SELO BLOG FM (4)

Categoria: setembro 22, 2016

RN participa com dois estandes no maior evento do turismo nacional

A gastronomia, a cultura, o artesanato e, claro, as belezas naturais do Estado potiguar estarão em evidência no maior, mais completo e tradicional evento do turismo nacional. A 44ª edição da ABAV Expo Internacional de Turismo acontecerá em São Paulo, entre os dias 28 e 30 de setembro.

O Governo do RN estará presente com dois estandes, sendo um estande próprio de 100 m2, montado com recursos do RN Sustentável e usado para divulgação dos destinos do Estado, e outro de 25 m2 cedido para promoção exclusiva do destino Pipa, hoje o segundo maior indutor do turismo potiguar. “A Abav tem o diferencial de ser uma feira promovida por agentes de viagem para agentes de viagem. São eles os responsáveis mais diretos pela venda dos nossos destinos. E a feira aglutina praticamente todos os Estados da Federação.

Então é imprescindível uma participação incisiva no evento”, reforçou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar. Outro aspecto fundamental é lembrado pela presidente da Emprotur, Aninha Costa: “Hoje o maior emissivo de turistas nacionais ao Rio Grande do Norte vem de São Paulo. E embora a feira reúna diferentes estados, o mercado de São Paulo estará em peso e precisamos manter e incentivar ainda mais esse fluxo para nosso Estado”.

Além da presença do Governo do RN, representado pelas equipes da Secretaria de Estado do Turismo e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), uma caravana com mais de 30 empresários, entre hoteleiros e receptivos, também estarão presentes por iniciativa própria e reforçarão a divulgação dos destinos potiguares.

Dados da última edição da Abav registraram a presença de 32 mil profissionais do setor, mais de três mil marcas expositoras, quase mil profissionais da imprensa e, além dos destinos nacionais, mais de 60 internacionais. E ainda a participação de todas as companhias aéreas nacionais e mais de dez internacionais. Além dos recursos do RN Sustentável, o Governo do RN conta também, para esta edição da Abav, com o apoio da regional da Associação Brasileira da indústria de Hotéis (ABIH/RN). –

MP do ensino médio flexibiliza disciplina e exclui Artes, Educação Física e Espanhol

MP do ensino médio flexibiliza disciplina e exclui artes, educação física e espanhol

Foto: Marcos Corrêa/PR

A Medida Provisória que altera o ensino médio no País, apresentada nesta quinta-feira, 22, pelo governo do presidente Michel Temer(PMDB), vai acabar com a obrigatoriedade das aulas de Artes e Educação Física, incentivar a criação de escolas de tempo integral – inclusive com repasses de recursos federais aos Estados – a e formação “integral” do aluno e ampliação “progressiva” de 800 para 1.400 horas anuais.

A MP também prevê que os currículos devem, obrigatoriamente, conter o ensino da Língua Inglesa e “poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo”, mas a lei que obrigava a oferta de ensino do Espanhol foi revogada.

O ensino médio também deverá contar com projetos já existentes hoje em escolas de tempo integral, como o projeto de vida, em que o estudante pode escolher disciplinas eletivas que mais se aproximem de seus objetivos. Também estão previstos trabalhos voltados à formação “nos aspectos cognitivos e socioemocionais”. Os ensinos de Língua Portuguesa e Matemática continuam obrigatórios nos três anos da etapa.

A MP também prevê que o ensino médio será organizado por módulos e adotará o sistema de créditos ou disciplinas com terminalidade específica, para estimular o prosseguimento dos alunos.

Financiamento. O governo federal divulgou ainda que, para fomentar a construção de escolas em tempo integral, haverá uma política de transferência de recursos, que será realizada pelo prazo máximo de quatro anos por escola. A transferência ocorrerá anualmente, a partir de valor único por aluno, “respeitada a disponibilidade orçamentária para atendimento”.

Estadão

2º BPM detém suspeitos de assalto e recupera motos roubadas em Mossoró

SESED/ASSECOM

Policiais do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) detiveram, nesta quinta-feira (22), dois suspeitos de realizarem assaltos na cidade de Mossoró.

Os PMs faziam uma ronda de rotina no bairro Santo Antônio, quando se depararam com dois indivíduos com as mesmas características de uma dupla suspeita de ter roubado a motocicleta de uma mulher em Tibau. Ao realizarem a abordagem, os policiais encontraram com Igor Natal da Silva, de 18 anos, e um adolescente de 14 anos, um revólver calibre 32 municiado e uma mochila com vários objetos. A motocicleta utilizada pelos dois também tinha registro de roubo. A dupla ainda levou os policiais até uma residência onde mais duas motos roubadas estavam escondidas.

Igor foi levado para a Delegacia de Furtos e Roubos (Defur) da cidade, enquanto o adolescente foi encaminhado para a Delegacia Especializada de Atendimento ao Adolescente Infrator (DEA). Ambos foram reconhecidos por uma das vítimas e ficaram à disposição da Justiça.

 

Ingressos para Brasil e Bolívia acabam em menos de cinco horas

ARENA DAS DUNAS

Os ingressos para Brasil e Bolívia, em Natal, se esgotaram em menos de cinco horas. A carga total disponibilizada foi de 31 mil ingressos. As vendas começaram às 10h, foram interrompidas e depois reiniciadas ao meio-dia pelo site da Confederação Brasileira de Futebol. Três horas depois restavam pouco mais de mil entradas. E quem acessou o site por volta das 17h ja tinha dificuldade para adquirir, mesmo os mais caros, os últimos a serem vendidos.
A Seleção Brasileira entrará em campo às 21h45 do dia 6 de outubro, na partida válida pela 9ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018. Todos os ingressos terão lugar marcado.
NOVO

Nordestão promove aulão de culinária com estrelas da gastronomia

Exibindo RogérioFernandes.jpg

ROGÉRIO FERNANDES

Dentro das comemorações do Aniversário Nordestão, a rede de supermercados promove neste sábado (24) um aulão de culinária na loja de Nova Parnamirim, a partir das 15h. O evento contará com as presenças exclusivas de Rogério Fernandes, chef e apresentador do programa Almoço de Estrelas, que trabalhará as entradas, o chef Paulo Waller, responsável pelo prato principal e por fim, o chef Cauê Paciornik, especialista em sobremesa. O evento ainda contará com sorteios de brindes e outras atrações. As inscrições são gratuitas e estão sendo feitas pelo site www.nordestao.com.br.

Fonoaudiologia do Walfredo Gurgel mantém funções motoras do paciente queimado

SESAP/ASSECOM

Um trabalho constante de exercícios físicos capazes de manter todas as funções da face e do pescoço em pacientes vítimas de queimaduras. A atuação do profissional de fonoaudiologia para o paciente que teve o corpo em contato com altas temperaturas, ou qualquer outro meio que cause abrasão grave, é tão importante para a recuperação do doente quanto o tratamento medicamentoso. No Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) conta com uma profissional para atender a estes casos e prevenir o surgimento das chamadas “sequelas funcionais”.

O serviço é ofertado para crianças e adultos em enfermarias e em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). Para os pacientes de Tratamento Intensivo a assistência é prestada durante o banho com trocas de curativo no CTQ, como a drenagem linfática manual (para diminuição dos edemas). Para os internados em enfermarias, o trabalho ainda inclui a mobilização passiva com amplitude total de movimento na balneoterapia, com o paciente sob efeito de anestesia.

“O objetivo é manter os mesmos movimentos que o paciente tinha no dia que deu entrada no hospital, como a mastigação, a articulação e os movimentos da face e do pescoço”, explica a fonoaudióloga do CTQ, Andrea Damazio.

Ela relata que o trabalho tem início a partir de uma avaliação e, sendo detectada a necessidade de intervenção do serviço, a assistência já é iniciada de imediato. Geralmente, as intervenções são feitas em pacientes com queimaduras a partir de 2º grau superficial. A partir daí, os exercícios são prescritos de acordo com a necessidade de cada paciente. “Podemos trabalhar a mímica facial, a abertura oral, sobrearticulação, a hiperextensão cervical, fala, mastigação e deglutição, entre outros”, detalha.

O período de tratamento varia com outras especialidades que também cuidam do paciente. Para a fonoaudiologia, um queimado pode ficar de 10 dias a mais de três meses recebendo assistência especializada.

Ainda segundo Andrea, em casos mais graves, a evolução é mais lenta e quando não há a colaboração do paciente, a ocorrência de sequelas funcionais é inevitável. “Mais de 70% dos queimados que dão entrada no CTQ saem sem sequelas motoras. No entanto, cerca de 30% ainda não seguem as orientações de forma adequada. E isso vai, com certeza, comprometer seu retorno à rotina diária após a alta hospitalar”, alerta.

Outro trabalho desenvolvido pela fonoaudiologia no CTQ é o de orientação sobre os hábitos orais deletérios (chupar dedo, chupeta, roer unhas) e identificar se a criança tem atraso no desenvolvimento da fala.

O SETOR

O Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) é o único serviço de referência em todo o Rio Grande do Norte (RN) para o cuidado e o tratamento de pessoas vítimas de queimaduras. Sua equipe multidisciplinar conta ainda com fisioterapeuta, psicólogo e terapeuta ocupacional. Já o serviço de reabilitação do HMWG possui no total seis fonos (destas, uma para o CTQ).

Mantega deixa sede da PF em São Paulo após revogação da prisão

O ex-ministro Guido Mantega chega à sede da PF em SP (Foto: Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo)

O ex-ministro Guido Mantega chega à sede da PF em SP (Foto: Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo)

O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega deixou a sede da Polícia Federal em São Paulo por volta das 14h desta quinta-feira (22) após o juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato, ter revogado sua prisão. Ele saiu da PF com o advogado em um carro com os vidros escuros sem falar com a imprensa.

Mantega foi preso por volta das 7h50 desta quinta-feira no hospital Albert Einsten, onde acompanhava sua mulher, que tem câncer, em um procedimento cirúrgico.

Para o advogado de Mantega, José Roberto Batochio, a revogação da prisão foi um ato de “legítima defesa da operação”.

“Foi uma prisão desnecessária, absuvia, autoritária e sobretudo desumana pela ‘coincidência’ com a cirurgia da mulher”, disse Batochio.

Para o advogado, a prisão foi revogada depois que a opinião pública se revelou contrária à prisão.

G1

Justiça condena Zé Antônio por manipulação de pesquisa

Resultado de imagem para o candidato José Antônio Menezes da coligação  “A  força que vem do povo”

ZÉ ANTÔNIO MENEZES

A juíza Andrea Cabral Antas Câmara, da 30ª Zona Eleitoral de Macau, determinou, na quarta-feira (21), que o candidato José Antônio Menezes da coligação  “A  força que vem do povo”  e seu apoiador Serginho Lisboa providenciem a exclusão da propaganda veiculada em seus  perfis do Facebook  da pesquisa nº RN 05967/2016, abstendo-se de fazer nova divulgação do resultado da mesma  sem observância da  legislação, sob pena de multa diária,  fixa em R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por não mencionar as informações previstas no art. 10 da resolução do TSE nº 23.453/2015, que dispõe  sobre  pesquisas eleitorais para o pleito  de 2016.

De acordo com a decisão da magistrada, o candidato José Antônio Menezes e seu apoiador Serginho Lisboa não mencionam o período de realização da coleta de dados, o número de entrevistados e o nome de que a contratou.

Diante do exposto a Juíza Andrea Cabral Antas Câmara conclui que “desse modo, vislumbro elementos que evidenciam a probabilidade do direito invocado na representação. Por outro lado, o perigo de dano nesta configuração, na medida em que, persistindo a divulgação da pesquisa da forma como realizada, o eleitor poderá ser induzido a erro, especialmente sendo levado a pensar que se trata de pesquisa recente, o que poderá trazer prejuízos  ao candidato representante”.