SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 2, 2016

PM apreende 52 armas de fogo somento no mês de dezembro

 FORAM CONTABILIZADOS CERCA DE 13.500 ATENDIMENTOS, POR MEIO DO TELEFONE DE EMERGÊNCIA 190 DURANTE O MÊS.

FORAM CONTABILIZADOS CERCA DE 13.500 ATENDIMENTOS, POR MEIO DO TELEFONE DE EMERGÊNCIA 190 DURANTE O MÊS.

A Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte contabilizou durante o mês de novembro a apreensão de 52 armas de fogo, das quais 33 eram revólveres, 6 pistolas e 13 armas longas. Também foram apreendidas 318 munições de diversos calibres, sete simulacros de armas para praticas de infrações penais, aproximadamente 14 kg de drogas e entorpecentes e quatro balanças de precisão destinadas ao tráfico de drogas, somente em Natal e Região Metropolitana.

Além das apreensões, a PM ainda capturou 30 foragidos do sistema penitenciário do Estado, os quais foram reconduzidos aos estabelecimentos prisionais para o cumprimento de suas respectivas penas restritivas de liberdade.

A Polícia Militar ainda recuperou, somente na Região Metropolitana, 49 veículos que continham registro de roubo ou furto, sendo restituídos aos seus devidos proprietários. De acordo com os relatórios do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) foram contabilizados cerca de 13.500 atendimentos, por meio do telefone de emergência 190 durante o mês.

IBGE: negros são 17% dos mais ricos e três quartos da população mais pobre

PARA A POPULAÇÃO NEGRA, SANEAMENTO BÁSICO MELHOROU  MAIS  PONTOS  PERCENTUAIS  QUE  O DA  POPULAÇÃO  BRANCA. (IMAGENS/TV BRASIL)

PARA A POPULAÇÃO NEGRA, SANEAMENTO BÁSICO MELHOROU MAIS PONTOS PERCENTUAIS QUE O DA POPULAÇÃO BRANCA. (IMAGENS/TV BRASIL)

Entre 2005 e 2015, aumentou o número de negros entre os brasileiros mais ricos, de 11,4% para 17,8%. Apesar disso, a população branca ainda é maioria – oito em cada dez – entre o 1% mais rico da população. Entre os mais pobres, por outro lado, três em cada quatro são pessoas negras, segundo informou hoje (2) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mais da metade da população brasileira (54%) é de pretos ou pardos (grupos agregados na definição de negros), sendo que a cada dez pessoas, três são mulheres negras.

De acordo com a Síntese de Indicadores Sociais – Uma análise das condições de vida da população brasileira, o rendimento está relacionado à escolaridade, de difícil acesso à população negra. Em 2015, apesar de o número de negros cursando o ensino superior ter dobrado, influenciado por políticas de ações afirmativas, somente 12,8% dessa população chegou ao nível superior, enquanto os brancos de nível superior eram que 26,5% do total no mesmo ano.

A dificuldade de os negros conseguirem entrar em uma faculdade reflete altas taxas de evasão escolar ainda no ensino fundamental, por causa das altas taxas de repetência ao longo da vida. Porém, as condições em que vivem também dificultam a escolarização.

A pesquisa do IBGE revela que pessoas pretas e pardas têm mais probabilidade de viver em lares em condições precárias, sem acesso simultâneo a água, esgoto e coleta de lixo, em relação à população que se declara branca. Em mais da metade das casas, negros também não têm máquinas de lavar roupa, presente em três a cada dez lares de pessoas brancas.

Apesar das desigualdades, o IBGE revela que essas condições melhoraram nos últimos anos. No caso do saneamento, o percentual de lares negros atendidos subiu de 44,2% para 55,3%, enquanto o atendimento em lares brancos aumentou de 64,8% para 71,9%.

O IBGE destacou também que o serviço de iluminação está universalizado, cobrindo 99,96% do país. Em 2015, a cobertura chegava a 83,5% das casas, principalmente em áreas urbanas.

De acordo com o especialista do IBGE André Simões, as desigualdades no acesso a serviços e ao ensino de qualidade – como a educação privada, onde a repetência é menor – espelham questões estruturais do país que datam da colonização. Para que a qualidade de vida do brasileiro melhore como um todo, ele defende políticas públicas focadas nos grupos desfavorecidos.

“A população preta ou parda vem ampliando o acesso à educação e saúde, mas há uma herança histórica muito grande, e isso indica que as políticas públicas devem continuar a focar, principalmente, nesse grupo”, disse o pesquisador. “Um país como o Brasil necessita de medidas específicas para corrigir essa desigualdade, esse é um ponto que deve ser frisado”.

O IBGE também perguntou sobre a situação do domicílio, se próprio ou alugado e, apesar da pequena diferença, maior proporção de negros que brancos vive de aluguel, em imóveis cedidos ou em outra condição. Os donos do próprio imóvel são quase o mesmo tanto.

Mais crianças na extrema pobreza

Entre os mais jovens, a Síntese de indicadores também destaca que, por conta da piora no cenário econômico entre 2014 e 2015, aumentou o percentual de crianças até 4 anos vivendo com até um quarto do valor do salário mínimo, de 15,2% para 17,6%. Mesmo assim, a situação é melhor que em 2005, quando quase quatro em cada dez crianças nessa idade vivam com cerca de R$ 200. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) classifica famílias que vivem com até um quarto de salário mínimo per capita como famílias de extrema pobreza.

Na década, a melhoria das condições de vida dessas crianças, cuja maioria é de pretas ou pardas, está relacionada ao aumento real dos salários e programas sociais de transferência de renda, de acordo com relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), citado pelo IBGE.

Agência Brasil

Divulgação do RN alcançará milhões de potenciais turistas estrangeiros

A DIVULGAÇÃO PELO PERÍODO DE UM MÊS É FRUTO DE CONTRATO ASSINADO ENTRE O GOVERNO DO ESTADO E A COMPANHIA TAP, COM RECURSOS DO RN SUSTENTÁVEL, NO ÚLTIMO MÊS DE OUTUBRO

A DIVULGAÇÃO PELO PERÍODO DE UM MÊS É FRUTO DE CONTRATO ASSINADO ENTRE O GOVERNO DO ESTADO E A COMPANHIA TAP, COM RECURSOS DO RN SUSTENTÁVEL, NO ÚLTIMO MÊS DE OUTUBRO

Durante todo o mês de dezembro, os principais destinos turísticos do Rio Grande do Norte serão vistos por milhares de passageiros de voos com destino a países europeus, das américas do Norte e do Sul e ainda da África. A revista de bordo da companhia aérea TAP deste mês traz na matéria de capa as belezas potiguares, além do encosto de cabeça em cada assento e em todos os voos, com mapa interligando a Europa a Natal.

A divulgação pelo período de um mês é fruto de contrato assinado entre o Governo do Estado e a companhia TAP, com recursos do RN Sustentável, no último mês de outubro. A promoção inclui ainda exibição de filmes promocionais do RN nos sistemas de entretenimento a bordo, e divulgação pelos canais de comunicação online da TAP, como websites da companhia, suas redes sociais e newsletters endereçadas aos diversos segmentos de cliente, com um alcance de vários milhões de potenciais turistas.

“É uma promoção inédita do Governo com a companhia, que já opera há 15 anos em nosso Estado. E com isso nosso Estado será visto em vídeo, em revista, em meios digitais e ainda no encosto dos assentos. Uma divulgação com alcance para milhões de passageiros, sobretudo nos 45 cidades europeias onde a companhia está presente e já que a TAP transporta mais de 11 milhões de passageiros por ano”, destaca o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

Para a presidente da Emprotur, Aninha Costa, esta campanha ratifica a aposta do Governo do Estado na pasta do turismo e a confiança de que o setor possibilita maior receita ao cofre estadual. “É uma divulgação, sobretudo, oportuna, em um mês de alta temporada e com foco em mercado potencial para nosso turismo durante o período. Isso só comprova o planejamento estratégico do Governo no investimento em nosso segmento”, completa.

A campanha se junta aos esforços do Estado na promoção dos seus destinos. Desde o ano passado o Governo tem investido de forma maciça na divulgação turística e na participação em feiras de Turismo, na esfera nacional e no mercado internacional. Somente este ano já foram 25 feiras e eventos com a presença do RN, em eventos na Espanha, Inglaterra, Portugal, Alemanha, Holanda, França, Itália, Argentina, Colômbia e Chile.

Como resultado destes investimentos do Governo do Estado, o Rio Grande do Norte foi apenas um dos três estados do Brasil a registrar aumento de turistas estrangeiros no primeiro semestre deste ano, com percentual 43,77% superior ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Superintendência da Polícia Federal no RN.

Pai de zagueiro morto em voo a Chapecoense critica Temer por “falta de respeito”

MORTES: "ACHO ISSO UMA FALTA DE RESPEITO COM AS FAMÍLIAS. SE ELE QUISER, QUE VENHA AQUI", DISSE PAI DE ZAGUEIRO MORTO (JAIME SALDARRIAGA/REUTERS)

MORTES: “ACHO ISSO UMA FALTA DE RESPEITO COM AS FAMÍLIAS. SE ELE QUISER, QUE VENHA AQUI”, DISSE PAI DE ZAGUEIRO MORTO (JAIME SALDARRIAGA/REUTERS)

Osmar Machado, pai do zagueiro Filipe Machado, aguarda a chegada do corpo do filho, vítima de acidente aéreo na Colômbia, para velório coletivo na Arena Condá, em Chapecó. Informado de que deveria ir ao aeroporto recepcionar o presidente Michel Temer, ele mostrou indignação.

“Falaram que eu vou ter que sair daqui e ir até o aeroporto dar um abraço no Temer. Acho isso uma falta de respeito com as famílias. Se ele quiser, que venha aqui. Isso é tão desrespeitoso que eu até acho que é mentira (a vinda do Temer)”, criticou.

O pai também afirmou que, após a cerimônia em Santa Catarina, a família irá realizar outro velório na Arena do Grêmio, no Rio Grande do Sul.

Embora Machado tenha defendido a camisa do Internacional por 10 anos, foi o Grêmio quem ofereceu o espaço e entrou em contato com a família.

“Não quero reclamar. Ou julgar. O Filipe tinha muitos amigos nos dois clubes. Mas quem nos contatou foi o Grêmio. Talvez por que o Inter tenha outras preocupações agora”, falou. Filipe Machado também teve uma breve experiência no Grêmio, dos 9 aos 11 anos.

Muito abalado, o pai de Machado contou que o filho estava vivendo um dos momentos mais felizes da sua vida. “Ele jogou em países de muito conflito, como o Irã, a Rússia e os Emirados Árabes… Mas foi aqui que o pior aconteceu”, lamentou.

Em luto, Osmar também chamou o piloto da companhia aérea LaMia de “imbecil” e “ganancioso”. “Pena que o piloto não está vivo pra ver tudo isso aqui, tudo o que ele fez com a gente”, disparou.

Segundo as investigações preliminares das autoridades colombianas, a queda do avião, que deixou 71 mortos e seis feridos, deveu-se à falta de combustível.

Osmar revelou que fez o trajeto de sua cidade, Gravataí, para Chapecó de carro – e que muitas vezes pensou em “enfiar o carro embaixo de um caminhão”. O pai do zagueiro morto no voo da LaMia disse que não fez uma bobagem porque precisa ser forte e ajudar a esposa e as filhas.

Exame

Dilma toma posse como presidente do conselho de órgão ligado ao PT

DILMA TOMA POSSE COMO PRESIDENTE DO CONSELHO CURADOR DA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO

DILMA TOMA POSSE COMO PRESIDENTE DO CONSELHO CURADOR DA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO

A ex-presidente Dilma Rousseff tomou posse nesta sexta-feira (2), em São Paulo, como presidente do conselho curador da Fundação Perseu Abramo, órgão de formação política do PT. Ela foi convidada para o cargo pelo presidente do partido, Rui Falcão.

Em seu estatuto, a Perseu Abramo declara que tem como fins “a pesquisa, a elaboração doutrinária e a contribuição para a educação política dos filiados do Partido dos Trabalhadores e do povo trabalhador brasileiro.”

O conselho curador da fundação é formado por 25 pessoas indicadas pelo diretório nacional do PT, com mandato de 4 anos. Segundo o estatuto da Perseu Abramo, o conselho faz reuniões trimestrais e tem, entre outras funções, a tarefa de deliberar sobre o orçamento e as contas da fundação.

Na prestação de contas entregue ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre o ano de 2015, o PT declarou despesas de R$ 23,2 milhões com “Criação e manutenção de fundação de pesquisa ou de doutrinação e educação política”. O dinheiro vem do fundo partidário, um montante repassado todos os anos pelo poder público para os partidos formalmente registrados junto ao TSE.

De acordo com a Folha, Falcão chegou a convidar Dilma para a presidência da Fundação Perseu Abramo, mas a iniciativa sofreu resistência dentro do PT. A alternativa foi indicá-la para o cargo de presidente do conselho curador.

Segundo nota divulgada pela Perseu Abramo, a ex-presidente da República citou, durante o evento para sua posse, a operação Lava Jato, a repressão policial a estudantes que ocupam escolas (que chamou de “violência policial”) e a relação entre corrupção e o sistema político vigente como os temas mais importantes do momento.

“É a hora e a vez da fundação. São grandes desafios. É muito importante para o PT que sejamos capazes de agir diante das mudanças da realidade”, disse ela, segundo o comunicado.

Dilma viaja ainda hoje para Cuba junto com o também ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os dois participarão de homenagens ao líder cubano Fidel Castro, que morreu aos 90 anos na noite de sexta passada.

Uol

Presidente do STJD ameaça punir Inter: “Ninguém ficará pelo tapetão”

ELENCO DO INTER SE MANIFESTOU CONTRA A ÚLTIMA RODADA (FOTO: TOMÁS HAMMES/GLOBOESPORTE.COM)

ELENCO DO INTER SE MANIFESTOU CONTRA A ÚLTIMA RODADA (FOTO: TOMÁS AMMES/GLOBOESPORTE.COM)

As  reiteradas declarações do Inter sobre o desfecho do Brasileirão ligaram o alerta do Superior Tribunal de Justiça Desportivo (STJD). O presidente do órgão, Ronaldo Piacente, disse que o órgão está atento ao que considera uma possível “manobra” para evitar o rebaixamento e que pode punir o clube gaúcho caso não entre em campo na última rodada do Brasileirão, no dia 11.

Na tarde da última quinta-feira, os jogadores colorados se dirigiram até a sala de imprensa do Beira-Rio e fizeram um pronunciamento. Lá, disseram estar abalados e sem condições de entrar em campo para enfrentar o Fluminense. Assim que deixaram o local, o presidente Vitorio Piffero disse que apoiava os jogadores. No entanto, questionado se aceitava o rebaixamento caso a última rodada fosse cancelada, disse que o “campeonato ficaria incompleto”.

– Não há motivo algum para não entrar em campo. Caso não entre, o tribunal analisará o ato do Inter e pode ser punido. Pode ser uma manobra e é isso que estamos atentos. Ninguém subirá, ficará ou cairá pelo tapetão – afirmou Piacente.

A justificava dos jogadores para não jogarem na rodada final foi o acidente com o avião da Chapecoense. Alex e Ceará, lideranças do vestiário, afirmaram que o grupo colorado está abalado pela tragédia que provocou a morte de 71 pessoas, entre eles vários amigos dos jogadores, e que não gostaria de entrar em campo diante do Fluminense, mas que respeitará a decisão da CBF.

Nesta sexta, diante da repercussão negativa do posicionamento, o Inter precisou se explicar. Em entrevista à Rádio Gaúcha, o diretor de futebol Ibsen Pinheiro negou qualquer manobra para permanecer na Série A e disse que o pedido para não jogar a última rodada partiu dos jogadores e não representava, necessariamente, o desejo da cúpula ou do clube. Uma nota oficial sobre o episódio também foi publicada no site do clube (leia abaixo).

Sobre a movimentação do Inter no STJD – na quarta-feira, o clube juntou documentos ao processo aberto pelo Bahia no início do ano sobre a suposta escalação irregular de Victor Ramos, do Vitória –, Piacente disse que, caso existam novas provas, elas serão analisadas, mas que o caso já foi analisado anteriormente e não foram encontradas irregularidades.

– A questão do Victor Ramos estamos analisando, mas veremos as provas. A Fifa e a CBF já disseram que a transferência foi regular. Há uma situação do STJD, mas veremos esse documento novo – concluiu o presidente do STJD.

Confira a nota divulgada pelo Inter

“Os atletas profissionais do Sport Club Internacional manifestaram publicamente seu profundo sentimento de dor e solidariedade diante da fatalidade que atingiu a Chapecoense, o futebol brasileiro e toda a comunidade esportiva no mundo inteiro, e o fizeram em seu próprio nome, com o protagonismo que suas relações profissionais asseguram, num Clube que historicamente os respeita como os principais agentes do futebol, juntamente com o torcedor, sem discriminação de qualquer espécie.

A direção do Internacional compreendeu e respeitou a manifestação de seus profissionais, e o fez pela palavra de seu Presidente, mas em nenhum momento expressou qualquer proposta que afetasse a competição.

O Internacional reafirma seu compromisso com a legalidade e os fundamentos morais de toda competição, o que faz com o mesmo respeito que merecem os resultados de campo, sejam os desfavoráveis, como os mais recentes, sejam as imensas conquistas da sua história. Qualquer que seja o caminho a que nos destinem os próximos resultados, o Internacional o percorrerá com a sua invariável dignidade.”

Globo Esporte

Natal lança Campanha de Combate ao Aedes aegypti “Sexta sem mosquito”

 O OBJETIVO É COMBATER O AEDES AEGYPTI, MOSQUITO TRANSMISSOR DE DOENÇAS COMO DENGUE, ZIKA E CHUKUNGUNYA.

O OBJETIVO É COMBATER O AEDES AEGYPTI, MOSQUITO TRANSMISSOR DE DOENÇAS COMO DENGUE, ZIKA E CHUKUNGUNYA.

A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou na manhã desta sexta-feira (2), na Praça do Pátio da Feira das Rocas, a campanha  “Sexta sem Mosquito. O objetivo é combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chukungunya. Durante toda a manhã, foram realizados diversos serviços de promoção à saúde, além de atividades educativas e culturais.

A solenidade de abertura contou com a participação da secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD-IS), Saudade Azevedo, que comentou sobre a importância da mobilização permanente de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti e da participação de todos.
“Estamos juntos com as Forças Armadas – Marinha, Exército e Aeronáutica – nessa batalha porque entendemos que só venceremos essa guerra contra o mosquito Aedes aegypti de mãos dadas, unindo forças. Pedimos o apoio da população para se juntar nessa prevenção. Mesmo com as diversas ações desenvolvidas pela SMS e parceiros, com mutirão de limpeza, visitas periódicas dos agentes de saúde e as ações realizadas nesse Dia D, é preciso que a população se conscientize e dê mais atenção aos cuidados diários com suas residências”, destacou Saudade Azevedo.
O Dia D contou com a apresentação do Teatro de Bonecos da equipe de Educação do CCZ, da Orquestra Filarmônica Reis Magos de Pium, Banda Leões de Judá e apresentação de palhaços, além de ações de saúde como verificação de pressão arterial, panfletagem, distribuição de hipoclorito de sódio, orientações de saúde, distribuição de preservativos, entre outras ações de promoção à saúde. Durante a solenidade a Secretaria Municipal de Saúde de Natal recebeu do Ministério da Saúde simbolicamente a chave de um carro que será utilizado para as ações de prevenção e combate ao Aedes Aegypti.
O Bairro das Rocas foi escolhido para iniciar as atividades por estar, atualmente, no nível máximo de alerta. Durante a solenidade, os agentes de endemias realizaram ações que consistiu na visita domiciliar vistoriando as casa do bairro, visando encontrar focos do mosquito, orientando as famílias sobre os cuidados com vasilhames e recipientes, pneus descobertos ou recipientes com água parada.
A ideia é que a cada sexta-feira, o Mutirão da Saúde esteja em um bairro diferente, apontado pelo Vigiadengue, metodologia utilizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para identificar as áreas de risco em Natal. O bairro das Rocas foi escolhido para iniciar as atividades por estar, atualmente, no nível máximo de alerta. Próxima sexta-feira, a ação será em frente a Unidade de Saúde de José Sarney.
Em todo o Brasil, esta sexta-feira será dia de mobilização nacional que consiste em ações integradas e simultâneas, desenvolvidas em articulação com prefeituras, governos estaduais e população. Ministros de Estado, militares das Forças Armadas, agentes de saúde e de defesa civil, além de outras autoridades, visitarão residências, escolas, órgãos públicos, canteiros de obras e outros locais para conscientizar a população sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o Aedes aegypti.

Municípios potiguares recebem Selo da Unicef

 A CERIMÔNIA TEVE A PRESENÇA DOS PREFEITOS DOS 49 MUNICÍPIOS PREMIADOS POR IMPLEMENTAREM POLÍTICAS PÚBLICAS PARA DIMINUIR AS DESIGUALDADES E GARANTIR OS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES

A CERIMÔNIA TEVE A PRESENÇA DOS PREFEITOS DOS 49 MUNICÍPIOS PREMIADOS POR IMPLEMENTAREM POLÍTICAS PÚBLICAS PARA DIMINUIR AS DESIGUALDADES E GARANTIR OS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES

Quarenta e nove municípios potiguares receberam, nesta sexta-feira (02), o Selo Unicef- Município Aprovado (2013-2016). O evento aconteceu na Escola de Governo, e contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN).

A cerimônia teve a presença dos prefeitos dos 49 municípios premiados por implementarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. Estiverem presentes na cerimônia, também, a secretária adjunta da Sethas-RN, Maira Oliveira, o secretário de Relações Institucionais, Getúlio Ribeiro, representantes da Unicef e do Ministério Público.

A secretária adjunta da Sethas, Maira Almeida, ressaltou a importância do Selo Unicef. “ É uma premiação muito importante para o município, pois significa que ele pensa e executa políticas para a criança e do adolescente e também mostra que houve um avanço nessa política e que existe um retorno da comunidade”.

O Selo Unicef- Município Aprovado é uma premiação que tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento da gestão municipal no cumprimento do seu papel constitucional, alcançando resultados por meio de políticas públicas efetivas para promover a proteção integral da população de até 17 anos. 308 municípios do Semiárido Brasileiro receberam o selo Unicef este ano.

Municípios Premiados

Acari

Afonso Bezerra

Alto do Rodrigues

Antônio Martins

Apodi

Baía Formosa

Bento Fernandes

Brejinho

Cerro Corá

Coronel João Pessoa

Currais Novos

Doutor Severiano

Parnamirim

Extremoz

Florânia

Guamaré

Ipueira

Itaú

Janduís

Jucurutu

Lajes

Lucrécia

Macaíba

Major Sales

Martins

Messias Targino

Nova Cruz

Olho-d’Água do Borges

Ouro Branco

Parazinho

Parelhas

Rio do Fogo

Passa e Fica

Pau dos Ferros

Portalegre

Serra Caiada

Riacho da Cruz

Rodolfo Fernandes

Santa Cruz

Santana do Seridó

São João do Sabugi

São Paulo do Potengi

São Tomé

Severiano Melo

Tenente Laurentino Cruz

Timbaúba dos Batistas

Venha-Ver

Vera Cruz

Viçosa