Ricardo Chaves e o folião do bloco Bicho têm uma perfeita sinergia. Impossível identificar quem se diverte mais durante o desfile do bloco, se Ricardo Chaves ou o folião. E nesta levada são 25 anos de muitas histórias para contar e cantar durante o Carnatal. E mais uma delas será contada nesta quarta-feira (24), na 2ª edição do Happy Skol, na Central do Carnatal, às 18h, no Natal Shopping, com lançamento do bloco Bicho e Ricardo Chaves autografando seu mais recente CD: “Nossa Hora”, o 19º da carreira.
Para animar a galera e permitir a sessão de autógrafos, a noite terá animação de Caddu Rodrigues e banda. A Central do Carnatal será tomada pelos foliões do Bicho, que como o próprio Ricardo Chaves proclama como sendo um estado de espírito e não um bloco.
Considerado o rei do Bicho, Ricardo Chaves é o único do evento Carnatal que se mantém por 25 anos consecutivos no comando do bloco, tendência contrária ao que ocorre nos dias atuais onde as pessoas saem cada dia em um bloco e, no entender de Ricardo, não criam fidelidade nem integração folião/artista.
Experiente puxador de trios elétricos com 19 álbuns e 2 DVDs, Ricardo Chaves sabe bem como transmitir animação e emoção ao folião que o segue religiosamente em todos os apresentações pelo país.
Ricardo tem um público bem definido, fiel e ávido para ser abastecido por suas novidades. Como um grande inovador, a cada ano ele prova que carnaval se faz com profissionalismo, alegria e com admiração de seus fãs espalhados por todos os cantos, nascendo a cada ano, um novo fã clube com associados cada vez mais encantados com o carisma desse grande artista.
Com a carreira que se confunde com a história do que ficou conhecido como “Axé Music”, Ricardo segue fazendo a alegria de milhares de pessoas de várias gerações que não resistem ao astral da sua música que ele diz que é feita para ser a trilha sonora de momentos alegres na vida das pessoas.
Causando um cheiro insuportável e condições insalubres de trabalho, há mais de duas semanas que o lixo não é recolhido do Hospital Estadual Dr. Ruy Pereira, em Natal. Nesta terça-feira, 23 de agosto, uma montanha de resíduos já se acumula na lateral do hospital, contendo lixo comum e hospitalar parte desta grande quantidade de lixo está ao lado do necrotério do hospita
São responsáveis pelo recolhimentos do lixo comum e hospitalar no Ruy Pereira às empresas terceirizadas Stericycle e a Santos & Fernandes mas, por falta de repasses há quase dois meses da Secretária de Saúde Pública (Sesap), as atividades foram suspensas.
Segundo informações cedidas pela direção de enfermagem, a diretoria geral do hospital já enviou um relatório a Sesap informando sobre o problema, mas até o momento nenhuma providência foi tomada.
ALUNOS E PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL SÃO PREMIADOS NA 11ª OBMEP
Alunos e professores da Rede Municipal de Educação de Natal participaram da solenidade de premiação da 11ª Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2015. A premiação estadual aconteceu na tarde da última sexta-feira (19), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), localizado na Avenida Coronel Estevam, 3705, em Nossa Senhora de Nazaré.
Presentes na solenidade estavam os estudantes, pais, docentes, gestores e autoridades do Estado, entre elas, a secretária municipal de Educação, a professora Justina Iva de Araújo Silva. Nesta edição da OBMEP participaram 31 escolas da rede municipal de ensino, com a conquista de uma medalha de ouro, uma medalha de prata, duas de bronze, 24 menções honrosas e dois professores premiados.
A medalha de ouro foi conquistada pelo aluno Talvanes Fernandes de Medeiros, de 15 anos, que cursou o 9º ano na Escola Municipal 4º Centenário, em 2015. O estudante contou que participava de um curso preparatório na própria escola no turno da manhã, e estudava regularmente no horário vespertino. “Na minha primeira tentativa estava no 7º ano e ganhei a medalha de bronze. No 8º ano, repeti o bronze, e no 9º ano, fui medalhista de ouro”, relembra sua trajetória na OBMEP.
Quando tinha 13 anos, Talvanes de Medeiros, passou na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, da Força Aérea Brasileira de Barbacena, em Minas Gerais. Também foi aprovado duas vezes no IFRN. E no final do ano passado, passou no Colégio Naval da Marinha do Brasil, em Angra dos Reis, onde irá cursar o Ensino Médio. “Com o passar dos anos continuei com o mesmo ritmo de estudo e os resultados foram aparecendo. Gosto muito de matemática e treino realizando muitos exercícios”, afirmou o estudante.
A mãe de Talvanes, a dona de casa, Ana Maria de Medeiros, estava bastante orgulhosa com a conquista do filho. “Não tenho nem palavras para expressar tamanha felicidade e orgulho que mais uma vez estou sentindo do meu filho. Talvanes sempre foi muito dedicado aos estudos e observo que ele é bastante admirado pelos seus colegas e familiares. Queria que outras mães futuramente pudessem sentir o que eu estou sentindo neste momento de muita alegria”, disse emocionada.
Como medalhista de prata ficou a aluna Lívia Martins Nobrega, de 14 anos, também da Escola Municipal 4º Centenário. Na ocasião, a estudante que estava bastante emocionada, disse que sempre sonhou em ser medalhista da OBMEP. “Estou estudando há muito tempo e sempre sonhei com essa medalha. Estudo todos os dias e faço cursinho preparatório para conseguir ingressar no IFRN. Essa preparação também ajuda nas Olimpíadas de Matemática”, contou.
As duas medalhas de bronze foram conquistas por Marjorie Veiga Loureiro, da Escola Municipal Professor Antônio Severiano de Araújo e Michael Douglas de Camargo, da Escola Municipal Professor Zuza. Os professores Jairo de Araújo Nunes e Paula Christianne Freitas Cordeiro, ambos da Escola Municipal 4º Centenário, receberam diploma de homenagem e premiação da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
Para o professor de Matemática, Jairo Nunes, que está em sala de aula há 29 anos, o segredo para os bons resultados é a dedicação. “A nossa escola sempre está atingindo bons resultados. Tivemos medalhistas de ouro e prata, além das menções honrosas. Toda a equipe da escola está de parabéns porque realiza um trabalho muito sério, onde todos os anos fazemos estudos paralelos com as turmas do nono ano, justamente preparando os alunos para ingressarem no Instituto Federal. A matemática requer muita dedicação e prática”, disse.
A titular da SME, a professora Justina Iva, afirmou que é uma satisfação enorme participar da solenidade de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. “É com muito orgulho e alegria que registramos a brilhante participação dos alunos do município do Natal, como também do Estado do Rio Grande do Norte. Vocês estudantes são as verdadeiras estrelas do dia de hoje, merecem todas as homenagens e continuem firme no caminho da Educação”, disse.
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), é um projeto de inclusão social dirigido aos alunos e professores do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, EJA (3º e 4º níveis) e da 1ª a 3ª séries do Ensino Médio, nas unidades de ensino das escolas públicas do Brasil, que atualmente conta com 98% dos municípios participando desse evento.
Com objetivos definidos, a olimpíada contribui para melhorar a qualidade de ensino, incentivando professores e alunos a competir, buscando na sua preparação estimular o estudo de Matemática por meio da resolução de problemas motivadores e desafiadores que despertem o interesse na instigação e curiosidade na solução dos mesmos.
A OBMEP alcançou na edição de 2015, um novo recorde do número de escolas e municípios participantes. Foram inscritos na 11ª edição da Olimpíada 47.582 escolas de 5.538 cidades – em 99.48% dos municípios de todo o país.
Os vencedores foram premiados com tablets, medalhas, diplomas, assinatura de revistas, kit de material didático, troféus e certificados de menções honrosas.
Desembargador, relator de agravo interposto pelo MPRN, considerou que decisão de Juízo de Macaíba que havia anulado julgamento da Câmara de Vereadores pela cassação, violou entendimento do STF
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte concedeu efeito suspensivo ao agravo de instrumento interposto pelo Ministério Público Estadual e sustou os efeitos da decisão proferida pela 1ª Vara Cível da Comarca de Macaíba (Processo nº 0800268-93.2016.8.20.5121), que havia anulado o julgamento da Câmara de Vereadores de Ielmo Marinho que cassou o mandato de prefeito de Bruno Patriota Medeiros.
O Desembargador Vivaldo Pinheiro, relator do agravo, acolhendo a argumentação do MPRN, considerou que a decisão do Juízo de Macaíba violou entendimento do Supremo Tribunal Federal, adotado na ADPF nº 378/DF, e o disposto no art. 5º, inciso I, do Decreto-Lei nº 201/67, o qual estabelece que a única hipótese de impedimento de vereador para participar da votação ou integrar a comissão processante, nos casos de impeachment, é quando o edil for o próprio denunciante, o que não ocorreu no caso em questão.
O fundamento da decisão do juízo de Macaíba, violando o precedente vinculante do Supremo Tribunal Federal (ADPF nº 378/DF), foi o suposto impedimento de Vereadores daquele município para integrar a comissão julgadora da Câmara Municipal, por terem prestado depoimento ao Ministério Público Estadual.
Segundo o Relator Desembargador Vivaldo Pinheiro, “justamente pelo fundamento do processo de impeachment ter natureza político-criminal, os parlamentares que dele participam não se submetem às rígidas regras de impedimento e suspeição a que estão sujeitos os órgãos do Poder Judiciário”.
Com esta decisão publicada no Diário da Justiça Eletrônico do último dia 17, proferida nos autos do Processo nº 2016.010916-3, Bruno Patriota Medeiros novamente foi afastado do cargo de Prefeito do Município de Ielmo Marinho e o Vice-Prefeito Francenilson Alexandre dos Santos assume interinamente a chefia do Poder Executivo municipal, até julgamento final da matéria pelo TJRN.
NELTER QUESTIONA EXECUÇÃO DE OBRAS DA ADUTORA DE CAICÓ PELO DNOCS
Em pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (23), o deputado Nelter Queiroz (PMDB) afirmou que é contra a execução de obras da adutora de Caicó e outras da mesma importância pelo DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca). O parlamentar defende que o Batalhão de Engenharia e Construção (1º BEC) em Caicó seja o responsável por esta importante obra.
“Caicó e as demais cidades do Seridó e do nosso Estado estão numa situação preocupante. É preciso convocar o poder público para discutir tecnicamente qual a logística mais rápida para solucionar o problema, pois outras obras sob a responsabilidade do DNOCS atrasaram bastante o cronograma”, alertou o parlamentar.
O deputado Nelter Queiroz disse que a população está atormentada com o problema e precisa de uma atitude emergente, pois o Açude Itans, que abastece o município, foi diagnosticado com uma sobrevida de no máximo quatro meses. Em aparte, o deputado Álvaro Dias (PMDB) propôs uma reunião técnica em Brasília para ver qual a logística mais rápida para a solução do problema e o deputado Vivaldo Costa (PROS) endossou a ideia de Nélter, de entregar a obra para o Exército.
ASSU – Ainda com relação às dificuldades de abastecimento nos municípios do RN, o deputado George Soares (PR) também fez um aparte demonstrando sua preocupação com a falta de água no Conjunto Irmã Lindalva, em Assu, penalizando cerca de 400 famílias.
Seguindo tendência mundial de estímulo ao parto humanizado, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), teve Projeto de Lei aprovado nesta terça-feira (23) que proíbe o uso de algemas ou calcetas em presas gestantes, no momento que estejam em trabalho de parto e no período subsequente de internação pós-parto.
“Em maio passado, durante a semana das mães rendemos nossas homenagens através da apresentação deste Projeto de Lei, agora aprovado em plenário e seguindo para sanção do Governador. Nossa proposição busca efetivar diversos dispositivos da Constituição Federal: cidadania e dignidade da pessoa humana; vedação ao tratamento desumano ou degradante; respeito à integridade física e moral aos presos e proteção à maternidade e à infância, a fim de evitar o aviltamento e valores constitucionais básicos”, justifica Ezequiel Ferreira.
A proposta abre exceção para casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física da própria apenada ou alheia. Tendo a equipe médica total autonomia para determinar os procedimentos necessários para garantir a segurança da equipe e a integridade da parturiente.
SAIBA MAIS – Deixar a mulher mais à vontade durante um dos momentos mais importantes de sua vida, a hora de dar à luz, é uma das premissas do parto humanizado. A humanização do procedimento busca extrair da mulher parte de seu sofrimento e agilizar o parto por meio de medicamentos e de técnicas ou cirurgias. É uma tarefa eficiente da medicina obstétrica.
PROJETO SONORA BRASIL REVELA O SOM DAS VIOLAS EM CONCERTO EM APRESENTAÇÃO ÚNICA NESTA TERÇA-FEIRA COM ACESSO GRATUITO.
Depois das apresentações em Mossoró e Caicó, o público natalense terá a oportunidade de apreciar boa música de forma gratuita. É o Projeto Sonora Brasil Sesc, que vem difundindo o som das violas em suas mais diversas vertentes, realizando um verdadeiro mergulho na cultura do nosso país. Desta vez, as violas em concerto é que vão embalar a apresentação desta terça-feira, 23 de agosto, 19h, no Sesc Cidade Alta. Os espetáculos são mais uma ação dentro da Mostra Sesc de Arte e Cultura, promovida pelo Sesc RN durante todo o mês de agosto.
O carioca Marcus Ferrer e o paulistano radicado no Paraná, Fernando Deghi irão apresentar a viola no ambiente de concerto por meio de repertório que remonta ao período colonial brasileiro, anterior à consagração do violão como principal instrumento acompanhador na música. E chega aos dias atuais pelo repertório de compositores contemporâneos que representam uma importante fase da música brasileira em que a viola caipira, consagrada no meio rural, abre espaços nas salas de concerto e vira objeto de estudos no meio acadêmico.
A dupla já se apresentou em Mossoró (21) e Caicó (22). Todas as apresentações são gratuitas e os ingressos poder ser retirados 1 hora antes das apresentações.
Sonora Brasil
O Projeto Sonora Brasil é uma das mais importantes ações de difusão da cultura musical brasileira e o maior projeto brasileiro de circulação de espetáculos musicais. São escolhidos bianualmente dois temas relevantes para o resgate da cultura musical do país, sendo quatro grupos por temática. Esses grupos circulam com seu concerto por dois anos, percorrendo todos os estados do Brasil e realizando cerca de cem apresentações.
Todas as apresentações são acústicas e tem como enfoque o desenvolvimento da cultura musical brasileira em todos os seus aspectos, do popular, ao regional, histórico e erudito.
Em sua 18ª edição, o projeto apresentou os temas Sonoros Ofícios — cantos de trabalho e Violas brasileiras, desenvolvidos no biênio 2015-2016, com a participação de quatro grupos em cada tema.
Em 2015, o primeiro tema circulou pelos estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, enquanto o segundo segue pelos estados das regiões Sul e Sudeste. Em 2016, na 19ª edição, inverte-se a ordem das apresentações para que todos os grupos concluam o circuito nacional.
Mostra Sesc de Arte e Cultura
A Mostra Sesc de Arte e Cultura é mais uma iniciativa do Sistema Fecomércio/ Sesc RN, de promoção e resgate à cultura, ao acesso à informação, conhecimento, e ao mesmo tempo, de proporcionar oportunidades para que a comunidade desenvolva o gosto pela arte. O evento chega a sua 9ª edição na Zona Norte, e na 3ª edição concomitantemente em várias cidades potiguares.
Serviço:
O quê? 19ª edição do Sonora Brasil Sesc (apresentações)
NATAL
Quando? 23 de agosto de 2016, às 19h
Onde? Auditório Sesc Cidade Alta
Entrada Gratuita | Retirada de ingressos 1 hora antes do concerto
UNIDADES DE NATAL E INTERIOR DO ESTADO REALIZAM PALESTRAS
A partir de hoje (23), o Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, dá início ao ciclo de palestras e workshops gratuitos para o mês de agosto. A iniciativa se estende até o dia 31, nas cidades de Natal, Caicó, Mossoró, Macaíba e Assú.
Ao todo, serão trabalhados 17 temas diferentes, entre eles: Qualidade no Atendimento e Negociação, Gastronomia Competitiva, Oratória e Turismo de Aventura.
Os interessados podem se inscrever gratuitamente, de forma presencial, nas unidades onde as palestras serão realizadas. Ao final da capacitação, os participantes receberão certificados.
Desde julho de 2015, quando o projeto teve início, mais de 3.300 pessoas já foram beneficiadas. O objetivo dos ciclos de palestras e workshops gratuitos é orientar os participantes nas áreas de formação profissional, buscando ampliar as oportunidades para a inserção desses profissionais no mercado de trabalho. Todos os temas das palestras têm relação com o portfólio do Senac, que oferece mais de 350 cursos em diversas áreas de atuação.
Confira a programação completa:
23/08/2016
13h30 às 15h30: A arte de fotografar com o celular (Alecrim)
15h30 às 17h30: Você sabe como tirar boas fotos? (Alecrim)
19h às 21h: Qualidade no atendimento e na negociação (Zona Norte)
19h às 21h: Humanização nos serviços de saúde (Caicó)
24/08/2016
13h30 às 15h30: Ferramentas para BI no Excel (Alecrim)
26/08/2016
19h às 21h: A segurança da informação nas redes sociais: problemas e soluções (Zona Norte)
19h às 21h: Eu sei falar sobre a arte da oratória? (Mossoró)
27/08/2016
19h às 21h: Workshop Turismo de Aventura (Barreira Roxa)
29/08/2016
19h às 21h: Gastronomia competitiva em tempos de crise: Renovando e inovando para vencer a concorrência (Mossoró)
30/08/2016
19h às 21h: Oratória – Dicas de como falar bem (Macaíba)
19h às 21h: Guia de Turismo – Qualificação Profissional como diferencial competitivo (Barreira Roxa)
19h às 21h: Workshop Utilizando o Excel como facilitador nos processos de trabalho (Centro)
15h às 17h: Automaquiagem (Centro)
19h às 21h: Mesa Redonda – A arte de vender bem e o papel da oratória (Centro)
31/08/2016
14h às 16h: O profissional em estética (Macaíba)
19h às 21h: Cabeleireiro – Um profissional de sucesso (Assú)
Comentários