O SINE-RN oferece nesta terça-feira (12), mais de 52 oportunidades de emprego em Natal, Mossoró e Currais Novos. Para concorrer às vagas, os candidatos devem se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança – Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.
Os interessados que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, podem comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.
O Brasil é apontado como o maior consumidor de agrotóxicos do mundo desde 2008 e no RN esta realidade também é preocupante, devido à associação desses insumos com doenças graves, como o câncer e outras. É para tratar deste tema, principalmente em relação à saúde do trabalhador, que a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN), em parceria com a Procuradoria Regional do Trabalho (PGT), está realizando nesta terça e quarta-feira (12 e 13), em Natal e Mossoró, o Fórum Estadual de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador, no Meio Ambiente e na Sociedade – FECEAGRO. Em Natal o fórum acontece amanhã (12), na sede da PGT, em Lagoa Nova (8h às 12h) e em Mossoró, no dia 13, na sede do Sebrae (8h às 12h).
Na ocasião, será lançado o dossiê “Um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde”, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). A publicação traz um alerta, por meio de estudos científicos, às autoridades públicas nacionais, internacionais e à sociedade em geral para a necessidade de políticas que possam proteger e promover a saúde da população e ecossistemas do uso indiscriminado de agrotóxicos, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional. Na Sesap a iniciativa, em curso desde 2009, tem a parceria do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/RN) e da Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (SUVISA).
“O fórum é um espaço permanente, plural, diversificado de discussão das questões relacionadas aos impactos negativos dos agrotóxicos na saúde tanto do trabalhador, quanto do consumidor, da população e do ambiente”, afirma a nutricionista Maria Célia Barbosa de Farias, especialista em Vigilância Sanitária.
Na sua avaliação, a experiência permite a troca de experiências e a articulação entre órgãos de vigilância, fiscalização e efetividade das ações de controle, em rede com a sociedade civil organizada, instituições científicas acadêmicas, órgãos e instituições governamentais e Ministério Público. Um dos objetivos é debater, em âmbito estadual, as questões relacionadas aos agrotóxicos, componentes e afins, de modo a articular e fomentar ações concretas de tutela à saúde do trabalhador, do consumidor, da população e do ambiente.
Museu Imperial em Petrópolis (Foto: Alexandre Durão/G1)
Que tal aproveitar as férias escolares e visitar o museu mais próximo? Essa é uma das propostas da campanha #EuAmoMuseus, que começa hoje (11) pela internet. Lançada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em parceria com Sistema de Museus de São Paulo (Sisem/SP), a campanha tem por objetivo valorizar e fortalecer os mais de 3,6 mil museus espalhados por todas as cinco regiões do Brasil.
“Tem uma grande parcela da sociedade que nunca foi ao museu”, disse a chefe da Coordenação de Promoção e Gestão da Imagem Institucional do Ibram, Ana Lourdes Costa. “Acho que ainda hoje há um equívoco de que museu é algo muito careta ou que guarda apenas relicários. Os museus no Brasil são muito diversificados. Eles têm desde os mais antigos até os que nascem a cada dia”.
A campanha, que segue até sexta-feira (15), pretende, por meio da hashtag#euamomuseus (ou #euS2museus), alcançar museus e pessoas, frequentadoras ou não desses locais. A proposta vai ao encontro de ações semelhantes e que já se consolidaram no cenário virtual mundial, como a#MuseumWeek, que acontece no Twitter e, durante uma semana, chama museus e público para debates sobre temas específicos dos museus.
“Desenvolvemos a campanha em parceria com os sistemas estaduais de museus de todo o país. Onde tem um sistema estadual há um representante. Eles são responsáveis por replicar a campanha. A intenção é chegar naqueles que já são público de museus e nos que ainda não são”, unformou Ana Lourdes.
A valorização e fortalecimento da imagem dos museus brasileiros tem se mostrado como um dos grandes desafios contemporâneos do campo, e passa a ser uma questão central para melhor comunicar as atividades e ações promovidas pelas instituições museológicas brasileiras.
A internet e as redes sociais são um importante meio de comunicação, pois, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade dos 67 milhões de domicílios brasileiros (54,9%) tinham acesso à internet em 2014.
Os cartazes e as imagens criados para a campanha estão disponíveis para download na página do Sisem/SP.
Versões para Android e iOS já estão liberadas. Software foi criado pela associação Amigos Múltiplos pela Esclerose, com o apoio da Novartis, e tem funcionalidades exclusivas, como ‘Guia do Viajante Esclerosado’ e o ‘Botão de Segurança’.
“Por muito tempo, o diagnóstico da esclerose múltipla representou um ponto final na independência e no convívio social. Hoje, felizmente, estamos conectados virtualmente e os desafios da doença não definem mais até onde podemos chegar”, afirma Gustavo San Martin, fundador da associaçãoAmigos Múltiplos pela Esclerose (AME), que criou um aplicativo para incentivar a socialização de pessoas com EM (ou com qualquer deficiência)
“O app AME é uma nova tecnologia para mudar a cara da EM no Brasil, reforçando o movimento que já existe na busca por soluções que melhorem nossa qualidade de vida e inclusão social. Nosso lema é ‘baixe o app e vá viver”, diz.
O software, desenvolvido com apoio da Novartis, com versões para iOS (clique para instalar) e Android (clique para instalar), é colaborativo e, por meio das experiências dos usuários, cria uma base de dados sobre a acessibilidade, além de apresentar duas funcionalidades exclusivas.
Uma delas é o ‘Guia do Viajante Esclerosado’, desenvolvido pelos blogueiros Bruna Rocha Silveira e Jota Santos, que traz um passo a passo completo, ‘dicas de ouro’ para qualquer tipo de viagem, sobre como lidar com a fadiga fora de casa, a importância do planejamento e de traçar uma rotina de descanso.
A outra funcionalidade exclusiva é o ‘Botão de Segurança’, que aciona um familiar ou cuidador cadastrado, com um clique, em situações de emergência.
Além da avaliação da acessibilidade, são considerados ainda a qualidade do atendimento, preço e até a rede wi-fi. O usuário registra dados pessoais e informações específicas sobre a Esclerose Múltipla, como lista de medicamentos que usa, o que pode ser valioso em um momento de surto da doença (quando um novo sintoma aparece de forma inesperada e dura mais de 24 horas).
Saiba mais – A esclerose múltipla é uma doença neurológica, autoimune e crônica, na qual o sistema defesa do organismo ataca o Sistema Nervoso Central, provocando lesões inflamatórias cerebrais e medulares. Embora a causa seja desconhecida, tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, possibilitando constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes. O diagnóstico é basicamente clínico e deve ser complementado por ressonância magnética. Os sintomas mais frequentes são fadiga, formigamento, perda de força, falta de equilíbrio, espasmos musculares, dores crônicas, depressão, problemas sexuais e incontinência urinária.
O Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços Terceirizados (SINPREST) começou a veicular nesta segunda-feira, dia 11, em emissoras de rádio e TV, um comunicado à opinião pública potiguar, denunciando que a situação de inadimplência do governo do Estado e das prefeituras de Natal e Mossoró poderá levar o desemprego para dez mil trabalhadores terceirizados, que prestam serviços a órgãos do poder público.
Segundo o presidente do SINDPREST, Edmilson Pereira de Assis, externar para a população as consequências nefastas que a situação de inadimplência poderá gerar para a economia do estado, foi a solução encontrada para que se busque uma saída para o problema. O empresário destaca que diversas tentativas de conciliação foram mantidas junto ao governo e prefeituras, todas elas sem sucesso.
Na peça publicitária, o SINDPREST/RN destaca que há anos o governo do Estado e as prefeituras de Natal e Mossoró não fazem os reajustes e repasses para as empresas terceirizadas, gerando uma dívida de R$ 50 milhões.
Apesar do atraso, o dirigente sindical enfatiza que os trabalhadores continuam recebendo os salários, cenário esse que poderá mudar, caso não se encontre um caminho para que o volume de débito seja equacionado.
Audiência Pública
Diante da gravidade do assunto, que envolve o emprego de dez mil trabalhadores, a Assembleia Legislativa irá realizar na próxima quarta-feira, dia 13, a partir das 14 horas, uma audiência pública, proposta pelo deputado estadual Tomba Farias (PSB).
Além de Edmilson Pereira de Assis, representantes de instituições como o Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Contas do Estado e OAB foram convidados para comparecerem a Audiência Pública. Secretários do Estado e do Município de Natal também deverão participar.
EDMILSON PEREIRA ALERTA PARA A DEMISSÃO DE DEZ MIL TRABALHADORES
WALDIR MARANHÃO CONFIRMA PARA QUARTA ELEIÇÃO DO SUCESSOR DE CUNHA
Acordo foi fechado na noite de domingo após reunião de líderes partidários.Candidatos terão até dez minutos para discursar, disse 1º secretário da Casa.
O presidente em exercício da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), confirmou nesta segunda-feira (11), que a eleição para escolha do sucessor do ex-presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ) será realizada na próxima quarta-feira (13) (leia como será a eleição mais abaixo).
Ele confirmou a data após se reunir com o primeiro-secretário da Câmara, Beto Mansur (PRB-SP), que também confirmou o acordo para a eleição na quarta.
O acordo para a eleição na quarta-feira foi fechado na noite deste domingo (10) após reunião entre líderes partidários e conversas com Maranhão. Ele foi convencido por interlocutores do governo Michel Temer a antecipar a data da eleição, marcada anteriormente por ele para quinta.
Havia um impasse entre o presidente interino da Casa e os líderes, com relação à data da eleição. No mesmo dia da renúncia de Eduardo Cunha, Maranhão marcou o pleito para a próxima quinta (14), mas foi desautorizado, na semana passada, pelos líderes partidários, que o anteciparam para terça. Em retaliação, Maranhão anulou a decisão dos líderes, mas topou o acordo do domingo para realizar a eleição na quarta.
Regras
Até o momento, sete candidatos já formalizaram participação na eleição (veja lista abaixo). Qualquer deputado pode participar da disputa, que é secreta e acontece pelo sistema eletrônico, onde são registrados os votos.
A maioria dos deputados deve estar presente à sessão, ou seja, pelo menos 257 dos 512 parlamentares (excluindo Cunha, que está afastado). Para ser eleito no primeiro turno, é preciso obter maioria absoluta dos votos. Ou seja, considerando a presença de 257 deputados, são necessários os votos de pelo menos 129 congressistas.
Se isso não acontecer, os candidatos mais votados vão para o segundo turno. Nesse caso, basta maioria simples dos votos para ganhar a eleição.
Beto Mansur afirmou, após se reunir com Maranhão, que cada candidato terá até dez minutos para fazer o seu discurso aos eleitores. A ordem dos nomes nas urnas de votação vão seguir a ordem dos discurso.
Caso haja segundo turno, haverá uma hora de intervalo entre um turno e outro, segundo Mansur. A sessão ficará aberta até que os deputados definam quem será o novo presidente da Casa.
Veja como serão os procedimentos na eleição, segundo Beto Mansur:
– Eleição será às 16h de quarta-feira (13).
– Uma hora de intervalo entre um turno e outro (caso necessário).
– Inscrição de candidatos poderá ser feita até as 12h de quarta.
– Depois de 12h, sorteio da ordem dos candidatos na urna. Essa ordem será a mesma de discurso dos candidatos
– Dez minutos de discurso para cada candidato
– Vão para o segundo turno os candidatos mais votados. Se houver algum empate, vai o mais velho dentre os que têm mais legislaturas
O ato da Mesa sobre a eleição já foi assinado, mas será submetido aos líderes partidários, em uma reunião marcada para as 18h desta segunda, que podem propor mudanças. Após o encontro, o ato será publicado no “Diário Oficial da Câmara”.
O projeto “Mulher Viver com Dignidade”, realizado pela Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE-RN) através do Núcleo Especializado de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar, está concorrendo ao Prêmio Innovare, que é promovido pelo Instituto Innovare e reúne práticas inovadoras realizadas no âmbito do sistema de Justiça brasileiro. Na última semana, o projeto, que recentemente chegou a sua sétima edição, recebeu a visita de um consultor do Instituto Innovare, que veio conhecer de perto o funcionamento do “Mulher Viver com Dignidade” e avaliar os critérios que são observados para a escolha dos projetos vencedores, como o ineditismo, praticidade, celeridade e alcance social.
De acordo com as defensoras públicas Ana Lúcia Raymundo e Disiane de Fátima Araújo da Costa, coordenadoras do projeto, em sete edições, o “Mulher Viver com Dignidade” ultrapassou a marca de 13 mil atendimentos realizados pela Defensoria Pública e seus parceiros. Um número que demonstra o alcance e a importância do programa. O objetivo maior da Defensoria Pública é combater a violência doméstica, mas os atendimentos durante as edições do projeto não se limitam ao sexo feminino. A família como um todo também é foco das ações, que não se resumem simplesmente às questões jurídicas. Em cada edição, a busca dos agentes envolvidos no projeto é a transformação social das comunidades.
“Nosso objetivo principal é diminuir o número de mulheres agredidas. O ‘Mulher Viver com Dignidade’ é um projeto de prevenção, que visa transformar a realidade social e mostrar o valor e o potencial que as mulheres têm. Para isso, a gente precisa envolver a família e mudar a cultura. Não queremos ficar só enxugando gelo”, destacou Ana Lúcia Raymundo. Para realizar o projeto, a Defensoria Pública conta com a colaboração de parceiros como o Governo do Estado, Prefeituras Municipais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), Assembleia Legislativa, Grupo Colibri, Grupo Reviver, Polícia Militar, Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Projeto AMAR, Instituto Dom Bosco e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-RN).
O próximo passo na busca pelo prêmio será a avaliação pelos jurados, que irão analisar toda a documentação do projeto e o parecer emitido pelo consultor do Instituto Innovare. De acordo com o regulamento, o resultado será anunciado no mês de dezembro, durante solenidade realizada no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. O Prêmio Innovare O objetivo do Prêmio Innovare é identificar, premiar e disseminar práticas inovadoras realizadas por magistrados, membros do Ministério Público estadual e federal, defensores públicos e advogados públicos e privados de todo Brasil, que estejam aumentando a qualidade da prestação jurisdicional e contribuindo com a modernização da Justiça brasileira.
AUDITORES DA RECEITA DECIDEM ENTRAR EM GREVE A PARTIR DE QUINTA-FEIRA
Os auditores da Receita Federal decidiram paralisar as atividades por tempo indeterminado a partir de quinta-feira (14). Segundo o Sinifisco (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal), a greve acontecerá duas vezes por semana, às terças e quintas, em resposta ao atraso do governo em enviar um projeto de lei ao Congresso para reajustar os salários da categoria.
A assembleia que aprovou a greve aconteceu nas últimas quinta e sexta-feira. Segundo o Sindifisco, durante a greve haverá Operação Padrão nas fronteiras, portos e aeroportos, com fiscalização mais rigorosa na liberação de cargas e bagagens.
“Esse é o resultado do descumprimento do acordo salarial, fechado dia 23 de março deste ano. O governo federal alega não ter previsão de quando remeterá ao Congresso o projeto de lei relacionado ao aumento e à pauta não remuneratória da categoria”, disse o sindicato por nota.
Na última quarta-feira (6), uma comitiva do sindicato não chegou a um acordo com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, para destravar o projeto no Congresso. Segundo o Sindifisco, o ministro alegou “dificuldades técnicas e jurídicas” para tratar do caso.
Por nota, o presidente do sindicato, Cláudio Damasceno, disse que a Medida Provisória 739/16 editada na semana passada, que dá bônus especial por desempenho para os médicos peritos do INSS em benefícios por incapacidade, “escancara o desprestígio da Receita Federal”.
O PL está numa situação em que seria praticamente inócuo. Para que os prazos dados aos auditores sejam mantidos, o Palácio do Planalto precisaria remeter e votar o projeto antes do recesso parlamentar – previsto para começar nesta sexta-feira. Ou recorrer a outra medida provisória para fazer o acordo fechado em março valer a partir de agosto.
Comentários