SELO BLOG FM (4)

Categoria: agosto 24, 2016

Garibaldi recebe secretário do Ministério dos Transportes e trata da duplicação da Reta Tabajara

“CONVERSAMOS A RESPEITO DO BOM ANDAMENTO DAS OBRAS DE DUPLICAÇÃO DA RETA TABAJARA E TAMBÉM PEDI INFORMAÇÕES SOBRE A DUPLICAÇÃO DA BR-304 ATÉ A FRONTEIRA COM O CEARÁ”,

“CONVERSAMOS A RESPEITO DO BOM ANDAMENTO DAS OBRAS  DA RETA TABAJARA”, REVELA GARIBALDI FILHO

O senador Garibaldi Filho recebeu o secretário de gestão dos programas de transportes do Ministério dos Transporte, Luciano Castro. Durante a audiência, foram discutidos assuntos relacionados à pauta legislativa de interesse do Ministério e também temas importantes para o Rio Grande do Norte.

“Conversamos a respeito do bom andamento das obras de duplicação da Reta Tabajara e também pedi informações sobre a duplicação da BR-304 até a fronteira com o Ceará”, informou o senador Garibaldi Filho. Ele destacou que a conclusão das duas obras é fundamental para o escoamento da produção dos produtos fabricados nos distritos industriais da zona metropolitana de Natal.

Campanha começa na rede social: Álvaro Dias e Secretário de Saúde usam o Twitter para alfinetar o governo Robinson Faria

ALVARO DIAS

Candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo prefeito Carlos Eduardo Alves, o deputado estadual Álvaro Dias (PMDB) se empenhou hoje em usar o seu micro blog Twitter para alfinetar o governo Robinson Faria, usando como gancho a crise da saúde pública que o Rio Grande do Norte enfrenta. Em mensagens dirigidas ao secretário de Saúde de Natal, Luiz Roberto Fonseca, Dias defendeu a união dos médicos para combater o que chamou de “descaso com a saúde”.

Embora o setor de saúde esteja realmente inserido em um cenário caótico, não se tem notícias de que, até o momento, o parlamentar, que é médico, tenha apresentado, na Assembleia Legislativa,  qualquer tipo de solução para minimizar a situação.

Aliás, o próprio Secretário de Saúde também usou o Twitter para cobrar publicamente os repasses que o governo do estado deve à Prefeitura do Natal. O prefeito Carlos Eduardo gostou do que leu e retuitou todas as postagens do auxiliar.

– “Não consigo entender onde o governo do estado do RN pretende chegar ao não repassar os recursos financeiros ao município de Natal para quitar o passivo financeiro junto aos hospitais e as cirurgias serem retomadas!!! É como se a vida humana e o sofrimento dessas pessoas não causasse incomodo nenhum!! A mim me envergonha”, disse o Secretário.

luiz roberto

luiz roberto 2

luiz roberto 3

LUIZ ROBEERTO 4

MPF pede condenação do Exército por morte de onça em revezamento da tocha

A ONÇA-PINTADA JUMA, QUE FOI EXIBIDA DURANTE PASSAGEM DO REVEZAMENTO DA TOCHA OLÍMPICA POR MANAUS EM JUNHO

A ONÇA-PINTADA JUMA FOI EXIBIDA DURANTE PASSAGEM DO REVEZAMENTO DA TOCHA OLÍMPICA POR MANAUS 

O Ministério Público Federal do Amazonas entrou com uma ação civil pública na Justiça Federal para que o Exército seja condenado a pagar indenização de, pelo menos, R$ 100 mil e R$ 1 milhão por danos morais, pela morte da onça-pintada Juma, que foi exibida durante passagem do revezamento da tocha olímpica por Manaus em junho.

O animal foi utilizado porque a ideia era ressaltar, por meio da figura da onça, a riqueza ambiental do Amazonas. A onça também é um dos símbolos da CIGS (Comando de Instrução de Guerra na Selva).

Juma morreu logo após o evento. Ao ser conduzida pelos tratadores à viatura de transporte, a onça se soltou das correntes.

Relatório do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) indica que foram disparados quatro dardos com tranquilizantes, mas apenas um atingiu o animal, injetando o anestésico. Na sequência, a onça avançou em direção aos militares possivelmente para atacá-los. Ainda de acordo com o relatório, foram efetuados dois disparos de pistola que atingiram a cabeça do animal.

O Ipaam informou ao MPF que a onça Juma foi utilizada no evento sem autorização para transporte e apresentação na cerimônia.

“Além de comover milhares de brasileiros, que se sensibilizaram com a morte da onça que havia sido exibida acorrentada para ‘abrilhantar’ a passagem da tocha olímpica por Manaus, o episódio foi amplamente noticiado pela imprensa estrangeira que cobriu as Olimpíadas Rio 2016, causando um enorme constrangimento internacional para o Brasil”, afirmou o procurador da República Rafael Rocha, responsável pela ação.

O Ministério Público Federal do Amazonas também pede a proibição de animais silvestres em eventos públicos.

Apuração do MPF apontou que o Exército não possui licença expedida pelo órgão ambiental competente para manter animais silvestres em cativeiro no Comando Militar da Amazônia (CMA).

Com informações da Folha de São Paulo/ UOL

Estátua do “Anjo Azul”, que antes encantava por sua imponência, vira lixo em praça de Ponta Negra

ESCULTURA JORDÃO

Nesta quarta-feira, 24, quando se comemora o Dia do Artista, um mau exemplo retrata o descaso com a arte e artistas do Rio Grande do Norte. Segundo o jornalista Chrystian de Saboya, a escultura do Anjo Azul, obra do escultor Jordão, que até pouco tempo adornava, com a sua imponência, a paisagem da Avenida Hermes da Fonseca, hoje se resume a uma sucata cultural, abandonada em praça pública do bairro de Ponta Negra.

Em seu micro blog Twitter, Saboya lamenta o fato e diz que Natal não merece conviver com o abandono.

Fred Queiroz reassume a Secretaria de Turismo de Natal e Cristiane Alecrim retorna para a sua diretoria de origem

DE VOLTA AO TURISMO DE NATAL, FRED QUEIROZ DEVERÁ SER UM DOS PRINCIPAIS COORDENADORES DA CAMPANHA DE CARLOS EDUARDO

 FRED QUEIROZ DEVERÁ SER UM DOS PRINCIPAIS COORDENADORES DA CAMPANHA DE CARLOS EDUARDO

O empresário Fred Queiroz reassumiu hoje o cargo de Secretário de Turismo de Natal, do qual se descompatibilizou, há cerca de dois meses, para tentar viabilizar a sua indicação, pelo PMDB, como candidato a vice-prefeito de Carlos Eduardo Alves. Desde a desincompatibilização de Queiroz, a Secretaria de Turismo estava sob o comando da turismóloga Cristiane Alecrim, que já foi Secretária de Turismo de São Miguel do Gostoso, e que agora volta para a antiga diretoria que ocupava na pasta do Turismo.

Fred Queiroz deverá participar ativamente da campanha à reeleição de Carlos Eduardo, como um dos seus mais influentes coordenadores.

Presidente do PMDB diz que números do IBOPE são uma resposta para os críticos da gestão de Carlos Eduardo

UBALDO FERNANDES DIZ QUE A OPOSIÇÃO A CARLOS EDUARDO ESTÁ COM DISCURSO FRAGILIZADO

UBALDO FERNANDES DIZ QUE A OPOSIÇÃO A CARLOS EDUARDO ESTÁ COM DISCURSO FRAGILIZADO

O presidente do diretório municipal do PMDB, vereador  Ubaldo Fernandes, disse que os números da pesquisa do IBOPE, divulgados na noite de ontem pela Intertv Cabugi, representam uma resposta para os críticos da gestão do prefeito Carlos Eduardo Alves. Se a eleição para prefeito fosse hoje, o atual prefeito estaria reeleito em primeiro turno, com um expressivo índice de aprovação de sua gestão.

Para o peemedebista, fica patente que a boa gestão de Carlos Eduardo deixa a oposição sem discurso. “O discurso da oposição está fragilizado, e agora ela fica querendo radicalizar e encontrar defeito na administração de Natal tardiamente. Os críticos do governo cometeram o erro de começar a fazer oposição faltando pouco meses para a eleição”, explica.

Questionado se acredita que se a eleição municipal será definida no primeiro turno, Ubaldo lembra que a cidade do Natal tem como tradição decidir eleições municipais no segundo turno. No entanto, avalia  que se houver um grande empenho dos partidos aliados e do próprio prefeito, o processo sucessório poderá ser concluído no primeiro turno. “Tudo vai depender do esforço do prefeito e dos partidos que o apoiam”, enfatiza.

REELEIÇÃO DE CARLOS EDUARDO SE DESTACA EM PESQUISA DO IBOPE, QUE TAMBÉM MOSTRA APROVAÇÃO DA GESTÃO MUNICIPAL

CARLOS EDUARDO SE DESTACA NO IBOPE, QUE TAMBÉM MOSTRA APROVAÇÃO DA SUA GESTÃO

Ministro da Fazenda diz que crise econômica prejudica mais os pobres

 MINISTRO HENRIQUE MEIRELLES DISSE, NA CÂMARA, QUE CRISE ECONÔMICA “ATINGE AS PESSOAS DE RENDA MAIS BAIXA” . (FOTO: MARCELO CAMARGO)


MINISTRO HENRIQUE MEIRELLES DISSE, NA CÂMARA, QUE CRISE ECONÔMICA “ATINGE AS PESSOAS DE RENDA MAIS BAIXA” . (FOTO: MARCELO CAMARGO)

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse hoje (24) que os pobres são os mais prejudicados com a crise econômica que “atinge as pessoas de renda mais baixa”. Ele voltou a dizer também que o governo não pode resolver o problema do déficit e da dívida simplesmente por meio de aumento de impostos porque a carga tributária já cresceu muito nos últimos anos e está entre as mais altas do mundo.

“Impostos de forma transitória podem ser necessários. Não podemos descartar no futuro, mas não está em discussão [no momento]”, disse Meirelles, ao falar na Comissão Especial sobre Novo Regime Fiscal, na Câmara dos Deputados.

Segundo o ministro, o maior problema econômico do país é interno, provocado pelo descontrole fiscal e que levou o país a enfrentar a maior crise de sua história. Ele voltou a criticar, entre outras coisas, as “políticas de expansão fiscal e de desonerações seletivas”. Destacou que a recuperação da confiança na estabilidade da dívida pública será importante para a recuperação da economia com redução das taxas de juros, entre outras consequências.

O ministro disse que, com as medidas fiscais que o governo pretende adotar, haverá aumento da confiança, da retomada do investimento privado, do crescimento da economia, com o aumento do emprego e da renda, queda de juros e mais recursos para investimento e consumo. Regras de melhor controle de gastos estimulam melhores padrões de gastos, conforme padrões internacionais, afirmou.

Saúde e educação

Sobre a saúde e educação, Meirelles disse que as vinculações como existem hoje nem sempre são eficientes. Segundo ele, a atual regra não protege esses setores em momento de crise. “Estamos propondo uma regra estável do piso para valer para saúde e educação”, informou. Isso porque a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) só altera a fórmula de cálculo do limite mínimo de gastos e não obriga a qualquer redução.

Meirelles está participando hoje de audiência pública na Comissão Especial sobre Novo Regime Fiscal, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Ele está acompanhado do ministro interino do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira. O novo regime estabelece um teto para o crescimento das despesas públicas, limitado à inflação do ano anterior.

A proposta está em fase de aprimoramento entre técnicos do Congresso Nacional, do Ministério da Fazenda e o relator deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), para que se chegue a um texto-base final que seja submetido à votação. A expectativa é que a matéria seja votada entre o fim do mês de outubro e começo de novembro.

Ontem (23), durante encontro com membros da Comissão Especial sobre Novo Regime Fiscal no Ministério da Fazenda, o ministro Henrique Meirelles defendeu a reforma como fundamental para estabelecer a confiança da sociedade brasileira de que as contas estão sob controle e o governo brasileiro, no futuro, será solvente.

Agência Brasil

Prefeitura de Natal é condenada a pagar R$ 120 mil por serviços de propaganda em paradas de ônibus

O juiz Francisco Pereira Rocha Junior, em substituição na 2ª Vara da Fazenda Pública de Natal, condenou o Município de Natal a pagar à empresa Mídia de Rua Publicidade Ltda. (TECHMASTER ENGENHARIA LTDA.) o valor de R$ 119.970,00, acrescidos de juros e correção monetária, pelos serviços prestados de propaganda em painéis luminosos localizados nas paradas de ônibus da capital e que não foram pagos pela Prefeitura.

Na ação judicial, a TECHMASTER afirmou que celebrou com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana contrato através do qual obteve a concessão do serviço de propaganda em painéis luminosos localizados nos abrigos de passageiros de ônibus da capital. Pelo contrato, a empresa passou a ter exclusividade na exploração publicitária dos abrigos de passageiros (paradas de ônibus), existentes em toda a capital. No início de 2010, a SEMOB contratou, com inexigibilidade de licitação, a empresa para fazer a publicidade do programa PASSE LIVRE.

A TECHMASTER se obrigava a divulgar o programa nos espaços dos abrigos, nos quais tinha concessão para exploração comercial publicitária. Pelo serviço, a SEMOB se obrigou a pagar à contratada o valor de R$ 119.970,00. A empresa disse que cumpriu com sua obrigação contratual, mas não recebeu a contraprestação pecuniária a que a Secretaria estava obrigada, embora tenha havido notas de empenho e liquidação, reconhecendo a realização dos serviços prestados.

Segundo a contratada, tais notas de empenho e liquidação foram anuladas em 2011 pelo secretário da SEMOB, sem justificativa plausível. Ao final, requereu a procedência do pedido, para que o Município de Natal seja condenado ao pagamento em seu favor do valor contratado com juros de mora e correção monetária.

Já o Município requereu a improcedência do pleito, sob a alegação de que o contrato celebrado com a SEMOB para divulgação do programa Passe Livre nos abrigos de passageiros se deu sem o devido processo licitatório, o que não poderia ter acontecido, já que a Lei de Licitações veda a inexigibilidade de licitação na contratação de serviços de publicidade e divulgação. Alegou que o contrato seria nulo, o que justificaria a improcedência do pleito da empresa.

Decisão

Quando analisou os autos, o magistrado constatou que a empresa tem razão em seu pleito, na medida em que ficou devidamente comprovada o descumprimento contratual por parte do Município de Natal, que deixou de realizar sua prestação contratual de pagamento pelos serviços prestados pela contratada. Cumprindo com o que estava obrigada contratualmente, a empresa incorporou ao seu patrimônio jurídico o direito de exigir a contraprestação da SEMOB.

A Secretaria de Mobilidade, apesar de ter reconhecido que TECHMASTER de fato prestou os serviços contratados, emitindo até mesmo notas de empenho e liquidação, voltou atrás, anulando tais atos e negando-se ao pagamento. “Ao anular as notas de empenho e liquidação, o Município olvidou o seu dever de fundamentar os atos administrativos, anotando apenas que tal conduta tinha por base a solicitação do secretário, o que nem de longe se assemelha com qualquer ideia de motivação de um ato administrativo”, comentou o magistrado.

O juiz Francisco Pereira Rocha Junior entendeu que, ao contratar um serviço e tentar furtar-se ao seu pagamento, baseando-se em dispositivo legal que privilegia a nulidade do contrato, a SEMOB tentou valer-se da sua própria torpeza, em claro comportamento abusivo, ofensivo à boa-fé. “Configura, a meu ver, tentativa de enriquecer à custa do particular, que cumpriu devidamente com sua obrigação contratual, inclusive, antes de qualquer manifestação do réu acerca da ilicitude da contratação”, concluiu o julgador.