SELO BLOG FM (4)

Categoria: setembro 14, 2016

Delegacia de Macaíba prende suspeitos por homicídio e roubo

A equipe da Delegacia de Polícia Civil de Macaíba prendeu dois homens, em cumprimento a mandados de prisão, nesta quarta-feira (14). Marcelo Melo do Nascimento,19 anos, suspeito de ter matado uma pessoa conhecida como Clênio, em abril de 2016 no bairro de Mãe Luiza, foi preso no bairro do Ipês em Macaíba em cumprimento a um mandado de prisão temporária.

Aran Fernandes da Silva, 26 anos, suspeito de ter participado de um arrastão realizado em uma granja no mês de junho, foi detido por força de mandado de pisão preventiva.

Sesed realiza palestra sobre a Lei Maria da Penha em escola em Macaíba

Sesed realiza palestra sobre a Lei Maria da Penha em escola em Macaíba

A Secretaria do Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), através da Coordenadoria da Defesa da Mulher e das Minorias (CODIMM), realizou nesta quarta-feira (14) mais uma palestra do ‘Maria da Penha nas Escolas’. Desta vez o evento aconteceu na cidade de Macaíba, na Escola Estadual Deputado Jessé Pinto Freire Filho. O projeto, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM), tem percorrido escolas em cidades do Rio Grande do Norte com o objetivo de discutir soluções para combater a violência contra a mulher.

“O projeto tem como finalidade principal apresentar para o público que a intenção da Maria da Penha não é punir os homens, mas sim proteger as mulheres da violência. Durante a palestra, nós também explicamos o básico da Lei Maria da Penha”, afirmou Erlândia Passos, coordenadora do CODIMM e que foi a palestrante do projeto nesta quarta. Durante as palestras nas escolas, são distribuídos folders e gibis sobre o tema.

Além disso, um material didático é entregue para professores e diretores das instituições de ensino para que o tópico se transforme em assunto recorrente nas discussões entre alunos e docentes. SPM mantém o número 0800 281 2336 para estimular que a violência contra a mulher seja denunciada. A ligação é gratuita.

Walfredo Gurgel faz workshop de desenvolvimento gerencial

WALFREDO REALIZA WORKSHOP DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL

 O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) realiza nesta quinta-feira (15), das 8h às 12h, no auditório da Unifacex, unidade da Avenida Deodoro da Fonseca, no bairro da Cidade Alta, mais um Workshop para os setores administrativos da maior unidade de Saúde Pública para atendimentos do trauma. A ação faz parte do programa de desenvolvimento gerencial que o hospital vem implantando desde junho passado.

Anteriormente também já foram realizados workshops com os setores de Serviço Social e Farmácia.     O assessor técnico de qualidade do HMWG responsável pelo Projeto, Denis Job, esclarece: “Esse é um momento onde reunimos todas as equipes dos setores, fazemos uma avaliação dos trabalhos e, a partir dessa avaliação, encontramos áreas e oportunidades de melhorias, a fim de construir um planejamento”.

Para isso, o workshop será dividido em duas partes. A primeira que será responsável pela integração entre os participantes, a partir de dinâmicas e reflexões. E, a segunda, que englobará a construção de um planejamento de ações, com base em metas e prazos para cada setor integrante. O projeto prevê ainda a elaboração de um modelo de gestão baseado em um colegiado de gestão participativa com indicadores de qualidade.

Denis estima em dois anos o tempo necessário para que todo o projeto já esteja implantado e em total funcionamento. “Fizemos a primeira parte que foi de mobilização, estamos na segunda fase (construção de planejamento) e, na terceira, iremos monitorar tudo que for construído e implantado”, diz.     Para a diretora geral do HMWG, Maria de Fátima Pereira Pinheiro, a atual crise pela qual passa a área da Saúde Pública não pode ser desculpa para ficar de braços cruzados e não qualificar os setores do hospital.

“Esses workshops são importantes para aprimorar os nossos trâmites burocráticos e melhorar, inclusive, nosso faturamento. Até porque, tudo é assistência. Os setores administrativos, por exemplo, sabendo como gerenciar melhor nossas demandas, será possível fazer mais com menos. Estamos fazendo a nossa parte”, afirma.

OAB/RN realiza palestra sobre direitos dos pacientes com câncer dia 19

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte realiza no dia 19 de setembro, às 9h, palestra sobre os Diretos dos Pacientes com Câncer, no Hospital Infantil Varela Santiago. O tema será abordado pela advogada Ionara Nunes dos Santos.
O evento faz parte da programação de atividades da Comissão da Saúde da OAB/RN, presidida por Eisângela Fernandes, durante o “Setembro Dourado” de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil.  “Campanhas como essa são essenciais para alertar a população sobre sintomas e consequente diagnóstico precoce da doença, passo muito importante para cura do câncer infanto-juvenil”, esclareceu Elisângela.
Durante a palestra serão distribuídos balões, lápis de cor e cadernos para as crianças que estão em tratamento no hospital. O projeto conta com o apoio da  Escola Superior de Advocacia da OAB/RN, Caixa de Assistência dos Advogados (CAARN) e da Comissão de Eventos.
Tema:  Direitos dos pacientes com câncer
Data: 19/09/2016
Local: Hospital Infantil Varela Santiago
NOVO

‘Lula era o comandante máximo do esquema de corrupção’, diz MPF

Procurador mostra gráfico que ilustra papel do ex-presidente Lula na Lava-Jato – Reprodução

O coordenador da força-tarefa da Lava-Jato, Deltan Dallagnol, disse nesta quarta-feira que o ex-presidente Lula era o “comandante máximo do esquema de corrupção identificado na Petrobras durante seu governo. O ex-presidente negou a acusação em redes sociais. Na coletiva, o procurador afirmou que o esquema tinha como propósitos a manutenção da governabilidade, a perpetuação dos partidos no poder e o enriquecimento ilícito dos envolvidos.

— Hoje o MPF acusa o sr. Luiz Inácio Lula da Silva como o comandante máximo do esquema de corrupção identificado na Lava-Jato — disse Deltan, que também se referiu ao ex-presidente como “maestro da orquestra criminosa” e “grande general do esquema de corrupção” descoberto pela Lava-Jato.

De acordo com Deltan, Lula recebeu R$ 3,7 milhões em propina da empreiteira OAS, uma das beneficiárias do esquema de corrupção na Petrobras.

O coordenador da Lava-Jato relembrou as semelhanças entre o caso do mensalão e o esquema de pagamentos de propinas na Petrobras para apresentar o que chamou de “propinocracia”, um governo que, de acordo com o procurador, é regido no pagamento de vantagens envolvidos.

Segundo Dallagnol, os investigadores não desejam recuperar o mensalão para definir a responsabilidade de Lula naquele caso, mas a título de mais uma prova. Para Dallagnol, após a divulgação do esquema do mensalão, Lula não poderia mais alegar desconhecer outro esquema que funcionava de

— Dessa vez, Lula não pode mais dizer que não sabia de nada — disse.

Segundo ele, a conclusão não leva em conta a história do ex-presidente ou da qualidade de seu governo:

— O MPF não está julgando aqui quem Lula foi ou é como pessoa. Não estamos julgando quanto o seu governo foi ou não foi bom, o quanto ele fez ou não fez pelo povo brasileiro. O que o Ministério Público faz aqui é imputar a ele a responsabilidade por crimes de corrupção e de lavagem de dinheiro, em um contexto específico, afirmando qual é a medida de sua responsabilidade com base em evidências – afirmou Deltan.

O procurador disse que a mesma ressalva se aplica ao PT:

— Não se julga aqui a adequação de sua visão de mundo, sua ideologia, mas avalia sim se a agremiação se envolveu, por meio de seus diversos prepostos, em crimes específicos.

Para a Lava-Jato, embora não se possa dizer que todos os apadrinhados que assumiram cargos públicos arrecadaram propinas, é possível “afirmar que existia um sistema com este objetivo, o qual abarcava seguramente diversos cargos públicos”, segundo Deltan Dellagnol.

— Só o poder de decisão de Lula fazia o esquema de governabilidade corrompida viável. (O ex-presidente) nomeou diretores para que arrecadassem propina. Sem o poder de decisão de Lula, esse esquema seria impossível.

Para o procurador, “evidências apontam que Lula enriqueceu ilicitamente com o esquema de corrupção, o que demonstra que tinha, mais do que conhecimento, um papel central” no esquema de corrupção montado na Petrobras. Ele cita reformas feitas pela OAS em um triplex que seria destinado ao ex-presidente no Guarujá, mas foi devolvido depois que o caso veio à tona.

Lula, a mulher dele, dona Marisa Letícia, e mais seis pessoas foram denunciadas nesta quarta-feira por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do edifício Solaris, no Guarujá. Também foram denunciados o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, e os ex-diretores da OAS Paulo Gordilho (responsável pela compra de móveis planejados para a cozinha do apartamento), Agenor Franklin Magalhães Medeiros, Fábio Hori Yonamine e Roberto Moreira Ferreira.

O Globo

Presidente da Assembleia recebe médicos e discute crise na saúde no RN

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA RECEBE MÉDICOS E DISCUTE CRISE NA SAÚDE NO RN

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), recebeu uma comissão de entidades médicas nesta quarta-feira (14), que externou o atraso de 7 meses de repasses do Governo do Estado com cooperativas médicas e hospitais particulares que atendem pacientes do SUS.

“Apesar da crise financeira o Estado tem que enfrentar esta demanda e encontrar soluções. No enfrentamento da crise da segurança foi feito este esforço e para a saúde urge a busca da normalidade no atendimento. São vidas que estão sendo perdidas. Vamos unir esforços e trazer resolutividade para o setor”, salientou Ezequiel Ferreira.

O líder do governo, deputado Dison Lisboa (PSD), participou da audiência e se prontificou em encontrar caminhos no âmbito do executivo. Os deputados Albert Dickson (PROS), Gustavo Carvalho (PSDB), Cristiane Dantas (PCdoB), Gustavo Fernandes (PMDB) e Hermano Morais (PMDB) também debateram com a classe médica.

“As consequências do não pagamento às cooperativas e aos sete hospitais conveniados tem sido o acúmulo de dívidas da ordem de R$ 21 milhões e há mais de 40 dias não são realizados procedimentos cirúrgicos na rede privada conveniada”, explicou Marcelo Cascudo, presidente da Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte, (Coopmed-RN).

Marcelo Cascudo rememorou que na primeira quinzena de julho o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira de Souza, intermediou uma audiência entre as cooperativas e o Governo do Estado. “Foi estabelecido um cronograma de pagamento por parte do governo, mas não chegou a ser cumprido”, pontuou.

O presidente da Coopmed também pediu apoio político aos deputados para que dialoguem com o Tribunal de Justiça, mesmo entendendo a autonomia e independência dos poderes, para que se concretize o repasse de R$ 20 milhões do TJRN como empréstimo para o Governo do RN. “Só enxergamos esta solução para viabilizar o pagamento dos débitos para com a Coopmed e Hospitais particulares. Vejo com a luz no final do túnel diante da crise do Poder executivo”, explicou o médico Fernando Pinto.

O médico Madson Vidal, da Associação dos Amigos da Criança Cardiopata, fez um depoimento emocionado conclamando para um pacto pela saúde. “Não estamos conseguindo oferecer o atendimento. Estamos contando óbitos”, disse.

Por sua vez, o médico Álvaro Barros, cardiologista do Incor, relatou que o Governo do Estado em provocado o desmonte do sistema de alta e médica complexidade. “A rede pública não faz este atendimento. Há o convênio com a rede privada para que o atendimento cirúrgico de alta e média complexidade aconteça no Rio Grande do Norte. Sem o pagamento dos procedimentos os hospitais e clínicas irão falir e fechar as portas. Com isto o sistema falha e o desmonte do sistema será concretizado”, explica.

Diante das dificuldades financeiras muitos hospitais privados estão demitindo funcionários ou decretando férias para parte de seus colaboradores. Hospital do Coração, Memoria, Natal Hospital Center e Incor adotaram estas medidas para enfrentar a crise. “Tem hospital recorrendo a empréstimo e contas garantia para cumprir seus compromissos. Mas uma hora o crédito falhará e a falência será concretizada”, alertou Álvaro Barros.

A Cooperativa Médica do RN possui cerca de 1.600 cooperados distribuídos em 36 especialidades. Fundada em 19 de fevereiro de 2003, a Cooperativa Médica do RN começou a funcionar efetivamente em 2006.

A prestação dos serviços acontece nos hospitais particulares que atendem ao SUS e onde é possível realizar cirurgias e procedimentos de Alta e Média Complexidade proporcionando à população mais carente um serviço de excelência.

Lula é denunciado na Lava Jato por corrupção e lavagem de dinheiro

14 09 2016 SAO PAULO SP POLITICA LULA Lula participa da Reuniao do Conselho Politico do PT Nacional, no Grand Mercure Hotel.  FOTO GABRIELA BILO/ ESTADAO

FOTO GABRIELA BILO/ ESTADÃO

Além do ex-presidente, Ministério Público Federal acusa sua mulher Marisa Letícia, o empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS, o presidente do Instituto Lula e outros quatro investigados

 A Operação Lava Jato denunciou formalmente nesta quarta-feira, 14, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ex-primeira dama Marisa Letícia, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, o empresário Léo Pinheiro, da OAS, dois funcionários da empreiteira e outros dois investigados. Todos foram denunciados no caso Tríplex no Guarujá (SP).

Lula recebeu “benesses” da empreiteira OAS –  uma das líderes do cartel que pagava propinas na Petrobrás – em obras de reforma no apartamento 164-A do Edifício Solaris. O prédio foi construído pela Bancoop (cooperativa habitacional do sindicato dos bancários), que teve como presidente o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto – preso desde abril de 2015. O imóvel foi adquirido pela OAS e recebeu benfeitorias da empreiteira.

No último mês, a Polícia Federal indiciou Lula, a ex-primeira dama Marisa Letícia, o ex-presidente da OAS José Aldemário Pinheiro, o Léo Pinheiro, e um engenheiro da empreiteira que participou da reforma do imóvel.  No indiciamento, o delegado Márcio Adriano Anselmo, afirmou que “(Lula) recebeu vantagem indevida por parte de José Aldemário Pinheiro e Paulo Gordilho, presidente e engenheiro da OAS, consistente na realização de reformas no apartamento 174”. O imóvel recebeu obras avaliadas em R$ 777 mil, móveis no total de R$ 320 mil e eletrodomésticos no valor de R$ 19 mil – totalizando R$ 1,1 milhão.

Estadão

Campanha “Aqui a Gente Aprende” tem resultados apresentados em seminário

FOTO:JOÃO GILBERTO

Os resultados da campanha “Aqui a Gente Aprende” são avaliados em seminário promovido pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) que contou com a presença da  secretária da Educação do RN, professora Cláudia Santa Rosa. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (14) na Assembleia Legislativa do RN.

A campanha, cujo principal objetivo é mostrar para a sociedade que a escola pública de qualidade é possível, respaldada por exemplos reais positivos encontrados no Rio Grande do Norte, obteve bons resultados com a interação popular através das redes sociais, internet e ligações telefônicas. “É importante que tenhamos conhecimento dos indicadores alcançados na campanha para termos um panorama de como a sociedade enxerga a educação pública. Nesse sentido, a campanha foi muito bem sucedida”, disse a secretária de Educação do RN durante o seminário. “A leitura é o carro-chefe da um projeto político-pedagógico.

Temos que encomendar investimentos e buscar parcerias para implementar novas ideias para efetivação dessa campanha”, afirmou a diretora do IDE, Evânia Oliveira. Para a gerente de educação do Instituto C&A, Patrícia Lacerda, os problemas da educação, assim como os benefícios, são de responsabilidade de toda a sociedade. “É da conta de todos nós. E essa campanha é o início de uma coisa muito boa”, citou. Os resultados divulgados foram compilados em uma publicação impressa distribuída durante o evento.