9 de dezembro de 2016 às 22:00
9 de dezembro de 2016 às 18:59
O EVENTO, DA QUAL A SMS É UMA DAS PARCEIRAS, TEM PALESTRAS DE DIVERSOS ESPECIALISTAS DA ÁREA
Servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participam, nesta quinta-feira (8) e sexta (9) da I Jornada de Qualidade e Segurança ao Paciente do RN, que acontece na Universidade Potiguar (UNP) da Floriano Peixoto.
O evento, da qual a SMS é uma das parceiras, tem palestras de diversos especialistas da área, dentre eles a Drª Luciana Yume, do Ministério da Saúde (MS), e Drª Vera Lúcia Neves, consultora do MS e professora da PUC-RJ, responsável por traduzir para o Brasil o Guia de Segurança do Paciente da Organização Mundial da Saúde (OMS) lançado em 2011.
Dentre os assuntos abordados nesta quinta-feira estão temas como: educação em segurança no paciente; estratégias de fortalecimento para a cultura de segurança; medidas de prevenção; e notificações de eventos adversos. Para esta sexta-feira estão programadas discussões sobre adesão de higienização das mãos; prevenção de lesões por pressão; e a importância da prevenção de quedas em ambiente hospitalar.
A Jornada é realizada por meio de uma parceria entre Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretária Estadual de Saúde (Sesap), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e UNP.
9 de dezembro de 2016 às 20:54
9 de dezembro de 2016 às 11:56
A sede da Ouvidoria Geral do Município está se mudando da rua Seridó, em Petrópolis, para a rua Santo Antônio, 665, Cidade Alta, 5º andar, mesmo prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Administração (Semad). O atendimento no novo local terá início na próxima semana, no horário das 8h às 14h, de forma presencial, ou através do e-mail: [email protected].
Em virtude da mudança de endereço, as linhas telefônicas da Ouvidoria ficarão temporariamente indisponíveis. A previsão é que a operadora normalize a reinstalação telefônica em até 30 dias. Quando os telefones estiverem funcionando, os contatos podem ser feitos também por meio dos números 162 ou 3232-6389.
A ouvidora Raíssa Liegge Amâncio da Costa lembra que esse serviço é um direito do cidadão e funciona como um canal aberto entre a população e a Prefeitura, recebendo denúncias, reclamações, sugestões e elogios. As demandas são encaminhadas às secretarias e órgãos da Administração Indireta pertinentes, para que o problema seja solucionado.
9 de dezembro de 2016 às 18:32
9 de dezembro de 2016 às 11:54
A III CORRIDA KFITNESS TERÁ LARGADA ÀS 6H30 NO ESTACIONAMENTO DO PARQUE DA CIDADE E OS 150 PARTICIPANTES INSCRITOS PERCORRERÃO 5 KM NAS TRILHAS PAVIMENTADAS.
Participar de corridas está sendo uma ótima opção entre as pessoas que procuram cuidar da saúde e ter hábitos saudáveis. Se puder aliar a corrida com o exercício da solidariedade, melhor ainda. É isso o que vão fazer os alunos da academia KFitness neste domingo (11) no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.
A III Corrida KFitness terá largada às 6h30 no estacionamento do Parque da Cidade e os 150 participantes inscritos percorrerão 5 km nas trilhas pavimentadas. As inscrições já estão encerradas e cada participante doou um quilo de alimento não perecível que serão distribuídos com entidades filantrópicas.
Durante o evento, uma equipe estará trabalhando no apoio, nas trilhas e com ambulância para atender qualquer emergência. Ao final, os corredores receberão, além da medalha, um kit contendo água, frutas, lanche e participarão do sorteio de brindes. Outras informações sobre a corrida pelo telefone 98850-0776.
9 de dezembro de 2016 às 16:48
9 de dezembro de 2016 às 17:48
MATERIAL APREENDIDO NA OPERAÇÃO
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) detalhou, nesta sexta-feira (9), no Quartel Geral do Comando da Polícia Militar, a operação realizada pela PM nesta quinta-feira (8) que resultou na detenção de cinco pessoas, além de armamento, munições e drogas.
Foram presos José Alexandre Lima Leitão, 25 anos e sua companheira Lays Stephane Grigorio da Costa, 22 anos; Andrezza Cristina Lima Leitão, 25 anos; Pedro Raimundo de Souza Filho, 46 anos, sargento do Exército, e seu filho Pedro Henrique Martins de Souza, 21 anos.
A equipe da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicleta (Rocam) recebeu informações de que Alexandre, conhecido como Espiga, estaria em Candelária em veículo tipo HB 20 de cor chumbo. Os policiais conseguiram localizar o carro, deram voz de parada, mas Alexandre, que estava com Lays no veículo, não obedeceu. A equipe realizou uma busca e descobriu que Alexandre estaria na casa de um amigo conhecido como PH, na Vila Militar de Ponta Negra.
Com autorização do Exército, os PMs entraram na área e foram até a casa de Pedro Henrique Martins de Souza,conhecido como PH, 21 anos. A equipe verificou que Alexandre estava com o grupo sentado na calçada. Percebendo a chegada das viaturas, ele tentou fugir empunhando uma pistola 380, mas foi detido pelo grupo da Rocam.
Com a permissão do pai de “PH”, Pedro Raimundo, os policiais entraram na casa do militar e apreenderam no quarto do rapaz um saco contendo uma porção de um pó branco, possivelmente cocaína. Também foi apreendido na residência uma balança de precisão; relógios; uma peça de carro; celulares eu ma certa quantidade em dinheiro.
A equipe da Rocam também foi até a casa de Alexandre e conseguiu apreender um veículo tipo Palio e uma arma de fogo que estava no seu interior; três revólveres de calibre 38 e um de calibre 32; duas escopetas; 19 munições de calibre 38; 12 munições calibre 12; cinco munições calibre 35; duas balanças de precisão; aproximadamente R$ 5 mil; uma farda dos Correios (camisa, calça e chapéu).
Na residência também foram encontradas nove porções de tamanho diversos de uma substância sólida de coloração amarelada, similar a crack; um saco plástico contendo um tablete e fragmentos de uma erva de coloração castanha – esverdeada, similar a maconha; e duas balanças de precisão.
Após a prisão, o grupo foi conduzido para a Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) e autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse e porte ilegal de arma de fogo.
9 de dezembro de 2016 às 16:33
9 de dezembro de 2016 às 17:37
Os servidores municipais de Natal em greve voltarão a acampar em frente à Prefeitura nesta segunda-feira (12). Os servidores prometem manter o acampamento e realizar uma vigília em frente à Prefeitura. A Prefeitura divulgou que vai anunciar neste dia o calendário de pagamento do salário de novembro.
“A lei diz que o pagamento tem que ser feito até o último dia do mês anterior. Mas o calendário só será divulgado no dia 12. Ainda tem servidor que não recebeu o salário de outubro e cada mês piora”, afirma Célia Maria Dantas, do Sindsaúde-RN.
Este será o terceiro acampamento realizado pelos servidores desde o início da greve, no dia 11 de novembro. Os sindicatos – Sinsenat, Sindsaúde, Sindern e Soern – cobram ainda uma audiência com o prefeito Carlos Eduardo Alves. Eles denunciam ainda o assédio contra a greve e ameaças de corte de ponto em algumas secretarias, como na Saúde.
9 de dezembro de 2016 às 16:00
9 de dezembro de 2016 às 17:31
O PRESIDENTE MICHEL TEMER DURANTE VISITA A PERNAMBUCO. (FOTO: BETO BARATA)
O presidente Michel Temer afirmou nesta sexta-feira, em entrevista a uma rádio de Pernambuco, que partidos da base aliada reagiram à possibilidade de o líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Antônio Imbassahy (BA), assumir a Secretaria de Governo devido à disputa para a presidência da Casa, e garantiu que não existe crise no governo.
Temer disse que Imbassahy é o nome mais adequado para o cargo e confirmou a pressão do centrão para que não sacramentasse a indicação.
– Imbassahy é um homem politicamente muito adequado, elegantíssimo no trato, e é exatamente o que eu preciso na Secretaria de Governo – afirmou.
Em seguida, o presidente confirmou as conversas com o PSDB, mas afirmou que não houve um convite formal ao tucano. Temer queria, antes, acertar com os demais aliados, caso dos deputados que integram o centrão e tinham interesse na pasta. O “centrão” tentou emplacar na Secretaria de Governo o ex-deputado Sandro Mabel, amigo de Temer, mas bem relacionado com este grupo da Câmara. Como a negociação não evoluiu, um grupo de parlamentares passou a trabalhar pela indicação do líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes (GO).
— Houve uma certa reação não em relação ao nome do Imbassahy, que é um nome mais do que prezado por mim e pelos colegas do Parlamento, mas é que estamos em processo de eleições na Câmara Federal, e alguns partidos acharam que isso poderia favorecer um ou outro candidato. Nós temos uma base muito ampla, então eu não posso, especialmente tendo em vista o apoio extraordinário que o Congresso Nacional está dando a nossas medidas, não posso desagradar uma ponta da base.
9 de dezembro de 2016 às 15:30
9 de dezembro de 2016 às 17:23
O EX-PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA FOI ALVO DE MAIS UMA DENÚNCIA
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras três pessoas, entre elas um dos filhos de Lula, Luiz Cláudio, foram denunciados nesta sexta-feira (9) pelo MPF (Ministério Público Federal) em Brasília pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
O Ministério Público acusa Lula de ter supostamente negociado sua influência sobre contratações do governo federal. A denúncia acusa Luiz Cláudio de ter recebido ao menos R$ 2,5 milhões de empresários ligados ao suposto esquema.
A denúncia aponta a atuação de Lula para interferir na compra de 36 caças do modelo Gripen pelo governo brasileiro e na prorrogação de incentivos fiscais destinados a montadoras de veículos por meio da Medida Provisória 627. Os casos ocorreram entre 2013 e 2015, quando Lula já não era presidente.
Segundo o MPF, na condição de ex-presidente, Lula integrou um esquema que vendia a promessa de que ele poderia interferir junto ao governo para beneficiar as empresas MMC, grupo Caoa e SAAB. As investigações ocorrem no âmbito da Operação Zelotes da Polícia Federal.
Essas empresas eram clientes Marcondes e Mautoni Empreendimentos e Diplomacia LTDA (M&M), escritório de lobby do casal Mauro Marcondes e Cristina Mautoni, também denunciados.
Em troca, segundo o MPF, Mauro e Cristina, donos da M&M, repassaram a Luiz Cláudio pouco mais de R$ 2,5 milhões.
Segundo o MPF, as empresas contratavam os serviços do escritório de Mauro Marcondes por acreditar na promessa de que poderiam obter vantagens do governo federal. A investigação não encontrou indícios de que a presidente Dilma Rousseff, que ocupava o cargo à época, tivesse conhecimento do suposto esquema.
A denúncia ainda não foi analisada pela Justiça Federal, que deverá decidir se aceita ou rejeita a acusação. Se a denúncia for aceita, Lula se tornará réu pela quarta vez em processos criminais contra o ex-presidente. Não há prazo para essa decisão da Justiça.
Logo após a divulgação do recebimento da denúncia pela Justiça Federal do Distrito Federal, o UOL entrou em contato com a assessoria de imprensa do Instituto Lula, que afirmou que “não tem ciência” de que o petista tenha sido denunciado.
Entenda a Operação Zelotes
A Operação Zelotes investigou a manipulação de processos no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) – órgão colegiado do Ministério da Fazenda, última instância administrativa dos processos fiscais. É a ele que os contribuintes recorrem para contestar multas. De acordo com as investigações, empresas de advocacia e consultorias influenciavam e corrompiam integrantes do Carf. Dessa forma, manipularam trâmite e resultado de processos e julgamentos envolvendo empresas interessadas em anular ou diminuir os valores dos autos de infrações emitidos pela Receita Federal.
Réu na Lava Jato
O petista é réu em outros três processos, dois deles ligados à Operação Lava Jato.
Lula têm afirmado enfaticamente não ter cometido irregularidades e diz que irá provar sua inocência.
Na primeira ação em que se tornou réu, em julho, Lula será julgado pela Justiça Federal do Distrito Federal das acusações de que teria tentado obstruir investigações da Operação Lava Jato para evitar a colaboração premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.
A segunda ação em que Lula virou réu, em setembro, diz respeito a supostas vantagens indevidas recebidas na construção e reforma do apartamento tríplex de Guarujá (SP) e no pagamento do armazenamento do seu acervo pessoal, ambas custeadas pela construtora OAS numa soma de R$ 3,8 milhões.
Conforme a denúncia, Lula seria o dono real do imóvel, o que ele nega. Lula será julgado pelo juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelos processos em primeira instância da Lava Jato.
A terceira denúncia aceita contra Lula tramita na 10ª Vara Federal de Brasília e acusa o ex-presidente de corrupção, por supostamente ter atuado para liberar financiamentos do BNDES à Odebrecht em troca de compensação financeira da empreiteira.
Além dos processos a que responde como réu, em maio, a PGR (Procuradoria-Geral da República) havia pedido a inclusão do ex-presidente no principal inquérito da Lava Jato, conhecido como inquérito-mãe, que apura denúncias de desvio de dinheiro na Petrobras e está tramitando no STF (Supremo Tribunal Federal).
9 de dezembro de 2016 às 15:15
9 de dezembro de 2016 às 17:00
MARIA GIBELVANIA JERÔNIMO DA SILVA (FOTO: ARQUIVO PESSOAL)
Uma mulher de 28 anos foi assassinada na madrugada desta quinta-feira (8) em Baraúna, no Oeste potiguar. Maria Gibelvania Jeronimo da Silva, conhecida como ‘Vaninha’, foi morta com três tiros na cabeça. A polícia disse que corpo tinha sinais de agressão e há suspeita de estupro. Segundo o delegado Paulo Pereira, ninguém foi preso.
De acordo com a PM, o corpo da mulher foi encontrado em uma estrada de terra na zona rural da cidade, sem roupas e com possíveis sinais de violência sexual.
“Um morador da região encontrou o corpo e acionou a polícia”, relatou o delegado.
A Polícia Militar foi chamada e isolou o local. Segundo o delegado, ainda não se tem informações sobre os criminosos e nem sobre a motivação do crime.
Comentários