SELO BLOG FM (4)

Categoria: outubro 4, 2016

Natal sedia o Encontro Nacional do Programa das Escolas Associadas a Unesco

Natal sediará o 22º Encontro Nacional do Programa das Escolas Associadas (PEA) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A cerimônia de abertura acontece nesta quarta-feira (5), às 19:30, nas dependências do Serhs Natal Grand Hotel, na Via Costeira, em Natal. O PEA é uma organização internacional presente em 180 países e unindo os esforços de 10 mil escolas espalhadas por todos os continentes.

No Brasil, o programa já atua em 300 escolas públicas e privadas. O Encontro reunirá cerca de 400 gestores das escolas associadas que discutirão temas relacionados à educação em valores ligados aos princípios da Unesco, especialmente o impacto da globalização no ensino. Estarão presentes escolas públicas de importância histórica como o Colégio Pedro II e a Escola Anisio Teixeira do Rio de Janeiro, bem como algumas das mais reconhecidas escolas privadas do país. O evento segue com uma vasta programação entre palestras e debates nesta quinta (6) e sexta-feira (7), nas dependências do Hotel. A programação pode ser acessada através do site www.peaunesco.como.br.

Deputado Kelps solicita PROERD para São Gonçalo do Amarante

Kelps Lima (Solidariedade)

O deputado Kelps Lima (Solidariedade) protocolou requerimento na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa solicitando da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social a implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) nas escolas estaduais do município de São Gonçalo do Amarante.

“A fase da adolescência é considerada conflituosa na vida devido às transformações físicas e emocionais vividas. Com a adolescência, surgem a curiosidade, as dúvidas, os questionamentos, a vontade de conhecer e experimentar o novo, mesmo sabendo dos riscos e um sentimento de ser capaz de tomar as próprias decisões. A adolescência é um período de risco para o envolvimento com as drogas”, justifica Kelps.

O deputado lembra ainda que é na adolescência que o jovem procura sua identidade, deixando de lado as orientações dos pais e busca se orientar nas relações que constrói, principalmente com grupo de amigos.

A Maioria dos jovens – continua o parlamentar nas suas justificativas – “procura experiências novas e tem contato com as drogas. Os adolescentes passam a ter problemas. Por isso, é de extrema importância a implantação do PROERD nas escolas estaduais de São Gonçalo do Amarante.

O Proerd é um programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os estados do Brasil por policiais militares. É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado para os alunos que estejam cursando quinto ou sétimo anos do ensino fundamental.

Escola da Assembleia firma convênio para mestrado e doutorado na Espanha

Escola da Assembleia firma convênio para mestrado e doutorado na Espanha

A Escola da Assembleia deu o primeiro passo para firmar convênio com a Universidad Complutense de Madrid, Espanha, para a realização de cursos de mestrado, doutorado e de língua espanhola. O contato inicial foi feito pela secretária administrativa da Assembleia Legislativa, Dulcinéia Brandão e pelo diretor da Escola da Assembleia, Carlos Russo. O grupo está participando do Congresso Internacional de Governo, Administração e Políticas Públicas (GIGAPP) em Madri, Espanha.

“Alinhamos a assinatura de duas parcerias: uma para o intercâmbio de potiguares através da Escola da Assembleia para cursos de espanhol, com residência na Casa Brasil e outra com a Casa Brasil como apoiadora, para curso de doutorado e mestrado na Universidad Complutense de Madrid, uma grande referência do ensino espanhol e mundial na área de Gestão Publica”, explicou Carlos Russo.

A assinatura dos convênios deverá acontecer no mês de novembro quando o diretor geral da Casa Brasil, o potiguar Cássio Romano, fará uma visita ao presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB). Na Espanha, Cássio Romano foi presenteado com um exemplar do livro do Planejamento Estratégico da Assembleia do RN para ficar nos registros da biblioteca. A Casa Brasil tem como função receber estudantes universitários e pós-graduados brasileiros, espanhóis e de outras nacionalidades.

Os convênios têm dois objetivos. O primeiro é divulgar a Casa Brasil no RN, tornando-a conhecida e objeto de interesse da população acadêmica. Nesse caso, a Escola da Assembleia servirá como catalisadora de inscrições. O segundo contrato é para a oferta de cursos de mestrado e doutorado na Espanha em parceria com aUniversidad Complutense de Madrid, referência na área.

Cultura
Outro ponto positivo da visita que aconteceu nesta terça-feira (4) foi a abertura do espaço para promover a cultura potiguar na Espanha, utilizando a estrutura da Casa Brasil para eventos de lançamentos de livros, obras, educação e muitas outras possibilidades.

Senac RN promoverá palestras no festival de cultura Pop Saga, que acontecerá no Arena das Dunas

SENAC RN É PATROCINADOR OFICIAL DO MAIOR FESTIVAL DE CULTURA POP DO RIO GRANDE DO NORTE

SENAC RN É PATROCINADOR OFICIAL DO MAIOR FESTIVAL DE CULTURA POP DO RIO GRANDE DO NORTE

Este ano, o Senac RN é patrocinador oficial do maior festival de cultura pop do Rio Grande do Norte, o Saga 2.0, que tem data marcada para os dias 15 e 16 de outubro na Arena das Dunas. A instituição preparou seis palestras para os participantes, abordando temas das áreas de design gráfico, fotografia e audiovisual.

Buscando sempre contribuir com a formação e a qualificação profissional, os instrutores do Senac irão compartilhar conhecimento e experiência para cerca de 500 pessoas, no Espaço Futuro. O ambiente é uma das novidades dessa edição do evento. Os participantes das palestras da instituição receberão certificado.

Com a expectativa de um público de 25.000 pessoas, a programação do evento conta com atrações nacionais e internacionais. São cantores, YouTubers, gamers, vloggers, dubladores, e-atletas, cosplayers, k-poppers e comediantes. Para mais informações, acesse: www.sagaentretenimento.com.br.

Programação de palestras do Senac:

Sábado (15/10):

13h30 – Crie seu personagem vetorial com o Illustrator

14h30 – Como elaborar seu avatar com o Photoshop

15h30 – Crie a intro do seu canal no After Effects

Domingo (16/10):

13h30 – Como melhorar suas fotos com o celular

14h30 – Criação de videoclipes

15h30 – Vídeos em Stop Motio

Audiência Pública debate possível privatização da Caern

PROPOSIÇÃO DO DEPUTADO FERNANDO MINEIRO

Uma audiência pública na Assembleia Legislativa vai discutir, nesta quarta-feira (5), às 15h, no auditório da Casa, a ameaça da privatização de empresas públicas, como a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), pelo Governo do Estado. A proposição é do deputado Fernando Mineiro (PT) e terá como tema o “Programa de Parcerias de Investimentos, Caern e Saneamento Básico de Natal”.

“A audiência é necessária para que se conheça a real intenção do Governo do Estado diante dessas informações e em que estágio está a adesão ao Programa de Parcerias de Investimentos (PPI)”, afirmou o deputado Mineiro.

O parlamentar destaca que de acordo com notícias veiculadas na mídia, o Executivo tem interesse em incluir a Caern ao pacote de privatizações do Governo Federal, o chamado Programa de Parcerias de Investimentos, para repor os saques do Fundo Financeiro do RN (Funfir).

Foram convidados para a audiência o diretor-presidente da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), Marcelo Saldanha Toscano; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgotos e Meio Ambiente no RN (SindÁgua/RN), Alberto Silva de Moura; o presidente da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município de Natal (Arsban), Cláudio Henrique Pessoa Porpino; a presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes /RN), Maria Geny Formiga de Farias; e o secretário Estadual da Administração e dos Recursos Humanos (Searh), Cristiano Feitosa Mendes.

Incêndio atinge área de proteção ambiental na Grande Natal

Incêndio atingiu a reserva de Mata Atlântica Boca da Mata, em Ceará-Mirim (Foto: G1)

Incêndio atingiu a reserva de Mata Atlântica Boca da Mata, em Ceará-Mirim (Foto: G1)

Um incêndio atingiu uma área de proteção ambiental em Ceará-Mirim, na Grande Natal. O fogo começou no início da tarde desta terça-feira (4), na reserva de Mata Atlântica Boca da Mata, nas margens da BR-406. O Corpo de Bombeiros ainda trabalha para apagar o incêndio.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, equipes foram enviadas o local por volta das 13h. O caminhão dos bombeiros foi abastecido duas vezes, mas não consegui conter totalmente as chamas.

A dimensão exata do incêndio ainda não foi precisada, mas o fogo já teria se espalhado por uma área extensa. Até o momento, não há indícios de que o foco de incêndio tenha sido criminoso.

G1 RN

Fachin libera denúncia contra Renan para julgamento no STF

William/Agência O Globo

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou para o julgamento em plenário a denúncia que a Procuradoria Geral da República fez contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), por falsidade ideológica, uso de documento falso e peculato. O inquérito está sob sigilo e apura se a empreiteira Mendes Junior pagou pensão alimentícia à jornalista Mônica Veloso, com quem o parlamentar tem uma filha.

Ainda não há data marcada para o julgamento e é pouco provável que ele ocorra em outubro, porque a presidente do tribunal, ministra Cármen Lúcia, já definiu a pauta até o fim do mês. Se o plenário acolher a denúncia contra Renan, o que é a hipótese mais provável, ele será transformado em réu. Além desse, o senador responde a outros dez inquéritos no STF, sendo sete na Operação Lava-Jato.

O caso que será julgado em plenário veio à tona em 2007 e, na época, levou à renúncia de Renan da presidência do Senado. As investigações feitas até agora revelaram que o parlamentar não tinha dinheiro suficiente para pagar a pensão que Mônica Veloso recebia.

Segundo a denúncia, Renan apresentou documentos falsos para comprovar que tinha condições de arcar com a despesa. Mas as quebras de sigilo bancário mostraram o contrário. A pensão era de R$ 16,5 mil. Mas os peritos da PF destacaram que, em 2002, o denunciado e seus dependentes tiveram renda anual de R$ 27,9 mil, ou R$ 2,3 mil mensais. Em 2004, a renda anual teria sido de R$ 102,2 mil, ou R$ 8,5 mil mensais.

A Polícia Federal elaborou laudos em 2009 e em 2010 comprovando que os rendimentos de Renan eram incompatíveis com os depósitos que realizou em favor da jornalista. “O investigado não apresentou, com base nos documentos analisados, capacidade financeira que permitisse efetuar, em determinados períodos, os pagamentos em favor de Mônica Canto Freitas Veloso”, concluiu a PF.

Se Renan for transformado em réu, ele corre o risco de ser impedido de permanecer na linha sucessória da Presidência da República. Pela Constituição Federal, na ausência do presidente da República, assume a cadeira o vice. Na sequência, os substitutos são o presidente da Câmara, o do Senado e o do STF. A Rede questionou a validade da linha sucessória para autoridades que respondem a ação penal, mas a questão ainda não foi julgada pelo tribunal.

O GLOBO

Apenas 115 escolas atingem nível mais alto na nota da redação do Enem

APENAS 115 ESCOLAS MÉDIA IGUAL OU SUPERIOR A 800 PONTOS

Apenas 115 escolas de quase 15 mil em todo país tiveram média igual ou superior a 800 pontos na redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Dessas, a maior parte é particular e quatro são públicas. Os dados do Enem por Escola foram divulgados hoje (4) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A nota é equivalente ao nível 5, o mais alto de proficiência calculada para os estudantes. Nessas escolas, mais da metade dos alunos está nesse nível, ou seja, eles obtiveram uma nota acima de 800 na prova – a nota da redação vai até mil pontos. Apenas uma das escolas têm 45,45% dos estudantes no nível 5, o Instituto Presbiteriano Gammon, em Guanhães (MG). A maior porcentagem, 94,12%, é do Instituto Educacional São José – Unidade Mocambinho, em Teresina.

Redação é a única prova subjetiva do Enem. As demais – linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza – são de múltipla escolha. A prova avalia os estudantes quanto ao domínio da escrita formal e capacidade de organizar e interpretar informações, entre outras competências.

Das quatro escolas públicas com médias acima de 800 em redação, quatro são federais: Colégio de Aplicação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife; Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, em Viçosa (MG) e Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria, em Santa Maria (RS). A única escola estadual é a pernambucana Escola de Aplicação do Recife, vinculada à Universidade de Pernambuco (UPE).

“A redação é o elemento, na minha opinião, mais interessante do Enem. Comprova dois fatores fundamentais para a emancipação do indivíduo, o repertório e a capacidade de argumentação”, analisa o coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara. “As escolas públicas detêm 80% das matrículas, o número [com maiores notas] deveria ser maior”.

Agência Brasil