O Governo do Estado, por meio do Detran/RN, implanta uma ciclofaixa e uma bicicleta estática na pista de exames práticos de direção veicular. A novidade chega à pista da sede do órgão em comemoração ao dia Nacional do Ciclista, nesta sexta-feira (19). A medida tem caráter educativo para destacar as responsabilidades do futuro condutor junto aos ciclistas e humanizar as relações nas vias de trânsito.
A bicicleta estática tem um boneco acoplado para simular a presença do ciclista no trânsito. A ideia é orientar os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sobre a convivência correta entre motoristas e ciclistas. Os Centros de formação de condutores já foram comunicados sobre a medida para continuar reforçando junto aos futuros condutores a importância do respeito às leis de trânsito e preparar os alunos para obedecer a ciclofaixa.
O diretor geral do Detran, Marco Medeiros, destaca que a novidade vai incentivar o candidato a condutor a buscar cada vez mais conhecimentos sobre a legislação de trânsito, colocando em destaque as regras de direção defensiva, nesse caso com foco no convívio respeitoso com a bicicleta. “Estamos acrescentando no nosso teste prático uma forma educativa que vai incentivar a política de atenção ao ciclista desde o início da experiência como motorista. É uma medida que parece simples, mas pode trazer resultados necessários no trânsito e preservar muitas vidas, que é a grande preocupação do Detran“, avalia o diretor.
O presidente da Associação de Ciclistas do RN e também membro do Conselho Municipal de Política Cicloviária, Canutto Sousa filho, elogia a ação. “A medida é muito importante, porque ela já gera no condutor o pensamento de, quando for à rua, respeitar os ciclistas, que hoje sofrem muito com o desrespeito dos motoristas nas ruas de Natal”, conta Canutto Sousa.
O Detran/RN informa que, por enquanto, a simulação do ciclista na ciclofaixa é apenas uma medida educativa, com o intuito que as autoescolas comecem a orientar com mais ênfase os alunos. “Por isso, nesse primeiro momento, os futuros motoristas não perderão pontos. A ideia é continuar sem punição. Com o tempo, se percebermos que os candidatos estão infringindo muito a regra, comunicaremos aos Centros de formação e aos alunos que começaremos a tirar pontos de quem desrespeitar a regra”, explica Marco Medeiros.
Com a implantação da ciclofaixa, os candidatos a condutores serão testados sobre o artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que diz que o motorista deve manter a distância de um metro e meio do ciclista, podendo sofrer infração média, sob pena de multa nos casos de descumprimento. Para quem transita com o veículo em ciclofaixas, o artigo 193 prevê que a infração é gravíssima, com penalidade de multa até três vezes o valor.
A expectativa é implantar o mesmo modelo de exame em outras pistas de exames práticos do Detran/RN, que também passarão a contar com bicicletas estáticas durante a avaliação do candidato à CNH.
Servidores do Detran/RN estiveram presentes nesta quinta (25) e sexta-feira (26), no 10º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte (Congesp). O evento aconteceu nas dependências da Escola de Governo Dom Eugênio de Araújo Sales, no Centro Administrativo em Natal, e teve como tema a Inovação na Governança Pública.
Durante a programação deste ano, o governador do Estado, Robinson Faria, deu boas vindas aos presentes e ressaltou as medidas orientadas pela inovação tomadas durante a sua gestão. O evento contou com cerca de 800 participantes, entre estudantes, servidores públicos e administradores.
Nos dois dias do evento foram apresentados diversos trabalhos acadêmicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade Estadual do RN (UERN), Uni-RN e UnP, além de universidade situadas nos estados do Pará, São Paulo e Rio de Janeiro.
O Congesp do Rio Grande do Norte foi criado no ano de 2007, causando grande repercussão entre os que fazem ou estudam a administração pública, face suas temáticas serem focadas nas demandas da sociedade. O Congresso é realizado anualmente e tem o objetivo de gerar conhecimento na área de gestão pública, disseminando e analisando experiências inovadoras em todas as esferas de poder. Sua importância reside no estímulo ao avanço da capacidade de formular, implementar e mensurar políticas e ações orientadas para o resultado.
WILSON CHACON: “QUERO DEIXAR CLARO QUE O NOSSO GOVERNO SERÁ UMA GESTÃO BEM PLANEJADA, COM METAS E OBJETIVOS”
O candidato a prefeito de Extremoz pela coligação “Para Frente Extremoz”, Wilson Chacon (PSD), registrou na manhã de ontem, sexta-feira, o seu programa de governo no Cartório Único de Extremoz, sendo, no atual processo eleitoral, o primeiro postulante a cargo executivo a tomar essa iniciativa.
“Com essa atitude, quero deixar claro que o nosso governo será uma gestão bem planejada, com metas e objetivos a serem atingidos durante os quatro anos de mandato. E a população vai poder cobrar os compromissos que estou assumindo hoje”, destacou.
Ao sair do cartório, Wilson Chacon falou ao telefone com o governador Robinson Faria que o parabenizou pela iniciativa e disse que nas próximas semanas estará ao seu lado visitando o município e conversando com a população.
Antes de registrar o programa de governo, Chacon caminhou pela principal avenida de Extremoz, onde visitou os comerciantes locais e explicou o motivo de ser candidato a prefeito. “Sou candidato a prefeito por não está satisfeito com o descaso e abandono promovidos pela atual gestão. Quero fazer de Extremoz uma cidade do futuro. Sou preparado, estudei e estou pronto para arrumar a casa”, enfatizava aos interlocutores.
UMA FLAUTA CONSTRUÍDA COM MATERIAL RECICLÁVEL FOI UM DOS INSTRUMENTOS CONSTRUÍDOS NA OFICINA.
Associar arte com consciência ecológica, conceitos que foram destaques nas oficinas de confecção de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis, realizadas nos dias 24 e 25/08, pelo artesão Alexandre Ferro e a assistente Adriana Freitas, na escola do Sesc Zona Norte e no projeto Sesc Cidadão da Vila de Ponta Negra. A atividade contempla a programação do Sistema Fecomércio, especificamente do Sesc RN, no Fest Bossa & Jazz.
Os alunos eram só curiosidade pelos instrumentos apresentados, alguns não tão conhecidos, como o xanxerê e o pau de chuva, em contrapartida a outros, como o berimbau, tamborim e pandeiro. “As crianças dão muito valor a esse conhecimento e a curiosidade fica aguçada para aprender a fazer e por saberem que o que consideravam lixo tem agora um novo destino”, destaca o professor.
Para Arthur, 8 anos, o berimbau foi um dos instrumentos que mais chamou sua atenção. “Gosto de capoeira e agora sei que posso tentar fazer um berimbau pra mim usando o que posso pegar em casa ou na rua”.
Esses intercâmbios do saber são muito valorizados pelos educadores do Sesc, que trabalham na perspectiva de apresentar novas possibilidades de aprendizado. Para a orientadora pedagógica Samaia Samantha, essa atividade realizada no Sesc Cidadão só veio a somar.
“Atividades como essa contribuem para o incentivo das habilidades artísticas e musicais. Vejo o interesse no comportamento deles. Inclusive, para sair da rotina, semanalmente desenvolvemos um momento de convivência entre os alunos do karatê, PHE (Programa Habilidades e Estudo), xilofone e da orquestra, com uma programação bem diversificada, com palestras e oficinas. O relato dos pais e das professoras dão o direcionamento que estamos no caminho certo”.
Fest Bossa & Jazz
Em 2016 o Fest Bossa & Jazz celebra sua 7º edição e como novidade se estenderá até a segunda maior cidade Estado, Mossoró e se dividirá em dois períodos. Com acesso totalmente gratuito e à proposta de promover o intercâmbio entre nomes consagrados e novos expoentes da música, o Fest Bossa & Jazz tem como principal objetivo divulgar e fortalecer o trabalho de artistas da música instrumental, da Bossa Nova, do Jazz e do Blues.
Na parte diurna do evento são oferecidas palestras, oficinas sócio ambientais e workshops para músicos e estudantes, diferenciando-se da maioria dos outros festivais do gênero e com tudo isso incluindo o RN no circuito dos grandes festivais do Brasil.
Neste contexto, o Sesc RN é parceiro deste evento e oferece aos seus alunos ações formativas. Nesta edição foram realizadas oficinas para alunos das escolas e projetos da instituição, comunidade de Pipa, bem como workshops realizados na Escola de Música da UFRN.
Sesc Cidadão
Criado em 26 de julho de 2006, o Sesc Cidadão Ponta Negra, inicialmente chamado “Vida na Vila”, é fruto de um embrião do trabalho desenvolvido pelo Sesc ao educar jovens e adultos pescadores da localidade.
Seu objetivo é desenvolver o potencial dos alunos entre 08 e 15 anos em situação de vulnerabilidade social da Vila de Ponta Negra, por meio de atividades lúdicas, acompanhamento pedagógico (português, matemática e outras disciplinas), lazer e ações culturais. Além disso, pessoas de 15 a 80 anos também são assistidas pelo projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA) e pela constante oferta de cursos de geração de renda.
Seguem as atividades realizadas sistematicamente pelo projeto:
•Acompanhamento pedagógico,
•Educação de Jovens e Adultos (EJA),
•Karatê
•Orquestra xilofônica e de cordas
•Palestras sócio-educativas
•Oficinas de trabalhos manuais, de xadrez, de dança, de teatro e de fotografia
•Contação de histórias
•Aulas de campo/passeio
•Apresentações da orquestra
•Atividades com as famílias e comunidade, tais como oficina de geração e renda
•Ação Qualidade de Vida com serviços sociais junto a parceiros internos e externos
•Encaminhamentos ao 1º emprego
•Cursos de qualificação
•Projeto Aprendiz Cidadão (13 educandos egressos do Sesc Cidadão atuam fora e dentro da instituição)
Presença no RN
Além de Natal, o projeto Sesc Cidadão está presente em mais duas cidades do estado. Em Mossoró, onde atua desde 2008 junto à Comunidade do Fio e já atendeu cerca de 983 pessoas; e Caicó, onde 1.283 pessoas foram atendidas desde a fundação do projeto, em 2005.
Os empresários e a sociedade de Caicó vão conhecer, na próxima terça-feira (30), detalhes do público frequentador e o impacto socioeconômico da Festa de Sant’Ana no município. O tradicional evento religioso acontece no final do mês de julho e foi objeto de estudo do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (IPDC/Fecomércio RN). O resumo dos dados e a íntegra do relatório da pesquisa serão apresentados pelo presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, aos diretores do Sindicato do Comércio Varejista da cidade e empresários, a partir das 18h30, na sede da Casa do Empresário de Caicó.
O levantamento do IPDC teve como objetivo conhecer o público participante da Festa de Sant’Ana de Caicó e avaliar a percepção das pessoas diante do evento. Questionamentos sobre o perfil (origem, sexo, idade, etc.) e as razões que as levaram a participar da festa da padroeira da cidade, bem como informações sobre gastos com hospedagem (no caso dos turistas), alimentação e compras, além da mensuração do grau de satisfação com os serviços públicos utilizados durante o evento nortearam a pesquisa.
“Conhecer o perfil de público de um evento de grande porte como a Festa de Sant’Ana em Caicó é fundamental para balizar as ações do setor privado e do setor público, com vistas a potencializar ainda mais a festa como atrativo turístico e de negócios. A pesquisa do IPDC da Fecomércio RN vai ajudar os empresários locais a identificarem o público presente e melhorar os serviços já oferecidos”, comentou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
As entrevistas foram realizadas em pontos de circulação e concentração do público alvo. Foram entrevistadas 500 pessoas, conforme critérios estatísticos de pesquisa, entre os dias 28 e 30 de julho de 2016. O evento que acontece há mais de 260 anos e se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional atraiu potiguares, como também cidadãos da Paraíba, Ceará, São Paulo e Minas Gerais.
O presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Cláudio Santos, recebeu na manhã de hoje (26) uma comissão de médicos, representantes de cooperativas e de hospitais da rede privada, para discutir a crise na saúde pública em decorrência da paralisação dos serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A comissão solicitou a ajuda do TJRN para que o impasse seja resolvido. Segundo a Cooperativa Médica do RN (Coopmed), o Estado acumula uma dívida de R$ 4,6 milhões com a entidade e de cerca de R$ 14 milhões junto a sete hospitais da rede privada, inadimplência que ocasionou a paralisação dos médicos cooperados desde o último dia 8.
O desembargador Cláudio Santos se colocou à disposição para ajudar a minimizar a crise na saúde do Rio Grande do Norte, revelando a intenção de que o TJRN contribua financeiramente com o Governo do Estado para resolver essa questão. O presidente irá solicitar uma audiência com o governador Robinson Faria e irá se reunir com os demais desembargadores do TJ para discutir a ajuda financeira – a transferência de recursos necessita primeiramente de autorização do Pleno do TJ.
“O TJRN, através dos limites da sua Presidência, está disposto a ajudar financeiramente a saúde pública do Rio Grande do Norte nessa situação emergencial, grave, de crise profunda. Nós precisamos envidar todos os esforços, sejam quais forem, para que não haja morte, falta de assistência, falta de socorro, não haja a omissão que está havendo do poder público de maneira geral aqui e no Brasil”, destacou o desembargador Claudio Santos.
O presidente do TJRN lembrou que o Judiciário estadual economizou R$ 105 milhões durante o ano de 2015, afirmando que esses recursos pertencem ao Estado do RN e seriam suficientes para resolver os problemas da saúde pública e do sistema prisional potiguar.
Serviços
Segundo o médico Marcelo Cascudo, presidente da Coopmed, a cooperativa executa uma média de 2.200 procedimentos por mês. São cirurgias de média e alta complexidade, em áreas como neurologia, cardiologia, oncologia e ortopedia. Com a suspensão das cirurgias eletivas, estão sendo realizadas apenas os procedimentos de urgência e emergência. O presidente da Coopmed, afirma que os médicos não recebem pagamentos desde o mês de fevereiro. Apesar disso, a cooperativa já realizou 17 mil procedimentos esse ano.
Os médicos apontaram ainda a existência de um entrave burocrático, a falta da celebração de um Termo de Cooperação entre o Governo do Estado e o Município de Natal, necessário para que os pagamentos a cooperativa sejam realizados. Isso porque o Município é o responsável por celebrar o contrato com a cooperativa, recebendo as contrapartidas do Estado.
PROJETO DO DEPUTADO JACÓ JÁCOME INSTITUI PROGRAMA “TORCIDA NOTA 10”
Instituir o Programa “Torcida Nota 10”. É esse o objetivo do Projeto de Lei de autoria do deputado Jacó Jácome (PSD) que foi apresentado à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e que na próxima semana passa a tramitar nas Comissões Temáticas da Casa. O Programa assegura aos portadores de nota fiscal de venda direta ao consumidor ou cupom de caixa, a permuta por ingresso para eventos esportivos, com o objetivo de estimular a participação social no incremento da receita tributária estadual e incentivar o desporto em geral.
“Esse incentivo garantirá o acesso democrático do cidadão nos eventos esportivos das modalidades olímpicas e ou do futebol profissional, realizados nas dependências de estádios, ginásios poliesportivos e arenas da capital e do interior do Estado. Cada evento terá uma cota de ingressos destinados à troca por notas fiscais, do total de ingressos à venda”, justifica o deputado Jacó.
Ainda de acordo com o parlamentar, o incremento do esporte olímpico no Estado será realizado por meio das federações esportivas, que terão acesso aos recursos da Lei a partir da constituição de um fundo destinado para esse fim. O objetivo é promover as categorias de base, as seleções representativas do Estado e os campeonatos dessas modalidades no Rio Grande do Norte.
“A regulamentação dessa Lei deverá estabelecer as cotas financeiras de cada clube de futebol profissional, de acordo com o volume de trocas estabelecido no regulamento geral do Programa Torcida Nota 10. O patrocínio através da nota fiscal deve ter como retorno ao Estado, além da melhoria na arrecadação e o combate à sonegação fiscal, a fixação da logomarca do Estado em todos os uniformes dos clubes de futebol e das seleções das modalidades olímpicas, em local visível e de destaque”, diz Jacó Jácome.
Em seu artigo 2º, o Projeto registra que a permuta de nota fiscal por ingresso acontecerá nas competições das modalidades olímpicas e nos campeonatos estaduais, regionais e nacionais de futebol profissional pelas federações amadoras de desportos olímpicos, Federação Norte-rio-Grandense de Futebol (FNF) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF), sendo repassados aos clubes filiados os valores correspondentes ao feito, de acordo com o volume de trocas em cada evento.
PROTESTO CONTRA CHEGADA DO UBER REUNIU DEZENAS DE TAXISTAS EM NATAL (FOTO: NETTO SILVA)
Protesto realizado nesta sexta-feira (26) reuniu dezenas de taxistas. Categoria acusa aplicativo de concorrência desleal.
Taxistas realizaram um protesto contra a presença do Uber em Natal, no início da tarde desta sexta-feira (26). A manifestação que reuniu dezenas de taxistas começou no estádio Arena das Dunas, na Zona Sul de Natal e seguiu até a sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), na Zona Leste da cidade.
Os taxistas protestam contra o que classificam como concorrência desleal. De acordo com a categoria, os motoristas credenciados ao aplicativo operam sem pagar os mesmos impostos que os taxistas, o que permite que o Uber cobre preços menores para operar.
Durante o deslocamento dos taxistas pela Avenida Senador Salgado Filho, na Zona Sul da cidade, um agente de mobilidade da STTU que acompanhava a movimentação em uma moto foi atropelado por um carro que tentava evitar o protesto. Ele foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao hospital.
Após o atendimento do agente, o protesto seguiu até a sede da secretária, no bairro da Ribeira, onde representantes dos taxistas se reuniram com o a secretária de mobilidade urbana de Natal, Elequicina Maria dos Santos.
No Brasil, o Uber já opera em 18 cidades, sendo 11 capitais. Segundo os responsáveis pela plataforma virtual, em Natal a tarifa inicial de utilização será de R$ 2,50 (taxa inicial) mais R$ 1,20 por quilômetro rodado, mais R$ 0,17 por minuto de utilização do serviço. O preço mínimo de corrida e a taxa de cancelamento serão R$ 6.
Comentários