SELO BLOG FM (4)

Categoria: setembro 21, 2016

Fórum Nacional sobre direitos do adolescente inicia com visita ao CEDUC Pitimbu

ASSECOM/RN

O Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – FONACRIAD iniciou hoje (21) em Natal com visita técnica ao CEDUC Pitimbu. O evento é composto pelos gestores estaduais do atendimento socioeducativo de todo o país.

A visita foi coordenada pelo interventor da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente do RN (Fundac/RN), Ricardo Cabral, e contou com a presença da secretária nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudia Vidigal, e de representantes de órgãos de outros Estados.

O CEDUC Pitimbu foi totalmente reformado e voltou a operar em dezembro do ano passado. A unidade atende hoje 24 adolescentes em restrição de liberdade, mas tem capacidade para 36. A nova estrutura conta com escola, salas de informática, artes, música, multiuso e de professores, biblioteca, área de jogos, campo de futebol de areia e parlatório. O CEDUC Pitimbu está sendo ampliado pelo Governo do Estado e vai ganhar uma quadra coberta para prática de esportes e alojamentos. A previsão é de que as obras sejam concluídas no final deste ano.

Ricardo Cabral explicou que o CEDUC Pitimbu está funcionando plenamente e os internos têm acesso a escola, atividades artística e esportiva. Além disso, a unidade dispõe de pedagogos, assistentes sociais, psicólogo e advogado. “Hoje toda a estrutura está funcionando. O Governo do Estado contratou pessoal e com isso conseguimos completar nossas equipes e oferecer um ótimo atendimento, de acordo com as normas nacionais preconizadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo”, destacou Ricardo Cabral enfatizando também a reforma física dos prédios.

Na visita Cláudia Vidigal destacou a qualidade das instalações e adequação aos parâmetros definidos. “Estamos conhecendo esta unidade e trazendo gestores de outros Estados para ver o funcionamento. Estou bem impressionada e adianto que a Secretaria Nacional pode colaborar mais através de cofinanciamento para infraestrutura e formação socioeducativa”. A secretária disse que a visita técnica também tem objetivo de promover a cooperação técnica entre os Estados, promovendo a troca de informações e boas práticas da gestão.

FONACRIAD
O Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – FONACRIAD destaca-se entre as representações responsáveis, no âmbito nacional, pela articulação e execução da política de atendimento ao adolescente em conflito com a lei de forma transparente, democrática e solidária, contribuindo com as instâncias e órgãos deliberativos e demais órgãos executores das ações de promoção, defesa e controle no campo da garantia de direitos das crianças e dos adolescentes.

Criado em 1987, o FONACRIAD tem como missão promover a articulação dos dirigentes governamentais, visando a interlocução entre seus participantes, no sentido de estimular a reflexão sobre a intervenção institucional, buscando o estabelecimento de estratégias de ação que venham a contribuir com a efetiva promoção e defesa dos direitos do segmento juvenil, priorizando-se as ações voltadas para os adolescentes em conflito com a lei.

Ao longo dos anos os dirigentes governamentais têm se reunido sistematicamente e aprofundado questões de relevância para a política de atendimento ao adolescente em conflito com a lei, procurando reorientar a prática de suas instituições e ao mesmo tempo contribuir para a discussão e condução das políticas de âmbito nacional.

 

Robinson nomeia Caio Bezerra novo secretário de Segurança do RN

O governador Robinson Faria anuncia a nomeação do delegado Caio César Marques Bezerra como novo Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do RN. Caio Bezerra vinha exercendo a função de secretário-adjunto de Segurança desde o início do atual governo, acompanhando a implantação e atuando na coordenação conjunta das políticas públicas da área.   Caio Bezerra tem 42 anos, é natalense e é delegado da Polícia Federal desde 2003. Antes da polícia, foi servidor público federal por 10 anos. Já na PF, foi chefe da Delegacia de Crimes Previdenciários em Belém (PA); chefe da Delegacia de Crimes Fazendários, em Natal e Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado da Superintendência Regional da Polícia Federal, em Brasília.

O novo secretário foi também professor da Academia Nacional de Polícia nas disciplinas Investigação de Crimes Previdenciários e Investigação de Desvios de Recursos Públicos. É pós-graduado pela Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn) e atualmente é aluno de Especialização em Criminologia, Política Criminal e Segurança Pública.   O governador Robinson Faria destacou a confiança em Caio Bezerra.

“Caio conhece em profundidade a segurança pública e as políticas adotadas pelo nosso governo para esta área. Estou certo que dará continuidade às ações exitosas que temos conseguido no combate à criminalidade”, declarou.   Robinson agradeceu ao General Ronaldo Lundgren, que se afastou da função por questões familiares. “O general vinha fazendo um grande trabalho, que conta com nosso reconhecimento, e não pôde permanecer conosco por questões familiares. Agradeço a ele todo o empenho à frente da pasta”, afirmou.

Central de Transplantes quer estimular doação de órgãos com Setembro Verde

Este ano, até o mês de agosto, foram realizados, no Rio Grande do Norte, 67 transplantes de córnea, 38 transplantes de rim e 35 transplantes de medula óssea. Em 2015 foram realizados 131 transplantes de córnea, 65 transplantes de rim e 39 transplantes de medula óssea. Para estimular a doação de órgãos e tecidos, a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (Central de Transplantes do RN) está promovendo a campanha “Setembro Verde”, movimento de caráter nacional, desenvolvido pelo Sistema Nacional de Transplantes .

A campanha recebe este nome porque em 27 de setembro se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos e a cor verde faz referência à cor do laço símbolo mundial da doação de órgãos e tecidos para transplantes. Atualmente, no Estado, são realizados transplantes de rins, córnea, e medula óssea nos hospitais públicos e privados habilitados.  Apesar de tantas doações, a Central de Transplantes ainda registra fila de espera de órgãos. Os dados de agosto de 2016 apontam 147 receptores de córnea, 145 receptores de rim e 34 de medula óssea na fila de espera. Nacionalmente, de acordo com dados do Ministério da Saúde, no primeiro semestre deste ano, o País bateu recorde com 1.438 doadores, 7,4% a mais que o mesmo período em 2015. O Brasil é referência mundial em transplantes.

Em 2015, foram realizadas 23.666 cirurgias; 1.164 órgãos e 2.409 tecidos foram transportados. Houve ainda 110 órgãos e 219 tecidos transferidos por meio de voos fretados e transportes terrestres em parceria com as Centrais Estaduais de Transplantes. Campanha Setembro Verde será encerrada com Caminhada no sábado (24) Para marcar as ações do Setembro Verde, a Central de Transplantes realiza, no próximo sábado (24), em Natal, uma Caminhada, com concentração a partir das 7h em frente ao IFRN, na Av. Salgado Filho, com destino ao Parque das Dunas, onde será celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos, com programação cultural.

Sesc promove neste domingo passeio guiado pelo Centro Histórico de Natal

ciclo-sesc-3-ft-joao-gilberto

CICLO SESC

Será realizado, neste domingo (25/09), o Ciclo Sesc, projeto do Sistema Fecomércio, desenvolvido por meio do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), que alia turismo, lazer, atividade física, cultura e solidariedade. O percurso passará por pontos do Centro Histórico de Natal, onde um guia falará sobre os pontos históricos aos participantes. As inscrições podem ser feitas na Central de Atendimento do Sesc Cidade Alta até sexta-feira (23/09) mediante a doação de 2 quilos de alimentos não perecíveis. O número de vagas é limitado. A concentração será às 6h na mesma unidade do Sesc.
Quem participar do Ciclo Sesc fará uma verdadeira viagem no tempo, voltando à nostálgica Natal da Segunda Guerra Mundial e de outros períodos marcantes da história. Entre os pontos visitados, estarão a Praça André de Albuquerque, a Igreja do Rosário, a Praça Pedro Velho, as ruas Tavares de Lira e Dr. Barata, a Capitania dos Portos e a casa do poeta Ferreira Itajubá.
Todo o passeio, cujo percurso total é de 3,5 km, será acompanhado por um guia turístico, que falará sobre acontecimentos, curiosidades e histórias destes lugares. Os educares físicos do Sesc também orientarão as pessoas, realizando alongamentos e supervisionando-os durante todo o trajeto. Além disso, o percurso contará com intervenções culturais do começo ao fim. Repente, declamação de poesia potiguar, música e teatro se mesclarão à programação, de modo a agregar mais uma opção de lazer ao Ciclo Sesc.
Os participantes receberão camiseta, boné, kit frutas, água mineral e geladinho detox, preparado pela equipe de nutrição do Sesc. Natal é a 6ª cidade este ano a receber o Ciclo Sesc: os moradores de Mossoró, Caicó, Macaíba, Assú e Currais Novos também tiveram a oportunidade de conhecer mais suas cidades graças ao projeto. Os alimentos arrecadados serão destinados ao programa Mesa Brasil Sesc, que combate a fome e o desperdício de comida com doações alimentícias e realização de oficinas de reaproveitamento integral de alimentos em comunidades carentes.
Serviço:
O quê? Ciclo Sesc acontece domingo no Centro Histórico de Natal
Quando? 25/09
Onde? Concentração às 6h no Sesc Cidade Alta (Rua Cel. Bezerra, 33)
Inscrições? Até a véspera do evento ou enquanto houver vaga | Central de Atendimento do Sesc Cidade Alta | 7h às 19h | Doação de 2 kg de alimentos não perecíveis

Mal Secreto: MPRN oferece denúncias contra prefeito de Serrinha

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, através da Procuradoria-Geral de Justiça, protocolou duas denúncias no Tribunal de Justiça do Estado contra Fabiano Henrique de Sousa Teixeira, preso em 13 de setembro durante a deflagração da operação “Mal Secreto”.

A primeira denúncia imputa ao prefeito de Serrinha a prática dos crimes de organização criminosa (art. 2º, §3º, da Lei nº 12.850/2013); peculato (art. 1º, inciso I, do Decreto-lei nº 201/67); falsificação de documento público (art. 297, § 1º, do Código Penal e lavagem de dinheiro (art. 1º, caput, da Lei nº 9.613/98).

Nos termos da citada denúncia, para legitimar o desvio de verbas públicas do município de Serrinha, o prefeito, em coautoria com servidores públicos, falsificou integralmente 24 procedimentos licitatórios e simulou a contratação de três empresas que supostamente deveriam fornecer material hospitalar e odontológico ao município.

Narra a primeira denúncia, ainda, que o chefe do Executivo municipal dissimulou a movimentação financeira, mediante ocultação do destinatário do produto da atividade criminosa antecedente, através do preenchimento de cópias de 47 cheques com o nome de empresas supostamente contratadas pela referida municipalidade, as quais foram inseridas em processos administrativos de pagamento do município de Serrinha/RN, que foram remetidos ao Tribunal de Contas do Estado e ao Ministério Público, sendo os originais dos cheques preenchidos com favorecidos distintos e entregues a esses terceiros, inclusive familiares do prefeito, para atender interesses particulares, totalizando o desvio de R$ 90.397,00 (noventa mil, trezentos e noventa e sete reais).

Na segunda denúncia, o gestor é acusado pelo Ministério Público Estadual de ter desviado, em proveito próprio, o montante de R$ 100.100,00, para quitar dois empréstimos pessoais, também mediante a emissão e entrega de cheques da referida Prefeitura a terceiro.

O chefe do Poder Executivo de Serrinha se utilizou do mesmo modus operandi e “fabricou” integralmente procedimentos licitatórios e de pagamento, praticando o delito de lavagem de dinheiro para ocultar o verdadeiro destinatário do produto da atividade criminosa, ludibriando os órgãos de controle.

Por fim, também foi o prefeito acusado de desviar a importância de R$ 78.480,00, em favor de um ex-secretário municipal, mediante o pagamento de valores além da remuneração prevista em lei para o cargo.

Considerando a existência de outros procedimentos investigatórios em curso, onde estão documentados diversos desvios de recursos do município de Serrinha, o Ministério Público prossegue o trabalho, a fim de postular novas medidas judiciais de responsabilização pelos delitos investigados.

Hemonorte abre espaço para ideias e projetos inovadores

O desafio está lançado. Servidores do Hemonorte com ideias ou projetos inovadores têm a oportunidade de colocá-los em prática.  O Diretor Geral do Hemocentro, Rodrigo Villar, reuniu-se na manhã desta quarta-feira (21) com representantes de vários setores da instituição para lançar o desafio. O projeto pode ser feito individualmente ou em grupo e deve ser entregue no Setor de convênios até a última semana de novembro, onde será submetido à avaliação.

Depois de aprovado, o projeto será encaminho à Coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde para captação de recursos junto ao Governo Federal. De acordo com Rodrigo Villar, “o objetivo é fazer com que os servidores participem da gestão apresentando ideias e projetos na área de estrutura física, equipamentos. mobiliário e veículos para a Hemorrede estadual”.

Seturn emite nota à população em virtude da possível paralisação, nesta quinta-feira, 22

Por causa da possível paralisação dos motoristas e trabalhadores do transporte público que vão interromper a circulação de ônibus nesta quinta-feira (22) em Natal, devido ao Dia Nacional de Paralisação e Mobilização, o SETURN emitiu  uma nota informando que ingressou com medida cautelar no  no Tribunal Regional do Trabalho, solicitando o respeito à Lei de Greve. Segue a nota:                                                                        

Nota à população

Em virtude de uma possível paralisação dos rodoviários, nesta quinta-feira, dia 22/09, o SETURN ingressou com uma medida cautelar no Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, solicitando o respeito a Lei de Greve. E aguarda o pronunciamento judicial a respeito das medidas cabíveis para este ato.

As empresas de ônibus não impedem que seus funcionários participem de qualquer tipo de manifestação ou realize censura prévia a determinada apologia política. Contudo, a participação em manifestações devem ocorrer fora do horário de trabalho e não pode prejudicar o direito de ir e vir das pessoas que não desejem participar das manifestações, pela completa paralisação do transporte público urbano.

Rogamos para que o SINTRO respeite o direito da população usuária do sistema de transporte público, para que possa ser respeitado em seu legítimo direito de se manifestar.

ATUALIZAÇÃO: O TRT proferiu na tarde desta quarta-feira liminar em razão da em medida cautelar ingressada pelo SETURN, nela o Tribunal determina que caso os rodoviários decidam paralisar suas atividades nesta quinta-feira, a frota emergencial de ônibus deve circular com 70% em horários de pico, e 50 % nos demais horários.

Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal

 

Propostas de mudança nas leis trabalhistas devem ser feitas só em 2017

O VALOR CONSTA DO PROJETO DO ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO DE 2017, ENVIADO HOJE PELO GOVERNO AO CONGRESSO NACIONAL

REFORMA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA SÓ 2017

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, informou hoje (21) que o governo só deve enviar a proposta de reforma na legislação trabalhista ao Congresso Nacional no segundo semestre do ano que vem. Segundo o ministro, a prioridade no momento “é resolver a questão do maior déficit fiscal da história do país”.

Em sua justificativa, Nogueira argumentou que o governo não quer elaborar o texto de forma apressada, pois, antes de apresentar qualquer sugestão a respeito, pretende debater a matéria com a sociedade, incluindo os trabalhadores e os empresários. “Nem o trabalhador, nem o empregador serão surpreendidos. Todos serão protagonistas.”

O ministro reafirmou que não existe intenção de mexer em direitos adquiridos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), tais como férias, 13º salário, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e  vales-transporte e refeição, nem com o repouso semanal remunerado. ”Nenhum direito do trabalhador sofre ameaça. Os direitos do trabalhador serão aprimorados.”

Nogueira enfatizou que é preciso pensar no Brasil do futuro. Ele ressaltou que, de imediato, há uma preocupação maior, que é a retomada da economia para reduzir o quadro de desempregados, estimado em 12 milhões de pessoas.

Questionado se haverá tempo hábil para encaminhamento da proposta de mudança ainda no governo Temer, o ministro evitou comentar o assunto, dizendo que é preciso tratar uma questão de cada vez. Nogueira deu as declarações logo após abrir o encontro Modernização das Relações do Trabalho, promovido em parceria entre o jornal Estado de S. Paulo e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Em palestra no evento, Ronaldo Nogueira procurou esclarecer que não passou de um mal-entendido a publicação de informações sobre a possibilidade de a jornada de trabalho ser legalizada em 12 horas por dia. “Jamais defendi o aumento para 12 horas. Isso é um verdadeiro disparate”, afirmou o ministro, enfatizando que a orientação do presidente Michel Temer é para preservar os direitos da classe trabalhadora.

Segundo Nogueira, a proposta que o governo estuda está centrada em três eixos: segurança jurídica; criação de oportunidades de ocupação com renda e consolidação dos direitos.

Também presente ao evento, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra Martins, também defendeu a necessidade de atualização das leis trabalhistas. Ives Gandra disse que é preciso vencer algumas resistências e preconceitos e que, para isso, “nada melhor do que levantar argumentos e fatos para se chegar a uma convergência”.

NOVO