SELO BLOG FM (4)

Categoria: novembro 23, 2016

Natalenses se voluntariam para promover ações beneficentes neste sábado

 NA OCASIÃO SERÃO OFERECIDOS ATENDIMENTO MÉDICO E ODONTOLÓGICO, PALESTRAS E ATIVIDADES RECREATIVAS.

NA OCASIÃO SERÃO OFERECIDOS ATENDIMENTO MÉDICO E ODONTOLÓGICO, PALESTRAS E ATIVIDADES RECREATIVAS.

Motivados pelo desejo de ajudar ao próximo e fazer a diferença na vida de pessoas, voluntários em Natal se reúnem neste sábado (26) para promover um dia inteiro de atividades socioeducativas e médicas. A iniciativa faz parte da ação social ‘Ame Seu Vizinho’ e irá beneficiar oito instituições da cidade.

A ideia do projeto é a de que cada participante possa contribuir doando um pouco de seu tempo e conhecimentos para tocar positivamente a vida de outra pessoa. Na ocasião serão oferecidos atendimento médico e odontológico, palestras e atividades recreativas.

A ação social ‘Ame Seu Vizinho’ promoverá ainda um mutirão de limpeza na Comunidade Jiqui – ajudando a restaurar a casa de quatro famílias. Os voluntários irão repintar os muros das casas, corrigir possíveis falhas nos telhados, reformar banheiros e promover outros reparos se preciso.

As instituições escolhidas para participar da ação este ano são: Espaço Vivei, Casa de Apoio Pocinho de Jacó, Instituto Amar, Penitenciária Feminina João Chaves, AMAI, Juvino Barreto, Casa de Acolhimento II e a Comunidade Nova Aliança.

Mais sobre o projeto

A ação social ‘Ame Seu Vizinho’ surgiu na Igreja Videira como meio para que a instituição pudesse desempenhar um papel de maior relevância para a sociedade à sua volta. Desde 2007 quando a Igreja veio para Natal, a sua motivação principal era a de buscar formas para ajudar outras pessoas – membros ou não da comunidade cristã. Inicialmente, a proposta era a de contribuir mensalmente com uma instituição.

Com pouco tempo, os voluntários envolvidos deram início a um processo de ampliação deste projeto, contemplando um número maior de instituições e modificando positivamente a vida de dezenas de pessoas. O acréscimo no número de instituições atendidas somente é possível graças a iniciativa de mais voluntários interessados em contribuir com o projeto. A igreja vem crescendo na cidade e conta atualmente com cerca 2.000 membros.

 

Audiência pública vai debater atenção à saúde de diabéticos

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) vai promover audiência pública sobre diabetes na próxima sexta-feira (25), às 8h30, no auditório da Governadoria, em Natal.

O evento é realizado em conjunto pelas 62ª, 48ª e 47ª Promotorias de Justiça da Comarca de Natal e objetiva discutir a rede de atenção ao paciente diabético, desde a atenção básica à atenção terciária no Estado, em especial no Município de Natal.
A audiência é aberta ao público. Na oportunidade, serão prestados esclarecimentos acerca da importância do autocuidado, da assistência à saúde e sobre a atuação ministerial na área respectiva. Além disso, os promotores de Justiça aproveitarão para obter informações dos participantes sobre a prestação dos serviços mencionados e os problemas identificados pelos usuários do sistema público de saúde.

Foram convidados para o evento os membros do MPRN e do Tribunal de Justiça, que atuam nas Varas da Fazenda Pública de Natal; integrantes do Comitê Estadual de Demandas Judiciais da Saúde; da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte; da OAB-RN; das Secretarias de Saúde do Estado e do Município de Natal; de hospitais públicos; do Conselho Estadual de Saúde; Conselho Municipal de Saúde de Natal; da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) de Natal; dos conselhos regionais de Medicina, de Enfermagem e Farmácia; Sociedade Endocrinologia e Metabologia do RN; de associações que reúnem diabéticos, entre outros.

TRT RN assume a 2º colocação na Olimpíada da Justiça do Trabalho

 AO TODO OS ATLETAS DA 21ª REGIÃO CONQUISTARAM 84 MEDALHAS. SÃO 28 DE OURO, 31 DE PRATA E 25 DE BRONZE.

AO TODO OS ATLETAS DA 21ª REGIÃO CONQUISTARAM 84 MEDALHAS. SÃO 28 DE OURO, 31 DE PRATA E 25 DE BRONZE.

A equipe do TRT21/Rio Grande do Norte ocupa, até o momento, a segunda colocação no ranking geral de medalhas na Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho que está acontecendo em Natal e segue até a próxima sexta-feira (19).  Ao todo os atletas da 21ª Região conquistaram 84 medalhas. São 28 de ouro, 31 de prata e 25 de bronze.

O Rio Grande do Norte iniciou os jogos em terceiro lugar, mas na manhã desta quarta-feira (23) assumiu a segunda colocação e a expectativa é que até o final do dia conquiste a liderança podendo se consagrar tri campeão olímpico.

“Estamos confiantes. Ainda faltam computar as medalhas obtidas nas provas de natação hoje pela manhã onde a equipe do TRT21 teve ótimas colocações”, avaliou o coordenador dos jogos em Natal, Gilson Lacerda, presidente da Associação dos Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (Astra 21), responsável pelos atletas do tribunal potiguar.

O Rio Grande do Norte é ouro no atletismo e natação, onde bateu recorde além do handebol masculino e tênis de mesa. Mas é a equipe do Rio Grande Sul que está na liderança da Olimpíada com 78 medalhas, sendo 32 de ouro, 27 de prata e 19 de bronze. O terceiro lugar é dos atletas do Tribunal Superior do Trabalho, como 19 ouro, 8 prata e 12 bronze, totalizando 39 medalhas.

Nesta quinta-feira (24) pela manhã acontecem as competições de pesca, na praia da Redinha, e tiro ao alvo em Pium, e durante todo o dia a semifinal das modalidades basquete, futsal, damas, vôlei e futebol society. Na sexta-feira acontecem os jogos da final pela manhã e à tarde nos ginásios da UFRN e SESI. Já à noite, a partir das 19 horas, ocorre a cerimônia de encerramento no Praia Mar Hotel.

A XV Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho foi aberta sábado passado (19) e reúne na cidade 1300 atletas entre servidores, juízes e desembargadores da justiça trabalhista de todo o país.

Vereador eleito Cícero Martins revela que Kleber Fernandes iria votar em Raniere Barbosa, mas foi influenciado por “forças ocultas”

 “NÃO TENHO DÚVIDA, QUE O MELHOR NOME PARA PRESIDIR A CÂMARA, É O DE RANIERE BARBOSA, BASTA VER O SEU TRAJETO E TRÂNSITO POLÍTICO”, DEFENDE CÍCERO MARTINS


“NÃO TENHO DÚVIDA, QUE O MELHOR NOME PARA PRESIDIR A CÂMARA, É O DE RANIERE BARBOSA, BASTA VER O SEU TRAJETO E TRÂNSITO POLÍTICO”, DEFENDE CÍCERO MARTINS

Em meio à polêmica que se tornou a eleição da presidência da Câmara Municipal de Natal, o vereador eleito Cícero Martins (PTB), revelou na tarde de hoje (23), que a candidatura de Raniere Barbosa (PDT) ao comando do Legislativo municipal tinha, inicialmente, o apoio do vereador eleito Kleber Fernandes (PDT), que agora aparece como um dos oponentes de Raniere na disputa. Segundo Cícero, o recuo de Kleber se deu após este ceder a interferência de “forças ocultas”.

“Iniciamos reuniões periódicas com vereadores antigos e novos, e formamos um Manifesto de boas ideias para uma melhor gestão da Câmara. De forma democrática, foi perguntada a qual dos colegas teria interesse em ser Presidente, e o único que se prontificou foi o Vereador Raniere Barbosa, cujo nome foi aclamado por todos os presentes, inclusive o vereador Kleber Fernandes. No entanto, posteriormente, Fernandes surgiu como candidato em outra situação, devido a interferência de “forças ocultas”.

Apesar de não citar nomes, as “forças ocultas” ditadas por Cícero Martins, atendem pelo nome do prefeito Carlos Eduardo, que apesar de ter tido Raniere Barbosa como o seu líder na casa e estarem juntos no mesmo partido, encampou uma campanha nos bastidores em prol do nome de Kleber Fernandes. A relação entre Raniere e Carlos Eduardo, que já vinha desgastada desde a campanha eleitoral, foi rompida oficialmente ontem (22), após o prefeito nomear o vereador Julio Protásio (PDT), como seu novo líder do executivo na CMN.

“Não tenho dúvida, que o melhor nome para Presidir a Câmara, é o de Raniere Barbosa, basta ver o seu trajeto e trânsito político”, defende Cícero Martins.

Considerado um dos articuladores para eleição de Raniere, Martins ressalta ainda que a Câmara vive um momento em que precisa de independência.

“Os vereadores e a população de Natal estão esperando uma Câmara mais independente e qualificada. Problemas pessoais não nos interessam”, finalizou.

Suspeito de tráfico de drogas é preso em São Gonçalo do Amarante

 COM ELE FOI ENCONTRADO ENTORPECENTES COMO COCAÍNA, MACONHA E CRACK, ALÉM DE BALANÇA DE PRECISÃO E MUNIÇÕES CALIBRE .38

COM ELE FOI ENCONTRADO ENTORPECENTES COMO COCAÍNA, MACONHA E CRACK, ALÉM DE BALANÇA DE PRECISÃO E MUNIÇÕES CALIBRE .38

Policiais do 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM) prenderam na tarde desta terça-feira (22), na comunidade dos Barreiros, em São Gonçalo do Amarante, Weverton Rodrigues da Silva, de 24 anos, mais conhecido por “Betinho”, pelo crime de tráfico de entorpecentes.

Ele também estava foragido da Justiça com um mandado de prisão em aberto. O infrator comercializava entorpecentes em frente a uma residência na localidade conhecida como “Conjunto de Todos” e iniciou uma fuga ao perceber a aproximação policial.

Com ele foi encontrado entorpecentes como cocaína, maconha e crack, além de balança de precisão e munições calibre .38. Todo o material apreendido foi entregue na Delegacia de Polícia de São Gonçalo do Amarante onde o capturado foi autuado em flagrante, devendo ficar à disposição da Justiça.

Em obras, Centro de Convenções dobrará sua capacidade

Na manhã desta quarta-feira (23), o Secretário de Infraestrutura, Jader Torres, acompanhado da Adjunta Ieda Cortez, e do subsecretário de obras, Haroldo Abuana, vistoriou a obra de ampliação do Centro de convenções de Natal, localizado na Via Costeira, em Natal.

Considerada uma ação prioritária pelo Governo do RN, o equipamento turístico e de eventos passará da área atual de 14.255,39 m2 para 23.639,32 m2, duplicando sua capacidade para cerca de 12 mil pessoas. Com 22% dos serviços executados, a ampliação do local vai fomentar a escolha de Natal para sediar eventos, potencializando o turismo da capital.

Atualmente, a obra está em fase de concretagem da estrutura, executando pilares, vigas e lajes. As fundações e cortinas de contenção já foram concluídas. O projeto prevê um novo pavilhão de eventos multiuso com configuração flexível, e possibilidade de uso de divisórias móveis sobre trilhos, o que possibilitará acorrer eventos independentes simultaneamente, ajustando-se a demandas de público diversas.

Este pavilhão contará ainda com três baterias de banheiros e cozinha de apoio com bar (de acesso independente às áreas de carga e descarga). Orçada em 35 milhões de reais, a obra conta com recursos assegurados pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Turismo, e contrapartida do Governo do Estado de R$ 5 milhões.

PROCON Natal orienta consumidores para a Black Friday

 COM A CHEGADA DA DATA, O PROCON NATAL ORIENTA OS CONSUMIDORES SOBRE OS CUIDADOS AO REALIZAREM AS COMPRAS NESTE PERÍODO.


COM A CHEGADA DA DATA, O PROCON NATAL ORIENTA OS CONSUMIDORES SOBRE OS CUIDADOS AO REALIZAREM AS COMPRAS NESTE PERÍODO.

No próximo dia 25 de novembro ocorrerá a edição 2016 da Black Friday, grande evento de descontos promovido pelo varejo em sites e lojas físicas com reduções de preços prometidas que podem chegar a 80% do valor original do produto. Com a chegada da data, o PROCON Natal orienta os consumidores sobre os cuidados ao realizarem as compras neste período.
O PROCON Natal destaca que deve ser realizada com antecedência uma pesquisa de preços das mercadorias que se pretende adquirir, seja presencialmente ou pela Internet para que a compra seja efetuada com segurança. Para a Diretora Geral do PROCON Natal, Aíla Cortez, a finalidade da pesquisa é verificar se os descontos oferecidos neste período promocional correspondem de fato à redução de valores dos produtos da loja.
No caso de compras online, deve-se ficar atento e tomar algumas precauções:
– gravar as telas e todas as comunicações eventualmente realizadas, no caso das lojas online;
– verificar a segurança do site, se o endereço eletrônico apresenta o protocolo HTTPS, verificado na barra do navegador e pelo uso de certificados;
– optar por sites com boa reputação;
– conferir se no navegador de acesso à internet é exibido um ícone em forma de cadeado colorido e fechado. Ao clicar em cima do cadeado, deve aparecer o certificado de segurança do site;
– antes de clicar em um link, passar o mouse em cima para verificar se o endereço que aparece na barra inferior do navegador é o mesmo.
– manter computador ou dispositivo móvel protegido, com senhas, antivírus e firewall atualizados, além de usar redes wifi seguras;
– checar as condições de entrega e o valor do frete, pois muitas vezes o preço exibido não inclui o custo de envio;
– exigir nota fiscal e guardar os comprovantes tanto nas lojas online, quanto físicas.
Outro aspecto a ser verificado no site das empresas é a existência de formas de contato alternativos, com indicação obrigatória de endereço físico e telefone, elementos que, se ausentes, já indicam a probabilidade de dificuldade de comunicação com a empresa para qualquer esclarecimento necessário. Nas compras on-line, o consumidor deverá preferencialmente optar pelo pagamento via cartão de crédito, uma vez que o cancelamento dessas compras, em caso de qualquer problema, torna-se mais fácil de ser feito do que em compras realizadas por boletos. É importante verificar se o site apresenta o CNPJ da empresa.
Da mesma forma, nas comprar realizadas pela internet aplica-se o direito de arrependimento,ou seja, o consumidor pode desistir da compra em até sete dias a contar do recebimento do produto, devolvendo o produto em perfeito estado para receber o seu dinheiro de volta, direito este não previsto para as compras realizadas presencialmente nos estabelecimentos comerciais, quando o consumidor tem contato direto com a mercadoria, nestes casos, a dica do Procon é para o consumidor prestar atenção na política de trocas de cada estabelecimento, o qual deverá ser visível aos clientes.
Para qualquer esclarecimento ou dúvida o PROCON NATAL disponibiliza o whatsapp 98870-3865 ou e-mail, [email protected] e para ingressar com reclamação, o Procon Natal fica situado na Rua Seridó, 355, Petrópolis,  funcionando das 8h às 14h, telefone 3232-9050.

Senado debate abuso de autoridade; Renan diz que é preciso atualizar a lei

 “NENHUM AGENTE DO ESTADO, DE NENHUM PODER, ESTÁ AUTORIZADO A USAR SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS PARA OFENDER, HUMILHAR, AGREDIR QUEM QUER QUE SEJA”, DISSE O PRESIDENTE DO SENADO

“NENHUM AGENTE DO ESTADO, DE NENHUM PODER, ESTÁ AUTORIZADO A USAR SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS PARA OFENDER, HUMILHAR, AGREDIR QUEM QUER QUE SEJA”, DISSE O PRESIDENTE DO SENADO

Ao abrir debate temático no plenário do Senado sobre o projeto que modifica o texto da lei de Abuso de Autoridade (Lei 4.898/1965), o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que a legislação atual está desatualizada e que alterações são necessárias para resguardar direitos dos cidadãos contra o eventual autoritarismo do Estado.

“Nenhum agente do Estado, de nenhum poder, está autorizado a usar suas atribuições legais para ofender, humilhar, agredir quem quer que seja. Todo poder oprime, seja qual for a origem desse poder, e não há poder sem limites. A diferença é que, na ditadura, limitam-se os direitos em detrimento do cidadão, enquanto, na democracia, as liberdades civis são respeitadas, e os freios dirigem-se exatamente ao poder estatal para proteger o indivíduo”, disse Renan.

O Projeto de Lei nº 280, de 2016 foi apresentado por Renan, que considera que a legislação vigente está defasada e, por isso, precisa de aprimoramentos. Ontem (22), os senadores aprovaram regime de urgência para o projeto. O texto estava sendo analisado pela Comissão da Consolidação da Legislação Federal e da Regulamentação da Constituição. Com o pedido, o texto será votado em plenário.

Foram convidados para a sessão o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia. Em função de compromissos, eles não compareceram ao debate e enviaram representantes. Gilmar Mendes confirmou presença na próxima sessão de discussão sobre o tema, no dia 1° de dezembro, quando também deve participar o juiz federal Sérgio Moro. O representante da OAB na sessão disse que o presidente da instituição também virá ao próximo debate do dia 1°.

No plenário do Senado, a subprocuradora-geral da República, Luiza Cristina Fonseca Frischeisen, manifestou discordância com a proposta em discussão e disse que vários dos tipos penais que se pretende colocar na nova lei já existem no Código Penal e que hoje não se trabalha na ausência de regras. “Existem regras, tanto do ponto de vista administrativo como do disciplinar, de cada uma das instituições dos órgãos de governo, especialmente Ministério Público, magistratura e polícias, e existem também tipos penais”, disse.

O defensor público-geral federal, Carlos Eduardo Barbosa, defendeu a necessidade de atualizar a legislação que trata de abuso de autoridade. “Eu penso que a lei de abuso de autoridade é na verdade um importante instrumento que vai ser dado à própria magistratura e um importante instrumento que vai ser dado ao próprio Ministério Público em uma das funções que lhes são caras e que hoje talvez não estejam bem aparelhadas, que é o controle externo da atividade policial. Hoje vê-se, na prática, que o próprio Ministério Público tem algumas dificuldades em levar a cabo essa atividade”, disse.

O representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Alberto Ribeiro Simonetti, afirmou que a OAB realiza debates internos sobre cada um dos temas abordados no projeto e, logo que esse debate seja finalizado, irá encaminhar sugestões ao Senado. Simonetti observou que, ainda que o Conselho Federal da Ordem não tenha concluídos os debates, “neste ato, a OAB é, sim, favorável a toda e qualquer reforma na legislação que venha a tolher o abuso de autoridades”.

A proposta de Renan de atualizar a Lei de Abuso de Autoridade provocou reações contrárias de magistrados, como Sérgio Moro, e da Associação dos Juízes Federais do Brasil que classificou a iniciativa como uma tentativa de intimidar os juízes.

O projeto apresentado por Renan prevê que servidores públicos e membros do Judiciário e do Ministério Público possam ser punidos caso sejam determinadas prisões “fora das hipóteses legais”, como ao submeter presos ao uso de algemas sem que apresentem resistência à prisão e fazer escutas sem autorização judicial, atingindo “terceiros não incluídos no processo judicial ou inquérito”.