

AUTO DE NATAL RECONHECIDO NO RN E QUE HÁ 19 ANOS ENCANTA PÚBLICO DE TODAS AS IDADES

Hora de dar uma pausa na correria de final de ano e fazer um programa cultural com dança, teatro e música, livre para todas as idades. Nesta quarta-feira (21), Um Presente de Natal apresenta ”O Nosso Quintal”, na Cidade da Criança, a partir das 19h. O espetáculo é gratuito, no entanto, o parque cobra uma taxa simbólica no valor de R$ 1 para conservação. Haverá também sessões nos dias 23 e 25, no mesmo horário e local.

Em cena, mais de 50 artistas. O roteiro e a direção quem assina é Diana Fontes, o texto e a música são de Danilo Guanais e a concepção plástica de Marcos Leonardo. A realização do espetáculo é da Espaço Vivo Promoções. Tem patrocínio da Prefeitura do Natal, Programa Djalma Maranhão, Esmeralda Praia Hotel e o CEI. No apoio, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Cidade da Criança e ED/HC/UNI-RN.

Para a edição de 2016 que marca os 19 anos de existência deste Auto de Natal, o espetáculo traz ao palco mensagens sobre a esperança, a sensibilidade, sobre não perdermos o nosso ser criança, sobre as coisas simples que carregamos e que dão sentido a vida e a essência da felicidade. Você é o nosso convidado!

SERVIÇO:

Espetáculo – 19ª edição do “Um Presente de Natal – O Nosso Quintal”
Dias: 21, 23 e 25 de dezembro de 2016
Sempre às 19hs
Local: Cidade da Criança / Natal
Acesso ao parque: R$ 1 (Pagantes: de 7 a 59 anos)
Classificação indicativa: Livre

Estado Islâmico reivindica ataque de caminhão contra feira em Berlim

 SUPOSTO ATAQUE EM BERLIM DEIXA NOVE MORTOS E VÁRIOS FERIDOS (AFP PHOTO/JOHN MACDOUGALL)

SUPOSTO ATAQUE EM BERLIM DEIXA NOVE MORTOS E VÁRIOS FERIDOS (AFP PHOTO/JOHN MACDOUGALL)

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) reivindicou nesta terça-feira (20) o atentado contra uma feira natalina em Berlim, ocorrido ontem (19), segundo reportou a Amaq, a agência de propaganda da organização. Um caminhão foi lançado na multidão, deixando 12 mortos e 48 feridos. As informações foram divulgadas pela Agência France-Presse (AFP).

“Um soldado do EI executou a operação de Berlim, em resposta aos apelos de visar cidadãos de países da coalizão internacional” que luta contra o EI, destacou a agência.

Qualificado de “ato terrorista” pela chanceler alemã, Angela Merkel, e realizado em um país que até agora não tinha sofrido atentados de grande magnitude, o ataque com um caminhão lembra, pelas circunstâncias, o cometido em Nice, há cinco meses.

Mais cedo, a polícia de Berlim informou que não tinha certeza de que o suspeito detido ontem fosse o verdadeiro autor do ataque.  “Na verdade, não é certo que se trate do motorista”, disse o chefe da polícia, Klaus Kandt, sugerindo que o verdadeiro responsável poderia estar foragido. “O suspeito nega os fato”, tuitou paralelamente a polícia, pedindo que a população permaneça vigilante.

Câmara aprova e renegociação da dívida dos estados vai à sanção

SESSÃO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS PARA ANALISAR E VOTAR O PROJETO SOBRE A RENEGOCIAÇÃO DA DÍVIDA DOS ESTADOS COM O GOVERNO. (FOTO:MARCELO CAMARGO)

SESSÃO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS PARA ANALISAR E VOTAR O PROJETO SOBRE A RENEGOCIAÇÃO DA DÍVIDA DOS ESTADOS COM O GOVERNO. (FOTO:MARCELO CAMARGO)

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (20) o projeto de lei que trata da renegociação das dívidas dos estados com a União. A renegociação prevê o alongamento da dívida por 20 anos e a suspensão do pagamento das parcelas até o fim deste ano, com retomada gradual a partir de 2017. Votaram favoravelmente 296 deputados e 12 contrários. O texto segue, agora, para sanção presidencial.

Depois de várias rodadas de negociações entre líderes partidários e governadores de estados endividados, como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, os deputados concordaram em aprovar a propostas rejeitando parte das mudanças feitas no Senado. As mudanças aprovadas pela Câmara contrariam o entendimento da área econômica do governo, que considera essencial medidas de corte de gastos e ajuste fiscal pelos estados.

Em acordo firmado na manhã de hoje (20), ficou decidido que o relator da proposta, deputado Esperidião Amin (PP-SC), retiraria do texto a maioria dos dispositivos incluídos que previam contrapartidas para os estados que assinassem a renegociação das dívidas.

Entre as medidas que foram retiradas do projeto estavam o aumento da contribuição previdenciária dos servidores, suspensão de aumentos salariais e de realização de concursos públicos, privatização de empresas e a redução de incentivos tributários;

A aprovação da renegociação das dívidas ocorreu apesar da obstrução de partidos de oposição, como Rede e PSOL, contrários a impor uma moratória aos estados com problemas financeiros. Durante todo o processo de discussão, o PT tentou obstruir a votação. Ao final, no entanto, o partido votou favoravelmente à proposta.

Pelo entendimento dos líderes da base aliada e do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), as contrapartidas e condicionantes às leis estaduais deverão ser analisadas e votadas pelas assembleias legislativas.

Segundo o texto aprovado, o novo prazo para pagamento da dívida dos estados com a União será de até 360 meses, contado a partir da data de celebração do contratual original. Com a renegociação, que também reduz o valor da parcela mensal a ser pagas pelos estados à União, os governadores se comprometem a desistir de eventuais ações judiciais que tenham por objeto a dívida.

Agência Brasil

Com salários atrasados, servidores da saúde de Touros queimam pneus em frente à prefeitura

A POLÍCIA MILITAR CHEGOU AO LOCAL PARA TENTAR CONTER O MOVIMENTO

A POLÍCIA MILITAR CHEGOU AO LOCAL PARA TENTAR CONTER O MOVIMENTO

Após um protesto em frente à prefeitura de Touros, servidores da saúde em greve desde o dia 04 de novembro, queimaram pneus contra o atraso de salários.

A Polícia Militar chegou ao local para tentar conter o movimento, mas o ato continua até o momento. Nenhum representante da prefeitura apareceu para conversar com os servidores.

A greve foi suspensa no dia 17, após acordo com a secretaria de Saúde em pagar o salário e o 13º, mas os servidores retomaram com a greve na semana passada.

Os servidores continuam em greve até que paguem o salário de novembro e o 13° salário.

Infelizmente, essa não é uma realidade exclusiva dos servidores da saúde de Touros, os demais servidores do município também estão com salários atrasados. Diante disso, os servidores estão chamando um ato unificado nesta quarta-feira (21), às 09h, com todos os servidores e a população.

Dificuldade financeira só terá solução se todos fizerem sacrifício, diz José Dias

“AS DIFICULDADES SÓ TERÃO SOLUÇÃO SE ADMITIRMOS OS SACRIFÍCIOS DUROS HOJE, PARA EVITAR OS DESASTRES DE AMANHÔ, AFIRMOU.

“AS DIFICULDADES SÓ TERÃO SOLUÇÃO SE ADMITIRMOS OS SACRIFÍCIOS DUROS HOJE, PARA EVITAR OS DESASTRES DE AMANHÔ, AFIRMOU.

Preocupado com a situação financeira do Estado, o deputado José Dias (PSDB) fez pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (20). O parlamentar destacou a necessidade de todos os Poderes fazerem a sua parte, reduzindo despesas, para que se alcance o equilíbrio orçamentário.

“As dificuldades só terão solução se admitirmos os sacrifícios duros hoje, para evitar os desastres de amanhã. Quando eu digo nós, somos todos nós do Rio Grande do Norte, que devemos olhar a situação com muito cuidado, para que nossa situação não se iguale a de Estados com maior nível de gravidade”, afirmou.

José Dias chamou a atenção para a votação do Orçamento Geral (OGE-2017), alertando para o déficit nas finanças e voltou a chamar a atenção para a necessidade de reduzir custos e até de serem tomadas medidas consideradas desagradáveis: “Não há nenhuma possibilidade de sairmos dessa crise gritante, a maior da história do Brasil, se não tivermos consciência de que, agora, temos que fazer um sacrifício suportável”, disse.

O parlamentar encerrou seu pronunciamento alertando que Estados e Municípios não podem protelar as medidas, nem esperar sempre por auxílio da União.

Governo boliviano conclui que LaMia e piloto são responsáveis pela tragédia

ACIDENTE COM AVIÃO DA CHAPECOENSE MATOU 71 PESSOAS (FOTO: AGÊNCIA REUTERS)

ACIDENTE COM AVIÃO DA CHAPECOENSE MATOU 71 PESSOAS (FOTO: AGÊNCIA REUTERS)

O governo boliviano concluiu que a companhia aérea LaMia e o piloto Miguel Quiroga são os responsáveis pela tragédia com o avião que levava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, no dia 28 de novembro. 71 pessoas morreram no acidente, entre elas, o próprio comandante da aeronave. .

O ministro de Obras Públicas da Bolívia, Milton Claros, apresentou nesta quarta-feira, em coletiva de imprensa, os resultados das investigações.

– O que aconteceu neste trágico evento é de responsabilidade direta da empresa LaMia e do piloto – disse o ministro.

Milton Claros ainda afirmou que houve “uma cadeia de erros” que o governo abriu processos administrativos e legais contra funcionários da LaMia. Como medida preventiva, o ministro afirmou que o aumento da vigilância e do controle sobre voos no país.

Funcionária boliviana de controle de tráfego aéreo, Celia Castedo também será processada por autorizar o plano de voo, mesmo com a autonomia do avião equivalente ao tempo de voo. Extraoficialmente, a queda do avião é atribuída à falta de combustível.

Gobo Esporte