SELO BLOG FM (4)

Categoria: agosto 17, 2016

Ações do projeto Assembleia Cidadã seguem até o sábado

As ações do projeto Assembleia Cidadã seguem de hoje (17) à sábado nas escolas estaduais da Região Metropolitana de Natal. Nesta quarta-feira o projeto promove atividades de dança, circuitos e jogos diversos com estudantes da Escola Clóris Trigueiro, em São José de Mipibu. Na quinta (18) é a vez da Escola Presidente Roosevelt, em Parnamirim, que será contemplada com os subprojetos ‘Saúde e Saber’, que desenvolve triagem de baixa visão para alunos e atendimento bucal com exame clínico individual, e ‘Semear’, com oficinas de prevenção às drogas.

Na sexta-feira (19) a Assembleia Cidadã leva a palestra ‘violência e suas manifestações’ à escola Castro Alves, em Natal, onde permanece até o sábado com atividades educativas da ação ‘Lazerania’, que envolve prática de badminton, karatê, jogos de tabuleiro e circuitos esportivos, mesmas ações que também serão desenvolvidas na Escola Presidente Roosevelt, ainda no sábado.

Assembleia Cidadã

O projeto Assembleia Cidadã é uma iniciativa da Assembleia Legislativa e atua com a promoção da cidadania entre os norte-riograndenses. A ação contempla atendimentos diversos para a população potiguar, voltadas para a saúde, educação, desporto e ação social.

Governador do RN pede reforço de 1,2 mil homens da Força Nacional

GOVERNADOR DO RN PEDE REFORÇO DE 1,2 MIL HOMENS DA FORÇA NACIONAL

Na manhã desta quarta-feira, 17, o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), confirmou que solicitou o reforço de cerca de 1,2 mil homens da Força Nacional para atuar no Estado, em substituição ao efetivo das Forças Armadas, que deve deixar o RN no dia 23. Uma das preocupações é garantir a continuidade da instalação de bloqueadores de sinal de celular nas unidades prisionais.

“Estamos tratando da questão legal, de apressar a tramitação. Temos toda boa vontade do Ministério Público Estadual e do Tribunal de Contas. Nossa intenção é de, no máximo em 30 dias, concluir (a instalação) nos principais presídios”, disse.

“Está comprovado que a violência parte de dentro dos presídios. Os líderes das facções criminosas, através dos celulares, comandam o crime aqui fora. Quando você tira esse instrumento, passa a ter um maior padrão de segurança”, afirmou o governador em entrevista a uma rádio local.

NOVO

Para Mineiro entrega dos campos maduros da Petrobras precisa ser acompanhada

PARA MINEIRO ENTREGA DOS CAMPOS MADUROS DA PETROBRAS PRECISAM SER ACOMPANHADOS

O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) falou, durante pronunciamento nesta quarta-feira (17), na Assembleia Legislativa, sobre os impactos sociais, econômicos e no desenvolvimento do Rio Grande do Norte com o processo de entrega dos campos maduros da Petrobras no Estado. O parlamentar disse que a Assembleia precisa acompanhar esse processo.

“A entrega dos campos maduros da Petrobras no Estado terá um grande impacto na vida econômica do Rio Grande do Norte. Alguns setores empresariais torciam para que a privatização acontecesse, na esperança de beneficiar as empresas potiguares, mas os desdobramentos têm indicado um caminho inverso”, disse Mineiro.

De acordo com o parlamentar, as empresas que estão envolvidas no processo não são do Rio Grande do Norte e algumas são estrangeiras, o que para ele é um grande problema, uma vez que a participação da Petrobras no RN traz consequências políticas e econômicas para o Estado.

Mineiro disse ainda que é preciso levantar dados que mostrem o impacto dessas ações de acordo com o PIB do Rio Grande do Norte.

“Gostaria de ouvir a opinião dos candidatos a prefeito da cidade, representantes do Governo e da Assembleia Legislativa. Não podemos ficar em silêncio e esquecer esse debate”, finalizou Mineiro.

Detran/RN alerta sobre e-mails falsos e disponibiliza telefone para denúncias

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) reforça a população que o órgão não se utiliza de e-mails ou redes sociais para enviar documentos oficiais para motoristas ou donos de veículos. Todas as notificações relativas ao Departamento são enviadas por meio dos Correios.

Dessa forma, o Detran/RN reafirma que mensagens com conteúdo sobre suspensão de direito de dirigir, infração de trânsito ou de qualquer outra natureza relacionadas aos serviços prestados pelo órgão que cheguem até o usuários via e-mail ou redes sociais são falsas. O alerta é que notificações direcionando o destinatário a clicar em ícones ou links podem ser arriscadas, com possibilidade de infectar o computador do usuário com vírus.

A orientação do órgão é que os usuários deletem essas mensagens assim que perceberem o recebimento.  Qualquer dúvida ou mais informações sobre os serviços do Detran/RN, podem ser esclarecidas no site do Órgão (www.detran.rn.gov.br) ou em uma das unidades do Detran/RN. Denúncias e sugestões podem ser realizadas pelo telefone (84) 3232 0010.

SENAC promoverá palestras gratuitas na Feira do Livro, em Mossoró

O Sistema Fecomércio, através do Senac RN, é parceiro da 12ª Feira do Livro de Mossoró (FLM), que ocorre a partir de hoje (17) até o dia 21, no Expocenter. A instituição estará presente durante todo o evento, oferecendo orientação profissional por meio de palestras gratuitas.
Assuntos como gestão de carreira, apresentação de currículo profissional, dicas de maquiagem e penteados serão apresentados na ocasião. O Senac também disponibilizará o seu portfólio de cursos, demonstrando perfis de carreiras e oportunidades de capacitações disponíveis.
A programação da FLM reúne escritores do RN e de outros estados do restante do país. Abrindo a feira, um dos maiores nomes do romance policial no Brasil, o autor Gilberto Noll. O público esperado é de 60 mil pessoas, que aproveitarão de uma programação com mais de 100 horas de entretenimento, tudo com acesso livre e gratuito.
 
Serviço:
 
17/08/2016
Palestra: Currículo Profissional – Elaboração e Apresentação
Horário: 15h30 às 16h10
Palestrante: Giane Henrique
Palestra: Produção de Jogos Matemáticos no Ensino Médio
Horário: 20h10 às 20h50
Palestrante: Cláudio Medeiros
18/08/2016
Palestra: Dicas de Automaquiagem
Horário: 15h30 às 16h10
Palestrante: Maria José
Palestra: Lanches rápidos e saudáveis
Horário: 20h10 às 20h50
Palestrante: Potiguara Spindola
19/08/2016
Palestra: Educação para o consumo sustentável
Horário: 15h30 às 16h10
Palestrante: Juliana Jamille
Palestra: Dicas de Automaquiagem
Horário: 20h10 às 20h50
Palestrante: Maria José
20/08/2016
Palestra: Dicas de Penteados
Horário: 15h30 às 16h10
Palestrante: Maria José
Palestra: Produção de Jogos matemáticos no ensino médio
Horário: 20h10 às 20h50
Palestrante: Claúdio Medeiros
21/08/2016
Palestra: Redação para o Enem
Horário: 15h40 às 16h20
Palestrante: Ângela Cláudia

5º BPM intensifica patrulhamento na zona Sul de Natal

SESED/ASSECOM

Policiais militares do 5º BPM realizaram, nesta quarta-feira (17), mais uma Operação Saturação na zona Sul de Natal. Desta vez as abordagens aconteceram no bairro de Neópolis.

As equipes intensificaram as fiscalizações durante toda a manhã nos conjuntos Jiqui e Pirangi. No total foram abordadas 88 pessoas e 31 veículos, sendo 2 ônibus, 15 motocicletas, 5 táxis e 9 carros. Nenhuma ocorrência foi registrada.

Esse tipo de ação vem sendo feita todos os dias pelas equipes do 5º BPM e visa garantir uma melhor segurança para a população. Os locais são escolhidos com base nos estudos das manchas criminais da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).

Comissão de Finanças: Tomba vai pedir aos deputados que mobilizem mais recursos para a Saúde

TOMBA PRESIDE AUDIÊNCIA PARA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIO DA SAÚDE

TOMBA PRESIDE AUDIÊNCIA PARA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIO DA SAÚDE

O presidente da Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) da Assembleia Legislativa, deputado Tomba Farias, disse hoje, durante audiência pública que contou com a presença da secretária de Saúde do Estado, médica Eulália Alves, que irá mobilizar os demais parlamentares para que direcionem mais recursos para a pasta. A decisão de Tomba Farias é uma consequência da constatação de que a Secretaria de Saúde não dispõe de recursos orçamentários para atender todas as demandas do setor, segundo relatório apresentado pela gestora.

“Tenho certeza que todos os deputados estão dispostos a ajudar a Saúde. É humanamente impossível um paciente ficar esperando numa fila para se submeter a uma cirurgia. No Projeto do Refis que está tramitando nesta Casa vou colocar uma emenda destinando percentual do que for arrecadado para a Saúde, a Segurança e para a seca, disse o deputado Tomba.

Ele se comprometeu ainda em destinar emenda orçamentária para aquisição de aparelhos para exames de Arterografia, que evita as amputações. Atualmente esses exames só são feitos no hospital Onofre Lopes.

Eulália Alves reforçou que “os recursos do Orçamento Geral do Estado estão bem aquém das necessidades da Secretaria”, e disse estar satisfeita pelo deputado ter afirmado que vai lutar por mais recursos para a Saúde.

RELATÓRIO

O parlamentar, no entanto, solicitou que a Secretária encaminhe para a CFF os próximos relatórios com antecedência de 10 dias, para que todos os integrantes da Comissão possam fazer análise e comparações entre um quadrimestre e outro.

Durante a apresentação do relatório, Tomba questionou a diferença dos números registrados em alguns procedimentos das unidades da Secretaria de Saúde. No último quadrimestre de 2015 foram registradas 11.959 ressonâncias e de janeiro a abril deste ano 8.920. As tomografias foram 32.561 e este ano, no mesmo período, 10.750. Já o cateterismo registrou 1.187 no último quadrimestre de 2015 e no primeiro deste ano apenas 210.

“Percebemos distorções nesses números. Por isso a necessidade de se ter esses relatórios com antecedência”, reforçou Farias.

Conheça o rito do julgamento final do impeachment

Estadão

SESSÃO COMEÇARÁ NA QUINTA-FEIRA, 25; DILMA DEVE SER OUVIDA NA SEGUNDA-FEIRA, 29

O julgamento final do impeachment está marcado para começar na quinta-feira, dia 25. A previsão é que a presidente afastada Dilma Rousseff vá ao Senado apresentar a sua defesa na segunda-feira, dia 29. A oitiva das testemunhas pode se estender durante o fim de semana. Todo o processo será conduzido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski.

Veja o rito completo (as datas podem ser alteradas a depender do ritmo das sessões):

25/08 – quinta-feira

A sessão está marcada para começar às 9h. Após a verificação do quórum mínimo, o presidente do STF declara o julgamento aberto. Nesta primeira fase, serão apresentadas as questões de ordem. Senadores, acusação e defesa terão 5 minutos para falar. Cabe a Lewandowski decidir sobre os pontos levantados.

Em seguida, haverá a inquirição de testemunhas.

26/08 – sexta-feira

Continua a inquirição de testemunhas. Primeiro, serão ouvidas as duas de acusação. Em seguida, serão ouvidas as seis apresentadas pela defesa. Os 81 senadores poderão se inscrever para questionar as testemunhas. Entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas, cada inquirição poderá levar até 12 minutos.

27 e 28/08 – sábado e domingo

Se a oitiva das testemunhas não terminar na sexta, haverá sessões no fim de semana para concluir essa etapa.

29/08 – segunda-feira

Dilma está notificada para comparecer ao Senado e apresentar a sua defesa às 9h. Ela terá 30 minutos para falar, mas esse tempo poderá ser prorrogado.

Lewandowski, os 81 senadores, acusação e defesa podem fazer perguntas à petista, que têm o direito de ficar calada. O tempo das perguntas é de cinco minutos.

Encerrada essa etapa, acusação e defesa terão 1h30 cada uma para se manifestar.

30/08 – terça-feira

Cada senador terá 10 minutos para se manifestar na tribuna. Em seguida, o presidente do STF fará um relatório resumido dos argumentos da acusação e da defesa.

Começará, então, o encaminhamento para a votação. Nesta fase, dois senadores favoráveis ao impeachment e dois contrários terão 5 minutos cada um para se manifestar.

Não haverá orientação dos líderes das bancadas para a votação.

Ao votar, os senadores irão responder à seguinte pergunta: “Cometeu a acusada, a senhora presidente da República, Dilma Vana Rousseff, os crimes da responsabilidade correspondentes à tomada de empréstimos junto a instituição financeira controlada pela União e à abertura de créditos sem autorização do Congresso Nacional, que lhe são imputados e deve ser condenado à perda do seu cargo, ficando, em consequência, inabilitada para o exercício de qualquer função pública pelo prazo de oito anos?”.

A votação será aberta, nominal e realizada através do painel eletrônico.

Para o afastamento definitivo da presidente, são necessários 54 votos.

 

Estadão