SELO BLOG FM (4)

Categoria: julho 13, 2016

Hospital Maria Alice Fernandes contratará novos pediatras

HOSPITAL MARIA ALICE FERNANDES CONTRATARÁ NOVOS PEDIATRAS

 A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informa que está em andamento um processo para contratação emergencial de intensivistas pediátricos para o Hospital Maria Alice Fernandes (HMAF) através de cooperativa médica. De acordo com a diretora administrativa do hospital, Suyame Ricarte, já existe um recurso disponibilizado no valor de 549 mil reais para este processo, que prevê a complementação de profissionais por seis meses.

Além disso, uma licitação também está tramitando para contratação de pediatras e intensivistas. Paralelo a isso a Sesap planeja a realização de um processo seletivo para contratação de profissionais em diversas especialidades, todo o dimensionamento de vagas já foi feito e encaminhado para análise do Governo.

O Hospital Maria Alice Fernandes dispõe de 10 leitos de UTI, sendo 5 pediátricas e 5 neonatal. A escala de pediatras está completa até o dia 27 de julho.

 

Bovespa fecha em alta, no maior patamar em mais de um ano

O principal índice da Bovespa fechou em alta nesta quarta-feira (13), no maior nível desde maio do ano passado, apoiada no avanço das ações dos bancos, mas o declínio dos papéis da Petrobras impedia recuperação mais firme.

O Ibovespa subiu 0,63%, a 54.598 pontos. Veja a cotação. A última vez que a bolsa fechou acima desse patamar foi no dia 25 de maio de 2015, aos 54.609 pontos.

Na semana a bolsa subiu 2,74%. No acumulado de julho, o índice teve valorização de 5,77%. No ano de 2016, avançou 25,9%.

As ações preferenciais da Petrobras recuaram 0,56%. As da Vale avançaram 1,43%. Itaú avançou 2,06% e Bradesco 1,88%.

Profissionais do mercado não apontaram um fator específico para a melhora, mas citaram que a expectativa de novos estímulos pelo Reino Unido e Japão e sinais positivos da economia norte-americana seguem alimentado o apetite a risco, segundo a Reuters.

O banco central britânico anuncia na quinta-feira decisão sobre juros e a expectativa é de que leve os custos dos empréstimos para uma nova mínima. No exterior, o preço do petróleo recuavam fortemente pressionado por dados de estoques da commodity dos EUA, enquanto os pregões em Wall Street ensaiavam tomar fôlego.

Também no radar estava relatório do Barclays cortando a recomendação dos papéis ON para “underweight” ante “equal weight” e das PNs para “equal weight” ante “overweight”.

No exterior, praças acionárias mostravam ganhos, ainda amparadas em expectaivas de estímulos econômicos, com resultados corporativos no radar. O petróleo, por sua vez, recuava após alerta da Agência Internacional de Energia e dados de estoques.

No Brasil, a Câmara dos Deputados elegerá nesta quarta-feira o novo presidente da Casa para suceder o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou em meio a diversas denúncias de corrupção e de um processo que pede a cassação de seu mandato.

Véspera
Na véspera, o Ibovespa subiu 0,55%, a 54.256 pontos. Foi o patamar mais alto desde o dia 28 de abril, quando a bolsa fechou aos 54.311 pontos.

UOL

SEEC realiza capacitação com escolas privadas de Natal para o Censo Escolar 2016

Equipe da Assessoria Técnica de Planejamento (ATP) da Secretaria da Educação do RN faz treinamento de capacitação com funcionários de escolas privadas de Natal. A capacitação visando o Censo Escolar da Educação Básica, edição 2016, aconteceu na manhã desta quarta-feira (13) no Auditório Angélica Moura, da SEEC-RN, no Centro Administrativo do Estado, em Natal.  A capacitação contou com a participação de funcionários e educadores de 50 escolas privadas localizadas nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste de Natal.

Segundo a coordenadora estadual de Educacenso/SEEC, Flávia Urbano, o levantamento do censo escolar é realizado em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira ( Inep ), órgão  vinculado ao Ministério de Educação. O Censo, com prazo de início de 28 de junho irá se estender até o dia 31 de agosto deste ano. A data de referência do Censo, a última quarta-feira  do mês de maio (25), data comemorativa do Educacenso, representa o limite da início da coleta dos dados. Coleta que no RN é feita por meio das dezesseis Diretorias Regionais de Educação e da Cultura ( Diresc) junto as escolas sob a jurisdição de cada uma.

O Censo Escolar é uma pesquisa que tem o objetivo de fazer um amplo levantamento sobre as escolas de Educação Básica do País. É o mais importante levantamento estatístico sobre as diferentes etapas e modalidades da Educação Básica e da Educação Profissional. As informações coletadas podem servir para orientar as políticas públicas e os programas relacionados aos alunos, professores, escolas e turmas. Para ter acesso ao Educacenso o usuário deve acessar o endereço eletrônico www.educacenso.inep.gov.br utilizando o seu CPF e a senha cadastrada. O censo é realizado em colaboração entre a União, Estados, Distrito Federal e os municípios.

Presidente da CCJ suspende sessão e adia mais uma vez votação do recurso de Cunha

 O deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), presidente da CCJ

O deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), presidente da CCJ

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Osmar Serraglio (PMDB-PR), encerrou às 17h15 desta quarta-feira a sessão para votação do relatório do deputado Ronaldo Fonseca (PROS-DF) que recomenda a anulação parcial da votação final do Conselho de Ética que aprovou a cassação do mandato do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. Nova sessão foi convocada para às 9h desta quinta-feira.

Mais cedo, para não atrapalhar o andamento da sessão da CCJ, o presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), adiou para 19h a votação para definir o novo presidente da Casa, mas, após pedido de líderes partidários, resolveu antecipar a eleição para as 17h30.

Aberta sessão na Câmara para eleição de novo presidente

Plenário da Câmara

Plenário da Câmara | André Coelho / O Globo

Depois do encerramento da sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), foi declarada aberta a sessão no plenário da Câmara, exatamente às 17h30m desta quarta-feira para a eleição do novo presidente da Casa, com 461 deputados presentes. No momento o deputado Cládio Cajado (BA) preside a sessão. Waldir Maranhão ainda não apareceu no plenário.

Tão logo foi aberta a sessão para inicio do processo de votação do novo presidente da Câmara, o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) apresentou um voto de repúdio contra o presidente Waldir Maranhão (PP-MA) , por mudar três vezes o horário da sessão. Os deputados chegam devagar ao plenário e ainda não foi alcançado o quórum de 257 presentes para o inicio da deliberação

– Apresento aqui o meu voto de repúdio ao presidente Waldir Maranhão por sua instabilidade e por não saber o que quer da vida. Só hoje ele marcou e desmarcou a sessão três vezes.Eu conclamo os deputados a virem ao plenário para elegermos o novo presidente da Casa e para que termine essa agonia, esse barco a deriva – conclamou Feliciano.

 O GLOBO

Mais da metade dos líderes no Congresso têm ocorrências judiciais

MAIS DA METADE DOS LÍDERES NO CONGRESSO TÊM OCORRÊNCIAS JUDICIAIS

Mais da metade dos políticos escolhidos como líderes de bancadas no Congresso (21 de 39 parlamentares) têm ocorrências judiciais, incluindo nesta conta condenações, processos em andamento e inquéritos em que os parlamentares são investigados.

O UOL pesquisou na Justiça os casos de todos os líderes de partidos, da oposição e do governo na Câmara e no Senado. Dos 26 líderes na Câmara, pelo menos 12 têm ocorrências no Judiciário. No Senado, pelo menos nove têm ocorrências de um total de 13 parlamentares na liderança. Ou seja, 53,8% líderes de bancadas no Congresso têm pendências judiciais.

Entre as acusações contra os políticos, estão tentativa de homicídio, corrupção e formação de quadrilha. Há casos também de ex-governadores cassados, de multados por tribunais de contas e de condenações na Justiça Eleitoral.

O levantamento foi feito com base em dados dos tribunais e da ONG (organização não governamental) Transparência Brasil. A reportagem do UOL levou em consideração os líderes de partidos com mais de um representante em cada uma das Casas, além de líderes do governo e da oposição.

Em resposta ao UOL, os parlamentares negaram irregularidades, questionaram mérito de condenações e disseram que aguardam confiantes as decisões da Justiça. Alguns também se disseram “perseguidos”. Todas as assessorias de imprensa dos parlamentares foram procuradas e tiveram oportunidade e tempo para se pronunciar. A reportagem encaminhou um pedido de resposta por e-mail em dois momentos diferentes, com prazo de uma semana entre as comunicações.

UOL

MPRN recebe procuradora da Fazenda Nacional em palestra sobre sigilo fiscal

LIMITES E ACESSO A INFORMAÇÕES PROTEGIDAS SÃO ASPECTOS A SEREM ABORDADOS EM PALESTRA A SER MINISTRADA AMANHÃ, NO AUDITÓRIO DA PGJ, A INTEGRANTES DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL

A Procuradora Núbia Nette Alves de Oliveira Castilhos vai ministrar palestra quinta-feira (14), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Candelária, com objetivo de expor o entendimento da Fazenda Nacional acerca do tema Sigilo Fiscal.

A palestra, que começa às 14h30, é voltada aos integrantes da Instituição e a Procuradora da Fazenda Nacional abordará os limites do sigilo fiscal com um universo a discorrer desde até onde vai a garantia individual e o acesso de informações protegidas passando pelas interpretações dos tribunais sobre o assunto e quando o sigilo passa a ser obstáculo ao combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.

A palestrante atua na Coordenação-Geral de Assuntos Tributários da PGFN, em Brasília (DF), em atividades relativas à consultoria e assessoria jurídica em matéria tributária e aduaneira aos órgãos do Ministério da Fazenda e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, e é a representante da PGFN na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), formada por mais de 60 órgãos dos três poderes da República, Ministérios Públicos e da sociedade civil que atuam, direta ou indiretamente, na prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.

Com cinco emendas, LDO é aprovada por unanimidade na Comissão de Finanças

COM CINCO EMENDAS, LDO É APROVADA POR UNANIMIDADE NA COMISSÃO DE FINANÇAS

Com cinco emendas – três do relator José Dias (PSDB), uma do deputado George Soares (PR) e uma do Ministério Público – o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foi aprovado, por unanimidade, nesta quarta-feira (13) pela Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF). Estando pronta para votação final no plenário da Assembleia Legislativa. Uma emenda da Defensoria Pública que criava novas metas não foi acatada pela Comissão. A LDO contém as metas e prioridades da administração estadual e orientará a elaboração do Orçamento Geral do Estado para o exercício de 2017.

“Fizemos poucas alterações no projeto original porque a técnica foi cumprida em sua elaboração. Quanto as metas, discuti-las com previsões não há possibilidade, diante da situação difícil do Estado, que vive uma frustração de receita. Não é uma tarefa fácil, porque o Estado é gerador de despesas. Quem gera renda é o povo”, afirmou o deputado José Dias..

Durante a reunião, os deputados discutiram ainda a situação financeira do Governo, com base nos relatórios apresentados pelo secretário de Planejamento e Finanças, Gustavo Nogueira, em audiência pública na CFF no mês de julho.

“De 2014 para 2015 o Estado teve uma frustração de R$ 674 milhões. Este ano, até agora, a frustração já chega a 263 milhões”, lembrou o deputado Tomba Farias (PSB).

Entre as emendas encartadas e a fim de conferir maior controle legislativo, em face da abertura de créditos suplementares oriundas das despesas produto da subavaliação orçamentária ou aumento superveniente de custos, foi alterado o artigo 13 para que somente após o atingimento de 70% do limite orçado seja lícito o Poder Executivo solicitar abertura de crédito suplementar.

“Outra emenda importante foi no artigo 42. No exercício de 2017 somente será possível a contratação de hora extra quando a despesa estiver abaixo  de 95% dos limites a que se refere o artigo 20 da Lei Complementar Federal nº 101, de 2000”, destacou José Dias.

Participaram da reunião os deputados Tomba Farias, Dison Lisboa (PSD), José Dias (PSDB), George Soares (PR) e Getúlio Rêgo (DEM). A reunião também contou a presença da secretária Adjunta de Planejamento e Finanças, Vera Guedes, Procurador do Estado, José Marcelo Costa e Assessor Jurídico do IPERN, Ricardo Pinto.