SELO BLOG FM (4)

Categoria: outubro 27, 2016

Mais de 3,3 milhões de estudantes ainda não acessaram o local de prova do Enem

Até a manhã de hoje (27), 3.384.940 candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda não tinham acessado o cartão de confirmação de inscrição no exame, que contém o local de prova, de acordo com balanço do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O acesso é de responsabildade do candidato. A recomendação é que os participantes conheçam o trajeto com antecedência para evitar atrasos no dia da prova que, neste ano, será nos dias 5 e 6 de novembro.

O cartão está disponível pela internet, na Página do Participante, e também no aplicativo do Enem, nas plataformas Android, iOS e Windows Phone. De acordo com o Inep, responsável pelo exame, 5,2 milhões do total de mais de 8,6 milhões de candidatos já sabem onde farão as provas. O número equivale a mais de 60% dos candidatos.

Para lembrar os estudantes, o Inep faz uma campanha de alerta, enviando SMS e e-mail a cada três dias para quem ainda não acessou o cartão. No dia da prova, não é obrigatória a apresentação do cartão.

Além do local, data e horário de prova, o cartão de confirmação traz o número de inscrição do estudante, a opção de língua estrangeira e, quando for o caso, a indicação de atendimento especializado e específico e a solicitação de certificação do ensino médio.

Para obter o cartão, o participante deve acessar o site do Enem na área destinada ao participante. É preciso informar CPF e senha. Segundo o Inep, a Página do Participante é a principal fonte de acesso, com 5.021.742 consultas. O aplicativo Enem 2016 foi utilizado por 126.101 estudantes com a mesma finalidade. Além disso, 94.412 inscritos acessaram o Cartão de Confirmação nos dois ambientes.

Enem 2016

Nos dois dias de prova do Enem (5 e 6 de novembro), os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. Os estudantes devem ficar atentos ao horário de verão e verificar na localidade onde moram o horário exato do exame. As provas começam a ser aplicadas às 13h30.

No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências humanas e de ciências da natureza, com duração de quatro horas e meia. No segundo dia, os participantes terão cinco horas e meia para resolver questões de linguagens e códigos, redação e matemática.

A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); bolsas na educação superior privada, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); além de ser requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.

Dia mundial do AVC no Partage Norte Shopping

avc

Segundo dados da World Stroke Organization (Organização Mundial de AVC), um em cada seis indivíduos no mundo terá um AVC ao longo de seu curso de vida. Tais dados chamam atenção para a importância de ações voltadas à vigilância da saúde dessas pessoas, tanto no sentido de reabilitação quanto de prevenção e promoção da saúde, a fim de favorecer a qualidade de vida da população.

Em apoio ao Dia Mundial do AVC, instituído no dia 29 de outubro, o Partage Norte Shopping criou um espaço, em parceria com o Instituto do Cérebro, onde os frequentadores poderão receber orientações sobre prevenção, verificar os fatores de risco e tirar dúvidas sobre o tema.

Os visitantes passarão por aferição de pressão, cálculo do IMC, teste de glicemia e preencherão um questionário sobre os fatores de risco. Além disso, o espaço irá dispor de uma brinquedoteca para os pequenos aguardarem os pais. Os atendimentos serão realizados neste sábado (29), no primeiro piso do empreendimento, em frente à loja Magazine Luiza, das 10h às 22h.

Serviço:

“Dia Mundial do AVC”

Data: 29 de Outubro de 2016;

Entrada: Gratuita;

Local: Piso L1 do Partage Norte Shopping Natal;

Endereço: Avenida Doutor João Medeiros Filho, 2395 – Potengi;

Horário: 10h às 22h;

Supremo considera legítimo cortar ponto de servidor em greve

greve

O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou legítima nesta quinta-feira (27) a possibilidade de órgãos públicos cortarem o salário de servidores em greve desde o início da paralisação.

Não poderá haver o corte nos casos em que a greve for provocada por conduta ilegal do órgão público, como, por exemplo, o atraso no pagamento dos salários.

Com a decisão, a regra passa a ser o corte imediato do salário, mas os ministros abriram a possibilidade de haver acordo para reposição do pagamento se houver acordo para compensação das horas paradas.

A decisão tem repercussão geral, devendo ser aplicada pelas demais instâncias judiciais em processos semelhantes.

No julgamento, os ministros analisaram um recurso apresentado pela Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), que, em 2006, foi impedida pela Justiça estadual de realizar o desconto na folha de pagamento dos funcionários em greve.

Chacina: Seis pessoas são assassinadas na cidade de João Câmara

VÍTIMAS MORRERAM COM TIROS NA CABEÇA. (FOTO: PORTAL BO)

VÍTIMAS MORRERAM COM TIROS NA CABEÇA. (FOTO: PORTAL BO)

Uma chacina foi registrada na cidade de João Câmara, na tarde desta quinta-feira (27). Seis homens foram assassinados a tiros, quando estavam em via pública. Pelas características, a polícia suspeita de execução.

As seis vítimas estavam juntas e, segundo testemunhas contaram inicialmente aos policiais, bandidos armados teriam chegado em carros. Eles cercaram o grupo e começaram a atirar.

Algumas das vítimas tentaram correr, mas foram alcançadas. Um dos jovens mortos foi assassinado dentro de uma casa. As vítimas ainda não foram identificadas e nem a polícia sabe o que pode ter motivado a chacina.

O crime, cometido em plena luz do dia, chamou atenção da população de João Câmara e dezenas de pessoas estão no local onde os corpos foram encontrados, na comunidade conhecida como Açudinho.

Portal BO

Avenida Itapetinga será interditada por 15 dias para obras de esgotamento

Para que sejam executados serviços da obra de esgotamento sanitário da Zona Norte, a Avenida Itapetinga, no Conjunto Santarém, terá uma das vias interditadas a partir desta segunda-feira, 31.

O trecho interditado fica entre a Rua Tupã e a Avenida Rio Doce. Será fechada apenas a via no sentido da Avenida João Medeiros Filho, ficando a outra funcionando em mão dupla.

A orientação sobre o trânsito no local ficará a cargo da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU). As linhas de ônibus que passam pela área (01A, 01B, 15/16, 17/78, 60, 64A/43, 73 e 78A/47) não sofrerão desvios em seus itinerários por causa da obra, segundo a STTU.

Segundo o coordenador do Grupo de Acompanhamento de Obras da Caern, engenheiro Paulo Vieira Cunha, a previsão é que esse trecho da obra seja concluído em 15 dias.

Novo Jornal

Audiência discute proposta de regulamentação para ZPA-8

 O EVENTO CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE CERCA DE 100 PESSOAS, ENTRE ELAS 34 REPRESENTANTES DE DIVERSAS ENTIDADES DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA, ALÉM DE MORADORES DA REGIÃO.

O EVENTO CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE CERCA DE 100 PESSOAS, ENTRE ELAS 34 REPRESENTANTES DE DIVERSAS ENTIDADES DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA, ALÉM DE MORADORES DA REGIÃO.

A proposta para regulamentação da Zona de Proteção Ambiental – 8 (ZPA-8), conhecida como Ecossistema Manguezal e Estuário Potengi/Jundiaí, foi apresentada à população, na manhã desta quinta-feira (27), pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Localizada nas zonas Oeste e Norte da cidade, a ZPA-8 é a maior de Natal, ocupando 13,1% do território da cidade, e sua regulamentação é de extrema importância para garantir a preservação deste importante ecossistema. O anteprojeto de lei apresentado pela Semurb define parâmetros urbanísticos e ambientais e propõe o zoneamento em três subzonas: a de preservação, de conservação e de uso restrito que estabelece o que pode e não ser realizado em cada área.

O evento aconteceu no auditório da Câmara de Diretores Lojistas de Natal (CDL) e foi aberto pelo titular da Semurb, Marcelo Rosado, que ressaltou a importância da participação popular neste processo de discussão. O secretário afirmou que a equipe da Semurb tem se esforçado bastante para seguir com as regulamentações da ZPA’s e esta é primeira audiência de duas sobre a ZPA-8, que voltará a ser discutida no final do mês de novembro em data e local a serem divulgados posteriormente. “Após a realização das audiências e recebimento das contribuições da população o projeto de lei ainda passa pelos Conselhos para ser encaminhado à Câmara dos Vereadores, explica.

Após a abertura e votação do regimento, a audiência seguiu com a apresentação da proposta pela técnica da Semurb, Karitana Sousa. Por ser uma área extensa e que abrange vários bairros de Natal, a proposta de regulamentação dividiu a ZPA-8 em dois setores: A e B, sendo Setor A, na Região Administrativa Norte, que abrange partes dos territórios dos bairros de Redinha, Potengi e todo o bairro de Salinas e o setor B, na Região Administrativa Oeste, que corresponde a parte dos bairros Quintas, Nordeste, Bom Pastor, Felipe Camarão e Guarapes.

Na proposta estão previstas a atualização do estudo das áreas de risco realizado em 2008 e a criação de um Conselho Gestor que proporcione o debate, avaliação, fiscalização e parcerias na implantação das políticas visando a proteção da área. Também estão inclusas sugestões de ações e projetos que busquem minimizar os impactos sobre os recursos ambientais, de acordo com os diagnósticos do Orçamento Participativo e do Plano de Gestão Integrada do Projeto Orla.

De acordo com a secretária adjunta da Semurb, Floresia Pessoa, a até a regulamentação da ZPA-8 não estão permitidas construções no local, de acordo com o Plano Diretor. Por isso, a regulamentação desta área torna-se imprescindível tanto pela relevância ambiental, principalmente pela extensa área de manguezal que somada às outras áreas de APP correspondem a 83,4% da área total da ZPA 8, quanto pela pressão da urbanização da região que gera diferentes conflitos socioambientais. Ainda segundo ela, o objetivo é assegurar “a adequação das habitações as condicionantes ambientais de riscos de inundação e/ou erosão e o fim das atividades incompatíveis com uma ZPA”, acrescenta.

O evento contou com a participação de cerca de 100 pessoas, entre elas 34 representantes de diversas entidades da sociedade civil organizada, além de moradores da região. Após a apresentação da proposta será aberto um prazo de 10 dias para o envio das contribuições oriundas dessa Audiência Pública, que deverão ser encaminhadas e protocoladas na Central de Atendimento da Semurb, até o dia 17 de novembro. Todos os estudos e a minuta de lei estão disponíveis para consulta no site da prefeitura http://portal.natal.rn.gov.br/semurb/paginas/ctd-1150.html

SOBRE A ZONA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL 8

A Zona de Proteção Ambiental 8 (ZPA 8), também denominada como Zona de Proteção Ambiental Ecossistema Manguezal e Estuário Potengi/Jundiaí, localiza-se nas Regiões Administrativas (RA) Norte e Oeste do Município de Natal, sendo a maior das zonas de proteção ambiental do município. A ZPA 8 ocupa uma área de 2.210 há, sendo a maior ZPA de Natal correspondendo a 35,6% da área ocupada pelas ZPAs e por 13,1% da área do município. De acordo com o Censo Demográfico de 2010 a área ZPA 8, possui 22.521 habitantes e se caracteriza pela presença predominante da população com rendimento mensal de até 3 salários mínimos, aspecto que se constituiu, em 2007, parâmetro para o estabelecimento da Mancha de Interesse Social (MIS) do município, onde a ZPA 8 está totalmente inserida.

Ambientalmente a ZPA-08 é constituída por 04 (quatro) unidades geomorfológicas, que se diferenciam pelas suas características naturais: planície fluviomarinha (ocupando 69,40% da área), tabuleiro costeiro (21,09%), duna (0,12%) e praia fluviomarinha (0,015%).

A ocupação e o processo de antropização da sua área se deu em grande parte por ocupações informais e desordenadas, sem padrão urbanísticos, o que acarretou vários problemas de risco de erosão e inundação, retirada da vegetação, bem como lançamento de efluentes sem tratamento, no corpo hídrico do Rio Potengi, afetando a qualidade do habitat das espécies de fauna e flora que dependem deste recurso. Vale salientar que o ecossistema manguezal apresenta regeneração natural, após o fim de algumas atividades degradadoras tais como: a Salineira e a Carcinicultura.

Presidente da Assembleia recebe integrantes de Associação contrária a vaquejadas

A PROMOTORA ROSSANA SUDÁRIO INTEGRA O GRUPO E EXTERNOU SEUS POSICIONAMENTOS CONTRÁRIO À VIOLÊNCIA E PELA TRANSFORMAÇÃO DO MUNDO EM QUE VIVEMOS. (FOTO: FÁBIO CORTEZ)

A PROMOTORA ROSSANA SUDÁRIO INTEGRA O GRUPO E EXTERNOU SEUS POSICIONAMENTOS CONTRÁRIO À VIOLÊNCIA E PELA TRANSFORMAÇÃO DO MUNDO EM QUE VIVEMOS. (FOTO: FÁBIO CORTEZ)

O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), recebeu nesta quinta-feira (27), representantes da Associação de Apoio aos Protetores de Animais (APROAN-RN) que manifestaram posicionamento contrário à vaquejada. Os integrantes da associação, depois da audiência, percorreram os gabinetes dos deputados para fazer a entrega do documento “Carta aos Deputados” onde elencam seus argumentos.

“Assim como recebemos os defensores da vaquejada, a Casa do Povo recebe a representação da associação de apoio aos protetores de animais. O tema ganhou o debate nacionalmente e ainda terá muita discussão pela frente e todas as partes irão se manifestar democraticamente”, salientou Ezequiel Ferreira.

A promotora Rossana Sudário integra o grupo e externou seus posicionamentos contrário à violência e pela transformação do mundo em que vivemos. A secretária executiva da APROAN, Ilane Virgílio, apresentou um vídeo com depoimentos de artistas e personalidades em defesa dos animais.

“Defendemos a criminalização da atividade, como determinada pelo STF, em decorrência dos maus tratos. Também não compreendemos a atividade como cultural”, justifica Ilane Virgílio. E, quanto as questões econômicas segundo o documento “Carta aos Deputados”, elas podem ser superadas como estão sendo nas touradas que vem sendo proibidas na Espanha.

Site do Senac RN disponibiliza aplicativo de acessibilidade auditiva; programa faz tradução para Libras

Desde o final de julho de 2016, o aplicativo Hand Talk está disponível no site do Senac RN.  O programa de tradução automática para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi pensado para tornar o universo virtual mais acessível.

No Brasil, existem cerca de 9,7 milhões de deficientes auditivos, segundo o Censo do IBGE 2010. Diante disso, é necessário investir em plataformas de acessibilidade. Por isso o Senac RN acredita na importância de ideias e projetos de inclusão.

As ferramentas disponíveis no aplicativo são comandadas por um intérprete virtual, Hugo. Ele torna a comunicação interativa e de fácil compreensão, traduzindo textos do site para a Língua Brasileira de Sinais.

Para utilizar o Hand Talk, clique no ícone azul do lado direito da tela e selecione o texto de interesse.