Chegou o mês mais festejado pelo Nordeste e o Partage Norte Shopping Natal preparou uma programação especial para celebrar e alegrar o período. O empreendimento programou diversas ações no mall, especiais para a época tradicional da região.
Todo nordestino que se preze gosta de forró e, já no clima dos festejos, serão promovidas apresentações de Forró Pé de Serra na Praça de Alimentação, que está ornamentada para o período, com trios de sanfoneiros nos dias 18 e 25 de junho, a partir das 20h. Para deixar o mall com cara de um verdadeiro “arraiá”, um correio elegante estará passeando pelo shopping e entregando as mensagens enviadas pelo cupido.
Além disso, a rádio 96FM vai “invadir” o Partage Norte Shopping, diariamente, até o dia 30 de junho, com trio de sanfoneiros e promotoras, que vão animar e envolver todos os frequentadores nas festividades da época.
“As festas juninas são as mais animadas entre os nordestinos e não poderíamos deixar de celebrar com tudo que a época merece”, comenta Elisângela Costa, coordenadora de Marketing.
AGRICULTURA TEVE RESULTADO POSITIVO COM CRIAÇÃO DE 43 MIL VAGASFOX PRESS PHOTO/FOLHAPRESS
Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados nesta sexta-feira (24) mostram que de janeiro a maio o País teve corte de 448.011 postos de trabalho com carteira assinada. Nos últimos 12 meses, foram 1,78 milhão de vagas cortadas, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego.
Apesar do número negativo, o saldo entre contratações e demissões foi o segundo melhor dos últimos 12 meses: corte de 72.615 empregos formais.
O setor de serviços foi o que mais fechou postos de trabalho em maio. Foram extintas 36.960 vagas no mês passado. O comércio fechou 28.885 vagas, a construção civil 28.740 e a indústria de transformação 21.162. Houve ainda cortes na indústria extrativa mineral (-1.195) e nos serviços industriais de utilidade pública (-181).
Por outro lado, a agricultura ampliou a sua mão de obra com 43.117 novos postos, segundo o Caged. Além dela, apenas a administração pública abriu novas vagas, com contratação líquida de 1.391 pessoas.
Cinco Estados tiveram mais contratações do que demissões: Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Acre. Nos demais, houve corte de vagas, sendo Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo os Estados que mais tiveram fechamento de postos formais.
A partir deste fim de semana, estudantes de todo o país poderão fazer gratuitamente um simulado online do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na plataforma Hora do Enem. As provas serão liberadas às 8h de amanhã (25) e poderão ser acessadas até as 20h do dia 3 de julho.
Para acessar a prova, basta se cadastrar no site da Hora do Enem. Os alunos da rede pública que não tiverem acesso à internet poderão realizar o simulado na escola onde estudam, entre os dias 27 de junho e 1º de julho. Após o simulado, o estudante recebe imediatamente a nota que tirou. O resultado mostrará também o desempenho do aluno em relação a outros candidatos ao curso que pretende fazer. “Convoco todos os jovens do Brasil que estão se preparando para o Enem a participar do segundo simulado, agora em junho. É uma ótima oportunidade para se preparar”, disse o ministro da Educação, Mendonça Filho.
Este será o segundo simulado online para o Enem. Até a prova, dias 5 e 6 de novembro, serão disponibilizados pelo menos mais três testes, em agosto e outubro. Os últimos simulados serão no mesmo formato do Enem e terão dois dias de duração. Não haverá simulado da redação.
Mais de 710 mil estudantes de todo o país fizeram o primeiro simulado nacional do Hora do Enem, realizado entre os dias 30 de abril e 1º de maio, e repetido entre os dias 7 e 8 de maio. Pelo menos 85% dos participantes estudam na rede pública de ensino.
Realizado pelo Ministério da Educação em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o Hora do Enem oferece aos alunos cadastrados uma plataforma de estudos personalizada. Além dos simulados, os estudantes têm acesso a ferramentas como testes de nivelamento em diferentes matérias, videoaulas, exercícios comentados por professores e possibilidade de criar um cronograma de estudos online. As aulas podem ser acessadas na plataforma Mecflix.
Desenvolvida pela Geekie Games, a plataforma também está disponível na Google Play paradownload em smartphones Android.
O prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) anunciou há pouco pelo Twitter que o concurso da Saúde será anulado. “Diante das irregularidades insanáveis confirmadas pela comissão do concurso público da saúde, determinamos a anulação do concurso…”. E acrescentou: “Novo certame será realizado em data a ser definida. Nossa determinação é garantir a lisura do concurso. Não compactuamos com o erro”.
O anúncio ocorre um dia após o Ministério Público Estadual (MPE) instaurar inquérito civil para apurar possíveis irregularidades no concurso realizado para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No último domingo, dia 19, foram registradas diversas falhas na distribuição de provas e grande desorganização nos locais de prova.
A Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania solicitou informações sobre o certame às secretarias municipal de saúde e de administração (SEMAD), bem como para a empresa responsável pela aplicação das provas, a CMK Serviços. Todos terão dez dias para responder aos questionamentos do Ministério Público.
O inquérito civil está assinado pelas promotoras Moema de Andrade Pinheiro e Maria Danielle Simões Veras Ribeiro. O MPE recebeu diversas denúncias de irregularidades no concurso público. A promotoria de defesa do consumido quer analisar as queixas e se posicionar oficialmente sobre a continuidade ou anulação do concurso.
Foi solicitada da Secretaria Municipal de Administração uma lista dos fiscais que trabalharam na aplicação das provas, assim como a lotação em cada local de prova. Além disso, as promotoras querem cópias das provas aplicadas para cada cargo previsto no edital, das folhas de ocorrência registradas durante a aplicação do concurso, do contrato com a empresa CKM Serviços e também do memorando da comissão formada para a realização do Concurso sobre das irregularidades levantadas. O MPE deu prazo de dez dias para o fornecimento das informações.
O Ministério Público também solicitou ao Sindicato dos Servidores de Natal (Sinsenat) – que também ingressou com denúncias contra o certame – a remessa de mídias digitais de reclamações colhidas no WhatsApp e Facebook.
O concurso para a área de saúde previa 1.339 vagas. No entanto, na data da realização das provas, no último dia 19, acabou cercado por polêmicas durante e após sua realização. Algumas salas não tinham provas suficientes para os concorrentes. O fato suscitou a reaplicação dos exames para quem concorria às vagas para fisioterapia e médico mastologista.
Além disso, candidatos utilizaram as redes sociais para denunciar falta de fiscais em banheiro, falta de envelopes para guardarem os telefones celulares, além do vazamento da imagem de uma prova nas redes sociais. Também se investiga o caso de que alguns coordenadores do concurso levaram as provas para casa um dia antes da aplicação.
O ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, decidiu enviar para a Justiça de Brasília a denúncia contra o expresidente Luiz Inácio Lula da Silva por suposta participação na tentativa de impedir a colaboração premiada do exdiretor da Petrobrás Nestor Cerveró. Na peça, Teori sustenta que o caso não tem conexão direta com a Lava Jato e, por isso, não precisaria ser enviado para a 13ª Vara Federal de Curitiba. A decisão contraria um pedido do procuradorgeral da República, Rodrigo Janot, que queria que o caso ficasse sob os cuidados do juiz Sérgio Moro.
competência para processar e julgar esta causa na Seção Judiciária do Distrito Federal”, como o fato de a delação de Cerveró tramitar no Supremo. Na denúncia contra o expresidente Lula apresentada ao STF no início de maio, Janot afirma que o expresidente “papel central” na trama para tentar comprar o silêncio de Cerveró e tentar “embaraçar” as investigações da Operação Lava Jato. O caso veio à tona com a prisão do então senador Delcídio Amaral, em novembro do ano passado.
Em uma gravação feita pelo filho de Cerveró, Delcídio aparece oferecendo dinheiro e a possibilidade de uma fuga para fora do País para que o exdiretor da Petrobrás não contasse o que sabia ao Ministério Público. Também foram denunciados o banqueiro André Esteves, o pecuarista José Carlos Bumlai e seu filho, Maurício, o assessor do exsenador Diego Ferreira e o exadvogado de Cerveró, Edson Ribeiro. Teori decidiu enviar o caso à primeira instância porque Delcídio perdeu o foro privilegiado após ter o mandato cassado pelo Senado. A decisão atendeu a um pedido da defesa de André Esteves.
Delator da Operação Lava Jato e investigado em suas fases iniciais, o empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da UTC Engenharia, foi condenado a 8 anos e 2 meses de prisão por corrupção e participação em organização criminosa nesta quinta-feira (23). Esta é a primeira sentença de Pessoa, que fez acordo de colaboração em maio do ano passado e foi um dos primeiros empresários a admitir o pagamento de vantagens indevidas em obras da Petrobras. Apesar da sentença, o executivo não deverá ser preso: seu acordo com a Justiça prevê que ele fique em regime aberto diferenciado, com uso de tornozeleira, até novembro de 2017.
Pessoa foi o único condenado na ação, que tratava do pagamento de propina pela UTC em obras da Petrobras, tais como a Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, o Comperj, no Rio de Janeiro, e a Refinaria Getúlio Vargas, no Paraná. O empresário chegou a ser apontado pelo Ministério Público Federal como o líder do “clube” de empreiteiras, que dividiam as obras da Petrobras entre si e acertavam preços de licitações, estabelecendo também percentuais de propina a serem pagos por contrato. Na sentença, o juiz Sergio Moro discorda, e diz que “não entende que o condenado dirigia a ação dos demais executivos”.
O magistrado também elogia a colaboração do delator, que, segundo ele, forneceu “provas relevantíssimas para a justiça criminal de um grande esquema criminoso”. No processo, a defesa de Pessoa afirmou que ele “está dedicado a reconstruir a sua empresa e a cumprir o acordo de colaboração”. O executivo voltou a trabalhar na UTC, como parte do acordo. Ele também devolveu R$ 51 milhões, como multa, aos cofres públicos. Foram absolvidos no processo o doleiro Alberto Youssef, o exdiretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e o empresário Márcio Bonilho, da Sanko Sider –os dois primeiros, por extinção do processo, já que foram condenados pelos mesmos fatos em outras ações. Bonilho foi absolvido por ausência de provas.
A Prefeitura do Natal continua buscando soluções para ampliar os espaços para as pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte. Na manhã desta sexta-feira (24), o prefeito Carlos Eduardo reuniu-se com auxiliares e com representantes de movimentos de ciclistas para discutir propostas que possibilitem a expansão desses espaços. A audiência resultou na decisão da Prefeitura de regulamentar a Lei CicloNatal.
Aprovada pela Câmara Municipal, a Lei CicloNatal (n° 349/2011) estabelece diretrizes para que a prática ciclística seja incorporada à política municipal de mobilidade. Presente à reunião, a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Elequicina Santos, informou que a regulamentação da lei começará a ser implantada no mês de junho. Também ficou acertado na reunião que a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) designará técnicos para ir em breve a São Paulo conhecer o modelo cicloviário adotado naquela cidade. A capital paulista se tornou referência no país com o plano cicloviário que implantou.
O prefeito Carlos Eduardo lembrou que sua gestão vem registrando avanços com a implantação de faixas para ciclistas em corredores importantes da cidade. Em mais de três anos, a Prefeitura sinalizou mais de cinco quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. Hoje possuem áreas próprias para uso de bicicletas avenidas como Prudente de Morais, Omar O´Grady, Ayrton Senna, Rafael Fernandes (também conhecida como Avenida do Contorno) e o Viaduto do Baldo. Além disso, a cidade ganhou a ciclovia entre as praias do Meio e do Forte, junto com a recente reurbanização feita naquele trecho da orla.
“A Prefeitura está atenta ao contexto atual que exige uma maior participação das bicicletas na mobilidade urbana das grandes cidades e vem fazendo sua parte, tanto no presente quanto para o futuro. Precisamos preparar Natal para as futuras gerações, que vão utilizar a bicicleta não apenas para o seu lazer, mas também para ir à escola, ao trabalho e a outros compromissos”, destacou Carlos Eduardo. “Estamos convencidos de que, mais que uma necessidade, o uso da bicicleta como meio de transporte tornou-se uma questão cultural”.
Ainda de acordo com o prefeito, os investimentos em ciclovias continuarão a merecer atenção da administração, pois ajudam na diminuição do tráfego de veículos, contribuem para o meio-ambiente e, ainda, para a saúde da população. Participaram da reunião desta sexta no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, além do prefeito Carlos Eduardo e da secretária Elequicina Santos, os secretários municipais Jonny Costa (Governo), Carlos Eduardo Nascimento (Esporte e Lazer) e Walter Pedro (adjunto de Trânsito na STTU), e representantes da Associação de Ciclistas do RN (Acirn), dos movimentos Pedal Pura Vida, Pedal Bike Terra, Máxima 25, Ciclistas de Natal e Misturada Bike.
PMDB REÚNE DIRETÓRIO DE NATAL PARA DISCUTIR ALIANÇAS NA MAJORITÁRIA E PROPORCIONAL
O presidente estadual do PMDB Henrique Eduardo Alves e o deputado federal Walter Alves, se reuniram na manhã desta sexta-feira (24) com o Diretório do PMDB de Natal, para aprofundar o debate acerca das Eleições de 2016, tendo em vista que estamos a 30 dias das convenções partidárias.
Como participante e colaborador da gestão do prefeito Carlos Eduardo (PDT), a aliança vai permanecer, com o PMDB indicando o futuro candidato a vice-prefeito. Quatro peemedebistas almejam a vaga: os deputados estaduais Álvaro Dias e Hermano Morais e os empresários Fred e Marcelo Queiroz, tendo todos participado da reunião.
Na reunião, Henrique Eduardo Alves sugeriu e foi endossado por Walter Alves que o PMDB defina e apresente um único nome ao prefeito, recebendo também o apoio unânime de todos os membros do Diretório de Natal e dos quatro postulantes à vaga de vice-prefeito. No decorrer dos próximos dias, uma sequência de reuniões ocorrerá para chegar a uma definição unificada.
Além da chapa majoritária, também entrou em pauta na reunião as possíveis aliança na chapa proporcional, que também faz parte das prioridades do partido, bem como a colaboração direta do PMDB, através da Fundação Ulysses Guimarães, na construção do Plano de Governo de Carlos Eduardo.
“A reunião mostra a união do PMDB e seu fortalecimento, a partir da discussão madura e transparente para a escolha do nosso futuro candidato a vice-prefeito, bem como para o crescimento da nossa representatividade na Câmara Municipal. Para a vaga de vice, o partido dispõe de quatro excelentes nomes que engrandecem o partido”, avaliou Henrique Eduardo Alves.
Comentários