SELO BLOG FM (4)

Categoria: outubro 7, 2016

Unidade de Saúde da Família José Sarney é a 30ª restaurada pela Prefeitura

UNIDADE SAÚDE DA FAMÍLIA JOSÉ SARNEY

A população assistida pelo Distrito Sanitário Norte I recebeu na manhã desta sexta-feira, 07, a Unidade de Saúde da Família José Sarney, que passou por ampla reforma nos últimos quatro meses. A unidade, restaurada e ampliada, foi inaugurada pelo Prefeito de Natal, Carlos Eduardo e secretário Municipal de Saúde, Luiz Roberto Leite Fonseca, sendo a 30ª das 57 que integram a rede, a passar por ampla reforma nesta gestão. A obra foi orçada R$ 150 mil, e foi realizada com recursos próprios da Prefeitura.

O atendimento médio semanal nesta unidade é de 160 pacientes pelas duas equipes de Saúde da Família – composta por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, além de mais de 75 pessoas atendidas pelos médicos cooperados. Nesta unidade, são oferecidos serviços de odontologia, clínica médica, vacinação, nebulização, curativo – principalmente para casos de pés diabéticos e úlceras, teste do pezinho, pré-natal, exame preventivo (com capacidade redobrada agora com a abertura de mais uma sala), planejamento familiar, atendimento de crescimento e desenvolvimento. Além disso, o local oferece atendimento social para adolescentes, idosos, gestantes e antitabagismo.

A Prefeitura entregará até o final do ano,  40 das 57 unidades de saúde que já compõem a rede, totalmente reformadas, ambientadas e climatizadas, sendo uma forma de oferecer dignidade aos servidores que atuam nesses locais, como também promover maior conforto à população atendida. Dez unidades estão em processo de reforma e mais sete unidades estão com construção em andamento.

“Até o fim do ano serão 40 unidades entregues que a gente reformou, sendo o nosso dever com a população. E apesar das dificuldades, as pessoas estão vendo que a gente está lutando para que as coisas cheguem para melhorar a qualidade de vida dos natalenses”, afirmou o prefeito Carlos Eduardo, no momento da inauguração, destacando os serviços oferecidos pela Unidade, abrangendo todas as faixas etárias da comunidade, e desenvolvido pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família. Ainda como melhoria para a saúde da comunidade José Sarney, o prefeito afirmou que espera até o fim do ano assinar a ordem de serviço para obras de drenagem e pavimentação do bairro, com recursos do Ministério das Cidades.
“As unidades de saúde são um reduto onde se exerce a cidadania, e a gente não pode abrir que a assistência à saúde seja dada de forma digna, para quem recebe e a partir de quem fornece”, destacou o secretário Municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, destacando a importância de oferecer dignidade, como boa estrutura física, a quem trabalha nesses locais.

A obra na Unidade de Saúde da Família José Sarney, contou com reforma de toda a estrutura física com revestimento de cerâmica nas paredes, troca de piso, recuperação de teto, pintura interna e externa, ampliação de salas e reforma do galpão, também climatizado, onde são realizadas as reuniões dos grupos sociais. No lado de fora da unidade, toda a área foi pavimentada. Portas e janelas foram trocadas e também recuperadas as redes elétrica e hidrossanitária. Toda a reforma obedeceu às normas de acessibilidade (NBR/9050) e da Vigilância Sanitária.

“Quando eu vim pra cá, mesmo sendo de outra comunidade, eu fui muito bem acolhida e consegui parar de fumar, porque fui incentivada pela equipe”, afirma Jacira de Souza Paiva, 53 anos, há um ano e três meses sem cigarro e com qualidade de vida melhor. Hoje, ela já atua no grupo como incentivadora. O grupo antitabagismo conta hoje com cerca de 30 integrantes, com grande rotatividade, de acordo com os objetivos alcançados por cada pessoa atendida. O grupo Ação, Saúde e Arte, de apoio a adolescentes, hoje conta com 20 participantes sob a coordenação da Agente de Saúde Vera Lúcia Dias, 51. “O objetivo é não deixar o adolescente ocioso”, afirma, observado que o grupo atende na faixa etária de 10 a 18, e desenvolve ações como palestras voltadas para a saúde de forma preventiva.

A entrega da Unidade de Saúde da Família José Sarney contou ainda com a presença de Maria da Saudade Azevedo, secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde; Terezinha Rego, secretária adjunta de Logística em Saúde, Administração e Finanças; Marcelo Bessa, secretário adjunto de Gestão Participativa do Trabalho e da Educação em Saúde; gerente do Distrito Sanitário Norte I, Genilce Maciel; da diretora da Unidade, Maria das Graças do Nascimento; do vereador Chagas Catarino, entre outros representantes da Saúde no Município e ampla participação da comunidade.

A USF José Sarney funciona na rua dos Lírios, 231 – Lagoa Azul e o atendimento é de segunda a sexta-feira de 7h45 às 16h30

Operação de Fiscalização Integrada realiza ação educativa com comerciantes de Ponta Negra

FOTO: SEMURB

Como forma de incentivar a conscientização ambiental sobre o uso dos espaços públicos, a secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) iniciou nesta sexta-feira (7) e segue até o dia 18 deste mês, uma ação educativa junto aos comerciantes que atuam na Praia de Ponta Negra, na Zona Sul. A iniciativa é parte da Operação de Fiscalização Integrada da Orla de Ponta Negra, coordenada pela pasta, e da qual participam também a Secretarias de Serviços Urbanos (Semsur), Saúde (SMS), Mobilidade Urbana (STTU) e Guarda Municipal.

Atualmente em sua segunda fase, a Operação de Fiscalização Integrada de Ponta Negra objetiva coibir o uso indevido do espaço público e demais bens de uso comum na praia, tendo como foco o calçadão. Além de disciplinar o uso e operação dos quiosques e locadores de mesas e cadeiras em toda a extensão da Avenida Erivan França.

Segundo o Supervisor de Fiscalização, Felipe Gomes, a ação tem como foco a educação, orientando aos comerciantes sobre a correta utilização do espaço físico da Orla e vai até o dia 18 de outubro. “Nosso foco será uma ação educativa, onde iremos reforçar junto aos comerciantes por meio de panfletagem e do diálogo direto as questões importantes sobre a Operação na Orla. Além de explicar sobre o que pode e não pode ser feito no local, por exemplo, a proibição da utilização do calçadão como extensão comercial da sua atividade. E somente após finalizada essa fase e que voltaremos com as ações efetivas de fiscalização”, explica.

Iniciada em janeiro deste ano, a Operação Integrada na Orla de Ponta Negra vem realizando levantamentos de dados de cadastro dos comerciantes formais e informais que desenvolvem atividades na Orla, bem como, pesquisas de opinião com todos os usuários. Esses dados têm servido para a construção de um Plano de Ordenamento de Uso e Ocupação da Orla.

O Grupo de fiscalização para a Orla de Ponta Negra
O chamado Grupo de fiscalização para a Orla de Ponta Negra (GF/RN) foi criado pela Prefeitura do Natal pelo decreto datado do dia 11 de janeiro deste ano com a cooperação das secretarias municipais. Pela publicação cabe a Semsur a fiscalização do comércio informal, já a SMS por intermédio da Covisa – Coordenadoria Vigilância Sanitária verifica se os alimentos obedecem às normas sanitárias em vigor. Enquanto a STTU fiscaliza o uso indevido de vagas de estacionamento na Avenida Erivan França e a Semurb coordena toda a operação com o suporte da Guarda Municipal.

Vitória da Seleção Brasileira em Natal emociona alunos da Escola Municipal Antônio Campos

DIVULGAÇÃO SME

Um momento para ficar na memória dos 45 alunos da Escola Municipal Antônio Campos, que tiveram a oportunidade de assistir no estádio Arena das Dunas, ao jogo da Seleção Brasileira de Futebol contra a Seleção da Bolívia, na noite desta quinta-feira (06). A apresentação foi válida pela 9ª rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.
A Escola foi contemplada com 50 ingressos (45 para os alunos e cinco para os professores acompanhantes) distribuídos pela Confederação Brasileira de Futebol, pelo resultado obtido na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado no final de setembro pelo Ministério da Educação. A unidade de ensino alcançou a média de 6.5, superando a meta estabelecida para esta unidade de ensino em 2021. A unidade de ensino tem hoje a melhor média do IDEB no território de Natal.
Aos dez anos, Geyziane Vitória Souza Cavalcante foi ao estádio de futebol pela primeira vez. “Eu achei tudo muito legal. Foi minha primeira vez na Arena das Dunas. Eu gostei muito. Gritei muito e até fiquei rouca de tanta alegria”, comemora.
Quem também comemorou a oportunidade foi o aluno Elias Gabriel Azevedo Miranda, de 11 anos. “Foi muito louco ver todo mundo gritando. O que eu mais gostei foi assistir aos golaços. Foi muito bacana conhecer a Arena das Dunas”.
Quem conta toda experiência com os alunos no estádio de futebol, é a professora Kilma Costa Moura dos Santos. “A sensação de levar essas crianças foi simplesmente única. Sabemos que são crianças que em muitos casos não teriam a oportunidade de vivenciar um momento como este. Ver o brilho nos olhos deles, a satisfação e ansiedade foi indescritível”.
A professora Kilma Santos disse que foi muito gratificante responder ao público em geral, que aquelas crianças em fila para entrar no estádio, são os alunos da escolha com melhor IDEB no território de Natal.
A gestora pedagógica da Escola Municipal Antônio Campos, Raquel Marinho Menezes disse que foi uma sensação indescritível. “Essa oportunidade foi uma coroação de um trabalho muito longo e árduo, mas que agora estamos colhendo os frutos. Para eles, esse jogo foi uma oportunidade de vivenciar um momento único. Todos estavam com um brilho lindo no olhar. Anestesiados com alegria e euforia”, relata.
De acordo com a gestora pedagógica, os alunos que assistiram ao jogo e os professores que foram como acompanhantes, participaram de um sorteio na presença de testemunhas, uma vez que na escola todos estavam eufóricos com o acontecimento.
Pai do estudante Jukson Silva Fagundes, Judson Alsier Silva Fagundes parabenizou a escola pela oportunidade de oferecer aos estudantes vivenciar este momento. “É um momento histórico na vida de todas às crianças, e que esse momento esteja para sempre gravado na mente e no coração de todos. Estou muito feliz”.
O Brasil venceu a seleção da Bolívia por 5 X 0, com gols de Neymar, Philippe Coutinho, Filipe Luís, Gabriel Jesus e Roberto Firmino.

Em congresso internacional, gestão da Assembleia RN é destaque

GESTÃO ALRN DESTAQUE NO CONGRESSO INTERNACIONAL DE GOVERNO

O Planejamento Estratégico implementado pela atual gestão da Assembleia Legislativa do RN foi destaque na sétima edição do Congresso Internacional de Governo, Administração e Politicas Públicas (GIGAPP) em Madri, Espanha. O encontro aconteceu entre os dias 3 e 5 de outubro e reuniu participantes da Espanha, Costa Rica, Argentina e Brasil.

“A nossa participação no congresso foi muito positiva. Pudemos entrar em contato com representantes do poder legislativo de outros países, trocar experiências e, principalmente, firmar convênios para promoção de cursos de mestrado e doutorado em parceria com instituições de ensino da Espanha e Portugal”, enumerou  a coordenadora do Planejamento Estratégico e  secretária administrativa da Assembleia Dulcinéia Brandão.

A apresentação do projeto do Planejamento Estratégico 2015-2016 durou cerca de uma hora e destacou a inovação na gestão pública legislativa. “O debate promovido foi extremamente positivo”, destacou o coordenador da Escola da Assembleia, Carlos Russo. A iniciativa já serve como exemplo para outros parlamentos, como é o caso do Senado Argentino.

Ainda na Espanha, a Escola da Assembleia deu o primeiro passo para firmar convênio com a Universidad Complutense de Madrid, Espanha, para a realização de cursos de mestrado, doutorado e de língua espanhola. A assinatura dos convênios deverá acontecer no mês de novembro quando o diretor geral da Casa Brasil, o potiguar Cássio Romano, fará uma visita ao presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

Um outro convênio foi firmado em Lisboa, Portugal, também para a promoção de curso de mestrado e doutorado, dessa vem com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP). O ISCSP é uma das três maiores Universidades da Europa, com mais de 50 mil alunos. A assinatura do convênio deverá ocorrer até o fim do mês de outubro, quando o presidente do ISCSP estará em Natal e fará a assinatura oficial junto com o presidente Ezequiel Ferreira de Souza.  Os cursos oferecidos destacarão a Administração Publica e Ciência Políticas.

Ciclovia da Rota do Sol será entregue em dezembro

CICLOVIA DA ROTA DO SOL SERÁ ENTREGUE EM DEZEMBRO ASSECOM/RN – DEMIS ROUSSOS

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), entregará no mês de dezembro a ciclovia da RN-063, mais conhecida como Rota do Sol. A obra começou no mês de maio deste ano, está na fase de pavimentação e se estende por cinco quilômetros de extensão por três metros de largura, indo da rotatória do bairro Cidade Verde até a entrada de Pium.

A iniciativa do Governo dará a infraestrutura necessária à demanda natural de ciclistas que já circulam pela via, estimulando o transporte de forma segura em duas rodas. O diretor geral do DER, general Jorge Fraxe, confirmou que a obra, que custou R$ 1,4 milhão, está em fase de acabamento e que antes do Natal será entregue aos potiguares.

“A ciclovia passa na frente do Centro de Lançamento da Barreira de Inferno e nós adequamos o projeto às exigências de segurança pedidas pela Aeronáutica”, explicou o general. Na opinião do presidente da Associação dos Ciclistas do Rio Grande do Norte, José Canuto Filho, a obra traz segurança viária aos ciclistas. “Lutamos há muito tempo por isso. Só eu já estou aqui há cinco anos. E só agora neste Governo conseguimos resolver de maneira satisfatória o problema”, declarou Canuto sobre os inúmeros acidentes ocorridos na via, nos últimos anos, por falta de uma ciclovia.

5º BPM prende suspeito de assalto na zona Sul de Natal

img000000000129702

POLICIAIS MILITARES 5° BATALHÃO DETIVERAM SUSPEITO NA ZONA SUL

Policiais militares do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM) detiveram, nesta sexta-feira (7), um suspeito de ter realizado assaltos na zona Sul de Natal.
Fernando da Silva Virgílio, de 19 anos, utilizava um objeto enrolado com um pedaço de pano para simular estar armado e abordar as vítimas. Após cometer uma ação criminosa, ele fugiu entrando em um transporte coletivo. Entretanto, testemunhas acionaram a PM, que prontamente foi até o local.
Já nas proximidades de um shopping da capital, os policiais do 5º BPM, com apoio do Batalhão de Choque (BPChoque), abordaram o veículo e conseguiram deter Fernando, que estava de posse de uma bolsa que ele havia tomado de assalto de uma mulher.
O suspeito foi levado para a delegacia para os procedimentos cabíveis.

Com intenção de melhorar serviços, ITEP desenvolve plano estratégico

ITEP DESENVOLVE PLANO ESTRATÉGICO

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) está desenvolvendo um plano estratégico com intenção de contribuir para a melhoria da Segurança Pública do Estado, além de traçar metas e projetar a eficiência nos serviços do órgão. Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (7), um dos integrantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Francisco Reginário, deu uma palestra aos coordenadores do Instituto de Perícia, que prontamente se comprometeram em seguir as diretrizes do plano estratégico.

De acordo o Chefe de Gabinete e atual diretor em exercício do ITEP, Marcos Brandão, o plano estratégico será fundamental para aperfeiçoar os serviços prestados pelo órgão. “Com um projeto bem definido e a motivação dos servidores em seguir o plano nós podemos melhorar a qualidade das provas periciais e dar celeridade ao processo de investigação, e isso com certeza irá contribuir para a punição de infratores e, consequentemente, o aumento da sensação de segurança”, destaca Brandão.

Com o pontapé inicial para elaboração deste plano estratégico, o ITEP se antecipa aos demais órgãos de segurança, que também devem implantar projetos semelhantes através do Plano Estratégico de Segurança Pública do RN 2017-2020, que deve ser lançado em janeiro de 2017 pela Sesed.

Detran cadastra empresas de desmanche de veículos a partir de 1º de novembro

DETRAN/RN CADASTRA EMPRESAS DE DESMANCHES DE VEÍCULOS

O Detran/RN vai abrir o credenciamento para as empresas que atuam com desmanches de veículos, venda de peças usadas e reciclagem de sucatas em todo o Estado. Os representantes das empresas podem procurar o setor de Registro do Detran para se cadastrar de 1º de novembro até 31 de dezembro deste ano, neste prazo devem apresentar toda a documentação exigida. A partir do dia 1º de janeiro de 2017 terá início a fiscalização.   Pela lei, o registro das empresas cadastradas terá validade de 1 ano para a primeira vez, e 5 anos depois da primeira renovação. A medida é uma forma de se adaptar à Resolução do Contran nº 611 de 24 de maio de 2016 que regulamenta a Lei Federal n.° 12.997 e disciplina a atividade de desmontagem de veículos automotores terrestres e estabelece critérios para a baixa de registro de veículos a que se refere, assim como os prazos para efetivação.

Segundo o diretor Marco Medeiros, a integração entre os órgãos de trânsito e a Deprov é importante para efetivar a Lei de Desmanche e, assim, possibilitar saídas para combater os crimes de furtos, roubos e clonagem de veículos. “O Detran/RN está engajado para fazer cumprir a legislação e contribuir com o que for possível para  criar barreiras que impeçam a prática desses crimes”, reforçou o diretor do órgão.   As definições para implantação do credenciamento foram discutidas hoje pela manhã numa reunião entre o diretor geral do Detran/RN, Marco Medeiros, o delegado titular da Delegacia de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas, Licurgo Nunes Neto, e a delegada adjunta da Deprov, Millena Fonseca. Para definir as medidas para cumprimento da legislação, também estiveram presentes representantes dos setores envolvidos no Detran: o Chefe de Gabinete Antônio Henrique Medeiros; o Procurador Matheus Fontenele; a Subcoordenadora de Informática, Lena Campos; o Subcoordenador de Fiscalização e Infração, César Pedrosa; a assistente Técnica da Procuradoria de Justiça do Detran, Lúcia Mansur; e o programador de Informática Anielisson Sales.

A fiscalização será feita entre as autoridades de trânsito (Detran, PRF, STTU, DNIT) em parceria com os órgãos e entidades de Segurança Pública e secretarias de tributação para vistoriar se a empresa possui instalações e equipamentos que permitam a remoção e manipulação dos materiais com potencial lesivo ao meio ambiente, tais como fluídos, gases, baterias e catalisadores; local de desmontagem dos veículos isolada fisicamente de qualquer outra atividade; piso impermeável nas áreas de descontaminação e desmontagem do veículo, bem como na de estoque de partes e peças; área de descontaminação isolada, contendo caixa separadora de água e óleo, bem como canaletas de contenção de fluidos; responsável técnico junto ao CREA para execução das atividades de desmontagem de veículos; capacitação técnica; e deve ainda apresentar relação de empregados e ajudantes, em caráter permanente ou eventual, devidamente qualificados. –