SELO BLOG FM (4)

Categoria: agosto 10, 2016

Orquestra Maré do Amanhã se apresenta para mil alunos da rede municipal

Manoel Barbosa

Um dia de música para cerca de mil alunos da rede municipal de ensino, que foram contagiados com a magia da música interpretada pela a Orquestra Maré do Amanhã, nesta quarta-feira (10), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). A Orquestra Maré do Amanhã, que tem sede no Complexo da Maré no Rio de Janeiro, está excursionando pelo Nordeste, e Natal foi a primeira cidade que recebeu os músicos cariocas com dois concertos.

Os estudantes assistiam à apresentação atentos e com total empolgação das composições executadas sob a regência do maestro Filipe Kochem. Durante o concerto, os alunos formaram um coral improvisado e cantaram as eternizadas Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Eu só quero um xodó, de Dominguinhos. No programa, clássicos como Sinfonia nº 9 de Ludwig Van Beethoven e Prelúdio das Bachianas Brasileiras nº 4 de Heitor Villa-Lobos, e um medley da cantora Anitta.

Os alunos não apenas assistiram à apresentação, mas participaram dela, em uma interação com os músicos da orquestra. Aos 12 anos, Pedro Victor da Silva, aluno da Escola Municipal Professor Laércio Fernandes, teve a oportunidade de reger a orquestra Maré do Amanhã. Entusiasmado com a experiência, disse que “a sensação foi estranha, porque nunca fiz algo parecido antes”, destacando que foi muito interessante acompanhar os músicos ao comando dele.

Para o diretor geral da orquestra e fundador, Carlos Eduardo Prazeres, o objetivo principal é dar continuidade ao projeto iniciado pelo pai dele, que tinha como proposta levar cultura e musicalidade a todos. “Não fazemos acepção de pessoas. Entendemos que nenhum traficante deseja que seu filho seja um traficante também. Por isso, continuamos firme com o projeto, e atendemos hoje cerca de 1.300 crianças e adolescentes”.

A Orquestra Maré do Amanhã, foi criada em 2010 pelo jornalista Carlos Eduardo Prazeres, filho do maestro Armando Prazeres para superar um momento de tristeza. Em 1999, o maestro foi assassinado depois de um sequestro-relâmpago, realizado por moradores do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Com a orquestra, surgiu também o Projeto Estrada Cultural, que se apresenta como um forte aliado na transformação social e cultural de crianças, adolescentes e jovens. “Vivemos em um mundo de oportunidades criadas por nós, então depende de cada um o futuro que queremos”, afirmou Carlos Eduardo Prazeres.

Durante a apresentação da orquestra, o jornalista Carlos Eduardo Prazeres elogiou a estrutura e os equipamentos do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves. “A existência de um espaço como esse para atender este tipo de evento didático é de extrema importância. Estou encantado com o auditório do Cemure”, disse.

Presente ao evento, a titular da Secretaria Municipal de Educação de Natal, professora Justina Iva de Araújo Silva, falou do encantamento da SME de receber uma orquestra criada com um vínculo de trabalho social e educacional tão importante. “Esse projeto surgiu em um momento difícil para uma família. No entanto, eles transformaram a dor e a ausência de um familiar, em uma ação grandiosa para o crescimento de muitos jovens”, destacou.

A Orquestra Maré do Amanhã presenteou Natal com dois concertos e recebeu no auditório do Cemure alunos das seguintes unidades de ensino: Escola Municipal Carlos Belo Moreno, Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Escola Municipal Professora Noilde Ramalho, Escola Municipal Professor Ascendino de Almeida, Escola Municipal Professora Maria Madalena, Escola Municipal Vereador José Sotero, Escola Municipal Professor Mário Lira, Escola Municipal Monsenhor Joaquim Honório, Escola Municipal João XXIII e Escola Municipal Professora Tereza de Satsuqui Aoqui. Escola Municipal Professor Antônio Severiano, Escola Municipal 4° Centenário, Escola Municipal Santa Catarina, Escola Municipal Professora Emília Ramos, Escolas Municipal Professora Joseane Coutinho, Escola Municipal Professor Antônio Campos, Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro, e Escola Municipal Professora Dalva de Oliveira.

CMN derruba veto e cria Dia de Combate às Hepatites Virais

Sessão CMN 10.08.16 - Foto ELPÍDIO JÚNIOR (2)

Fotos: Elpídio Júnior

O plenário da Câmara Municipal de Natal derrubou na sessão ordinária desta quarta-feira (10) o veto parcial do Executivo ao projeto de lei de autoria do presidente da Casa, vereador Franklin Capistrano (PSB), que institui o dia 28 de julho como o Dia Municipal da Conscientização e Mobilização de Combate às Hepatites Virais.
De acordo com o parecer da Procuradoria Geral do Município (PGM), os dois parágrafos vetados no texto geram despesas extras ao erário público, além de cometer vício de iniciativa, ultrapassando a competência do Legislativo, que fica com a incumbência de realizar campanhas, imprimir panfletos, criar agendas etc.
“Tais disposições interferem diretamente na organização da Administração, estipulando a maneira pela qual o Poder Executivo prestará serviços públicos essenciais. Desta forma, mesmo levando em consideração a importância da iniciativa, vetamos porque a matéria provoca uma ingerência na forma de administrar, infringe o princípio constitucional da separação dos poderes”, explicou o vereador Raniere Barbosa (PDT), líder da bancada governista.
Por sua vez, o vereador Franklin Capistrano disse que o Executivo deveria agradecer ao Legislativo pela elaboração de uma lei que visa ordenar e promover o trabalho de enfrentamento às doenças virais. “Dito isso, não vejo problema algum em colocar cartazes nos postos de saúde, haja vista que o investimento financeiro é pequeno. Muito pior é o prejuízo gerado pelas doenças quando impedem as pessoas de trabalhar e gerar riquezas para o país”, concluiu.

SENAC RN está com matrículas abertas na unidade Barreira Roxa para cursos na área de gastronomia

O Senac RN está com matrículas abertas para diversos cursos na área de gastronomia, na unidade Barreira Roxa. A maioria das capacitações possui uma carga-horária curta (20h), proporcionando conhecimento dentro do campo da culinária em um breve espaço de tempo.

Os cursos disponíveis são: Ação Extensiva Segurança e Manipulação de Alimentos, Comida de Boteco,Culinária à Base de Peixes e Frutos do Mar, Culinária Light e Diet, Culinária Mineira, Vegetariana, Doces e Salgados Finos, Drinques e Coquetéis, Etiqueta Profissional, Fit Chef, Introdução ao Estudo da CERVEJA,Organização de Buffet e Banquete, Técnicas de Harmonização Enogastronomica e Tecnico em Cozinha.

Os requisitos para participação são pessoas que se interessem pela área, profissionais e maiores de 16 anos. Os valores dos cursos, podem ser pagos nos cartões Hipercard, Visa e Mastercard, podendo ser dividido o valor em até 6x.

Maiores informações, através do site: www.rn.senac.br

Projeto Pai Legal busca direito básico para crianças e adolescentes

Ter o nome do pai na certidão de nascimento é direito de todo cidadão brasileiro. Buscando garantir esse direito básico, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) desenvolve o Projeto Pai Legal, através do trabalho realizado por Promotorias de Justiça com atribuições em matéria de família, junto a alunos de escolas municipais.

Em Natal, oito promotorias se dedicam ao Pai Legal. “É um projeto constante que visa diminuir os efeitos da omissão e garantir direitos fundamentais decorrentes do reconhecimento da paternidade, proporcionando mais dignidade para crianças e adolescentes”, contou a 74ª Promotora de Justiça da Comarca de Natal, Roberta Pinheiro.

É importante frisar que a comprovação da paternidade, seja espontânea ou judicial, gera consequências dos direitos e deveres como a visitação, o pagamento de pensão alimentícia, o exercício do poder familiar e direitos de herança, entre outros.

A cada ano, na capital do RN, o projeto se destina a uma região. Em 2015, as zonas Leste e Oeste foram o alvo e este ano, a zona Sul foi retomada, uma vez que a rotatividade das crianças matriculadas na Educação Infantil é bem alta.

O trabalho começa a partir da solicitação de informações aos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) sobre os estudantes matriculados e que no registro de nascimento há a ausência de indicação de filiação paternal.

Após essa identificação, o MPRN abre um procedimento extrajudicial para cada caso encontrado, através das promotorias envolvidas no projeto. Em 2015, foram abertos 254 procedimentos com o objetivo de obter uma conciliação para garantir integralmente o direito à paternidade a crianças e adolescentes matriculados na rede pública municipal de ensino de Natal.

Dos procedimentos, 32 se transformaram em reconhecimento de paternidade firmado perante representante ministerial; 20 em ajuizamento de ação de investigação de paternidade cominada com pedido de pensão alimentícia; dois em homologação judicial de acordo de reconhecimento de paternidade; 70 arquivados (sendo quatro porque a genitora não foi localizada, 19 porque o genitor não foi localizado e 47 porque a genitora compareceu inicialmente, mas depois não foi mais localizada ou não apresentou informações sobre o genitor); sete já tramitavam como ação antes da abertura do procedimento por meio do Pai Legal; 30 em inquérito civil, quatro remetidos para outra promotoria de Justiça; duas foram geradas em duplicidade; 31 outros e 56 estão tramitando.

“É importante salientar que o projeto contempla um número significativo de crianças. O êxito no reconhecimento voluntário é 12,5%, apesar de não representar um índice satisfatório, se somado ao número de ações de investigação de paternidade e às homologações judiciais de acordo de reconhecimento de paternidade indica que há um resultado consistente, cerca de 21%, considerando que ainda tramitam cerca de 37% dos feitos extrajudiciais”, destacou o 73º Promotor de Justiça Ivanildo Alves da Silveira, coordenador das Promotorias de Justiça com atribuição em matéria de Família da comarca de Natal.

A garantia integral do direito à paternidade em todos os âmbitos está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA (Lei nº 8.069/1990) e na Lei nº 8.560/1992, que regula a investigação de paternidade dos filhos havidos fora do casamento.

Desde 2011
A primeira etapa do projeto Pai Legal foi realizada em 2011, quando contemplou a zona Oeste de Natal, com a participação de 19 CMEI’s e o encaminhamento ao MPRN de 220 fichas de identificação de alunos. No ano seguinte, na segunda etapa do projeto, foi contemplada a zona Leste da cidade, com a participação de seis CMEI’s e o encaminhamento ao MPRN de 222 fichas de identificações de alunos.

Em 2013, foi a vez da zona Sul da cidade, com o envolvimento de 12 CMEI’s parceiros do projeto e o encaminhamento de 77 fichas de identificações de alunos. Em 2014, o projeto trabalhou junto à zona Norte, integrando oito Centros Municipais de Educação Infantil que observaram 98 fichas de identificações de alunos sem registros dos nomes paternos.

O projeto Pai Legal, além de Natal, também é realizado por Promotorias de Justiça de outras comarcas no interior do Estado, com o mesmo objetivo de facilitar a investigação da paternidade.

Ronda Cidadã promove ação social com estudantes de Mãe Luiza

SESED/ASSECOM

Esta quarta-feira (10) foi um dia especial para estudantes da Escola Estadual Severino Bezerra, localizada no bairro de Mãe Luíza, em Natal. Eles foram levados para um passeio no Parque das Dunas por policiais militares que atuam no programa Ronda Cidadã responsável pela Área Integrada de Segurança Pública 4 (AISP 4). Além de conhecerem a beleza do local, os alunos também receberam orientações sobre preservação ambiental.

“É um projeto piloto que estamos desencadeando na região. Um trabalho de acolhimento. Estamos levando essas crianças para um cotidiano de cidadania. Entramos com a doutrina militar e a parte pedagógica fica com os professores”, afirmou o capitão Fábio Sandrine, comandante da AISP-4. De acordo com o oficial, outras escolas também serão beneficiadas com essas ações.

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) tem cumprido o cronograma de reuniões setoriais definido com representantes das redes de ensino municipal e estadual durante reunião realizada no dia 27 de julho, na Escola de Governo, no Centro Administrativo em Natal. A ação tem por objetivo promover a cooperação da educação e segurança em busca de políticas públicas integradas que permitam a redução dos índices de violência no estado.

Todo mundo esperava mais do judô brasileiro, diz Camilo após derrota

O judoca brasileiro Tiago Camilo durante derrota na Rio-2016

O JUDOCA BRASILEIRO TIAGO CAMILO DURANTE DERROTA NA RIO-2016

Eliminado nesta quarta-feira (10) na categoria médio (até 90 kg), Tiago Camilo afirmou que o Brasil obteve até agora resultado abaixo do esperado no judô.

A equipe conseguiu uma medalha de ouro, com Rafaela Silva na categoria meio leve (até 57 kg), mas teve outros nove fora do pódio.

“Todo mundo esperava mais do judô brasileiro. É justo, pelo talento que os atletas do Brasil têm. A gente poderia ter escrito uma história diferente nos dias que se passaram. O judô brasileiro é mais do que apresentamos aqui. Poderíamos ter mais medalhas. Mas não aconteceu”, disse Camilo, após a derrota para o azeri Mammadali Mehdiyev nas oitavas de finais.

A CBJ (Confederação Brasileira de Judô) considera que o resultado está abaixo da expectativa. Nesses cinco dias de competição, entraram no tatame quatro atletas que a entidade via como potenciais medalhistas (Sarah Menezes, Érika Miranda, Rafaela Silva e Victor Penalber). Contava ainda com uma recuperação de Felipe Kitadai, medalhista de bronze em Londres-12, que vem de um ciclo olímpico instável.

Os quatro atletas que entram no tatame na quinta (11) e sexta-feira (12) têm alguma chance de medalha, na avaliação da CBJ. O destaque é para a meio-pesado Mayra Aguiar, que se não for ao pódio é considerado um mau resultado.

Um dos carros-chefes da delegação brasileira em Olimpíadas, a equipe de judô tem uma meta “maleável” de medalhas para a Rio-16.

Em vez de estipular um número mínimo de pódios, como costumava fazer, a CBJ quer uma evolução quantitativa ou qualitativa em relação a Londres-2012. Ou seja, se obtiver um ouro e uma prata, a meta será atingida por superar qualitativamente o ouro e os três bronzes de quatro anos atrás.

A mudança de critério foi feita a pedido dos atletas, que se sentiam pressionado nos últimos dias. A meta em Londres-12 só foi batida na última categoria em disputa, a pesado (mais de 100 kg), com Rafael Silva.

“Os atletas não podem entrar nessa cobrança de ter que dar o resultado para cumprir uma meta. Cada um tem que lutar por si, como planejou. Sempre vai existir pressão no esporte competitivo. Cabe ao atleta lidar com isso e transformar como um combustível”, disse Camilo, medalhista em Sydney-00 e Pequim-08.

Ele afirmou que ainda pretende disputar o Mundial de 2017, mas descartou ir para Tóquio-2020. Após a derrota, o brasileiro teve o nome gritado pela torcida na Arena Carioca 2.

“Foi um reconhecimento de tudo que fiz no esporte. Queria ter dado mais alegrias para ele com a conquista da medalha. Nada vai apagar o que construí, mas poderia ter sido melhor”, disse ele.

A judoca Maria Portela também foi eliminada nas oitavas de finais. Ela perdeu para a austríaca Bernardette Graf no golden score, após sofrer uma punição.

“Tomei uma decisão errada ao tentar surpreender ela. Acabou que a minha mão não chegou do jeito que deveria. Tenho consciência que esse golpe é perigoso em relação a isso. Mas é um golpe que tenho forte. Foi uma tentativa que acabou dando errado”, disse Portela.

Nesta quinta-feira (11), disputam a medalha Mayra Aguiar e Rafael Buzacarini pela categoria meio-pesado (até 78 kg e 100 kg, respectivamente).

Folha de São Paulo

 

Polícia do Exército é empregada nas ações da Operação Potiguar em Natal

FOTO: FRED CARVALHO/G1

A tropa da Polícia do Exército foi empregada, no dia 10 de agosto, em reforço a um Pelotão  do 14º Batalhão de Infantaria Motorizado, que operava um Posto de Bloqueio e Controle de Vias Urbanas (PBCVU), na Avenida Ayrton Senna, na Zona Sul de Natal.

Aproximadamente 30 (trinta) homens especializados em operações tipo polícia reforçaram, com cães de guerra e motocicletas, a fiscalização de veículos e motos que transitavam na mencionada via urbana da capital do Rio Grande do Norte. A ação teve como principal objetivo buscar indícios, relacionados às ações criminosas deflagradas no estado do Rio Grande do Norte, ocorridas nas últimas semanas.

O emprego da Polícia do Exército na Operação Potiguar conta com efetivos e meios do 4º Batalhão de Polícia do Exército, de Recife/PE, e do 7º Pelotão de Polícia do Exército, de Natal/RN. Trata-se de uma tropa especializada que tem cooperado com o restabelecimento da ordem pública e do cotidiano de normalidade da população potiguar.

NOVO

Governo assina convênios de R$ 26 milhões, por meio da Sethas-RN

SERÃO CONTEMPLADOS AO TODO 116 SUBPROJETOS DE ACESSO À ÁGUA

Mais de R$ 26,7 milhões de investimentos em perfuração de poços, rede de adução e distribuição, além de reservatórios para acesso a água nas localidades.  Esse é o montante dos convênios que serão assinados nesta sexta-feira (12), pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN), com 128 associações de 58 municípios. A assinatura dos convênios vai acontecer às 10h, na Escola de Governo, localizada no Centro Administrativo do Estado.

Serão contemplados ao todo 116 subprojetos de acesso a água e outros quatro de inclusão produtiva e 12 subprojetos de Empreendimentos Econômicos e Solidários. Os recursos na ordem exata são de R$ 26.794.168,40 milhões destinados do governo estadual, através dos editais 2 e 3, do Projeto RN Sustentável, por meio do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, sob a coordenação da Secretaria de Planejamento e Finanças, em uma ação da pasta do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social.

A ação terá 4.607 beneficiários diretos, sendo 2.582 mulheres e 895 jovens de todos os territórios do Rio Grande do Norte. Na oportunidade, haverá ainda a entrega dos certificados do curso de capacitação aos Conselhos Municipais de Desenvolvimentos Solidário e Sustentável (CMDS), e também a entrega dos certificados dos cursos de capacitação aos beneficiários. Todos capacitados previamente. Ao todo 2.249 beneficiários e membros de conselhos passaram por cursos de aperfeiçoamento. O investimento foi de R$ 1, 9 milhões. A capacitação técnica é no intuído de melhor fiscalizar a aplicação dos recursos investidos nas associações, como também melhorar a capacidade de gerenciar o empreendimento.