SELO BLOG FM (4)

Categoria: setembro 13, 2016

Segurança amplia monitoramento de vídeo em Natal

Segurança amplia monitoramento de vídeo em Natal

A Secretaria do Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) ampliou o sistema de monitoramento por câmeras em Natal. Nesta terça-feira (13), as câmeras utilizadas pela Guarda Municipal foram totalmente integradas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Agora, são 47 câmeras de monitoramento da Prefeitura do Natal disponibilizadas para a Sesed, sendo 29 da STTU e 18 da Guarda.

“Com mais essas câmeras, agora podemos fazer a cobertura de setores onde não tínhamos um sistema de imagens, como é o caso do bairro do Alecrim, onde agora temos oito câmeras que já estão em funcionamento”, afirmou o coordenador de sistemas da Sesed, major Macedo. Segundo o oficial, o número de câmeras disponíveis no Ciosp tende a aumentar nos próximos meses, já que algumas já foram instaladas, mas ainda não estão em funcionamento.

“Essa ampliação do nosso monitoramento vai facilitar a prevenção dos crimes e também a agilidade no deslocamento das viaturas”. Com a integração total com o sistema da prefeitura, agora o Ciosp tem 100 câmeras fazendo o acompanhamento 24 horas por dia de diversos pontos da capital potiguar.

Cunha reage e diz que Renan também pode ser alvo de ‘tempestade’

EDUARDO CUNHA

O deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ironizou na tarde desta terça-feira (13) declaração dada mais cedo pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e disse em nota esperar que os “ventos” que chegam em Renan “não se transformem em tempestade”.

Mais cedo, o presidente do Senado afirmou, ao ser questionado por jornalistas sobre acassação do mandato de Cunha pelo plenário da Câmara, que “quem planta vento colhe tempestade”. Questionado sobre eventuais ameaças de Cunha, Renan respondeu: “Afasta esse cálice de mim. Eu não quero de forma nenhuma falar sobre isso, mas quem planta vento colhe tempestade”.

“Com todo desejo de sucesso ao presidente do Senado no comando da Casa, e acreditando na sua inocência, espero que os ventos que nele chegam através de mais de uma dezena de delatores e inquéritos no STF, incluindo [o ex-presidente da Transpetro] Sérgio Machado, não se transformem em tempestade. E que ele consiga manter o cálice afastado dele”, disse Cunha.

Na nota, o ex-presidente da Câmara também criticou o que chamou de “diferença de tratamento” dada a ele e a Renan nas ações que correm no Supremo Tribunal Federal (STF) em decorrência das investigações da Operação Lava Jato.

Segundo Cunha, os mesmos delatores que o acusaram de receber propina em contratos da Petrobras, acusaram Renan de também ter recebido valores ilícitos do esquema de corrupção.

“Entretanto, a ação penal que deveria ser indivisível, segundo o Código Penal, foi aberta apenas contra mim”, critica o peemedebista.

Nota
Veja a íntegra da nota divulgada pelo deputado cassado Eduardo Cunha:

Com relação às declarações do Presidente do Senado, Renan Calheiros, temos a falar:

1 – Ao contrário do dito pelo Presidente do Senado, durante o meu período à frente do Presidência da Câmara, não houve matérias de caráter relevante oriunda do Senado que deixássemos de apreciar em plenário. Ao contrário do Senado, que deixou de apreciar vários temas importantes aprovados na Câmara, dentre outros, projeto de terceirização, redução da maioridade penal, correção do FGTS dos trabalhadores e PEC da reforma política, no qual apenas foi destacada a janela partidária deixando-se de apreciar temas como fim da reeleição e financiamento de campanha. Esperamos que o Senado aprecie essas matérias.

2 – Com relação à diferença de tratamento entre mim e o Presidente do Senado, destacado no meu discurso na Câmara ontem, ressalto que na ação penal número 982 do Supremo Tribunal Federal, decorrente da denúncia aceita baseada apenas na palavra de delatores sobre sondas da Petrobras, os mesmos delatores, nas suas delações, acusam como beneficiários das supostas vantagens indevidas montando a US$ 6 milhões os senadores Renan Calheiros, Jader Barbalho, Delcídio do Amaral e Silas Rondeau. Entretanto, a ação penal que deveria ser indivisível, segundo o Código Penal, foi aberta apenas contra mim.

3 – No mais, com todo desejo de sucesso ao Presidente do Senado no comando da Casa, e acreditando na sua inocência, espero que os ventos que nele chegam através de mais de uma dezena de delatores e inquéritos no STF, incluindo Sérgio Machado, não se transformem em tempestade. E que ele consiga manter o cálice afastado dele.

Eduardo Cunha
Brasília, 13 de setembro de 2016

Governadores do Nordeste discutem em Brasília alternativas de apoio financeiro

GOVERNADORES NORDESTE REUNIÃO EM BRASÍLIA

Governadores do Nordeste liderados pelo governador Robinson Faria estiveram reunidos nesta segunda-feira (12), em Brasília, para discutir alternativas diante de um quadro de previsão de queda dos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Da pauta, foram formulados pontos que serão apresentados em uma audiência nesta terça-feira (13) com o presidente Michel Temer e o ministro da Fazenda Henrique Meirelles. Na pauta regional foram discutidos temas como descontingenciamento do fundo penitenciário e judicialização das questões de saúde pública.

Com Michel Temer serão debatidas e estudadas formas de auxílio aos estados. Para o governador Robinson Faria, o momento é de união para que os estados, não apenas do Nordeste, possam voltar a crescer e apresentar capacidade de investimento para desenvolver projetos importantes. “Estivemos reunidos com os governadores do Nordeste porque temos uma preocupação em comum que é a queda de repasses federais. Vamos tratar com o presidente Michel Temer e encontrar uma saída para superar o momento de crise”, encerrou.

Vendas do varejo potiguar caem 14,1% em julho, o maior tombo mensal da história

vendas-queda-brusca

Comércio do RN já amarga 13 meses seguidos de retração

As vendas do Comércio Varejista Ampliado potiguar registraram, em julho, queda de 14,1% em relação a igual período do ano passado. Com isso, o acumulado do primeiro semestre de 2016 no estado já mostra uma queda de 10,9% percentual muito acima dos 2,01% de queda registrados no período de janeiro a julho de 2015. A retração acumulada ao longo de 2016 já representa quase o dobro daquela registrada ao longo de todo o ano passado (-5,9%).

Com mais este resultado negativo, o RN já conta 13 meses seguidos de queda nas vendas. O número de julho também confirmou dois novos recordes: foi o maior percentual de queda para um único mês e, também, a primeira vez, desde o início da série histórica do IBGE (em 2005) que o comércio do Estado registra 13 meses seguidos de vendas em declínio.

Os números foram divulgados na manhã desta terça-feira, 13, pelo IBGE, e reforçam o momento delicado pelo qual o setor de comércio do RN, um dos mais importantes da economia potiguar, está passando.

“Felizmente temos começado a enxergar, desde o início de agosto, alguns indicadores, no plano nacional, que apontam para recuperação da nossa economia. Mas está muito claro que estamos batendo no fundo do poço. Treze meses seguidos de queda nas vendas e um acumulado de quase 11% em perdas somente este ano é realmente um cenário extremo”, afirma o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN, Marcelo Queiroz.

O recorde histórico negativo para as vendas registrado em julho é apontado pelo presidente da Fecomércio RN como consequência de todo um contexto econômico. “Temos hoje um cenário com juros nas alturas, endividamento atingindo mais de 60% das famílias e cerca de 58 milhões de pessoas inadimplentes. Claro que é ambiente extremamente inóspito para o comércio. Tudo isto explica este recorde negativo”, diz ele.

O presidente faz questão de reafirmar que há sinais – ainda tímidos – de que a crise econômica começa a perder força (ele cita a redução das taxas inflacionárias e sinalizações de novos investimentos e de estabilização no mercado de trabalho). Segundo Queiroz, a expectativa é que os próximos meses sejam de quedas menos acentuadas nas vendas. “No entanto, dificilmente teremos um ano de 2016 que consiga, pelo menos, se igualar a 2015, que já foi ruim. Infelizmente, está claro que teremos este ano o pior desempenho do varejo potiguar na série histórica”, afirma Marcelo Queiroz.

Segmentos
A exemplo do que aconteceu em junho, todos os segmentos do varejo registraram queda nas vendas. As maiores foram verificadas em Veículos (-20%); Livros, Jornais e Revistas (-18,6%); Equipamentos e Materiais para Escritório e Informática (-12,9%) e Móveis (-12,8%).

Força Nacional chega ao RN para apoiar ações da Segurança

FORÇA NACIONAL CHEGA A NATAL

O Ministério da Justiça e Cidadania publicou nesta terça-feira (13) no Diário Oficial da União a Portaria nº 833 que dispõe sobre o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao Sistema de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte. No documento, o ministro Alexandre de Moraes determina que a Força Nacional atue em todo o território estadual, em prol da preservação da ordem pública, por um período de 60 dias, para exercer ações de policiamento ostensivo, em conjunto com a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (PMRN).

A operação conta com o apoio logístico do Governo do Estado, nos termos do Convênio de Cooperação Federativa celebrado entre a União e o Estado do Rio Grande do Norte, bem como a permissão de acesso aos sistemas de informação, inteligência, disque-denúncia e ocorrências, no âmbito da Segurança Pública.

O número de profissionais a ser disponibilizado pelo Ministério da Justiça e Cidadania obedecerá ao planejamento definido pelos entes envolvidos na operação. A Força Nacional de Segurança Pública começou a chegar na capital potiguar na noite desta segunda-feira (12) atendendo ao pedido do governador Robinson de Faria. O restante do efetivo está previsto para chegar até a noite desta terça-feira (13). Inicialmente, os militares encontram-se instalados no Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento (CSFA) do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRN), localizado na Base Aérea de Parnamirim.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) realiza nesta quarta-feira (14), às 16h, no quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Natal, uma solenidade de apresentação da tropa da Força Nacional que marcará o início das operações. A formatura vai contar com a participação do governador Robinson Faria, do secretário estadual da Sesed, Ronaldo Lundgren, do comandante geral da Polícia Militar, Coronel Dancleiton Pereira, entre outras autoridades.    Click aqui para ler a Portaria nº 833 do Ministério da Justiça e Cidadania na íntegra. –

Vereadores de Natal discutem projeto de controle do diabetes

sessao-cmn-13-09-16-foto-elpidio-junior-3

CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL DISCUTE PROJETO CONTROLE DIABETES

A Câmara Municipal de Natal apreciou, na sessão ordinária desta terça-feira (13), um projeto de lei de autoria do vereador Bispo Francisco de Assis (PRB) que dispõe sobre a obrigatoriedade de hotéis, pousadas e estabelecimentos similares de oferecerem desjejum apropriado para diabéticos. O objetivo é evitar uma dieta desbalanceada para os portadores do diabetes.
O debate discorreu sobre o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ) que foi contrário à matéria. De acordo com o vereador Felipe Alves (PMDB), presidente da CCJ, o texto interfere demasiadamente na livre iniciativa dos estabelecimentos privados.
“Embora a comissão reconheça o mérito do projeto, dada a intenção de zelar pela saúde da população, cabe apreciar a legalidade e constitucionalidade da iniciativa”, justificou Felipe Alves.

Por sua vez, o vereador Bispo Francisco de Assis defendeu a proposta lembrando que uma alimentação saudável é importante para o controle do diabetes. “Trata-se de uma doença silenciosa que mata milhares de pessoas todos os anos no Rio Grande do Norte. Por isso, todo cuidado é pouco”. Na sessão ordinária de quarta-feira (14) a matéria vai à votação no plenário.

Servidores da Assembleia doam sangue em unidade do Hemonorte

SERVIDORES DA ASSEMBLEIA DOAM SANGUE EM UNIDADE DO HEMONORTE

O desejo de ajudar pessoas e salvar vidas. Esta foi a principal motivação dos servidores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, que participaram da ação coletiva de doação de sangue nesta terça-feira (13). A coleta está acontecendo das 8h às 15h, na unidade móvel do Hemonorte, que está em frente à sede do Poder Legislativo.

 “Eu já sou doador regular e faço isso porque me sinto gratificado em ajudar pessoas que necessitam”, afirma Edilson Fernandes Dutra, que trabalha no Comitê de Imprensa da Casa e que não hesitou em participar. Ele conta que recentemente participou de uma campanha de coleta de sangue para uma paciente do interior em estado grave de saúde, que ficou restabelecida e que sempre colabora com o Hemonorte.

A enfermeira Leila Florêncio, do setor de Saúde da Casa, havia acabado de fazer sua doação e afirmou que a comodidade pelo fato da unidade móvel estar próxima a motivou a fazer sua primeira doação. “Quero ser uma doadora regular e aproveito para avisar aos colegas que não dói nada”, disse. Leila tem o tipo AB negativo, um dos que estãoem baixa no estoque.

A técnica de enfermagem Eva Moreira, servidora do Hemonorte, integra uma equipe de oito servidores que estão trabalhando na coleta e reforçou a necessidade dos tipos de sangue com fatores negativos (O e AB). A iniciativa partiu do setor de Saúde da Casa, que se sensibilizou com os números do Hemonorte, pois os tipos com fatores negativos (O e AB negativo) estão em situação crítica, comprometendo o fornecimento de sangue e hemocomponentes para a rede hospitalar.

Requisitos básicos

– Ter entre 16 e 69 anos (o candidato para doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos necessita de autorização e presença dos pais (pai ou mãe) ou responsável legal, durante todo processo da doação de sangue)

– Ser saudável

– Pesar acima de 50kg

– Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior

–  Evitar alimentos gordurosos antes da doação

– Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores

– Apresentar um documento oficial com foto

Detran/RN e parceiros realizam Semana Nacional de Trânsito

Com o tema “Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”, a Semana Nacional de Trânsito 2016 ocorre de 18 a 25 de setembro, coordenada pelo Detran/RN com apoio de outros órgãos do Sistema Nacional de Trânsito.  A abertura oficial da Semana será no dia 19, no Shopping Via Direta, às 9h, com a Exposição de Painéis Educativos. A temática deste ano, que integra a Década Mundial de Ações Para a Segurança no Trânsito (2011/2020), tem como principal meta conscientizar as pessoas sobre as responsabilidades no trânsito, para que a sociedade possa refletir sobre atitudes cidadãs.

Segundo o diretor-geral do Detran/RN, Marco Medeiros, a valorização de atitudes no dia a dia e a participação de todos são fundamentais para o alcance da segurança no trânsito. “O Governo do Estado, por meio do Detran/RN, incentiva que ações de segurança sejam feitas durante a campanha como uma maneira de conscientizar a sociedade e melhorar a vida de motoristas, pedestres e todos que têm relação com o trânsito”, explica Marco Medeiros.

O diretor Marco Medeiros destaca ainda que o trabalho que o Detran desenvolve durante o ano todo é intensificado na Semana Nacional de Trânsito, porque a data é um momento oportuno para atrair a atenção dos cidadãos. “Quem participa do trânsito, seja pedestre, ciclista, motociclista, passageiro e condutor pode tomar atitudes e fazer escolhas que contribuam com atos responsáveis para um trânsito melhor”, disse o diretor.

As ações da Semana Nacional de Trânsito começam no domingo, dia 18, com blitzen educativas em vias Estaduais e Federais. A abertura oficial acontece no dia 19, às 9h, no Shopping Via Direta. De 19 a 21, será realizada uma Exposição de Painéis Educativos, das 9h às 12h e das 16h às 20h, no Shopping Via Direta. Nesse mesmo período, também será realizado, o curso de pilotagem em Natal e Currais Novos. A programação continua nos dias 23 e 24 com abordagens educativas em bares da capital. A Semana será encerrada com um passeio ciclístico, na Rota do Sol, no dia 25.

A Semana Nacional de Trânsito é coordenada pelo Governo do Estado, por meio do Detran/RN, em parceria com PRF, CPRE, STTU, Equipe da Lei Seca e demais órgãos que fazem parte do Projeto Vida no Trânsito.

Programação:

Dia Ação Local
18 a 23 Blitzen Educativas Vias Estaduais e Federais
19 Abertura Oficial (às 9h) Via Direta
19 a 21 Exposição de Painéis Educativos Natal, Shopping Via Direta
19 a 21 Curso de Pilotagem Natal
23 Curso de Pilotagem Currais Novos
23 e 24 Abordagem em bares Natal
25 Passeio Ciclístico Rota do Sol