SELO BLOG FM (4)

Categoria: setembro 28, 2016

Proler faz encontro alusivo aos seus 20 anos de existência no RN

Encontro celebra os 20 anos de existência do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) no Rio Grande do Norte na manhã desta quarta-feira (28). O evento aconteceu no Auditório Angélica Moura, na Secretaria da Educação do RN, em Natal,  O Encontro foi aberto às 9h com apresentação cultural de alunos das escolas estaduais Dom Adelino Dantas, Berilo Wanderlei e Centro de Ensino Profissionalizante Senador Jessé Pinto Freire (Cenep). Na sequência ocorreu a entrega de comenda alusiva as pessoas que contribuíram com as ações do Proler em seus 20 anos de história no RN.

Foram agraciados com a comenda, Salizete Freire, Erileide Rocha, Antonio Soares, Eduardo Gosson, Maria Geruza Câmara, Joiran Medeiros, Sergio Luiz Soares, Magna Fernandes, Lúcia Palhano, Cláudia Santa Rosa e Cláudio Cavalcante, Josenilson Oliveira e Cleônia Lopes. Na oportunidade, a secretária da Educação do RN, Claudia Santa Rosa, falou sobre o tema “Como você, professor, pode contribuir para mudar o cenário da leitura no RN”. Durante sua palestra, a titular da pasta da Educação também enalteceu o trabalho feito pelo Proler desde 1996 na formação de leitores no Rio Grande do Norte. A representante do Proler/RN, Erileide Rocha, disse que o programa visa consolidar uma política de leitura para tornar o Rio Grande do Norte um estado leitor.

No período da tarde os professores participaram de sarau do Proler e oficinas de contação de histórias. A composição da mesa esteve formada pela secretária da Educação do RN, Claudia Santa Rosa, diretora do Centro de Educação da UFRN, Márcia Gurgel, representante do Comité no Rio Grande do Norte, Erileide Rocha, diretora da Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar (Codese/SEEC), Lúcia de Fátima Palhano, diretora da 1ª Direc, Carmem Lucia Freire. Também estiveram presentes o representante da União Brasileira de Escritores no RN, Eduardo Gosson, regentes de bibliotecas escolares, mediadores de leitura, professores articuladores pedagógicos, agentes de leitura, gestores escolares e secretários municipais de Educação.

Campanha do Tracoma já percorreu cinco municípios e chega a Natal

Depois de percorrer as escolas e domicílios em Goianinha, Espírito Santo, Canguaretama, Lagoa de Pedra e Brejinho, a Campanha do Tracoma chega a Natal. A campanha nacional é para prevenir a doença ocular crônica, recidivante e endêmica, que pode causar perda da visão e a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) está identificando e tratando os casos. As crianças de até 10 anos são as mais suscetíveis à reinfecção.

Nesta quinta-feira (9) será a vez da equipe examinar as crianças da Escola Municipal Celestino Pimentel (Rua Pernambuco, s/n, Cidade da Esperança), no horário das 9h às 17h. A meta da Sesap é examinar 45.514 escolares em 20 municípios do Estado. São duas equipes de 4 examinadores, que estão, desde o dia 12 deste mês, visitando as escolas com o apoio técnico e logístico das Unidades Regionais de Saúde. Os exames vão acontecer até o dia 25 de novembro. Em Natal já foram examinadas cerca de 3 mil crianças e amanhã os técnicos esperam realizar o exame em 710.

O tracoma exige um exame essencialmente clínico, feito por meio de um exame ocular externo. Em caso do exame ser positivo, a equipe se desloca até a residência da criança, a fim de examinar toda a família e ministrar o medicamento. Após 6 meses, o exame precisa ser refeito.

No RN, a campanha é coordenada pela Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (SUVIGE), vinculada à Coordenação de Promoção à Saúde.       O diagnóstico do tracoma é essencialmente clínico, feito por meio de um exame ocular externo, realizado por profissional certificado pelo Ministério da Saúde. Depois de Natal será a vez de Touros, Tangará, São José de Mipibu, Santa Maria, Macaíba, Cerro Corá, Bodó, Caraúbas, Assu, Rio do Fogo, Ceará Mirim, São Paulo do Potengi e Baía Formosa.

Ecocil lança novo condomínio horizontal: Sunset Boulevard

Exibindo Diretor-presidente Silvio Bezerra no lançamento do Sunset Boulevard - 1.JPG

LANÇAMENTO SUNSET BOULEVARD

Em um momento ainda de incertezas econômicas, a Ecocil sai mais uma vez na frente e apresenta ao mercado um novo empreendimento de alto padrão em Natal: o Sunset Boulevard. O projeto do novo condomínio horizontal foi lançado na noite desta terça-feira (27), em um evento que reuniu 450 corretores.

 

O Sunset Boulevard é o único lançamento de condomínio horizontal feito em Natal neste ano. Uma mostra de que a Ecocil aposta em estratégias arrojadas por acreditar no mercado natalense, destaca o diretor-presidente da empresa, Silvio Bezerra. “Somos os primeiros a fazer um lançamento depois da crise, e chegando com um produto diferenciado”, afirma.

Antes mesmo de ser lançado ao mercado, o Sunset Boulevard já mostrou forte apelo comercial. A Ecocil fez uma fase de pré-venda e conseguiu comercializar um terço dos lotes do empreendimento. Silvio Bezerra está otimista de que as vendas terão impulso ainda maior a partir de agora. “Com esse esforço de vendas que começamos a fazer agora, a partir do lançamento, não temos dúvidas de que o Sunset Boulevard vai ser sucesso absoluto”.

Para atingir a meta de comercializar os 150 lotes restantes até a primeira quinzena de novembro, os corretores terão incentivos, como premiações e até a participação em sorteio de dois automóveis. Terão também facilidades para oferecer aos clientes, como uma tabela estendida, que permite o pagamento parcelado em até 100 meses. Para Silvio Bezerra, com o mercado local ressentido de novos empreendimentos, o lançamento do Sunset Boulevard abre novos horizontes para quem atua no setor. “É uma oportunidade que a Ecocil está trazendo para os corretores encherem o bolso e terem um Natal mais feliz”, brinca ele.

 

Sobre o Sunset Boulevard

Empreendimento indicado para investir, construir e morar, o Sunset Boulevard terá como diferenciais a qualidade de vida com sofisticação e um forte conceito de sustentabilidade. Como condomínio horizontal de alto padrão, vai dispor de total infraestrutura de segurança e lazer. Também se destaca pela localização: na Zona Sul de Natal, em área que fica no prolongamento da avenida Prudente de Morais, próximo ao Parque da Cidade.

Como destaque de infraestrutura, o Sunset Boulevard terá fiação subterrânea, para evitar fios em postes e, assim, preservar a estética dos ambientes e potencializar a sensação de bem-estar nos espaços externos. Vai contar também com um conjunto de equipamentos para atividades esportivas e de lazer. Entre eles, uma pista de cooper e uma ciclovia, ambas construídas com materiais adequados aos melhores padrões de qualidade e cada uma com 1,5 quilômetro de extensão.

Em termos de sustentabilidade, o empreendimento contará com fonte de energia solar. O uso dessa energia limpa vai garantir o abastecimento de todo o sistema de iluminação dos espaços comuns e das áreas de lazer. A medida é também economicamente inteligente e representará um custo menor de condomínio para os moradores.

Governo e servidores deliberam pagamento por faixas salariais

O Governo do Estado recebeu na manhã desta quarta-feira (28), uma comissão composta por representantes de diversos sindicatos da Administração Direta e Indireta, para acompanhar os trâmites do fechamento da folha de pagamento do mês de setembro. Pela primeira vez, uma gestão estadual deliberou, com servidores, a forma como o pagamento de salários deve ser feita; neste caso, que os vencimentos sejam pagos a servidores ativos, inativos e pensionistas ao mesmo tempo, por faixas salariais.

Durante a reunião, o Secretário de Planejamento, Gustavo Nogueira, fez uma exposição da situação financeira do RN. “A frustração de receitas já ultrapassa o montante de 300 milhões de reais neste ano. Tivemos queda significativa no Fundo de Participação dos Estados, fundo este que representa 40% das nossas transferências federais”, explicou, justificando por que ainda não é possível definir o calendário de pagamento do mês de setembro.  Ele lembrou, ainda, que os cortes no custeio vêm sendo feitos sistematicamente desde o início da gestão.

O objetivo da comissão é divulgar as contas das receitas e despesas do Estado para que os servidores também possam opinar as prioridades de pagamento e decisões de forma democrática. Esta foi a primeira reunião do grupo, que deverá se encontrar mensalmente. Para a secretária Chefe da Casa-Civil, Tatiana Mendes Cunha, “essa transparência permite que os servidores possam acompanhar a situação de crise financeira que o Estado enfrenta e opinar sobre a melhor forma de enfrentá-la, afinal esse problema não é apenas do Governo, mas do Estado inteiro.”

Estiveram presentes à reunião, ainda, a Secretária de Comunicação, Juliska Azevedo e representantes dos sindicatos Sinai, Sinpol, Sintauern, Sindifern, ABMRN, Sindsaúde, Sindasp, Sinsp, Adepol e Sintern.

TSE aprova envio de tropas federais para Parnamirim, na Grande Natal

Tropas federais iniciam 'operação Potiguar' em Natal (Foto: Fabiano de Oliveira)

FOTO:FABIANO OLIVEIRA

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o envio de tropas federais para o município de Parnamirim, na Grande Natal, durante as eleições. O envio foi aprovado por unanimidade nesta terça-feira (27), durante uma sessão administrativa e atende ao pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN).

De acordo com o ministro Herman Benjamin, o envio atende ao pedido do governador do estado. “O governador se manifestou pela necessidade do envio de força federal para garantia da segurança e da ordem durante as eleições”, ressaltou.

Há dois meses, o Tribunal Regional Eleitoral do estado recebeu pedidos de 111 municípios potiguares para reforçar a segurança com tropas federais durante as eleições de 2016. Além de Parnamirim, outras 86 cidades potiguares tiveram os pedidos de reforço na segurança atendidos pelo TSE até o momento.

G1 RN

CMN concede cidadania ao Professor Antônio Mascarenhas

CMN CONCEDE CIDADANIA AO PROFESSOR ANTÔNIO MASCARENHAS 

Numa solenidade intimista, realizada nesta manhã (28) na Presidência da Câmara Municipal de Natal,  o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Antônio Sales Mascarenhas, recebeu o título de cidadão natalense. O título foi proposto em 1996 pelo então vereador, Francisco Miranda, e outorgado agora pelo vereador Adão Eridan (PR), que requereu a solenidade.
“É um título justíssimo concedido há 20 anos que agora é entregue merecidamente. O professor mora em Natal há 49 anos e tem relevantes serviços prestados à nossa cidade, onde constituiu sua família e foi acolhido pelo nosso povo”, declarou Eridan. A cerimônia contou com a presença dos familiares do homenageado e também do Controlador Geral do Município, José Dionísio, que representou o prefeito Carlos Eduardo e relembrou que foi aluno e colega de trabalho do homenageado.
Professor do departamento de Ciências Contábeis da UFRN, Antônio Sales Mascarenhas tem 71 anos e veio do estado da Bahia para Natal há 49 anos. Na capital potiguar constituiu família, sendo pai de dois filhos, nascidos em Natal. “Me sinto muito honrado e esta homenagem representa a generosidade do povo desta cidade. Não posso deixar de ser baiano, mas minha terra de coração é Natal que escolhi para morar e onde pretendo viver pelo resto da minha vida”, destacou.

Setembro Cidadão faz encerramento em ritmo de samba valorizando os talentos locais

Exibindo Setembro_cidadao_5.jpg
“Setembro samba no ritmo da cidadania” é o nome do evento de encerramento do mês que desperta a importância da Cidadania no RN
O Samba, que este ano celebra seu centenário e é considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, foi o gênero musical escolhido para a festa de encerramento do Setembro Cidadão. O evento acontece nesta sexta-feira (30), a partir das 19h, na Praça do Sesc da Cidade Alta, em Natal, e é totalmente gratuito.
As apresentações serão comandadas pelo sambista potiguar Zeca Santos, que terá como convidados: Debinha Ramos, Camila Masiso, Carlos Zens e a dupla ‘Os Chicos’. Os artistas serão acompanhados pela Banda Samba do Zé, como os músicos David Franciele (pandeiro), Artur Canuto (Violão 7 cordas), Chumbinho ( cavaquinho), Pizão (Percussão) e Jonathan Marques (Clarinete).
O encerramento do Setembro Cidadão contará também com apresentação da Escola Malandros do Samba, do bairro das Rocas.
Em sua terceira edição, o movimento privilegiou a arte e a cultura popular, bem como a revelação de talentos locais, sem, contudo, afastar-se do seu propósito maior, que é a Educação Cidadã. O Rio Grande do Norte foi o pioneiro estado no reconhecimento da importância da cidadania, maior ferramenta democrática de que dispõe o povo brasileiro.
O evento é uma iniciativa do Programa Brasileiro de Educação Cidadã – PROBEC, com o apoio do UNI-RN, do Sistema Fecomércio, por meio do Sesc RN e CASU Filmes.
Sobre o Setembro Cidadão
 
O Setembro Cidadão foi criado pelo Programa Brasileiro de Educação Cidadã – PROBEC e surgiu oficialmente através da Lei Complementar nº. 494/2013, de 27/08/2013, que instituiu o dia 10 de setembro como o Dia Estadual da Educação Cidadã e o mês corrente como ‘setembro cidadão’. O Estado do Rio Grande do Norte foi o pioneiro no reconhecimento da importância da cidadania, maior ferramenta democrática de que dispõe o povo brasileiro.
O mês de setembro foi escolhido por ser o marco de celebrações de várias datas voltadas para esse tema e tem sua simbologia patenteada através de uma flâmula verde e amarela para que as pessoas possam ostentá-la no peito durante todo o mês de setembro.
 
Serviço:
O quê? Encerramento do Setembro Cidadão
Quando? Sexta-feira, dia 30 de setembro de 2016, a partir das 19h.
Onde? Praça do Sesc Cidade Alta
Acesso gratuito

Hermano solicita instalação de telas de proteção na ponte Newton Navarro

HERMANO SOLICITA INSTALAÇÕES PROTEÇÃO TELAS NEWTON NAVARRO

Reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um problema de saúde pública, o suicídio é a terceira causa de morte entre homens com idade dos 15 a 29 anos e vem aumentando principalmente entre a população jovem, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Preocupado com o problema, o deputado Hermano Morais (PMDB) está requerendo ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER) que sejam instaladas telas de proteção ao longo da Ponte Newton Navarro,  a fim de dificultar ações de pessoas que queiram cometer suicídio ou as vítimas de violência.

“O trajeto percorrido ao longo da ponte é de suma importância como via de rápida integração entre a Zona Norte e a Zona Sul de Natal, além de proporcionar mais uma forma de trajeto para municípios vizinhos da Região Metropolitana”, defendeu o parlamentar, que alertou sobre a vulnerabilidade do local onde já ocorreram diversos casos de suicídio.

Hermano destacou também que além da proteção à ponte, é preciso intensificar políticas públicas de cunho sociológico e reforçar a segurança no local. O Dia Mundial de Combate ao Suicídio foi instituído em 10 de setembro. De acordo com a ABP, os distúrbios mentais estão associados a praticamente 100% de todos os suicídios registrados no país.  Embora o transtorno psiquiátrico seja condição necessária, não é suficiente para o comportamento suicida.