SELO BLOG FM (4)

Categoria: julho 22, 2016

Turma da pós-graduação da Escola da AL intensifica ritmo na reta final

TURMA DA PÓS-GRADUAÇÃO DA ESCOLA DA AL INTENSIFICA RITMO NA RETA FINAL

Conciliar a rotina de trabalho com a de aluno e os outros afazeres da vida pessoal ganhou um componente extra para os concluintes do curso de especialização lato sensu da Assembleia Legislativa: a elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC), cujo prazo final para entrega será no dia 31 de agosto, três meses após o encerramento das disciplinas.
Pesquisa, produção textual, encontros regulares com o professor orientador, estudos até altas horas, ajustes necessários, correção de rotas. Soma-se a isso, lazer, família e amigos sacrificados, compondo o corrido dia-a-dia daqueles que estão se dedicando para realizar um trabalho de excelência e cumprir com todos os prazos estabelecidos pela Escola.
O prazo está correndo, mas a sensação do dever cumprido e as expectativas já são as melhores possíveis: “Final de curso é sempre complicado porque tem a correria do TCC e a vida da gente que já é muito corrida”, afirma a advogada Larissa Nobre, servidora da Câmara Municipal de Natal, que está se especializando em Gestão Legislativa.
Para ela, a Escola da Assembleia correspondeu às expectativas: “Foi muito bem prestado o serviço e acredito que também foi bem feito da minha parte, me agregou valores e fiquei com a certeza de ser uma especialista em gestão pública. Tudo que agrega deve ser levado em consideração e embora os dias estejam corridos, acredito que consigo entregar o meu trabalho dentro do prazo”, afirma a advogada.

Atuação da Guarda Municipal é discutida em encontro de secretários de segurança de Natal e Aracaju

DIVULGAÇÃO SEMDES

O titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Daniel Bandeira, recebeu na tarde dessa quinta-feira (21), a visita da secretária de Defesa Social e Cidadania de Aracaju/SE, Georlize Teles. A visita teve o objetivo de conhecer o funcionamento e a atuação da Guarda Municipal do Natal (GMN) e os programas e projetos executados na área de segurança pública pela Prefeitura.

Na oportunidade, o secretário Daniel Bandeira explicou sobre os projetos de segurança preventiva operados pela GMN. No caso, o Programa Semente Cidadã, que atende cerca de 180 crianças e adolescentes na zona Norte, e o Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana), beneficiando 60 crianças do bairro de Cidade Nova. As duas ações tem como foco a inserção das crianças e adolescentes em atividades socioeducativas, no intuito de alcançar resultados efetivos na prevenção da violência e da criminalidade.

Outra medida preventiva explanada na reunião foi à atuação da Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal (Rope/GMN), que trabalha a prevenção no enfrentamento às drogas e a redução dos crimes nas escolas da rede municipal e que vem contribuindo para a segurança da comunidade escolar da capital.

O encontro que contou com a participação do comandante da GMN, Michel Dantas, abordou ainda o sistema de videomonitoramento de câmeras de Natal, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), a regulamentação e adequação dos municípios em relação ao Estatuto Nacional das Guardas Municipais (Lei 13.022/2014), e os convênios firmados com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a exemplo do programa Crack é Possível Vencer…

Durante a visita, a secretária, Georlize Teles, ainda conheceu a sede da Guarda Municipal situada na zona Norte de Natal. Na ocasião, comandante Michel Dantas mostrou as instalações da sede administrativa e operacional, como sala de instrução, armaria, academia de defesa pessoal e musculação, e demais setores.

Governo lança programa Vale-Livro 2016 que vai beneficiar 250 mil estudantes

ASSECOM/RN

O Governo do Estado lançou na manhã desta sexta-feira (22) o Programa Vale-Livro 2016 que vai facilitar o acesso ao livro e oferecerá mais opções de leitura aos alunos da rede estadual de ensino. Através do Vale-Livro o Governo vai investir quase R$ 1 milhão na compra de cerca de 100 mil exemplares literários em feiras de livros e de quadrinhos em Natal e Mossoró. O programa estabelece que 40% dos recursos devem ser investidos em livros de autores potiguares, valorizando a cadeia produtiva e criativa do Estado.

Os livros serão adquiridos pelas próprias escolas e destinados aos acervos de suas bibliotecas. O governador Robinson Faria destacou que “além de alunos e professores, o Vale-Livro beneficia toda a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Norte, incentiva a produção cultural e fomenta a economia. Este ano decidimos aumentar para 40% o montante dos recursos que devem ser investidos na aquisição de obras de autores potiguares”.

Em 2015 o percentual foi de 30%. Robinson Faria lembrou que, como deputado estadual, foi autor do projeto que criou a Lei de incentivo à leitura literária no RN. “Agora, como Governador, tenho a satisfação de executar o que determina a Lei. O destino me proporcionou isso. Junto com alunos, professores, escritores e editores estamos construindo pontes para o futuro. Pontes que levam a mais conhecimento, a melhor formação, a melhores condições de empregabilidade, à cidadania, e, inclusive à redução dos índices de violência. Escolas que desenvolvem a leitura literária têm o padrão de aprendizado mais elevado”, afirmou.

A secretária de Estado da Educação e da Cultura, Cláudia Santa Rosa, enfatizou que o programa “democratiza o acesso ao livro e dá autonomia para as escolas escolherem e comprarem diretamente os livros”.  Ela acrescentou que “o Vale-Livro promove a valorização da leitura literária e a alfabetização funcional”. Em Natal, 325 escolas farão a compra dos livros na feira que será realizada na Cidade da Criança, de 6 a 9 de outubro, contemplando mais de 150 mil alunos. Em Mossoró, a feira na qual os livros serão comprados acontecerá de 17 a 22 de agosto, no Expocenter, atendendo 268 escolas e cerca de 100 mil estudantes. Em todo o Estado mais de 250 mil alunos do Rio Grande do Norte serão beneficiados com o programa.

Também participaram da solenidade no auditório da Governadoria os secretários de Estado do Gabinete Civil, Tatiana Cunha Mendes, da Comunicação, Juliska Azevedo, de Relações Institucionais, Getúlio Ribeiro, a presidente da Fundação José Augusto, Isaura Rosado, diretores de escolas, professores, representando os prefeitos municipais, José Marques, de Pedro Velho, o presidente da União Brasileira de Escritores no RN, Eduardo Gosson. O juiz de Direito, Jarbas Martins e a advogada Lígia Limeira representaram o Programa Brasileiro de Educação e entregaram a cartilha “Cidadania de A a Z” que irá se somar ao acerto de todas as bibliotecas da rede estadual de ensino.

5ºBPM intensifica abordagens na zona Sul de Natal

SESED/ASSECOM

Nesta sexta-feira (22) policiais do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM) realizaram uma série de abordagens no bairro de Capim Macio, zona Sul de Natal. Foram montadas barreiras no conjunto Mirassol – próximo à árvore – e também no Conjunto dos Professores, onde ainda aconteceram patrulhamentos. Um total de 180 pessoas foram abordadas, além de 15 ônibus, 30 motocicletas e 10 táxis revistados.

Esse tipo de ação do 5ºBPM vem acontecendo todos os dias e visa garantir uma melhor segurança para a população. Nenhuma infração foi registrada durante a operação.

 

Ações de prevenção às hepatites virais são intensificadas no Julho Amarelo

DIVULGAÇÃO SMS

Com a programação de diversas unidades já confirmada, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal está preparada para fazer do “Julho Amarelo” o mês de conscientização acerca da prevenção contra as hepatites virais. Por meio do Núcleo Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, estão programada ações de conscientização, além da realização de testes rápidos e uma parte educativa, em diferentes locais do município.

As ações começarão neste sábado (23) na Unidade de Saúde da Família de Monte Líbano, no horário da manhã, das 7h30 às 12h, onde serão realizadas rodas de conversas focando no tema “Hepatite: sem perceber, você pode ter!”, aconselhamento pré e pós teste, realização de teste rápido para Hepatite C e Hepatite B e imunização para Hepatite B.
Em seguida, na próxima quarta-feira (27), será a vez das Unidades Básicas de Saúde das Quintas e do Parque dos Coqueiros contribuírem com a ação. De manhã, na praia da redinha, começando às 8h, integrantes da unidade do Parque dos Coqueiros realizarão ações educativas, aconselhamentos e testes rápidos para a população.

No horário da tarde, a partir das 17h, a UBS Quintas disponibilizará vacinações de Hepatite B, testes rápidos de Hepatite, HIV e Sífilis, palestras sobre as Hepatites, confecção de cartão SUS, avaliações odontológicas e consultas clínicas. Além disso, nos dias 2 e 3 de agosto a unidade realizará novas rodas de conversa sobre Hepatites, levantamentos do número de salões de beleza, testes rápidos e vacinações contra a Hepatite B.

No dia seguinte, na quinta feira (28), na UBS Pitimbu, UBS Pajuçara e na Rodoviária de Natal, se dará continuidade à ação. Na Rodoviária de Natal e na UBS Pajuçara as ações acontecerão de forma simultânea e irão abranger os mesmos pontos oferecendo ações educativas, testagem rápida para Hepatites B e C e aconselhamento pré e pós teste, das 8h às 16h e das 9h às 14h, respectivamente. Em Pitimbu, os profissionais de saúde realizarão uma abertura com acolhimento na sala de espera, onde também será distribuído material educativo e preservativos e realizados testes rápidos, das 8h ás 14h.

Para fechar o mês de julho, na sexta-feira (29) a USF Nordelândia, UBS Candelária e UBS Novo Horizonte colocarão fim as atividades, começando às 8h, com uma série de ações educativas, aconselhamentos e testes rápidos para a Hepatite C e B.

Para ajudar a expandir ainda mais a preocupação com a preservação contra essa doença, a USF Nordelândia vem realizando exposições interativas com distribuição de panfletos e preservativos femininos e masculinos na sala de espera da unidade, como também foram feitas visitas aos salões de beleza e manicures distribuindo estes mesmos conteúdos e enfatizando a importância da vacinação contra a Hepatite B.

Polícia Militar garante segurança para clássico entre ABC e América

POLÍCIA MILITAR GARANTE SEGURANÇA PARA CLÁSSICO ENTRE ABC E AMÉRICA

Com a chegada de mais um clássico entre ABC e América no estádio Maria Lamas Farache (Frasqueirão), dessa vez válido pelo Campeonato Brasileiro da Série C, o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) elaborou, mais uma vez, um planejamento com ações ostensivas e preventivas para garantir a tranquilidade antes, durante e depois da partida que está marcada para as 19h deste sábado (23). Serão cerca de 300 policiais de diversas unidades especializadas e batalhões. O planejamento prevê a distribuição do efetivo ao entorno do estádio, mas também em vários locais onde haverão deslocamentos e concentração de torcedores em vias públicas e bares.

Nestes locais, além do policiamento a pé e com cavalos, também estão previstos patrulhamentos táticos móveis com abordagens durante todo o dia. Todos os casos envolvendo torcedores nas imediações do estádio, durante a partida, serão conduzidos para o setor de triagem da PM e encaminhado à Delegacia de Apoio e Juizado Especial Criminal. Já os casos considerados crimes envolvendo torcedores, após o horário do jogo e no trajeto ao Frasqueirão, serão direcionados à Delegacia de Plantão da zona Sul de Natal.

Como realizado em todos os grandes clássicos, as saídas das torcidas do estádio ocorrerão de forma alternada, evitando encontro de grupos adversários. Esta sequência dependerá do resultado do jogo. O policiamento da área só será desativado após a saída total do público assistente. Quanto ao trânsito, diferentemente do que aconteceu no último clássico no Frasqueirão, as vias não serão interditadas. Entretanto, algumas intervenções estratégicas serão feitas durante a chegada dos clubes e torcidas organizadas.

De acordo com o que foi definido em reunião com o Poder Judiciário esta semana, os ambulantes já cadastrados poderão trabalhar nas proximidades dos portões A e C. Já os demais serão relocados na rua lateral ao posto de combustível que fica em frente ao Frasqueirão. Fiscais da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) estarão no local fiscalizando.

SMS e Conselho Municipal de Saúde debatem melhorias na assistência à população de Natal

DIVULGAÇÃO SMS

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde de Natal, acompanhado da promotora do Ministério Público, Kalina Filgueira e do superintendente do Hospital Universitário Onofre Lopes, Stenio Gomes da Silveira, estiveram reunidos durante a tarde desta quinta-feira (21), no Auditório do Ministério da Saúde, para discutir as estratégias para melhorar o sistema de regulação do SUS em Natal.

Durante o encontro, foram discutidos temas como os Sistemas de Regulação do SUS: mecanismos, instrumentos e espaços interinstitucionais de operacionalização; Processo de Contratualização de Serviços de Saúde entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL)/EBSERH e as demandas reprimidas pela não integralidade da assistência aos usuários de Natal.

O secretário Luiz Roberto Fonseca destacou que o foco da Gestão Municipal é garantir o acesso com qualidade ao usuário do SUS em Natal, dando clareza e transparência aos serviços oferecidos pela Rede. “Temos trabalhado diuturnamente para garantir a excelência na prestação dos serviços oferecidos à população de Natal. Acreditamos e lutamos por um SUS de qualidade e tem sido isso que estamos tentando implementar em Natal”, destacou o secretário.

A diretora do Departamento de Atenção Especializada (DAE), Renata Silva Santos, explicou que foi realizada uma reunião, envolvendo o DAE e o DRAC, com todos os reguladores das 53 unidades de saúde de Natal, de forma a criar instrumentos cada vez mais fortes para garantir a plena regulação dos serviços. Ela conta que nos últimos dois meses, os dois departamentos estão imbuídos em construir um modelo único para regulação das unidades de saúde de Natal.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Geolipia Jacinto da Silva, explicou que a reunião foi convocada diante de alguns questionamentos feitos pela população a respeito das dificuldades na marcação de consultas na rede básica e nos exames laboratoriais da média e alta complexidade.

A representante do Ministério Público, promotora Kaline Filgueira, ressaltou a melhora na estruturação da regulação em Natal, como um instrumento importante para garantir a equidade do SUS. “Percebo que há uma diferença entre a demanda e a oferta, mas é preciso saber se toda a demanda é necessária. A SMS precisa ofertar segundo a sua necessidade”.

Ministro diz que Mais Médicos tem bolsistas provisórios, mas efeito é permanente

Brasília - O ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o secretário da Saúde do Distrito Federal, Humberto Lucena da Fonseca, na solenidade em que foram recebidos novos profissionais do Mais Médicos (Elza Fiuza/Agênci

O MINISTRO DA SAÚDE, RICARDO BARROS, E O SECRETÁRIO DA SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL, HUMBERTO LUCENA DA FONSECA, NA SOLENIDADE EM QUE FORAM RECEBIDOS NOVOS PROFISSIONAIS DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS ELZA FIÚZA/AGÊNCIA BRASIL

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou hoje (22) que o Programa Mais Médicos tem efeitos permanentes, embora a contratação de bolsistas seja provisória. A declaração foi dada em meio ao anúncio da chegada de 1.500 profissionais cubanos e brasileiros formados no exterior para ocupar vagas em aberto do Mais Médicos.

Barros lembrou que o programa tem três eixos: a atenção inicial por meio de bolsistas, a criação de novos cursos de medicina e a ampliação de vagas na residência médica. Os dois últimos, segundo ele, têm efeitos permanentes, enquanto estrangeiros só serão chamados até que profissionais formados pelo Mais Médicos possam ocupar esses postos.

“O que está claro é que a operação de contratação de bolsistas se dará até que todos os postos de trabalho sejam preenchidos por brasileiros”, disse. “Com o tempo, a formação de médicos por esses cursos novos de medicina propiciará, com certeza, que brasileiros ocupem todos os postos. Portanto, o que é transitório é a ocupação dos postos por bolsistas”, completou.

Reajuste para bolsistas

Ainda de acordo com o ministro, a pasta negocia junto à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a possibilidade de reajuste para médicos bolsistas. A proposta feita pelo governo brasileiro consiste em um reajuste inicial para a renovação do contrato e, a cada ano, correção pela inflação. As mudanças, entretanto, não entrariam em vigor neste ano.

“[Não é possível este ano] porque não há previsão orçamentária, mas nós podemos, na renovação do contrato para os médicos que substituirão os atuais, dar um reajuste inicial no contrato. Estamos negociando esses valores, depois vamos dar correção anual da inflação no convênio com a Opas.”

De acordo com o ministro, a negociação sobre reajuste, apesar de estar em andamento, não interfere na continuidade do Mais Médicos. “Nós temos disposição, e é justo corrigir o contrato que está há três anos sem reajuste. É justo também que haja um reajuste anual deste contrato pela inflação brasileira. É o que estamos propondo, e tenho certeza de que chegaremos a um bom acordo. Não há nenhum risco de descontinuidade do programa.”

Agência Brasil