SELO BLOG FM (4)

Categoria: julho 28, 2016

Pesquisa de opinião sobre praia de Ponta Negra vai até dia 30

Foto: Arquivo Secom

Quem são, o que pensam e qual o nível de satisfação dos frequentadores da Praia de Ponta Negra, um dos pontos turísticos mais conhecidos de Natal. É para traçar o perfil dos frequentadores e conhecer a satisfação quanto aos serviços e condições da orla, a secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) está realizando uma pesquisa de opinião com usuários. A praia de Ponta Negra localizada na zona Sul, aglomera diversas atividades econômicas formais e informais, ligadas principalmente às áreas de alimentação, serviços, lazer e artesanato. Além de ser importante ambiente de convivência e socialização para nativos e turistas.

A pesquisa começou in loco com os frequentadores da praia nos primeiros finais de semana deste mês, e segue de forma virtual até o dia 30 de julho. Os entrevistados estão sendo convidados a responder perguntas como idade, cidade ou bairro de residência, escolaridade, faixa salarial, os motivos pelos quais visitam a Praia, suas avaliações quanto aos serviços oferecidos, entre outros quesitos. Além disso, vão poder sugerir ideias de melhorias do local dentro da temática da pesquisa.

Os dados coletados vão subsidiar as ações futuras de ordenamento e melhorias da Praia. E as informações também serão encaminhadas ao Comitê Gestor do Projeto Orla Natal, que busca por meios de suas ações promover o uso do espaço litorâneo de maneira equilibrada, aliado ao crescimento econômico e turístico com a manutenção dos ecossistemas.

 

 

A pesquisa está disponivel no link a seguir: https://goo.gl/A2PXa0 

Semurb abre vagas para cadastramento de entidades no Projeto Orla

Foto: Canindé Soares

Com a retomada do Projeto Orla, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente Urbanismo (Semurb) está abrindo novas vagas para as instituições que tenham interesse em participar do Comitê Gestor. Podem se inscrever ONG’s, OCIP’S, Associações e afins. Os interessados podem se inscrever por meio de formulário, que deve ser preenchido e enviado até o dia 15 de agosto para o e-mail: [email protected]. O documento está disponível para download no link a seguir: https://goo.gl/k8NYtu

Para a participar a entidade deve ter uma boa representatividade, ou seja, o maior número de membros. Além disso, será dada prioridade àquelas com atuação comprovada na orla de Natal. Bem como que tiverem disponibilidade para participar das reuniões, convocações extraordinárias e atividades de campo.

PROJETO ORLA
Coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), o Projeto Orla criou seu Comitê Gestor em 2011 e tem na sua composição entidades governamentais como Ibama, IDEMA, Semurb, Secretaria de Patrimônio da União, CAERN, CODERN, Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura, Câmara Municipal, Urbana, representantes de Instituições Públicas de Ensino Superior, IGARN, Secretaria de Turismo do Estado, além da sociedade civil.

A reestruturação visa fortalecer a capacidade de atuação e articulação de diferentes atores do setor público e privado, além da sociedade civil, no aperfeiçoamento das leis de uso e ocupação da zona costeira de Natal e desenvolvendo mecanismos institucionais de mobilização social para a gestão integrada da orla.

Estimular e compatibilizar atividades socioeconômicas compatíveis com o desenvolvimento sustentável, tendo como foco primordial as políticas ambiental e patrimonial no trato dos espaços públicos litorâneos, incluindo os terrenos e acrescidos de marinha, o que consolida uma cooperação harmônica entre as ações e políticas praticadas na orla marítima.

Governo entrega obras de adequação da Ilha de Sant’Ana

Nesta quinta-feira (28), o governador Robinson Faria acompanhado do secretário de Infraestrutura, Jader Torres,  fez o descerramento da placa que marca a entrega oficial das obras de adequação da Ilha de Sant’Ana. O local é um complexo com praça de alimentação, boxes para artesanato, calçadão, ginásio poliesportivo e anfiteatro.

“Desde a criação da Ilha, em 2008, esta é a primeira vez que a feira acontece com o aval permanente do Corpo de Bombeiros, graças a nossa adequação”, afirmou o chefe do Executivo.

Foi feita a instalação dos equipamentos anti-pânico e acessos radiais do Ginásio Poliesportivo Antenor Salvino, a instalação da central de gás da praça de alimentação e a ampliação do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas – SPDA.

Os serviços contemplam: adaptações nos banheiros, corrimãos, luzes de emergência, inserção de rampas, placas de sinalização nas áreas interna e externa e equipamentos anti-pânico. Também foram implantadas a central de gás e o sistema de distribuição para os quiosques da praça com medidores individualizados.

Robinson lança Lei Estadual do Artesanato durante 33ª Famuse

ASSECOM/RN – Ivanízio Ramos

Durante a abertura da 33ª Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó (Famuse), seguindo a agenda em Caicó, o governador Robinson Faria lançou a Lei do Artesanato, que institui a política estadual de valorização do artesão. Na ocasião o governador ainda entregou oficialmente as melhorias da Ilha de Sant’Ana. “O artesão vive hoje o melhor momento em relação à cadeia produtiva, graças ao nosso governo”, salientou. “Este é um governo que faz justiça ao talento do povo potiguar e reconhece sua força como nunca havia sido feito antes”, acrescentou, elogiando ainda o empenho da secretária de Assistência Social, Julianne Faria.

O objetivo da lei é fortalecer e fomentar o desenvolvimento do artesanato potiguar de forma integrada com o turismo e a cultura, visando a melhoria das condições de vida dos artesãos e preservando os aspectos culturais e ambientais do Estado. A secretária adjunta de Assistência Social, Maira Almeida, ressaltou a importância de lançar no Seridó  a lei que beneficia os artesãos. “Nunca tivermos tanto incentivo ao artesanato potiguar como estamos tendo agora. E foi uma preocupação de nossa secretaria, quem represento aqui hoje, que essa medida elaborada pela Sethas pudesse ser lançada aqui, onde o artesanato tem uma característica tão forte”.

A lei torna obrigatório que, dos 100% de todos os produtos comercializados nos espaços do Estado, no mínimo, 80% dos produtos artesanais sejam dos artesãos potiguares. Para os espaços privados, o percentual mínimo é 30%. Além disso, todo produto artesanal produzido no Estado do Rio Grande do Norte terá sua origem certificada através do selo “Potiguar sou eu”.

Sesap garante funcionamento do Maria Alice e faz repasses às cooperativas

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está agilizando todos os processos administrativos a fim de solucionar com a maior rapidez possível a falta de profissionais médicos no Hospital Maria Alice Fernandes. Para suprir as lacunas nas escalas de plantão, a Sesap está realizando a contratação emergencial de profissionais médicos (intensivista pediatra) a fim de garantir o pleno funcionamento da unidade.

De acordo com a secretária adjunta da Sesap, Denise Aragão, a Secretaria está realizando um verdadeiro mutirão para que a UTI da unidade hospitalar e o pronto-socorro estejam funcionando normalmente até a próxima segunda-feira (1). Para tratar deste problema, a secretária adjunta participou na manhã desta quinta-feira (28) de uma reunião na sede do hospital juntamente com diretores, médicos, servidores e outras entidades preocupadas em solucionar a questão. Estavam presentes representantes do CRM, CREMERN, Defensoria Pública, Movimento Criança Viva, Sindsaúde, além do presidente do TJRN, desembargador Cláudio Santos.

Para os meses subsequentes, a Secretaria está preparando uma licitação para a contratação dos profissionais. Uma outra alternativa, a médio prazo, é a realização de concurso público para a contração de médicos efetivos para o Hospital Maria Alice Fernandes e outras unidades hospitalares do RN. A este respeito a coordenadoria de Recursos Humanos da Sesap já realizou um levantamento das reais necessidades junto às unidades e enviou o projeto para ser avaliado pela Controladoria Geral do Estado (Control).

“Estamos fazendo uma força-tarefa para essa contratação emergencial, a fim de completar as escalas de agosto e em paralelo um processo licitatório para nos prevenirmos quanto aos outros meses. Esse impasse não é admissível, porque o Hospital Maria Alice ao invés de recuar, tem é que ampliar o seu atendimento. Temos médicos pediatras interessados na prestação do serviço e já estamos na fase de finalização do processo de licitação”, afirmou a secretária adjunta.

Um plano de atenção rápida está sendo construído com objetivo de também ampliar os leitos do hospital. De acordo com a direção da unidade, devido ao déficit de profissionais – agravado pela quantidade de servidores que estão se aposentando, em férias ou de licença médica – o problema vem acontecendo de forma recorrente a partir da segunda quinzena do mês. Nos demais dias, a unidade funciona normalmente. Denise Aragão afirmou que a Sesap está realizando ações para solucionar o problema da falta de médicos com um planejamento para contratações a curto, médio e longo prazo e que está orientando os hospitais e demais unidades que se planejem e informem à Sesap quanto à quantidadede servidores de carreira que estão requerendo aposentadoria.

Repasse

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizou na manhã desta quinta-feira (28) o repasse para as cooperativas médicas no valor de R$ 674 mil, referentes ao mês de abril, pelos serviços prestados no Hospital Walfredo Gurgel, assim como de R$ 526 mil, relativos a maio, para os serviços prestados no Hospital Santa Catarina.

Prefeitura do Natal informa que vai realizar novo concurso da saúde após a conclusão do processo de apuração

Após a suspensão no dia 28 de junho do concurso público da saúde por causa de várias irregularidades encontradas, a Prefeitura  do município de Natal emitiu nota informando que no prazo de até 30 dias irá definir um sistema de devolução das taxas dos mais de 93 mil inscritos e também que um novo concurso será realizado após a conclusão do processo de  apuração das irregularidades. Segue a nota:             

 

                                             NOTA SOBRE CONCURSO PÚBLICO DA SAÚDE

 

Em atenção às pessoas que se inscreveram no concurso público nº 004/2016 (concurso para preenchimento de cargos na secretaria de Saúde) e a população em geral, a Prefeitura Municipal de Natal vem informar o que se segue:

  1. O concurso continua suspenso, conforme a Portaria Nº 1275/2016 – GS/SEMAD, publicada no Diário Oficial do Município de 28/06/2016.
  2. A comissão de sindicância formada para analisar os acontecimentos finalizou seus trabalhos juntando toda a documentação necessária que agora subsidia o Processo Administrativo que está sendo conduzido por comissão formada com essa finalidade com prazo de conclusão dos trabalhos em mais 30 dias.
  3. Essa comissão já notificou a empresa contratada para a aplicação do concurso público a respeito das irregularidades apontadas pela sindicância. Ao mesmo tempo, irá prosseguir seus trabalhos ouvindo o depoimento de fiscais e inscritos que apontaram irregularidades nas salas onde fizeram as provas.
  4. Ao final dos trabalhos, essa comissão irá se manifestar a respeito dos fatos apontados e irregularidades já verificadas pela sindicância realizada.
  5. O cumprimento dos prazos é necessário dentro das regras da administração pública para garantir o princípio da ampla defesa sem pular etapas e garantir a legalidade dos procedimentos.
  6. Ao mesmo tempo, a Secretaria Municipal de Administração trabalha junto à assessoria jurídica para analisar a melhor maneira de proceder a devolução das taxas aos mais de 93 mil inscritos no certame.
  7. Novo concurso será realizado após a conclusão de todo esse processo.
  8. A Prefeitura se compromete a manter informada a população sobre todas as etapas e novos procedimentos que venham a ser definidos.

 Secretaria Municipal de Comunicação -(84) 3232.8858

Pela segunda vez no dia rodoviários paralisam suas atividades em Natal nesta tarde

PARALISAM SUAS ATIVIDADES EM NATAL

Pela segunda vez no dia rodoviários paralisam suas atividades em Natal na praça Augusto Severo ( Ribeira), Praça Almirante Tamandaré ( Baldo) e na av. Bernardo Vieira com a av. Prudente de Morais.
Está acontecendo neste momento uma assembleia que decidirá novos rumos do ato, eles poderão ir até a STTU ou até a governadoria pedir  por mais segurança.
Via Certa

Vivaldo solicita reforma da Casa de Cultura de Jardim do Seridó

CRÉDITO DA FOTO:JOÃO GILBERTO

De forma que determina o Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado estadual Vivaldo Costa (PROS) requereu à Secretaria Estadual de Infraestrutura, a reforma na Casa de Cultura Popular do município de Jardim do Seridó. O requerimento apresentado à Mesa Diretora da Casa legislativa, foi encaminhada ao titular da Secretaria, Jáder Torres, à secretária extraordinária de Cultura, Isaura Rosado, e ao governador Robinson Faria.

“O município de Jardim do Seridó é conhecido por sua produção cultural e de artes plásticas e necessita urgentemente da reforma de sua Casa de Cultura”, justificou o deputado. “Diante dessas breves considerações, solicitamos às autoridades competentes que tomem as medidas cabíveis para que o prédio seja reformado”, concluiu o parlamentar.

O projeto Casa de Cultura Popular é um projeto idealizado pela Fundação José Augusto, basicamente um espaço físico para fomentar a produção cultural no interior do Rio Grande do Norte e os prédios, normalmente, têm importância histórica para cada cidade.