SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 7, 2016

Artista potiguar é selecionado para expor quadros no Louvre

 NIL MORAIS É UM DOS 30 BRASILEIROS QUE, EM OUTUBRO DE 2017, IRÃO INTEGRAR O "CARROUSEL DU LOUVRE"(FOTO: ARQUIVO PESSOAL)

NIL MORAIS É UM DOS 30 BRASILEIROS QUE, EM OUTUBRO DE 2017, IRÃO INTEGRAR O “CARROUSEL DU LOUVRE”(FOTO: ARQUIVO PESSOAL)

O artista plástico potiguar Nil Morais é um dos 30 brasileiros que, em outubro de 2017, irão integrar o ‘Carrousel du Louvre’, galeria localizada no sub-solo do famoso Museu do Louvre, em Paris. As duas telas, no estilo abstrato, irão homenagear uma o Brasil, e a outra Paris. “A ficha ainda não caiu” comenta Nil, o único representante potiguar da galeria.

A descoberta do talento veio por acaso. Apaixonado por desenhos desde criança, Nil se formou em enfermagem e foi por uma ação do hospital que resolveu embarcar no mundo da arte. “A psicóloga do hospital incentivou os talentos do local. Eu tinha um trabalho de caneta e expus, ela me disse que estava muito legal. O hospital me convidou para expor e aí eu vi que tinha uma chance, um diferencial”, relembra.  A oportunidade de expor em Paris também veio por acaso. “Eu tinha ouvido falar e mandei a inscrição, fui selecionado para 2016, mas já tinha uma exposição aqui em Natal e não quis desmarcar. Fiquei desesperado, mas o júri gostou do meu trabalho, deixaram expor em 2017”, explica.

Depois da alegria de ter sido selecionado, surgiu o primeiro problema: a galeria não arca com despesas para envio dos quadros até Paris, nem para transporte e hospedagem do artista. Nil agora procura patrocínio para arcar com a oportunidade, mas encontra dificuldades em Natal. “Trabalhar com arte é muito árduo, principalmente aqui. As pessoas não valorizam. O lado cultural de outras cidades é enorme, mas aqui em Natal não tem tanta coisa. As pessoas acham bonito, mas não compram, não visitam exposições. Aqui é mais contido”, lamenta o pintor.

No começo da carreira, Nil Morais fez da caneta esferográfica o seu pincel, técnica que ele descobriu quando trabalhava com o pai nas horas vagas. Hoje, mais experiente, Nil aposta seus traços no óleo sobre tela e tem um ateliê. “Ensino arte a crianças de 5 a 85 anos”, brinca. O estilo também mudou. Antes, pintava cenários, objetos, pessoas e personagens. Agora, aposta em obras no estilo abstrato, cercadas de cores e traços fortes.

Nil encara o convite como uma forma de ganhar o mundo. “Eu espero que seja uma oportunidade de conhecerem meu trabalho, é muito importante pra mim, eu ainda não acredito”, comemora. O ‘Carrousel du Louvre’ é dos mais importantes eventos da Europa, recebe milhares de visitantes internacionais para conhecer o subsolo do Museu do Louvre, um espaço de 7.100 m², instalado no Palácio do Louvre, em Paris. É um dos maiores e mais famosos museus do mundo. Localiza-se no centro de Paris, entre o rio Sena e a Rue de Rival dos Champs-Élysées, e dá forma assim ao núcleo onde começa o Axe historique (Eixo histórico). É onde se encontra a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia, a Vénus de Milo.

G1 RN

Clientes do BB podem retirar pelo celular senha para atendimento em agências

 AS SENHAS ENTRAM EM UMA FILA VIRTUAL E O CLIENTE DÁ ENTRADA (ISTO É, FAZ O CHECK-IN) PELO APLICATIVO QUANDO CHEGAR À UNIDADE DO BANCO.

AS SENHAS ENTRAM EM UMA FILA VIRTUAL E O CLIENTE DÁ ENTRADA (ISTO É, FAZ O CHECK-IN) PELO APLICATIVO QUANDO CHEGAR À UNIDADE DO BANCO.

Os clientes do Banco do Brasil já podem emitir senhas pelo celular, no aplicativo do banco, para atendimento presencial. A ferramenta permite que o cliente retire a senha de casa ou de qualquer outro local e receba a estimativa para o atendimento na agência que preferir.

As senhas entram em uma fila virtual e o cliente dá entrada (isto é, faz o check-in) pelo aplicativo quando chegar à unidade do banco. Caso ele se esqueça de validar a senha ao chegar à agência, o sistema realiza o procedimento automaticamente no horário previsto.

A senha pode ser gerada para atendimento na agência de relacionamento, nas unidades mais próximas ou para qualquer outra agência de preferência do cliente. O aplicativo pesquisa as dependências por nome, número ou CEP e exibe os dados gerais, como endereço, telefone e horário de atendimento. Após a emissão de senha, o cliente também visualiza o horário previsto para seu atendimento.

Segundo o banco, a implantação surgiu da ideia de dois funcionários da instituição, que venceram a primeira edição do Programa Pensa BB. O programa estimula os funcionários a criar soluções inovadoras para o banco. A sugestão concorreu com outras 3.265 propostas de todas as áreas da instituição.

Agência Brasil

Governo discute ações de combate à microcefalia

SERÃO DISCUTIDAS AS TEMÁTICAS REFERENTES ÀS ARBOVIROSES E SUAS COMPLICAÇÕES

SERÃO DISCUTIDAS AS TEMÁTICAS REFERENTES ÀS ARBOVIROSES E SUAS COMPLICAÇÕES

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP) preocupada com a possibilidade de uma tríplice epidemia das arboviroses (Dengue-Chikungunya-Zika) e o consequente aumento do número de registros de manifestações neurológicas e de malformações congênitas, dentre elas a microcefalia, vê a necessidade de ampliar conhecimentos sobre o assunto, objetivando a implementação de ações mais direcionadas para a vigilância epidemiológica, o diagnóstico laboratorial e a assistência em saúde.

É por esta razão que a Sesap, através Coordenadoria de Promoção à Saúde (CPS), vai realizar, em parceria com a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), o Seminário Norte-rio-grandense sobre arboviroses e suas complicações. Mais dois eventos se somam a este seminário: o II Forum Témático da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e o V Encontro Intersetorial de Enfrentamento à Microcefalia no Rio Grande Do Norte. Os eventos acontecem de 12 a 14 deste mês, no auditório da Reitoria, na UFRN.

Estão sendo esperados cerca de 350 profissionais. O público alvo são os profissionais de saúde que atuam na Vigilância Epidemiológica, Assistência em Saúde e pesquisadores. No evento serão discutidas as temáticas referentes às arboviroses e suas complicações, dentre elas: pesquisa de arboviroses, controle vetorial, os agravos (dengue, zika, chikungunya e Febre amarela), diagnostico laboratorial, investigação e encerramento de óbitos, síndromes neurológicas e a microlefalia.

A programação do evento também inclui uma oficina para Gestores, Coordenadores e Técnicos dos serviços habilitados e em processo de habilitação pelo Ministério da Saúde em Centros Especializados em Reabilitação (CER).

Médico confirma nova amputação de goleiro e explica estado de sobreviventes

FOLLMANN, DEVIDO AO ACIDENTE, PERDEU PARTE DA PERNA DIREITA. AGORA, UMA INTERVENÇÃO CIRÚRGICA AMPUTARÁ UM POUCO MAIS DO MESMO MEMBRO.

FOLLMANN, DEVIDO AO ACIDENTE, PERDEU PARTE DA PERNA DIREITA. AGORA, UMA INTERVENÇÃO CIRÚRGICA AMPUTARÁ UM POUCO MAIS DO MESMO MEMBRO.

O corpo médico que acompanha a evolução clínica dos sobreviventes brasileiros em Medellín confirmou, nesta quarta-feira (07), que o goleiro Jackson Follmann precisará passar por nova cirurgia de amputação na perda direita. Follmann é uma das seis pessoas que saíram com vida do acidente com o avião da Chapecoense.

Follmann, devido ao acidente, perdeu parte da perna direita. Agora, uma intervenção cirúrgica amputará um pouco mais do mesmo membro.

O médico Marcos André Sonagli, enviado pelo clube catarinense, explicou que a cirurgia de amputação exige consentimento do paciente ou de familiares, por isso não foi realizada antes. Houve limpeza de excessos mortos do local, mas a retirada de osso ocorrerá nesta quinta.

“De três a quatro centímetros a gente vai resetar hoje. O principal ponto é abrir, lavar, tirar toda aquela parte morta [procedimento já feito]… A parte óssea a gente deixou para hoje. Serão de três a quatro centímetros com certeza. Se acharmos que precisa de um pouco mais, faremos”, disse o doutor.

“A perna esquerda e o pé esquerdo [do Follmann] não têm sinais de infecção, verificaremos novamente. O coto de amputação da direita tinha infecção e faremos um novo procedimento agora. Não me adianta ter um coto de amputação com osso infeccionado, porque começará a ter vazamento de pus…”, prosseguiu Sonagli.

Na entrevista, o médico Edson Stakonski detalhou o estado de saúde dos outros sobreviventes. A situação do zagueiro Neto segue sendo a que inspira mais cuidados – o jogador foi o último sobrevivente a ser resgatado, cerca de sete horas depois do acidente, o que é determinante para seu estado crítico.

Stakonski também ressaltou que, apesar do otimismo com Alan Ruschel, o lateral ainda está em condição de vigilância. Ruschel já anda sozinho, está consciente e conversa no quarto, após ter saído da UTI. Se o jogador mantiver o quadro animador por dois ou três dias, explicou Sonagli, começará a ser preparada sua transferência para o Brasil, a acontecer em voo com condições especiais. Depois do ok dos médicos, a preparação deverá durar mais um ou dois dias.

“Se ele tiver uma piora pulmonar, o quadro regride. E então não terá transferência”, alertou Stakonski.

Certo é que as transferências serão individualizadas: “Cada uma a seu tempo”, explicaram os médicos. Marcos Sonagli acrescentou: “Uma vez realizada a transferência, ninguém vai direto para casa. Vai para algum hospital, seja em Chapecó, em São Paulo… No Brasil ainda faremos baterias de exames.

Estado de saúde de Neto:

“Neto ainda está em fase de vida. Está na UTI, porque não permite ir pro centro cirúrgico. A cada 48h nós revisamos pra saber se tem alguma infecção. A ferida do Neto, tem um curativo cirúrgico, não tem sinais de infecção no local. Foi identificado uma bactéria, mas não tem febre. Estado dele é grave, por isso cobrimos para um vasto grupo de bactérias. Ele segue com ventilação mecânica e sedado. Sim, se mantém estabilizado. Faz 24h, 36h que ele está estável. Ele mantém pressão, coração está bem. Precisamos monitorizá-lo.

Estado de saúde de Alan Ruschel:

“Alan está caminhando, acordado. Está alegre. Estaremos vigilantes sobre ele mais uns dias para começarmos a pensar em manda-lo pro Brasil. Tem que ter parcimônia. Ninguém tem experiência com acidentes desse tamanho…É uma vitória, mas esperamos comemorar com os quatro juntos. Aí começamos a relaxar”.

Estado de saúde de Rafael Henzel:

Em entrevista ao SporTV, Edson Stakonski disse que o jornalista “tem tórax estável, pneumonia e contusão. Ele está no quinto dia com antibiótico. Respondeu bem. Os marcadores estão bem. Ele está indo muito bem, mas temos que nos manter alertas, porque tem um problema na caixa torácica. Henzel vai hoje para o centro cirúrgico e vai se reduzir duas luxações no dedo pé. Após isso, irá a uma unidade semi-intensiva”.

Uol

Maioria do Supremo mantém Renan Calheiros na presidência do Senado

 SENADOR, NO ENTANTO, NÃO PODERÁ ASSUMIR A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA EM CASO DE VACÂNCIA DO CARGO

SENADOR, NO ENTANTO, NÃO PODERÁ ASSUMIR A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA EM CASO DE VACÂNCIA DO CARGO

A maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na tarde de hoje (7) manter o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) no cargo. Até o momento, cinco ministros votaram para derrubar a decisão individual do ministro Marco Aurélio, que determinou o afastamento, na última segunda-feira.

Até o momento, votaram pelo afastamento de Renan os ministros Marco Aurélio, Edson Fachin e Rosa Weber. Celso de Mello, Dias Toffoli e Teori Zavascki, Luiz Fux e Ricardo Lewandowski foram contra. O julgamento continua para tomar o voto da presidente, Cármen Lúcia.

Dois ministros não participaram do julgamento. O ministro Gilmar Mendes está em viagem oficial à Suécia e Luís Roberto Barroso está impedido de julgar a questão porque trabalhou com os advogados da Rede antes de chegar ao Supremo.

Votos

Após o intervalo da sessão, o julgamento foi retomado com o voto do ministro Edson Fachin que acompanhou o realtor Marco Aurélio a favor do afastamento de Renan da presidência do Senado. Anteriormente a ele, Celso de Mello tinha votado por manter Renan na presidência da Casa, mas impedí-lo de ocupar a linha sucessória presidencial.

O ministro Teori Zavascki foi o quinto a votar e proferiu voto contra o afastamento. Em seu voto, Zavascki também criticou juízes que proferem comentários sobre as decisões de colegas. “Isso causa desconforto pessoal”, disse o ministro. Apesar de não ter citado um caso específico, a manifestação foi motivada pelo comentário feito pelo ministro Gilmar Mendes, que afirmou a um jornalista que Marco Aurélio deveria sofrer impeachment do cargo.

Em um voto bastante curto, o ministro Dias Toffoli votou contra o afastamento de Renan, acompanhando a divergência levantada por Celso de Mello que votou por manter Renan no cargo, mas impedí-lo de permanecer na linha sucessória presidencial. A ministra Rosa Weber  votou a favor do afastamento do presidente do Senado, empatando o placar em 3 a 3. Luiz Fux foi o sétimo a votar e também acompanhou o entendimento de Celso de Mello, ou seja, contra o afastamento de Calheiros da presidência.

Agência Brasil

Esposa de Sérgio Cabral aparece com roupa de presidiária

ADRIANA ANCELMO COM UNIFORME DA SEAP

ADRIANA ANCELMO COM UNIFORME DA SEAP

Adriana Ancelmo deixou para trás as joias caras e roupas de marca que marcaram sua vida como primeira-dama do Estado do Rio de Janeiro. No presídio Joaquim Ferreira, ela foi obrigada a adotar o uniforme padrão das detentas da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), um conjunto verde muito parecido ao usado pelo marido, o ex-governador Sérgio Cabral.

Nas imagens, Adriana aparece de cara lavada, com os cabelos presos para trás. A advogada também está usando brincos pequenos e uma pulseira modesta no braço esquerdo.Questionada sobre o uso dos acessórios, a Seap informou que “as internas são autorizadas a utilizar brincos pequenos”.

Ainda segundo o órgão, o que Adriana Ancelmo leva no pulso esquerdo são dois escapulários.

“É autorizado a toda interna utilizar esse ou outro qualquer adereço religioso”, informou a secretaria.

Ex-primeira-dama se apresentou à Justiça Federal

Acusada de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa pela força-tarefa da Lava-Jato no Rio, Adriana teve a prisão decretada pela Justiça Federal e se apresentou por volta das 17h desta terça-feira ao juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio. Isso aconteceu 19 dias após a o marido Sérgio Cabral, apontado como chefe do grupo que desviou ao menos R$ 224 milhões em obras com diversas empreiteiras – como a reforma do Maracanã e do Arco Metropoliltano – em troca de aditivos em contratos públicos e incentivos fiscais.

O esquema com empreiteiras bancou uma vida de luxo para Cabral, Adriana e outros envolvidos. O dinheiro de propina pagou viagens internacionais, idas a restaurantes sofisticados, uso de lanchas e helicópteros e compras de joias.

Uma das joias foi um anel avaliado em 800 mil reais que Adriana recebeu de presente durante uma viagem a Mônaco. O anel foi pago pelo empresário Fernando Cavendish, ex-dono da construtora Delta.

Cabral teria se utilizado também de um sistema de contabilidade paralelo da joalheria Antonio Bernardo.Segundo uma gerente, o ex-governador comprou mais de 5 milhões de reais em joias por esse sistema. Na joalheira H.Stern, Cabral teria comprado joias no valor de 2 milhões de reais. As compras eram feitas em dinheiro vivo, sem a emissão de notas fiscais.

Extra/Globo

Vítima de acidente de trânsito permanece no Walfredo Gurgel sem identificação

Mais um paciente internado em estado grave no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), está sem acompanhamento familiar. Vítima de atropelamento, o homem que aparenta 45 anos, sofreu trauma abdominal e permanece com quadro clínico instável.

No momento do resgate não portava documentos pessoais e, desde então, continua sem identificação. O acidente ocorreu no município de Ceará-Mirim e a remoção para o Walfredo Gurgel foi feita pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Como características físicas possui cerca de 70kg, 1,70m de altura, cabelos curtos pretos, pele parda, sem tatuagens, apresenta uma incisão cirúrgica e uma marca de queimadura no peito direito. Qualquer informação que possa levar ao reconhecimento do paciente deve ser repassada ao setor de Serviço Social do HMWG, através dos telefones 3232-7533 e 3232-7617. O Serviço Social funciona de domingo a domingo em plantões de 24h.

Comércio de rua vai abrir aos domingos durante o mês de dezembro

BANCOS E COMÉRCIO TEM HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO ALTERADO.

A PARTIR DO PRÓXIMO DOMINGO (11) AS PRINCIPAIS LOJAS DO CENTRO DA CIDADE E DO ALECRIM VÃO ABRIR AOS DOMINGOS.

O comércio de rua da capital potiguar amplia o horário de funcionamento para atender a demanda das vendas de fim de ano. A partir do próximo domingo (11) as principais lojas do Centro da Cidade e do Alecrim vão abrir aos domingos.

O horário será das 08 às 16h no Centro da Cidade e das 09 às 15h no Alecrim. Por se tratar de um período atípico de funcionamento, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal solicitou a Secretaria Estadual de Segurança Pública reforço no policiamento das áreas com o objetivo de dar mais tranqüilidade para quem vai comprar e para quem vai trabalhar.

Os grandes magazines do centro da cidade informaram o horário de funcionamento:

Riachuelo – 08 às 17hs

Renner – 08 às 16hs

C&A – 08 às 16hs

Americanas – 08 às 16hs