SELO BLOG FM (4)

Categoria: outubro 13, 2016

Guia Básico de Atenção à Saúde da Mulher otimizará os processos de intervenção

O Guia de Atenção à Saúde da Mulher busca ampliar a resolutividade das equipes de saúde e serve como instrumento para avaliação multidimensional e, entre outros aspectos, comtemplar as principais queixas e demandas clínicas, além de adequar e otimizar os processos de intervenção. O manual faz parte do Plano Municipal de Saúde que divulgará oficialmente quatro novos Guias Básicos no próximo 8 de novembro, durante o VILA SUS.

Segundo Aline Medeiros da Silva, enfermeira e integrante do Núcleo da Saúde da Mulher, o manual servira para qualificar a tomada de decisão por parte dos profissionais de saúde, tendo em vista os aspectos essenciais à produção do cuidado.
“O Guia será implantado em toda a Rede de Atenção Básica, orientando o conjunto de ações resolutivas e que serão priorizadas na diversificação dos cenários de prática, com estreita articulação com o Sistema Único de Saúde (SUS).”

Tratando-se de um instrumento potente que servirá para nortear as boas práticas, funcionando efetivamente como material de consulta no dia a dia dos servidores no cuidado da mulher, dialogará com os Princípios e diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à saúde da mulher (PNAISM), levando em consideração o gênero, a integralidade e a promoção da saúde como perspectivas privilegiadas, bem como os avanços no campo dos direitos sexuais e reprodutivos, acrescentou.

O Guia Básico será de grande benefício nas ações de saúde no âmbito de Atenção Básica que reduzam a morbimortalidade por causas preveníveis e evitáveis, com enfoque não apenas para a mulher, mas também para a família e a comunidade como um todo.

O Sine-RN oferece, nesta sexta-feira (14), mais de 623 oportunidades de emprego

O Sine-RN oferece, nesta sexta-feira (14), mais de 623 oportunidades de emprego em Natal e Mossoró.

Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança – Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.

O interessado que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, pode comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.

Alunos da rede municipal são atendidos no programa “Um olhar sobre o Tracoma”

PROGRAMA UM OLHAR SOBRE O TRACOMA

A Secretaria Municipal de Educação em parceira com Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Estadual de Saúde (SESAP), realizam durante toda esta semana o Programa Saúde na Escola. Dentro desta parceria os alunos das escolas da rede municipal de Natal estão sendo submetidos ao exame de Tracoma.

O procedimento é realizado por técnicos treinados pelo Ministério da Saúde. Nesta quinta-feira (13), o atendimento aconteceu na Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo hi, beneficiando 500 alunos. A unidade de ensino está localizada no bairro de Felipe Camarão.

Tracoma é uma doença oftálmica contagiosa, causada por uma bactéria que atinge a córnea e, é considerada diferente das outras conjuntivites por ser uma doença crônica. Provoca fotofobia, dor e lacrimejamento, e se não for tratada pode prejudicar à visão. O procedimento dos técnicos estabelece um banco de dados, com os alunos identificados com os sintomas da doença, além do agendamento para uma visita na casa da família da criança. O tratamento é realizado com toda família, uma vez que, é uma doença contagiosa.

doença se não for tratada corretamente pode em alguns casos provocar cegueira. “Por se tratar de uma doença que tem cura, não falamos do risco da cegueira para não amedrontar. Mesmo porque, em muitos casos no primeiro tratamento a criança é curada”, esclarece a técnica da SMS, Josefa Nivan de Oliveira.

O programa “Um olhar sobre o Tracoma” é realizado dentro da Campanha Nacional do Ministério da Saúde, e têm como objetivo diagnosticar precocemente doenças como Hanseníase, Verminose e Tracoma. No município de Natal o programa acontece desde 2013, e durante a campanha deste ano, a ação foi realizada em 10 unidades da rede de ensino.

Após ter se submetido ao exame, o estudante Antônio Ailson Eduardo Filho, de 14 anos, disse que foi tudo muito rápido e sem nenhuma dor. “Meu avô é cedo, e eu vejo as dificuldades que ele enfrenta. Eu preciso enxergar bem para poder ajudá-lo. Eu farei o exame quantas vezes for preciso”.

José Dias avalia situação econômica do país e do Rio Grande do Norte

TESTE

FOTO:EDUARDO MAIA

A situação econômica do país, sobretudo do Rio Grande do Norte, foi tema de pronunciamento do deputado José Dias (PSDB) durante a sessão plenária desta quinta-feira (13), na Assembleia Legislativa. O parlamentar lamentou a falta de recursos para investimentos públicos e o índice de desemprego.

“O modelo que se implantou no Brasil nos últimos 13 anos, indiscutivelmente, levou a economia desse país ao desastre que estamos vivendo: a falência total do setor público”, disse José Dias.

De acordo com o parlamentar, o déficit no orçamento geral da união, que segundo ele ruma para os R$ 170 bilhões, além do índice de desemprego no país, de cerca de 12 milhões de pessoas, “ilustram o modelo econômico que foi implementado pelo Governo que comandou o Brasil nos últimos anos”, observa.

Apesar dos índices relatados, José Dias disse que há soluções para os problemas enfrentados pelo país e que o Governo Federal tem tentado reverter a situação.

“Existem medidas que alguns taxam de impopular, mas não podemos cair no conto daqueles que inventam estatísticas que não são verdadeiras. O momento exige um sacrifício. Vamos nos unir e compreender que esse país não está perdido. Que nós sobreviveremos se tivermos coragem de fazer como o povo fez nas urnas: uma lição fabulosa e demonstração de que é possível ao país apoiar medidas salvadoras”, afirmou.

No Rio Grande do Norte, o parlamentar disse que o principal questionamento envolve as áreas da Saúde e Segurança, além do pagamento aos servidores públicos ativos e inativos.

“O Governo disse que tomaria medidas mais fortes, como por exemplo a demissão de funcionários. Onde vamos demitir esses funcionários? Não consigo enxergar essa possibilidade. Os recursos gastos com os cargos comissionados no Estado estão entre os mais baixos do Brasil. Nas secretarias fundamentais já há uma enorme deficiência de pessoal, como é caso das pastas da Saúde, Educação e Segurança”, falou José Dias.

No RN, 62,6 mil meninos devem ser imunizados contra HPV, diz ministério

-HN- Vacinação (Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)

FOTO: ELZA FIÚZA/AGÊNCIA BRASIL

A vacina contra o HPV será oferecida gratuitamente a 62.118 meninos de 12 e 13 anos no Rio Grande do Norte a partir de 2017. O número foi divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (13). De acordo com o ministério, com a medida, o Brasil se tornará o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra HPV para meninos em programas nacionais de imunização.

O anúncio de que os meninos seriam incluídos nos programas de imunização foi feito na terça-feira (11), pelo ministro Ricardo Barros. Anteriormente, apenas meninas de faixa-etária próxima recebiam as doses da vacina pelo programa nacional. No entanto, o ministério optou por reduzir o número de doses aplicadas nas meninas para incluir os meninos na campanha.

“A inclusão dos adolescentes faz parte de um conjunto de ações integradas que o Ministério da Saúde tem realizado com o objetivo de conseguir mais resultados com os recursos financeiros já disponíveis. A ampliação da vacina é mais um avanço que conseguimos fazer, aproveitando essa redução de doses no grupo das meninas para ampliar a oferta também para os meninos. É muito importante a inclusão dessa faixa-etária. Precisamos estimular esta faixa a participar das mobilizações para vacinação”, destacou Barros.

Ao todo, seis milhões de doses da vacina contra o HPV foram compradas pelo valor de R$ 288,4 milhões. Ao invés das três doses aplicadas anteriormente nas meninas, a partir da campanha 2017 serão aplicadas duas. A medida, segundo o ministério, foi necessária para incluir os meninos sem aumentar os gastos.

Ainda de acordo com o ministério, a faixa-etária do público-alvo será ampliada gradativamente até 2020. A intenção é incluir meninos com 9 anos até 13 anos. A expectativa é imunizar, em todo o país, mais de 3,6 milhões de meninos em 2017, além de 99,5 mil crianças e jovens de 9 a 26 anos vivendo com HIV/aids, que também passarão a receber as doses.

G1

Vivaldo Costa defende reforma eleitoral

VIVALDO COSTA DEFENDE REFORMA ELEITORAL

O deputado estadual Vivaldo Costa (PROS) defendeu uma ampla reforma eleitoral. Durante sessão plenária desta quinta-feira (13), na Assembleia Legislativa, o parlamentar falou sobre a corrupção nas eleições e destacou ainda as críticas que recebeu, por meio da imprensa, em relação ao resultado das eleições em Caicó.

“Temos que lutar por uma reforma eleitoral. Sou médico, mas minha vocação é ser um homem público, um político. Vivemos em um regime democrático que deve ser representado por um homem público de bem. A imprensa e os adversários não vão destruir o que fiz de bom para o povo. Corrupto é também o eleitor que vende o voto”, disse Vivaldo.

O parlamentar ressaltou que nas eleições de 2010 elegeu três prefeitos e no pleito deste ano elegeu oito chefes do executivo municipal. “Além dos prefeitos, os três vereadores mais votados em Caicó foram formados por mim e o terceiro só não assumiu por causa do coeficiente eleitoral. Meu candidato a prefeito, Judas Tadeu, não ganhou na região, mas a população já fala que ele é o próximo prefeito”.

Vivaldo Costa destacou que sua reposta às criticas se dá com sua vitória e trabalho que realiza em prol do povo. “Serei mais uma vez candidato a deputado e vou exercer meu 13º mandato”, disse o parlamentar.

Em aparte, o deputado Jacó Jácome (PSD) reforçou a importância do trabalho realizado pelo deputado Vivaldo Costa e disse que a luta dele pelo povo do Seridó existe há muito tempo. “Na próxima campanha o senhor retorna deputado estadual pelo excelente trabalho que faz e por ser um grande político. Admiro muito seu trabalho”.

Inscrições abertas para o calendário 2017 da Galeria Sesc

Exibindo image005.jpg

Em mais uma ação de promoção e valorização cultural, o Sistema Fecomércio, por meio do Sesc, está com inscrições abertas para compor o calendário de exposições de 2017 da Galeria Sesc Cidade Alta. As inscrições acontecem de 17/10 a 18/11, diretamente no Sesc Cidade, localizado na Rua Coronel Bezerra, nº 33, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h, ou pelo e-mail [email protected].

Só poderão se inscrever artistas, curadores ou coletivos de natureza física ou jurídica, residentes no RN, que tenham produções com temáticas livres nas seguintes linguagens: desenho, colagem, fotografia, gravura, pintura, escultura, cerâmica, objeto, instalação e mídias contemporâneas.

Serão selecionados seis trabalhos para exposições com duração de 30 a 45 dias corridos. O período será de março a dezembro de 2017, na sala da Galeria Sesc Cidade Alta. Além da oportunidade de mostrar seu trabalho, cada selecionado será premiado com um incentivo financeiro no valor bruto de R$ 2.300,00 (dois mil e trezentos reais). O resultado será divulgado no dia 01/12 no www.sescrn.com.br

Sobre a Galeria

 

O projeto Galeria Sesc seleciona trabalhos de artistas potiguares para exposições no Sesc Cidade Alta, unidade localizada em Natal. Este ano, seis projetos foram contemplados. Cada selecionado recebe um prêmio no valor de R$ 2.300 brutos, totalizando R$ 13.800 investidos.Além de fomentar o talento dos artistas locais, a iniciativa também democratiza o acesso a exposições artísticas e suscita no público o interesse pelas artes.

 

Serviço:

O quê? Inscrições trabalhos para Galeria Sesc

Quando? 17/10 a 18/11

Como se inscrever? Sesc Cidade (Rua Coronel Bezerra, nº 33), de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h, ou pelo e-mail [email protected].

Edital e formulário de inscrição: disponíveis no www.sescrn.com.br

 

Comissão Técnica monitora o Plano Municipal de Educação

COMISSÃO TÉCNICA MONITORA PLANO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação de Natal realizou na manhã desta quinta-feira (13), o primeiro Encontro da Comissão Técnica e da Comissão Coordenadora de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal Educação de Natal. A Lei nº 6.603, que institui o Plano Municipal de Educação de Natal entrou em vigor em abril deste ano, e tem validade de 10 anos.
Na ocasião foram apresentados os membros responsável pelo monitoramento e avaliação do PME: Judineide Domingos C. de Souza e Sírlia Fernandes de L. Bezerra (Secretaria Municipal de Educação), as vereadoras Eleika Bezerra e Amanda Gurgel (Câmara Municipal de Natal), Maria Cristina Leandro de Paiva e Simonete Carvalho de Almeida (Conselho Municipal de Educação) e Alexander de B. Barbosa e Edna Maria A. Fernandes (Fórum Municipal de Educação).
Integrante da Assessoria de Planejamento e Avaliação da SME, a professora Denise Cortez, fez uma apresentação geral do monitoramento e avaliação do PME. “A complexidade da execução de um plano de longo prazo e com esta envergadura requer um processo em que o monitoramento se torne um processo continuo de observação, pelo qual são tornadas públicas as informações a respeito do progresso que vai sendo feito para o alcance das metas definidas”.
A professora falou ainda das atribuições da equipe de monitoramento e avaliação. “Monitorar e avaliar as etapas que se articulam continuamente em um único processo, contribuem para o alcance das metas propostas, apontam as lacunas e eventuais mudanças necessárias no percurso e incorporam ao plano o caráter de flexibilidade necessário para observar as demandas da sociedade”, disse.
Durante o encontro também foi apresentada a comissão técnica responsável pela informação e sistematização de dados referentes as metas do PME, são eles, Sírlia Fernandes de Lira Bezerra, Denise Cortez Fernandes, Jorge Eduardo Dantas Araújo e Rosângela Maria de H. A. Nogueira (APA), Sirleide Silva de O. Souza (DEI), Margarete Ferreira do V. Souza (DEF), e Maria Marlene A. Barreto (DGE).
Na reunião houve ainda a apresentação da Lei nº 6.603 de 01 de abril de 2016, e a escolha da professora Maria Cristina Leandro de Paiva (Conselho Municipal de Educação) como presidente da Comissão do Monitoramento e Avaliação do PME.