SELO BLOG FM (4)

Categoria: junho 22, 2016

TV Câmara transmite aula do novo Código de Processo Civil ao vivo

TV CÂMARA TRANSMITE AULA DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL AO VIVO

TV CÂMARA TRANSMITE AULA DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL AO VIVO

A TV Câmara Natal transmite nesta quinta-feira (23), a partir das 14h30min um curso de instrução sobre o novo Código de Processo Civil (CPC) que passou a vigorar desde o mês de março. A iniciativa é da Procuradoria Geral da Câmara e tem o objetivo de orientar procuradores e assessores sobre as mudanças do novo código.

De acordo com o Procurador Geral da Câmara Municipal, Eriberto da Costa Neves, o curso vem ocorrendo há três semanas e será concluído nesta quinta sob o comando do advogado e professor de Direito da Universidade Potiguar (UnP), Felipe Maciel. “O curso explica as mudanças que ocorreram no Código do Processo Civil para que os processos tenham maior celeridade”, explica o procurador.
O novo CPC (Lei 13.105 de 2016) foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff em 16 de março do ano passado com 12 meses para entrar em vigor. Entre outras mudanças, busca garantir rapidez aos processos judiciais. É o caso, por exemplo, da extinção de recursos e do aumento de multas para quem recorrer apenas para adiar decisões. Há ainda o mecanismo de julgamento de recursos repetitivos, que permitirá a aplicação de uma decisão única para processos iguais.
Diretora da TV Câmara, a jornalista Virgínia Coeli destaca que, com a transmissão ao vivo pela emissora, o alcance dessas mudanças vai proporcionar mais conhecimento sobre a lei à população. “Uma oportunidade para esclarecer a todos da área jurídica e a todos os cidadãos também. Conhecer as mudanças aprovadas no código civil permite a população esclarecer também sobre seus direitos”, destaca a diretora. A TV Legislativa da Câmara Municipal do Natal é transmitida pelo canal 10 da Cabo e 51.4 Digital, além do canal no You Tube

Segunda unidade do Sentinela Vigiar é instalada na UPA Esperança

Natal passará a contar com sua segunda Unidade Sentinela de Vigilância do Ar, implantada na Unidade de Pronto Atendimento da Cidade da Esperança, no Distrito Sanitário Oeste, a partir desta quinta-feira (23). Com isso, será possível fazer a avaliação epidemiológica dos agravos respiratórios em crianças com até cinco anos de idade moradoras da zona Oeste da Capital. Na região foram registrados 41% dos quase 1,6 mil casos notificados nos meses de janeiro e abril deste ano, conforme o relatório quadrimestral divulgado pelo Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (DVS-SMS).

Segundo o chefe da Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador (Visamt), Marcílio Xavier, a implantação de uma Unidade Sentinela nas proximidades dos bairros que apresentam os maiores índices de casos é primordial para que a SMS possa traçar o mapa detalhado dos casos, mais próximo da realidade local. A primeira unidade foi implantada no Pronto Socorro Sandra Celeste em outubro do ano passado e transferida em dezembro para o Hospital Municipal de Natal.

“Essa é a nossa expectativa. A primeira unidade funciona hoje no Hospital Municipal, mas muitos moradores desses bairros não têm tempo ou condições de se deslocarem em busca de assistência médica e acabam se consultando nas unidades de saúde mais próximas de casa ou em alguns casos, aguardam a melhora em casa mesmo. E isso prejudica a notificação dos agravos, comprometendo a avaliação epidemiológica e as resoluções possíveis”, acrescenta Marcílio Xavier.

Ele explicou ainda que o trabalho é realizado por meio do componente Exposição Humana a Poluentes Atmosféricos, da Vigilância de Populações Expostas a Contaminantes Químicos (Vigipeq). E que seu objetivo é subsidiar a Vigilância em Saúde Ambiental, especificamente a Vigilância em Saúde Populações Expostas a Poluentes Atmosféricos (Vigiar), na avaliação de possíveis impactos na saúde, em decorrência da exposição a esses elementos.

“O Sentinela tornará possível a avaliação epidemiológica intensificada com a coleta de informações necessárias para o monitoramento de fenômenos onde o foco está na avaliação dos possíveis impactos na saúde de crianças menores de cinco anos que apresentem um ou mais sintomas respiratórios como: dispneia/falta de ar/cansaço; sibilos/chiados no peito e tosse que podem estar associados a outros sintomas e ainda nos agravos de asma, bronquite e infecção respiratória aguda”.

Quase 1,6 mil casos em apenas quatro meses

Nos quatro primeiros meses deste ano, a Vigiar notificou 1.585 casos de agravos respiratórios em crianças de zero a cinco anos de idade em todo o município, conforme o relatório quadrimestral divulgado pela Visamt, setor ligado ao DVS. Deste total, 41% foram registrados na zona Oeste, sendo o bairro de Felipe Camarão o responsável por 157 notificações. Em seguida, a zona Sul, com 32% dos registros, sendo que Mãe Luíza contabilizou 169 ocorrências.

A avaliação epidemiológica no município é possível graças à implantação da Unidade Sentinela do Vigiar, ocorrida entre outubro e novembro de 2015 e que foca na análise dos possíveis impactos à saúde de crianças menores de cinco anos que apresentem sintomas respiratórios como dispneia, falta de ar, cansaço, sibilos, chiados no peito e tosses, que podem estar ou não associados a outros agravos, como asma, bronquite e infecção respiratória aguda.

Recondução de Mário Povia à direção da Antaq vai ao Plenário

Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realiza sabatina de Mário Povia, indicado para ser reconduzido ao cargo de diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Mesa (E/D): indicado para ser reconduzido ao cargo de diretor da  Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq),  Mário Povia;  presidente da CI, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) Foto: Pedro França/Agência Senado

Por 20 votos a favor e 1 contra, a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou nesta quarta-feira (22) a recondução de Mário Povia para o cargo de diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A Mensagem 53/2016 segue para o Plenário do Senado.

 

Mário Povia ocupou interinamente — de dezembro de 2012 a fevereiro de 2014 — o cargo de diretor da agência. Ao final desse período, foi indicado pela Presidência da República para ser titular do posto. O último mandato encerrou-se em 18 de fevereiro de 2016.

 

Mas a indicação de Povia só foi encaminhada ao Senado depois que a Comissão de Infraestrutura decidiu não sabatinar o ex-senador Luiz Otávio Campos, indicado ainda durante a gestão da presidente afastada Dilma Rousseff para assumir o comando da agência.

 

O impasse surgiu depois que a Associação Nacional de Servidores Efetivos de Agências Reguladoras (Aner) apontou impedimento legal para Luiz Otávio exercer o cargo de diretor da Antaq. Luiz Otávio integrou o conselho fiscal de empresa regulada pela agência nos 12 meses anteriores à indicação, o que é vedado pelo artigo 58 da lei que criou a Antaq (Lei 10.233/2001).

Para o presidente da comissão, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), prevaleceu o bom senso do governo e do colegiado no episódio:

— A indicação de Luiz Otávio não coadunava com as normas legais. Prevaleceu nesta comissão a preocupação com a autonomia e a transparência das atividades das agências reguladoras – disse o senador.

Ricardo Ferraço (PSDB-ES) também destacou o acerto da CI em não sabatinar Luiz Otávio.

— Esta indicação [de Mário Povia] só está sendo possível porque esta comissão não se deixou levar por pressões políticas. Esta comissão não é anexo, não é puxadinho, tampouco tamborete de interesse do poder executivo –  disse o senador Ricardo Ferraço.

Avanços e investimentos

Durante a sabatina, Povia destacou avanços recentes no setor de transporte aquaviário e respondeu a uma série de perguntas dos senadores. Ele afirmou, por exemplo, que aumentou nos últimos anos a eficiência dos portos brasileiros como o de Santos (SP) e o de Paranaguá (PR), onde mais cargas são movimentadas, com menor número de embarcações. Registrou também que ajustes no sistema de agendamento da descarga acabaram com as filas de caminhões nos acessos aos portos.

Ainda assim reconheceu que o sistema hidroviário merece mais investimentos e atenção do governo. Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Acir Gurgacz (PDT-RO) e Jorge Viana (PT-AC) foram alguns do senadores que cobraram prioridade para obras do modal hidroviário.

 

Povia defendeu maior abertura para a iniciativa privada na administração de portos, mais incentivos para a cabotagem (navegação entre portos do país) e colocou a Antaq à disposição do governo para ajudar no desenvolvimento do plano de integração hidroviária.

 

— Nós contamos com esta Comissão de Infraestrutura para engrossar o coro e trazer essas questões para a agenda do governo. É fundamental que tanto as hidrovias quanto a cabotagem estejam na pauta de prioridades – apontou.

O relator da indicação, senador Wellington Fagundes (PR-MT), destacou o perfil qualificado de Povia para reassumir o cargo e defendeu o aumento de três para cinco o número de diretores na Antaq. Segundo o parlamentar, a medida garantiria maior eficiência ao órgão.

Fagundes defendeu ainda a aprovação do projeto da Lei Geral das Agências Reguladoras (PLS) 52/2013 para garantir maior autonomia às autarquias.

Outro a abordar a questão da autonomia das agências foi o senador Roberto Muniz (PP-BA). Segundo o parlamentar, a escolha de Povia, funcionário de carreira da Antaq, reforça a independência da agência.

Brasil extradita para os EUA acusado de 59 crimes sexuais em oito anos

Victor Arden Bernard, de 53 anos, foi preso na praia da Pipa, no litoral Sul do RN (Foto: Daniel Costa/G1)

FOTO DE ARQUIVO MOSTRA VICTOR ARDEN BERNARD NO DIA EM QUE FOI PRESO, NA PRAIA DA PIPA, NO LITORAL SUL DO RIO GRANDE DO NORTE (FOTO: DANIEL COSTA/G1)

Líder de seita em Minnesota promovia acampamento de garotas nas férias.Duas vítimas foram identificadas; ele alegou que crimes prescreveram.

A Procuradoria-Geral da República anunciou nesta quarta-feira (22) a extradição do líder de uma seita acusado de cometer 59 crimes sexuais contra duas adolescentes entre outubro de 2001 e dezembro de 2009 em Minnesota, nos Estados Unidos. Elas tinham 12 e 13 anos na época do primeiro abuso. De acordo com o órgão, Victor Andern Barnard foi preso no Rio Grande do Norte em fevereiro do ano passado. Ele foi enviado aos EUA na última sexta (17), em operação da Polícia Federal e do United States Marshals.

A extradição foi deferida após pronunciamento do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF). Até a transferência, Barnard estava preso na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS).

A medida só ocorreu depois de os EUA se comprometerem a não aplicar pena superior a 30 anos de prisão – máximo que se cumpre pela legislação brasileira. Além disso, o homem terá direito à diminuição da pena pelo tempo que ficou preso no Brasil.

O Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), do Ministério da Justiça, havia informado ao Ministério das Relações Exteriores que Barnard seria posto em liberdade se não fosse extraditado até o dia 17.

“O esforço da PGR durante a extradição no STF e das polícias do Brasil e dos Estados Unidos para a captura do foragido não foi em vão. As vítimas em Minnesota poderão ver o suposto criminoso sentado no banco dos réus para ser julgado”, disse o secretário de Cooperação Internacional do Ministério Público Federal, Vladimir Aras.

Na época da prisão do líder da seita no RN, a Polícia Federal disse que Barnard era procurado pela Interpol e também figurava na lista dos 15 mais procurados pela agência U.S. Marshal, organização policial americana responsável pela busca e captura de foragidos internacionais. Era oferecida recompensa de US$ 25 mil para quem desse informações que o levassem à prisão.

Abusos
Os crimes sexuais foram cometidos entre outubro de 2001 e dezembro de 2009, após as famílias das vítimas terem ingressado na congregação River Road, liderada por Barnard, no condado de Pine. Ele promovia o Acampamento do Pastor, grupo que reunia meninas nas férias de julho. De acordo com a denúncia, além dos estupros, Barnard aproveitava da posição de autoridade da seita e constantemente ameaçava as vítimas e cometia agressões físicas.

Em julho de 2000, Barnard criou um grupo de jovens meninas chamado de “Maidens” ou “Alamote”, segundo denúncia. O grupo, que tinha 50 membros, pregava que as meninas deveriam permanecer virgens e nunca se casar.

Na época, ainda de acordo com a denúncia, Barnard pregava que ele próprio representava “Jesus na carne”, e que para ele era normal fazer sexo com suas seguidoras, uma vez que “Cristo tinha tido relações com Maria Madalena e outras mulheres que o seguiam, assim como o rei Salomão havia dormido com muitas concubinas”.

As primeiras denúncias foram feitas em 2012, e em abril de 2014 foi formalizada acusação. O extraditado alegava que os crimes haviam prescrito, mas o procurador-geral demonstrou, a partir de informações obtidas com autoridades do Tribunal de Minnesota, que não havia prescrição tanto nos Estados Unidos como no Brasil.

Além disso, Janot demonstrou haver plena regularidade do processo conduzido pelo Brasil e pelos Estados Unidos e negou a tese da defesa de Barnard, de que as acusações teriam caráter político, entendimento seguido pelo Supremo Tribunal Federal.

 G1RN

Detran inicia novo teste prático de direção veicular

DETRAN INICIA NOVO TESTE PRÁTICO DE DIREÇÃO VEICULAR

O Detran/RN deu início ao novo sistema de testes práticos de direção. A partir de agora os candidatos a motorista vão utilizar veículos adaptados com equipamentos que monitoram todo o percurso e as ações no momento do exame.

Para o diretor-geral, Marco Medeiros, a principal mudança desse novo sistema será a transparência em todo o exame. “Estamos investindo em tecnologia para proporcionar mais transparência e segurança para os usuários e o resultado disso são testes mais rápidos, em que os motoristas poderão ter total acesso dos registros do seu desempenho”, explicou Marco Medeiros.

São 51 veículos para Natal e Mossoró, sendo 18 motocicletas, dois caminhões, dois ônibus, duas carretas e 27 carros (dois desses adaptados para pessoas com deficiência física). O contrato prevê ainda mais três vans equipadas com a estrutura similar de monitoramento que as sedes de Natal e Mossoró possuem, uma maneira de também realizar testes móveis pelo interior do Estado.

Os veículos possuem computador de bordo e sensores internos para detectar, por exemplo, se o condutor ajustou os retrovisores e está fazendo uso do cinto de segurança. Cada carro possui ainda quatro câmeras instaladas para registrar o desempenho dos candidatos: uma fica no para-choque traseiro, uma no retrovisor direito e há também duas câmeras no interior do veículo: uma voltada para o candidato e outra filmando o percurso.

Os dados da Telemetria captados na hora do teste prático são enviados automaticamente para o sistema de avaliação, permitindo que os examinadores definam prontamente as ações do motorista e o resultado do teste. Dessa forma, se julgar necessário, o condutor pode solicitar ao Detran todos os registros do teste de direção.

Com o novo sistema, os testes de direção para as categorias A e B já estão sendo marcados diretamente na sede do Detran/RN, no setor de Habilitação, sala 2, guichê 7. Em 15 dias, também poderão ser agendadas as categorias C, D e E. Atualmente, a sede em Natal realiza diariamente uma média de 180 exames práticos. Com a implantação do monitoramento, os candidatos têm conseguido agendar os testes cada vez mais rápido, até para o mesmo dia, dependendo da oferta de vagas.

 

Servidores da saúde e usuários farão ato nesta quinta (23), pela conclusão das obras do Caps da Zona Norte

Unidade deveria ser entregue em fevereiro, mas até o momento não há previsão

Nesta quinta-feira (23), o Sindsaúde, em conjunto com os usuários e a população, realizará um ato público pela conclusão das obras do Caps da Zona Norte. Desde o começo do ano passado o Caps iniciou a reforma da nova unidade, mas as obras estão paradas. A unidade deveria ser entregue em fevereiro deste ano, mas até o momento não há previsão para a conclusão.

Enquanto as obras não terminam na nova unidade, localizada na Avenida das Fronteiras, ao lado do PSF Santarém, o Caps da Zona Norte que funcionava na Avenida Paulistana, foi transferido para um local provisório, próximo ao Norte Shopping.

“O prefeito Carlos Eduardo diz que não tem dinheiro, mas ao mesmo tempo em que gasta com as obras, paga todo o mês R$ 3 mil reais de aluguel da unidade provisória. Queremos a conclusão das obras, já”, disse Célia Dantas, do Sindsaúde.

Os servidores e usuários também reivindicam melhorias para a unidade e irão realizar um arraiá do protesto, em defesa da saúde pública. Em 2016, o Caps da Zona Norte completa 14 anos.

Amanhã acontece a oitava edição do ´Arraiá do 23´ em Candelária, a partir das 19 horas

É amanhã, dia 23!

A tradicional festa junina de Candelária, o “arraiá do 23”, acontece a partir das 19 horas na rua Marechal Rodon, próximo a Igreja de Candelária. Em sua oitava edição o “arraiá do 23” promete manter a mesma animação dos anos anteriores com a participação de populares, políticos, autoridades municipais e estaduais e muito forró sob o comando do padre Caio e sua sanfona.

O “arraiá do 23” já é tradição no bairro e ao longo de suas últimas sete edições tem atraído um grande público para a festa. Além do forró animado por padre Caio, o padre sanfoneiro, haverá barracas com comidas típicas e bebidas, fogueira e atrações surpresas de acordo com as tradições dos festejos juninos.

Wober Júnior e Laura Helena convidam as todos os natalenses para prestigiar a oitava edição do “arraiá do 23”, amanhã, quinta-feira, dia 23, a partir das 19 horas, em Candelária, na rua Marechal Rondon.

Prefeitura emite nota de esclarecimento sobre Projeto de Lei

PROJETO DE LEI QUE DESTINA RECURSOS DO SAAE PARA A CONTRAPARTIDA DA OBRA DA NOVA ADUTORA DE SÃO GONÇALO, COM GARANTIA DE ÁGUA SUFICIENTE PARA OS PRÓXIMOS 50 ANOS.

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante vem a púbico esclarecer que encaminhou para aprovação na Câmara Municipal um Projeto de Lei que destina recursos do SAAE para a contrapartida da obra da nova adutora de São Gonçalo, com garantia de água suficiente para os próximos 50 anos.
O município precisa da aprovação desse projeto para fazer o repasse da contrapartida do município, e a Caixa Econômica Federal liberar o restante do valor para conclusão da obra, já com 92% pronta. Portanto, acrescenta que votar contra o projeto é votar contra o desenvolvimento do município, contra a melhoria dos serviços de distribuição de água tão necessária para o cidadão.
Sem a aprovação desse projeto o povo de São Gonçalo pode presenciar o atraso de uma obra de 80 milhões, construída em parceria com o Governo Federal, além de trazer prejuízos financeiros ao município. A Prefeitura Municipal conta com a colaboração e sensibilidade dos vereadores para aprovação desse importante projeto de segurança hídrica.