SELO BLOG FM (4)

Categoria: outubro 24, 2016

SMS debate situação sanitária do sistema carcerário potiguar

sms
A precária situação sanitária do sistema penitenciário potiguar e os riscos que isso acarreta para a saúde pública foi debatida na tarde desta segunda-feira (24) durante o seminário intersetorial promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, na Cidade Alta. O intuito é sensibilizar e mobilizar os diversos órgãos envolvidos na área para encontrar possíveis soluções aos diversos problemas detectados em visitas e inspeções realizadas pela Vigilância Sanitária municipal (Visa Natal).
O secretário municipal de saúde, Luiz Roberto Fonseca, explicou que o protagonismo e a responsabilidade dos órgãos têm se tornado cada vez mais enfáticas em função das dificuldades vividas pelo sistema nos últimos anos. Para ele, é necessária uma atuação junto às unidades prisionais para que sejam cumpridas as normas sanitárias mínimas, que significam segurança para apenados, trabalhadores do setor e todos aqueles que visitam os presos, que podem servir de transporte de doenças e patologias para fora das unidades carcerárias.
“Esse é um momento importante decorrente da atuação da SMS, por meio da Vigilância Sanitária, junto aos presídios potiguares. A caotização do sistema prisional tem diminuído a capacidade de competência da prestação de serviços na questão sanitária. É necessária uma ação urgente. Não podemos fechar os olhos para essa parcela da população. É preciso informar as normatizações, protocolos e tudo o que está previsto nas resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que se adequem esses serviços”.
Novo olhar
 
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), Juliana Araújo, destacou que esse é um trabalho de sensibilização, conhecimento e informação sobre atual situação do sistema carcerário e o processo que isso acarreta na saúde pública. “O ideal é que, a partir da discussão de hoje, possamos ter reuniões constantes, firmadas através de pactuação para que haja a redução dos diversos riscos encontrados pela Vigilância Sanitária e a resolução dos diversos problemas encontrados no sistema prisional”.
O chefe da Vigilância Sanitária de Natal, José Antônio de Moura, afirmou que o cenário atual é extremamente insatisfatório e que, por meio da reflexão gerada pela discussão de hoje, seja possível criar um olhar diferenciado para a situação sanitária do sistema carcerário potiguar, com perspectivas de melhorias e de promoção à saúde dentro desses espaços, para detentos e servidores.
Humanização
O secretário municipal de saúde defendeu ainda que não se trata apenas de cumprir normas e legislações sanitárias, mas trabalhar a questão da humanização no trato aos que se encontram em privação de liberdade. “Dessa forma, foi fundamental esse desejo que nasceu dentro da vigilância, em buscar essa construção para que não houvesse a necessidade de correção depois. É preferível conversar antes, levando em conta a humanização, para que não seja necessário a intervenção, por que essa responsabilidade sanitária, a vigilância não tem como fechar os olhos para ela”.

Polícia realiza saturação na zona Sul de Natal e aborda mais de 140 pessoas

 NA AÇÃO, OS POLICIAIS ABORDARAM 143 PESSOAS E 41 VEÍCULOS EM ATITUDE SUSPEITA.

NA AÇÃO, OS POLICIAIS ABORDARAM 143 PESSOAS E 41 VEÍCULOS EM ATITUDE SUSPEITA.

Policiais do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM) realizaram na manhã desta segunda-feira (24) mais uma Operação Saturação nos bairros da zona Sul de Natal. A ação consiste em reforçar o policiamento em áreas de maior incidência criminal da região, nos horários de maior circulação de pessoas, visando garantir a ordem e prevenindo ocorrências.

Na ação, os policiais abordaram 143 pessoas e 41 veículos em atitude suspeita. Desta vez a operação foi focada nos bairros de Capim Macio, Mirassol e Ponta Negre e Conjunto dos Professores.

Acreditamos na união das forças de segurança e da população para reduzir os índices de violência em nossa área”, disse o comandante do 5º BPM, Major Correia Lima.

Turismo Social do Sesc realiza passeio pelas belezas naturais do interior do RN

 O PERCURSO INCLUIU PAISAGENS SERRANAS COMO SERRA DE SÃO BENTO E MONTE DAS GAMELEIRAS. (FOTO: EBENÉZER NÓBREGA)


O PERCURSO INCLUIU PAISAGENS SERRANAS COMO SERRA DE SÃO BENTO E MONTE DAS GAMELEIRAS. (FOTO: EBENÉZER NÓBREGA)

Quem pensa que o Rio Grande do Norte é só um belo litoral, famoso por suas praias, se enganou. O interior do estado e suas paisagens, inclusive serranas, revelam lugares interessantes com muita história e figuras peculiares para se conhecer.

Para apresentar um pouco dessas belezas, o turismo social do Sesc RN realizou neste domingo (23/10), o passeio “Paraíso das Pedras” com percurso pelos municípios de Passa e Fica, Serra de São Bento, Monte das Gameleiras e avançou um pouco na divisa com a Paraíba, precisamente até Araruna, cidade paraibana onde se localiza uma famosa formação rochosa, conhecida como “Pedra da Boca”, com aproximadamente 336 metros de altura, que apresenta uma cavidade que lembra uma boca gigante.
Os dois estados também estavam representados entre os passageiros, com a paraibana, Maria do Socorro, e o potiguar João Horário. Eles desfrutavam pela primeira vez de um passeio realizado pelo Sesc RN.“Eu frequento o Sesc em João Pessoa e já fiz vários passeios por lá, esse foi o primeiro que fiz aqui pelo Sesc RN. Adorei e achei interessante conhecer essa rocha fantástica, a Pedra da Boca, pois mesmo estando em território paraibana, vindo por aqui é mais perto”.
Seu João participa do projeto Trabalho Social com Idosos (TSI) e está sempre em busca de conhecer novos lugares. “Onde tiver viagem eu vou, preciso andar e conhecer pessoas”.
Outro destaque do passeio aconteceu na visita à capela medieval localizada na zona rural da Serra de São Bento, construída em estilo medieval em um terreno e recursos doados por empresários e população.As cinco janelas e duas portas da pequena capela representam os dias da semana. A porta principal é o domingo e a última porta o sábado. A cruz feita em madeira e fixada em armações de ferro.
No altar de raiz de mangueira ficam São José, Nossa Senhora da Apresentação e Nossa Senhora dos Milagres.
Além da beleza da capela, outro destaque do lugar é o simpático casal de ex-agricultores, Maria Aparecida (65) e seu José Miguel (77). Ela esbanja vitalidade e se orgulha disso quando diz que tem uma família grande, com 25 filhos, 45 netos e 18 bisnetos. E se você pensa que com tanta gente assim, ela não tempo para nada, se engana, pois D. Maria é famosa pelos lambedores que faz, e diz ser bom para tudo.
“Eu ia ser operada de varizes e um médico de Guarabira me indicou o uso de lambedor de casca de jatobá. Desde então, eu tomei e não precisei operar e hoje faço para fazer o bem de todos”.
Em Monte das Gameleiras, os passageiros visitaram o Cruzeiro, localizado a 660m do nível do mar. Além da linda paisagem do lugar é possível conhecer uma igrejinha localizada no alto da montanha, em mais uma demonstração de fé e religiosidade características do povo da região.
Lá encontramos o funcionário público estadual, João Evangelista, que estava admirado com a paisagem e satisfeito em mais uma viagem pelo Sesc RN. Até agora já foram cinco.
“Adoro tudo, cada lugar que conheço pelo Sesc me surpreendo com o serviço, que considero de excelência, com guias preparados que nos passam o conteúdo histórico de cada região visitada, além dos percursos traçados que nos permitem conhecer nossas riquezas do estado e também país. Tanto que em novembro já garanti meu lugar na viagem para Garanhus, cidade localizada no agreste pernambucano. Saiba mais sobre essa viagem no www.sescrn.com.br
Turismo Social
O Sesc promove passeios pelo RN e outros estados por meio do seu Turismo Social, retomado em 2016. Já foram realizadas excursões para João Pessoa, Festival Literário Sesc Infantojuvenil em São Miguel do Gostoso, Riquezas Minerais (Currais Novos, Santa Cruz e Sítio Novo), Serras do Mel RN (Martins e Portalegre), Caminhos do Frio (Alagoa Grande, Areia e Bananeiras, na Paraíba) e Pipa das Letras (FliPipa).
O Turismo Social visa proporcionar novas oportunidades de lazer, integração e enriquecimento cultural por meio de passeios a custos acessíveis. A missão do Sesc na área é de criar possibilidades para que as pessoas conheçam o Brasil, democratizando o acesso a viagens, passeios e hospedagens.

Telematrículas para educação de jovens e adultos começam hoje

 A LISTA COM OS SELECIONADOS PARA AS VAGAS SERÁ DIVULGADO NO DIA 21 DE DEZEMBRO.(ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL)


A LISTA COM OS SELECIONADOS PARA AS VAGAS SERÁ DIVULGADO NO DIA 21 DE DEZEMBRO.(ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL)

Começam nesta segunda-feira (24) as telematrículas para os interessados no programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Ministério da Educação, no primeiro semestre de 2017. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 deste mês pelo telefone 156, na  opção 2. O atendimento funcionará de segunda à sexta-feira, das 7h às 21h e nos finais de semana, das 8h às 18h. O programa oferece os ensinos fundamental e médio para pessoas que já passaram da idade escolar e que não tiveram oportunidade de estudar.

Para fazer a pré-matrícula o candidato precisa informar apenas o nome completo, data de nascimento, endereço com CEP, telefone residencial ou do local de trabalho e indicar duas escolas de sua preferência. A lista com os selecionados para as vagas será divulgado no dia 21 de dezembro.

Os interessados em cursar o ensino fundamental devem ter mais de 15 anos. Para cumprir o ensino médio, o candidato deve ser maior de idade.

Não há limite de vagas para matrícula, portanto todos os candidatos que fizerem a matrícula dentro do prazo serão atendidos.

Agência Brasil

Ciência Sem Fronteiras só dará bolsas para universidades famosas

oxford

Criado pelo governo federal em 2011, o programa Ciência sem Fronteiras está passando por rediscussões e reformulações e terá como foco alunos de pós-graduação, abrangendo todas as áreas do conhecimento.

De acordo com informações do jornal britânico BBC, bolsas de mestrado poderão ser pleiteadas, assim como as de doutorado e de pós-doutorado. Com a mudança, os editais não ficarão restritos às áreas biológicas e exatas.

A única restrição, portanto, será a excelência da universidade de destino – um critério que ainda não foi detalhado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Como a Capes informou à BBC Brasil, “não haverá limitação por país, universidades e/ou cursos”. Ainda que tenha havido uma expansão nas áreas do conhecimento contempladas, não se sabe o número de bolsas oferecidas na nova edição do programa. Tudo depende do orçamento aprovado pelo Ministério da Educação, que pode garantir mais ou menos vagas lá fora.

Outro ponto importante, já destacado previamente pelo Ministro da Educação, Mendonça Filho, é a eliminação das bolsas voltadas à graduação. Isso alteraria bastante o perfil do programa, que concedeu cerca de 79% das suas bolsas a estudantes de graduação desde 2011. Por outro lado, o ministro havia declarado, em entrevista à Folha de São Paulo, que o financiamento das bolsas de pós-graduação “é bem-vindo e necessário”.

Ainda está em discussão a possibilidade de promover intercâmbios para alunos do ensino médio em escolas públicas, voltados para o aprendizado de idiomas. Seriam cursos de curta duração, realizados no período das férias escolares.

Exame

Escola pública em Macaíba é arrombada, merenda levada e aulas suspensas

 NA ESCOLA MUNICIPAL DAYSE HALL, EM MACAÍBA, CRIMINOSOS ENTORTARAM AS GRADES DAS SALAS E LEVARAM O QUE PUDERAM (FOTO: REPRODUÇÃO/VÍDEO)

NA ESCOLA MUNICIPAL DAYSE HALL, EM MACAÍBA, CRIMINOSOS ENTORTARAM AS GRADES DAS SALAS E LEVARAM O QUE PUDERAM (FOTO: REPRODUÇÃO/VÍDEO)

Criminosos arrombaram a Escola Municipal Dayse Hall, na zona rural de Macaíba, na Grande Natal. De acordo com a direção, o arrombamento aconteceu na madrugada do domingo (23). Além de equipamentos de som e aparelhos de televisão, os bandidos roubaram toda a merenda da escola. Este foi o décimo arrombamento em três anos.

De acordo com a direção da escola, os criminosos quebraram grades e janelas de salas da parte administrativa, da cozinha, sala de vídeo e do almoxarifado.

Dentre os produtos roubados estão uma televisão, três aparelhos de DVD, seis aparelhos de som, sete ventiladores de parede, além de toda a merenda.

Sem comida, as aulas foram suspensas na manhã desta segunda-feira (24). Um aviso foi fixado na frente da escola para avisar aos pais dos alunos.

“Em virtude do ocorrido (arrombamento), o conselho escolar se reuniu e decidiu pela suspensão das atividades escolares, só voltando quando tivermos condições de funcionamento, pedimos a compreensão da comunidade. ‘A escola é de todos nós”, diz o aviso assinado pela equipe escolar.

A direção aguardava o envio de alimentos para a merenda dos alunos do turno da tarde, no entanto, como os criminosos também roubaram os três botijões de gás da cozinha, a expectativa era pelo envio de alimentos que não precisassem de cozimento, como biscoitos e leite.

Um memorando foi enviado a Secretaria de Educação de Macaíba pedindo a reposição urgente dos equipamentos roubados.

G1 RN

Ministro crê na aprovação da PEC 241 e diz que economia crescerá

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, manifestou-se hoje (24) confiante na aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que estabelece um limite de gastos públicos pelos próximos 20 anos. A matéria voltará a ser analisada na Câmara Federal amanhã (25) para votação em segundo turno.

Apesar das reações de opositores, para o ministro a classe parlamentar “está madura” para tomar a decisão que é “extremamente necessária para que o Brasil retome o crescimento econômico”. Em sua projeção, o número de votos favoráveis pode até ultrapassar a margem do primeiro turno, no último dia 10, quando a PEC foi aprovada por 366 a 111, havendo duas abstenções.

Ele fez essa afirmação hoje (24) após um encontro reservado com investidores e empresários do mercado financeiro, na XP Investimentos, na zona sudoeste da cidade.

Na reunião, o ministro foi indagado sobre os rumos da economia e anunciou que o governo está trabalhando arduamente para conquistar novos investimentos externos e também para ampliar a participação brasileira no exterior.

Neste sentido, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, informou que, nos próximos dias, o Brasil assinará acordo com a Índia, o primeiro do gênero do atual governo com a Ásia.

O objetivo é criar regras seguras de investimentos mútuos, explicou. O ministro lembrou que já existem empresas brasileiras instaladas naquele país na área de logística e transporte como a fabricante de caminhões e ônibus Marco Polo.

Retomada do crescimento em 2017

Marcos Pereira justificou que o Produto Interno Bruto (PIB – a soma de todas as riquezas produzidas pelo país) fechará com resultado negativo em 2016 porque a atual gestão já assumiu o governo dentro de um quadro difícil no país. Mas, em 2017, a tendência é de retomada.

“Nossa expectativa e de todos os analistas é de que o ano que vem já vai ter crescimento. A própria peça orçamentária enviada ao Congresso prevê alta de 1,6%. Há alguns otimistas que falam em 2%. O Fundo Monetário Internacional (FMI), que é muito mais conservador, fala em 0,5%. O fato é que – no cenário mais conservador e no mais otimista – vamos crescer e é isso que esperamos”, finalizou.

Agência Brasil

Chefe da Polícia do Senado diz que fez varredura na casa de Cunha

 VARREDURA FOI REALIZADA NA RESIDÊNCIA OFICIAL DEPOIS QUE CUNHA TEVE A CASA VASCULHADA PELA POLÍCIA FEDERAL EM DEZEMBRO DO ANO PASSADO, EM UMA DAS ETAPAS DA LAVA JATO

VARREDURA FOI REALIZADA NA RESIDÊNCIA OFICIAL DEPOIS QUE CUNHA TEVE A CASA VASCULHADA PELA POLÍCIA FEDERAL EM DEZEMBRO DO ANO PASSADO, EM UMA DAS ETAPAS DA LAVA JATO

O diretor da Polícia do Senado, Pedro Ricardo Araújo Carvalho, afirmou nesta segunda-feira (24), em depoimento à Polícia Federal, que, quando presidia a Câmara, o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) pediu – e policiais legislativos fizeram – uma varredura na residência oficial da presidência da Casa.

Cunha está preso em Curitiba (PR), por ordem do juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal. Pedro Carvalho foi preso em Brasília na última sexta-feira (21), durante a Operação Métis, da Polícia Federal, executada nas dependências do Senado.

Na operação, os policiais federais prenderam Carvalho e outros três policiais legislativos, suspeitos de suspeitos de prestar serviço de contrainteligência para ajudar senadores investigados na Lava Jato e em outras operações.

A PF investiga as varreduras que o grupo fazia nas casas dos políticos para identificar e eliminar escutas instaladas com autorização judicial. Pedro Carvalho é o único dos quatro que continua preso.

No caso de Eduardo Cunha, conforme Carvalho afirmou aos investigadores, a varredura foi realizada na residência oficial depois que Cunha teve a casa vasculhada pela Polícia Federal em dezembro do ano passado, em uma das etapas da Lava Jato autorizada pelo Supremo Tribunal Federal.

Carvalho já havia prestado depoimento na sexta-feira, mas não admitiu ter cometido irregularidades, e os investigadores consideraram, diante das poucas informações fornecidas por ele, iriam ouvi-lo novamente nesta segunda.

Era com base nesse depoimento que a PF iria decidir se pediria a conversão da prisão dele de temporária (cinco dias, prorrogáveis por mais cinco) para preventiva (por tempo indeterminado).

Os outros presos
Os outros três policiais legislativos, Geraldo Cesar de Deus Oliveira, Everton Taborda e Antonio Tavares, que também já prestaram depoimento na sexta-feira, foram liberados.

Eles deixaram a carceragem da PF em Brasília porque, para os investigadores, colaboraram e prestaram depoimentos considerados proveitosos.

Na decisão que autorizou a operação no Senado, o juiz federal Vallisney de Souza Oliveira apontou Pedro Carvalho como “principal responsável” e afirmou que ele “exerce a liderança da associação criminosa”.

Segundo investigadores, o setor responsável por fazer varreduras da Polícia Legislativa é o de inteligência. Nenhum dos policiais que fizeram as varreduras trabalhavam nesse setor.

Investigadores dizem que a área de inteligência da Polícia Legislativa se recusou a atender o pedido de Pedro Ricardo Carvalho para realizar as varreduras, por considerarem que a atividade era irregular.

No total, a PF apreendeu 15 equipamentos de varredura que passam por perícia. Os aparelhos têm capacidade tanto para identificar quanto para realizar grampos e escutas ambientais.

Com a perícia, a PF quer saber exatamente de que forma os aparelhos foram usados. O laudo deve revelar locais, datas e serviços realizados por cada um dos equipamentos. A perícia ainda deve durar alguns dias.

Políticos
A operação que prendeu os policiais, chamada de Métis, se baseou no depoimento de um policial legislativo. Ele relatou ao Ministério Público Federal que o chefe da polícia do Senado teria realizado medidas de contrainteligência nos gabinetes e residências dos senadores Fernando Collor de Mello (PTC-AL), Gleisi Hoffmann (PT-PR) e dos ex-senadores José Sarney (PMDB-AP) e Edison Lobão Filho (PMDB-MA), que foi presidente do Senado.

O advogado de Sarney e Lobão Filho, Antônio Carlos de Almeida Castro, afirmou que não houve irregularidades cometidas pelo políticos. Em nota divulgada no Facebook, a assessoria de Collor negou que ele tenha se beneficiado irregularmente de qualquer serviço da polícia legislativa. A senadora Gleisi Hoffmann disse que fez “formalmente” à polícia legislativa pedido de varredura nas casas dela em Curitiba e Brasília (leia mais abaixo as versões dos senadores).

G1 Brasília