Emendas garantem recursos extras para saúde e limpeza públicas

DESTAQUE PARA A EMENDA ENCAMINHADA PELO VEREADOR FERNANDO LUCENA (PT) QUE DIRECIONA RECURSOS PARA O CUSTEIO E DÍVIDAS TRABALHISTAS DA URBANA (COMPANHIA DE SERVIÇOS URBANOS DE NATAL).

DESTAQUE PARA A EMENDA ENCAMINHADA PELO VEREADOR FERNANDO LUCENA (PT) QUE DIRECIONA RECURSOS PARA O CUSTEIO E DÍVIDAS TRABALHISTAS DA URBANA (COMPANHIA DE SERVIÇOS URBANOS DE NATAL).

ESTARÃO REUNIDOS ARTISTAS, PRODUTORES E EMPRESÁRIOS EM UMA NOITE DE HOMENAGENS E CONFRATERNIZAÇÃO.
A festa das artes potiguares está próxima. A solenidade de entrega do Troféu Cultura está agendada para a próxima quarta-feira (14), às 20h, no Palácio da Cultura (Cidade Alta). Estarão reunidos artistas, produtores e empresários em uma noite de homenagens e confraternização.
Ao todo são 80 indicados em 14 categorias. Diferentes manifestações artísticas estão contempladas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Fotografia, Literatura, Música e ainda o Artista do Ano, e ainda homenagens pontuais pelo apoio à arte e à cultura.
Como nos anos anteriores, a organização do evento homenageia artistas in memorian com o nome do Troféu. Este ano, o professor e coreógrafo Edson Claro nomeará a premiação. Já a homenageada pelo conjunto da obra também é do segmento da dança: a também professora e coreógrafa Wanie Rose.
Em razão do espaço do Salão Nobre da Pinacoteca (andar de cima), a festa será promovida para 200 convidados, entre indicados ao Troféu e seus acompanhantes, jornalistas, empresários e representantes das entidades que apoiam a cultura do Estado.
Na mesma noite do jantar, a partir das 22h, os indicados também serão divulgados, pelo segundo ano consecutivo, no portal de cultura Substantivo Plural (http://www.substantivoplural.com.br/), site que abrigou o sistema de votação única, que se encerra neste sábado (10).
Você ainda pode votar nas categorias de Melhor Fotógrafo(a), Melhor Artista Visual, Melhor Espetáculo de Dança, Produtor(a) Cultural, Destaque na Literatura, Destaque no Audiovisual, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Espetáculo de Teatro, Melhor Show, Melhor Banda, Melhor Cantora, Melhor Cantor e Artista do Ano.
Troféu Cultura – São 13 anos de reconhecimento à arte praticada no Rio Grande do Norte. Desde a primeira edição, o Troféu Cultura procura alimentar o artista com o que há de mais valioso para seu trabalho: o prestígio. Hoje é a única premiação que abarca todas as manifestações das artes no RN.
“Mas independentemente do resultado, o importante é ser lembrado. O artista potiguar já é um vencedor, mas precisa de prestígio. É isso que o Troféu Cultura tenta oferecer já por 13 anos”, ressalta o idealizador da premiação, Toinho Silveira.

A POLÍCIA CIVIL APREENDEU DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS QUE CONTINHAM IMAGENS DOS CRIMES COMETIDOS EM BRASÍLIA.
A Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) divulgou, na manhã desta quinta-feira (08), a prisão de uma dupla de foragidos da Justiça do Distrito Federal que estavam no Rio Grande do Norte com o intuito de intercambiar informações para a prática de roubos em caixas eletrônicos. Isac Moraes, 38 anos e José Wellington, 31 anos foram abordados por Policiais Rodoviários Federais, no último sábado (03), quando trafegava em um veículo modelo Agile LTZ.
Os policiais descobriram que a dupla já tinha passagem pela Polícia e os conduziram até a Delegacia de Plantão da Zona Sul. No local, descobriu-se que a dupla tinha mandados de prisão em aberto pela prática de crimes de roubos. Após a efetivação da prisão, a equipe da Deicor entrou na investigação e com apoio da Polícia Civil do Distrito Federal, foi descoberto que José Wellington teria cometido roubos em 2006, 2008 e 2010 no DF. Ele também é investigado por ter participado do roubo de dois caixas eletrônicos do Banco de Brasília, no último dia 22 de novembro, na região de Samambaia, em Brasília. Isac de Moraes Arruda, 38 anos, estava foragido da Justiça.
O mesmo havia sido condenado a cumprir uma pena de 33 anos pela prática de roubos. Ele que é de Mossoró, estava morando em Brasília. Com José Wellington, a Polícia Civil apreendeu dispositivos eletrônicos que continham imagens dos crimes cometidos em Brasília. Em uma das fotos, é possível ver as notas dos dinheiros roubados e a imagem de uma parte do caixa eletrônico. “Nós acreditamos que eles estavam em Natal para fazer sondagens de novos locais de explosões e também para trocar informações sobre estratégias de atuação”, afirmou o delegado titular da Deicor, Odilon Teodósio. A dupla já foi recambiada para Brasília.

ELA É SUSPEITA DE SER A AUTORA INTELECTUAL DO HOMICÍDIO DO EMPRESÁRIO ADEMAR MIRANDA NETO, DE 58 ANOS.
Policiais da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa prenderam, nesta quinta-feira, uma mulher identificada como Marta Renata. Ela é suspeita de ser a autora intelectual do homicídio do empresário Ademar Miranda Neto, de 58 anos.
O crime aconteceu na noite do dia 07 de junho deste ano, quando a vítima estava dirigindo na Avenida Engenheiro Roberto Freire e foi alvejada por dois criminosos em uma motocicleta.
De acordo com a polícia, Marta Renata apresentou várias contradições em seus depoimentos e também estaria coagindo testemunhas. Com isso, a polícia solicitou a prisão dela.
Portal BO

DESONERAÇÃO DO QAV E DIVULGAÇÃO DO RN EM FEIRAS FORAM DESTACADAS
Representantes de 64 agências, de companhias aéreas e operadoras de turismo do Brasil se reuniram, na noite desta quarta-feira (7), para o lançamento da campanha de Valorização do Agente de Viagem, promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-RN), no hotel Majestic, em Natal.
Durante o evento, o governador Robinson Faria foi homenageado pela entidade em reconhecimento às ações de promoção turística do Rio Grande do Norte dentro e fora do Brasil. Dentre as ações destacadas pelo presidente da ABAV-RN, Abdon Gosson, estão a recuperação de voos, o fortalecimento do RN como destino turístico e a desoneração do querosene de aviação, fatos que propiciaram a ocupação elevada nos leitos de hotéis na capital na alta estação e manutenção do aquecimento do setor hoteleiro durante a baixa estação.
“Tivemos um ano complicado na economia do Brasil, mas aos poucos o setor turístico está se recuperando por causa do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo atual governo do RN. Governador, o senhor é o governador do turismo. Isso é um consenso do setor. Ficamos felizes por termos um gestor ao nosso lado”, disse Gosson, destacando a escolha de titulares técnicos como os da Secretaria de Estado do Turismo, Ruy Gaspar, e da Empresa de Promoção Turística (Emprotur), Ana Costa.
O governador destacou, durante discurso aos representantes das agências e operadoras, algumas medidas adotadas desde 2015, como redução do ICMS incidente sobre o querosene de aviação (QAV), que tornou o RN novamente competitivo em comparação a outras federações, o diálogo com companhias aéreas para abertura de novos voos no estado, a promoção do RN em feiras internacionais na Argentina, Colômbia e Chile e Europa (Espanha, Inglaterra, Portugal, Alemanha, Holanda, França e Itália), e a parceria com a TAP, companhia aérea portuguesa. As medidas ainda são somadas, de forma pioneira no Brasil, ao ICMS zero para atrair novos voos.
Essa recente iniciativa registrou aumento de turistas estrangeiros no primeiro semestre deste ano, com percentual 43,77% superior ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Polícia Federal. Para este mês, 400 novos voos foram confirmados para o Rio Grande do Norte. “Todas as medidas que colocamos em prática têm o objetivo de manter o setor do turismo, um dos mais importantes para o nosso estado, aquecido durante todo o ano, e não apenas na alta estação. Vocês são peças importantes nessa articulação e podem ter certeza que tem na nossa gestão uma parceira forte que trata o setor com a importância que merece”, encerrou Robinson Faria.

REUNIÃO COM REPRESENTANTES DE QUATRO DAS PRINCIPAIS ENTIDADES COMERCIAIS DO ESTADO.
Dando prosseguimento às ações que garantiu efetuar para impedir o fechamento das agências do Banco do Brasil na capital potiguar e no estado do Rio Grande do Norte, o vereador eleito de Natal, Kleber Fernandes, participou nesta terça-feira (06.11), na sede da Fecomércio RN, de uma reunião com representantes de quatro das principais entidades comerciais do estado, visando obter apoio da classe nessa empreitada que busca a melhoria do atendimento aos cidadãos por parte dos bancos, e o respeito aos direitos do consumidor.
Durante o encontro estiveram presentes os presidentes Marcelo Queiroz, da Fecomércio RN; Afrânio Miranda, da FCDL RN; Augusto Vaz, da CDL Natal; e Itamar Maciel, da Associação Comercial do RN. Na oportunidade, Kleber apresentou o seu posicionamento contra a decisão do BB e explicou aos representantes das entidades, que se comprometeram a avaliar a proposta do futuro parlamentar antes de se posicionarem, os motivos pelos quais as medidas adotadas pelo banco prejudicarão o consumidor.
“Levando em consideração que recentemente já tivemos a diminuição e a retirada de vários caixas eletrônicos de supermercados, lojas de conveniência, farmácias, postos de combustíveis, e houve também uma redução drástica dos caixas que foram substituídos por estações 24 horas em quantidade insuficiente, o fechamento dessas seis agências causará um transtorno sem precedentes e irá piorar ainda mais um serviço que já é precário, já que o tempo máximo de espera de 30 minutos para o atendimento dentro dos bancos raramente era cumprido pelas agências. Agora é que não será mesmo”, explicou o ex-diretor do Procon Natal e atual vereador eleito.
Kleber Fernandes, que já se reuniu na semana passada (01.02), com o promotor público de Justiça do Consumidor, Leonardo Cartaxo, para sugerir ao Ministério Público Estadual (MP-RN) que ajuíze uma Ação Civil Pública (ACP) contra o encerramento dos serviços por parte do BB no RN, afirma que continuará a buscar a apoio de vários órgãos e entidades, bem como solicita o envolvimento e participação ativa da sociedade civil.
“Creio sim que juntos somos capazes de fazer algo para combater este absurdo. Precisamos agora nos unir e providenciar um abaixo assinado com participação massiva da população. Estou disposto a utilizar todos os recursos que estiverem ao meu alcance para evitar que o consumidor saia mais uma vez lesado. Vamos à luta”, concluiu Kleber.

CHAPECOENSE DIVULGOU NOVO ESCUDO NESTA QUINTA-FEIRA
A Chapecoense anunciou que acrescentou duas novas estrelas ao seu distintivo, em homenagem ao título da Copa Sul-Americana e aos que morreram no acidente do último dia 29 de novembro.
A primeira estrela é da cor branca, em símbolo que representa “a paz encontrada pelos nossos Eternos Campeões”, segundo avisa comunicado do clube. A segunda vem dentro do distintivo, na letra F, que se refere ao futebol, “como forma sutil de eternizar os que dedicaram suas vidas à Chapecoense”.
O acidente que atingiu o voo da Chapecoense matou 71 pessoas, sendo 43 ligadas diretamente ao clube, entre jogadores, comissão técnica e cartolas. Alan Ruschel, Follmann e Neto foram os únicos atletas sobreviventes.
O jornalista Rafael Henzel também continuou com vida, enquanto 21 outros jornalistas morreram.
Os quatro sobreviventes continuam em tratamento intensivo, internados em hospital na Colômbia.
Confira, abaixo, comunicado oficial da Chapecoense sobre o novo símbolo:
Devido à uma fatalidade, entramos para a história. Isso é indiscutível e imutável. Indiscutível, também, é que mesmo cientes de que iniciamos, agora, um novo momento, manteremos a essência. Seguiremos escrevendo a história que vinha sendo traçada, com tanto carinho. Mas não sem eternizaremos – na memória, coração e escudo – o legado de afeto, solidariedade e união. Mais do que isso, o amor e comprometimento que todos os que partiram tinham para com a Chapecoense.
Partindo disso, propomos a reformulação do nosso escudo. Uma forma de eternizar no peito a lembrança de tudo o que foi despertado nesse momento de adversidade. Detalhes singelos foram acrescentados à nossa marca:
A primeira estrela faz menção à conquista da Copa Sul-Americana 2016. Ela é branca em sinal de paz. A paz encontrada pelos nossos Eternos Campeões. Além disso, a cor branca simboliza a luz que nos guiará adiante.
Já a segunda estrela no interior da letra F – que refere ao futebol – é a forma sutil, mas impactante, de eternizar os que dedicavam suas vidas à Chapecoense.
ESPN

TRUMP ATACOU FREQUENTEMENTE A CHINA DURANTE A SUA CAMPANHA PRESIDENCIAL, DESIGNANDO O PAÍS COMO O “INIMIGO” QUE FAZ DOS EUA “PALERMAS”.
A China deve “aumentar significativamente” os seus gastos militares e construir mais armas nucleares, preparando-se para o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu hoje (8) o Global Times, jornal próximo do Partido Comunista Chinês (PCC). As informações são da Agência Lusa.
Em editorial, o Global Times, jornal em inglês do grupo do Diário do Povo, o órgão central do PCC, defende “um aumento significativo das despesas militares da China, em 2017”. Segundo o texto, o país asiático deve “construir mais armas nucleares estratégicas e acelerar a instalação dos mísseis balísticos intercontinentais DF-41” para proteger os seus interesses, caso Trump aja de “forma inaceitável” para com o país.
Trump atacou frequentemente a China durante a sua campanha presidencial, designando o país como o “inimigo” que faz dos EUA “palermas”. Mas ele indicou também que não deseja projetar o poder dos EUA além-fronteiras, afirmando que a América está cansada de pagar para defender aliados como o Japão e a Coreia do Sul. Trump chegou mesmo a sugerir que esses países construam as suas próprias armas nucleares.
O editorial do Global Times surge na sequência de um ‘post’ de Trump na rede social Twitter, em que ele critica as políticas externa e comercial da China, e depois da conversa por telefone do presidente eleito com a líder de Taiwan, Tsai Ing-wen.
Pequim considera Taiwan parte do seu território, pelo que o contato de alto nível com Taipé, capital de Taiwan, sugere um apoio às aspirações independentistas do território. No editorial o Global Times escreveu: “Precisamos nos preparar melhor militarmente, para garantir que aqueles que advogam a independência de Taiwan sejam castigados, e tomar precauções em caso de provocação dos EUA no Mar do Sul da China”.
Trump escolheu esta semana o governador de Iowa, Terry Branstad, que tem laços antigos com o Presidente da China, Xi Jinping, para ser o embaixador norte-americano em Pequim. A escolha sugere que o magnata quer manter boas relações com o país, mas o jornal estatal China Daily permanece pessimista quanto ao futuro das relações entre as duas maiores potências do planeta.
“A China tem de estar preparada para o pior”, escreveu em editorial o China Daily, na edição de hoje. “O que aconteceu nas últimas semanas sugere que as relações entre a China e os EUA atravessam um período de incerteza nunca visto antes, mostrando que Trump pode não só ladrar como morder também”, afirmou o periódico.
Agência Brasil
Comentários