SELO BLOG FM (4)

Categoria: setembro 16, 2016

Polícia Civil de Santa Cruz prende dupla com arma e motocicleta roubada

SESED/ASSECOM

Uma ação conjunta da 9a. Delegacia Regional de Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, resultou na prisão em flagrante de dois homens, no bairro Paraíso, na cidade de Santa Cruz, nesta sexta-feira (16). Keivissom Sampaio da Silva, conhecido como “Lulinha”, 19 anos e Edes da Silva Lopes, vulgo “Gago”, 22 anos, foram detidos durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão. Na casa dos suspeitos, os policiais encontraram uma espingarda, um revólver calibre 32 e uma motocicleta roubada. O veículo havia sido subtraído em julho deste ano, no Sítio Caiçarinha. A dupla vai responder pelos crimes de posse ilegal de armas e receptação de veículo roubado.

Governo reinaugura Central do Cidadão de Pau dos Ferros na próxima sexta (23)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN), reinaugura na próxima sexta-feira (23), a Central do Cidadão de Pau dos Ferros, que vai funcionar em novo prédio, com o objetivo de facilitar e melhorar o atendimento à população. A central vai continuar oferecendo os serviços de emissão de identidade, CPF, Detran-RN, Procon, Caern, Defensoria Pública, Idema, Ipern, Junta Médica do Estado, Junta Militar, Juizado Especial e Banco do Cidadão.

A expectativa é que cerca de 1.200 pessoas sejam atendidas diariamente. A unidade estava fechada desde o fim de abril, pois havia problemas estruturais no prédio alugado, o que ocasionou a mudança do espaço. A central vai funcionar agora na avenida Vereador Gaudêncio Jerônimo de Souza, em frente a UERN, no prédio onde funcionava a Concessionária Honda. O horário de funcionamento será de segunda à sexta, das 07h às 13h.

CNJ disponibiliza curso online gratuito para ajudar famílias durante processo de separação

Conflitos durante o processo de separação costumam gerar situações difíceis para mães, pais e filhos. Com o intuito de contribuir para a redução das sequelas relacionadas ao divórcio, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está disponibilizando as Oficinas de Parentalidade e Divórcio pela internet, na modalidade a distância (EaD). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base nos dados de 2014, o Brasil registrou cerca de um milhão de casamentos civis contra 341 mil divórcios. Ou seja, para cada três casamentos, um divórcio foi assinado.

Considerada uma das fases mais difíceis para homens e mulheres, a separação pode ser especialmente impactante para crianças e jovens envolvidos no rompimento do vínculo conjugal de seus pais. Em 2014, o CNJ aprovou a Recomendação 50, preconizando a adoção das oficinas de parentalidade como política pública na resolução e prevenção de conflitos familiares. De 2015 até agora, com apoio dos Tribunais de Justiça, cerca de 7 mil pessoas fizeram o curso, que se destina à família em processo de separação.

Adaptação

Alternando textos com vídeos, depoimentos e filmes, a Oficina Online foi desenvolvida pela juíza Vanessa Alfiero, da 2ª Vara de Família de São Vicente, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), a partir das oficinas presenciais, criadas, também por ela, em 2014. Segundo a magistrada, a grande vilã da história não é a separação em si. A adaptação dos filhos à separação está diretamente relacionada à qualidade do relacionamento dos pais e destes com os filhos.

“Muitas vezes, para compensar a dor da separação, os pais arrastam os filhos para seus conflitos. Brigar na frente deles, falar mal do outro na frente das crianças ou mesmo usá-las como mensageiros ou espiões, gera dor e consequências ruins em suas vidas.”, explicou.

Da relação conjugal para a parental

O conteúdo do curso revela que o resultado das separações beligerantes é desastroso e, frequentemente, deixam sequelas emocionais, como dificuldade em estabelecer relações de confiança e intimidade (medo da rejeição), agressividade (em brincadeiras e relacionamentos), insônia e dificuldade em seguir ordens de autoridades. Um dos pontos fundamentais do curso é a ideia de que a separação não extingue a família: os pais deixam de ter uma relação conjugal para uma relação parental, mas os filhos continuam precisando de cuidados e proteção.

A oficina na modalidade a distância e no formato autoinstrucional (não possui tutor) tem linguagem acessível e muitos recursos visuais. Dos 7 mil alunos que já participaram e responderam ao questionário avaliativo, 94% consideraram que o conteúdo ajudou a cuidar melhor do filho e 98,4% afirmaram entender a importância da presença de ambos na criação do filho.

O curso é dividido em módulos auto explicáveis e, para avançar e ter acesso ao módulo seguinte, é necessário responder o questionário avaliativo e obter nota de pelo menos 70%. Também há um “Fórum de interação”, onde o aluno, caso queira, pode interagir e trocar mensagens com os demais participantes do curso.

Como acessar

Os cursos abertos à população estão de acordo com a Resolução 111/2010, do CNJ, que criou o Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Poder Judiciário (CEAJud). A missão do Centro é coordenar e promover, com os tribunais, educação corporativa e desenvolvimento das competências necessárias ao aperfeiçoamento de servidores para o alcance dos objetivos estratégicos do Poder Judiciário.

Para acessar a oficina, é preciso apenas que o interessado preencha um formulário online, a fim de obter login e senha de acesso. Não é preciso que pai ou mãe sejam indicados por tribunal ou qualquer outro órgão da Justiça.

O conteúdo da oficina online está em caráter permanente e gratuito dentro da área destinada ao Ambiente Virtual de Aprendizagem do portal do CNJ. Caso encontre problemas para inscrever-se no curso, entre em contato com o CEAJud pelo email [email protected]

Para as inscrições acesse aqui.

MPRN peticiona na Justiça objetivando resolver falta de medicamentos na UNICAT

MPRN peticiona na Justiça objetivando resolver falta de medicamentos na UNICAT
Manifestações foram feitas em duas ações que tramitam nas varas da Fazenda Pública, com o objetivo de obrigar o Estado do RN a garantir a dispensação de medicamentos e insumos para hospitais e usuários
O Ministério Público Estadual, por intermédio da 47ª promotoria de Justiça, com atribuições na defesa da saúde pública, protocolou duas petições em ações ajuizadas na 1ª e 5ª varas da Fazenda Pública da comarca de Natal, que já tiveram decisões reconhecendo que o Estado não tem cumprido o dever de garantir a dispensação regular e contínua de insumos e medicamentos aos hospitais e população potiguar.
Uma manifestação foi feita na Ação Civil Pública nº 0116296-56.2012.8.20.0001 ajuizada pelo MPRN no ano de 2012 com o objetivo de obrigar o Estado a garantir de maneira ininterrupta o abastecimento dos 23 hospitais que compõem a rede hospitalar estadual com medicamentos, insumos e produtos médico-cirúrgicos necessários ao atendimento da população, entre eles, os 12 maiores hospitais do Estado, como o Walfredo Gurgel, Santa Catarina, Maria Alice Fernandes, Giselda Trigueiro, Ruy Pereira e João Machado, em Natal, além do Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, o Tarcísio Maia e Rafael Fernandes, em Mossoró, e os regionais de Caicó, Currais Novos e Pau dos Ferros.
Em junho de 2012, o juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal proferiu decisão para que o Estado providenciasse o abastecimento dos hospitais públicos, sob pena de bloqueio de verbas para custear a aquisição diretamente pelas direções das unidades.
Ciente da crise do abastecimento pelo Estado, a 47ª promotoria de Justiça oficiou a UNICAT para que prestasse informações necessárias, tendo recebido vasta documentação a respeito. Além disso, foi recebido relatório do Conselho Regional de Farmácia (CRF) apontando um percentual de desabastecimento dos itens existentes na unidade da ordem de 50%, sendo relatada situação de total desabastecimento de itens básicos e essenciais como álcool e algodão, entre outros.
No referido relatório do CRF consta ainda que a Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP) não tem realizado novos empenhos a partir das solicitações feitas pela UNICAT, o que segundo o próprio Conselho “tornará a situação da rede hospitalar do estado mais caótica ainda”.
Diante do quadro, o MPRN apresentou guias com solicitações das unidades hospitalares estaduais requerendo que o Estado seja determinado a adotar, de imediato, medidas que assegurem o cumprimento da decisão sem prejuízo de medidas coercitivas necessárias.
Na outra ação, perante a 5ª Vara da Fazenda de Natal, o MPRN protocolou manifestação para que a Justiça, que já havia reconhecido o direito da população à assistência farmacêutica gratuita e de qualidade, determine ao Estado do RN que cumpra o seu dever, também imposto em sentença, no sentido de adotar medidas necessárias a garantir a dispensação regular e contínua dos itens previstos no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), diante da instabilidade no guarnecimento dos estoques de medicamentos em decorrência de vários fatores como inadimplência, falta de planejamento, rotatividade de gestores, entre outros.

Primeira-dama de Mossoró expõe aliança com adversário e compra de votos

Amélia e o marido, que em recente vídeo cobrou posicionamento do governador sobre apoio à sua campanha. (Foto: reprodução Facebook)

AMÉLIA E MARIDO (FOTO:REPRODUÇÃO FACEBOOK)

Uma reunião entre a primeira-dama de Mossoró, Amélia Ciarlini, e correligionários de seu núcleo duro expôs as tratativas às quais recorreu a campanha para reeleição do prefeito Silveira Júnior (PSD).

Na conversa, gravada por um dos participantes, Amélia cita que existe um pacto político com a campanha adversária de Tião da Prest (PSDB), para que nem Silveira nem ele ataquem um ao outro. Para deixar claro os termos do acordo, ela ainda explica que Tião está agindo nas bases eleitorais diretamente com dinheiro.

O diálogo ocorreu dias após Amélia ir ao Facebook cobrar do governador Robinson Faria apoio à campanha do marido. Segundo apurou a reportagem, o encontro que acabou gravado e vazado foi feito na residência do prefeito Silveira Júnior.

Além de Amélia, foram identificados na conversa Frederick Escóssia, um dos homens de confiança do prefeito e o jornalista Neto Queiroz, cuja agência de publicidade presta serviço à Prefeitura de Mossoró e à Câmara Municipal.

Todos os quatro foram procurados pela reportagem. Apenas Neto Queiroz concedeu entrevista e negou o teor da conversa, que foi a seguinte:

 
FREDERICK ESCÓSSIA […] Eu acho que é uma deixa.
 
AMÉLIA CIARLINI: Peraí, deixa eu dizer aqui uma coisa. Eu num vou bater em Tião também.
 
FREDERICK: Não é…
 
AMÉLIA: Nós vamos falar de Tião também. Porque a gente não falou de Tião e já tem quatro dias que ele tá na frente da UBS [unidade básica de saúde].
 
NETO QUEIROZ: Na frente da UBS?
 
MULHER NÃO IDENTIFICADA: No programa eleitoral dele 
 
AMÉLIA CIARLINI: Eu não tenho pra que mentir e não minto pá [sic] ninguém, e é por isso fiz aquele vídeo. Existe um pacto entre Tião e Silveira, certo? Tanto jurídico como político. Esse pacto é… você… Quem tiver melhor, certo, faz a junção. Para não morrer e os Rosado não voltar [sic]. Não existe uma nem certa nisso. Tudo pode mudar.
 
NETO QUEIROZ: […] Nenhuma agressão entra. Nem nós batemos em Tião nem Tião bate na gente. Nem juridicamente a gente aciona eles em nada nem eles acionam a gente em nada. E nem a gente agride de lá e nem ele agride de cá. O nosso objetivo comum é Rosalba.
 
 
AMÉLIA: Tião não está jogando com os vereadores. Tá jogando com as bases, indo direto pro dinheiro. Então, ou seja, a gente cresce no nosso discurso e ele cresce em cima de Rosalba. Ok?
Outro lado

Amélia Ciarlini, Frederick Escóssia e Tião Prestes foram procurados pela reportagem do portalnoar.com para comentar o assunto. Nem um dos três atendeu ou retornou as ligações. A reportagem deixou mensagem em suas caixas postais.

Neto Queiroz negou o encontro. “Não, não tenho nenhum conhecimento sobre isso. É a primeira vez que ouço falar sobre isso. Você poderia ouvir Frederico. Mas não, não tenho conhecimento desse encontro. Precisaria ouvir para ter algum tipo de lembrança”.

Informado que a reportagem então poderia disponibilizar o áudio para que ele ouvisse, Neto aceitou, informando que, em seguida, retornaria. Ele alegou posteriormente que o acordo mencionado não se sustenta. “Prova mais cabal disso são as ações ajuizadas um contra o outro, ou seja, fatos que demonstram que isso não existe”.

Neto Queiroz ainda criticou o áudio. Segundo afirmou, a peça é premeditadamente editada e “que se trata de peça de marketing de quem está querendo vender para opinião pública esse suposto fato, visando obter dividendos eleitorais.  Por fim, Importante salientar que gravações de conversas em ambientes fechados, sem o conhecimento do gravado, constitui prova ilícita. Portanto a informação se baseia em gravação editada e colhida de forma ilícita”.

Portal Noar

Condenado oito vezes pelo TCE, Paulinho entra na Justiça contra blogueiro por ter divulgado condenações e não obtém êxito

Resultado de imagem para O candidato a prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulinho de São Fernando

PAULINHO DE SÃO FERNANDO

O candidato a prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulinho de São Fernando (PR), entrou na Justiça para que o blogueiro, Leidismar Régis Gurgel, retirasse uma postagem no Facebook em que mostra “10 motivos para não votar em Paulinho”, em que segundo o candidato, “era uma postagem caluniosa contra ele e seu grupo político”. Nos motivos, mostram que Paulinho havia sido condenado por vários processos.

No entanto, a juíza eleitoral de São Gonçalo do Amarante, Daniella Paraíso Guedes Pereira, indeferiu o pedido do candidato. De acordo com o parecer, as notícias – referentes aos processos – não são inverídicas já que, de fato, o candidato teve suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), na época em que foi vice-prefeito (1993/1996) e prefeito (2001/2008) do município de São Fernando (RN), localizado na região Seridó.

Como os processos são verdadeiros, a juíza eleitoral ainda afirma que as suspensões a que Paulinho sempre se refere não passam de um efeito para que seu nome não apareça na lista do TCE/RN, fim de não ser considerado inelegível.

Para Leidismar, essa vitória na Justiça mostra que não adianta se calar quando existe a verdade. “O grupo Jaimista tem essa conduta de tentar nos oprimir e nos calar, principalmente quando tocamos na ferida com fatos verdadeiros”, revela.

Com Neymar, Tite anuncia convocados para jogo na Arena das Dunas

TITE ANUNCIA CONVOCADOS PARA ARENA DAS DUNAS

O técnico Tite anunciou na tarde desta sexta-feira (16) a convocação da Seleção Brasileira para o duelo em Natal, diante da Bolívia, no dia 6 de outubro na Arena das Dunas. O elenco tem a mesma base do que integrou o time nas vitórias diante de Equador e Colômbia. A principal novidade fica por conta do goleiro Alex Muralha, do Flamengo, que foi convocado pela primeira vez, além das chamadas do zagueiro Thiago Silva (PSG)  e dos meias Douglas Costa (Bayern) e Oscar (Chelsea).

O atacante Neymar, principal estrela da seleção, está confirmado também na seleção que jogará em Natal, assim como a revelação Gabriel Jesus, do Palmeiras. O único desfalque de Tite para o confonto na Arena das Dunas será o volante Paulinho, que cumpre suspensão, mas integra a lista de convocados novamente.

A convocação é válida ainda para o duelo diante da Venezuela, no dia 11 de outubro.

Outro que terá sua primeira chance com o técnico Tite é o meia-atacante Firmino, do Liverpool. Já convocado com Dunga, ele ficou de fora da última chamada, mas dessa vez integra a lista na vaga do ex-santista Gabriel, que ficou de fora.

Goleiros
Alisson (Roma-ITA)
Muralha (Flamengo)
Weverton (Atlético-PR)
Zagueiros
Gil (Shandong Luneng-CHN)
Marquinhos (PSG-FRA)
Miranda (Inter de Milão-ITA)
Thiago Silva (PSG-FRA)
Laterais
Daniel Alves (Juventus-ITA)
Fagner (Corinthians)
Filipe Luis (Atlético de Madrid-ESP)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Meio-campistas 
Casemiro (Real Madrid-ESP)
Fernandinho (Manchester City-ING)
Giuliano (Zenit-RUS)
Lucas Lima (Santos)
Oscar (Chelsea-ING)
Paulinho (Guangzhou Evergrand-CHN)
Coutinho (Liverpool-ING)
Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN)
William (Chelsea-ING)
Atacantes
Douglas Costa (Bayern-ALE)
Gabriel Jesus (Palmeiras)
Neymar (Barcelona-ESP)
Firmino (Liverpool-ING)

Construção de viaduto interdita BR-101 já a partir deste sábado

CONSTRUÇÃO VIADUTO BR-101

Túnel será construído entre a passarela de Neópolis e a Avenida das Alagoas
O Departamento Nacional de Infraestrutura do Transporte (DNIT) vai começar a construção do primeiro de seis viadutos previstos no projeto de reurbanização da BR-101, entre Natal e Parnamirim. A partir da manhã de amanhã, durante os 120 dias previstos de obra para o novo equipamento viário, os motoristas que passam pelo local nos dois sentidos deverão ter paciência, já que a rodovia será interditada. Com cerca de 300 metros de extensão, o viaduto será levantado no bairro de Neópolis e será localizado das imediações da passarela do bairro até a Avenida das Alagoas – nas proximidades do Supermercado Makro.
A rota alternativa para o tráfego durante o período de obras e interdição serão as duas marginais da BR nos dois sentidos. Segundo o DNIT os motoristas deverão ficar alertas às mudanças. Quem segue de Natal para Parnamirim, deverá entrar na marginal pouco após o chamado viaduto de Ponta Negra e seguir até a altura do Sam’s Club, onde haverá uma saída para se retornar à via principal. No fluxo contrário, o condutor deverá entrar na marginal pouco antes do Makro, em frente ao condomínio Central Park e voltar à BR-101 nas proximidades de uma concessionária da Hyundai.
O superintendente regional do DNIT, Walter Fernandes, orienta os motoristas que procurem não utilizar a rodovia durante o serviço de construção do viaduto. “É importante que as pessoas não usem a BR nesse período”, orientou.
Atualmente o tráfego nas marginais, em determinados horários, já não é dos melhores. Ontem, por volta das 17h, a reportagem esteve nas proximidades de onde será construído o viaduto, e o fluxo de veículos, entre carros, motos, ônibus e caminhões, já era intenso. A expectativa do próprio DNIT é a de que se piore nesses meses de obras na região.
Para tentar diminuir o impacto, o superintendente ainda diz que a velocidade máxima das marginais na extensão onde haverá as interdições, será diminuída. Hoje são 60 km/h, que deverá cair para 50 km/h. “Isso vai dar capacidade de deslocamento dos veículos e o fluxo deverá se manter”, afirmou Fernandes. Ele só fez ressalvas aos obstáculos que existirão “inevitavelmente” no percurso, como carros quebrados ou acidentes, que poderão travar o tráfego.
Essa será a primeira de uma série de outras intervenções que deverão ser feitas até meados de 2018, quando o órgão federal estima que toda a reurbanização deverá ser finalizada. As obras atualmente executadas na BR-101 visam a melhoria e adequação ao tráfego, eliminando os pontos críticos e tentando promover maior segurança nas vias. Serão seis viadutos, uma trincheira (espécie de túnel), cinco passarelas, a pavimentação e um túnel para drenagem no local.
A reurbanização, contando as obras em si mais as desapropriações realizadas e as adequações ambientais, tem um custo de R$ 200 milhões – R$ 150 milhões só o projeto. O trecho da rodovia contemplado nesse empreendimento é o com maior volume médio de tráfego diário do estado, com um fluxo superior a 95 mil automóveis, entre veículos de passeio e de carga. Quando pronto o reordenamento, esses números deverão dobrar.
O projeto contempla a construção de seis viadutos, passagem inferior de veículos, sinalização horizontal, vertical e projeto ambiental de áreas que possam ser degradadas entre o viaduto de Ponta Negra e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) de Parnamirim. Todos os sinais de trânsito no trecho serão retirados, tornando a BR-101 em uma via expressa.
“Teremos vias marginais interligadas até Parnamirim; se o motorista quiser ir de Natal até Parnamirim pelas marginais ele vai poder. [Teremos] Toda a parte de baia, as vias auxiliares e as vias expressas, que são os viadutos, que terão velocidade maior [80 km/h]. A ideia é melhorar o trânsito, dar mais fluidez, segurança, acesso rápido aos condomínios. Vamos melhorar o nível de serviço da via”, explicou Walter Fernandes.
NOVO