SELO BLOG FM (4)

Categoria: junho 15, 2016

Nova função do WhatsApp permite responder mensagens específicas em conversas de grupo

 

As conversas em grupo no WhatsApp podem agilizar a comunicação entre pessoas, mas também podem causar muita confusão e mal-entendidos.

Muitas vezes fica complicado seguir uma conversa quando o grupo tem mais de cinco, dez ou até dezenas de integrantes – e quando se muda de assunto o tempo todo.

Para evitar o problema, o aplicativo lançou uma ferramenta que permite escolher e citar mensagens específicas para que todos saibam do que se está falando.

Veja abaixo como usar esta nova função do WhatsApp. Mas lembre-se que em cada sistema operacional os passos podem variar um pouco.

1º Passo

Escolha a mensagem da conversação que você quer responder diretamente e pressione sobre ela para marcá-la.

BBC MUNDO

2º Passo

Na parte superior aparecerá um conjunto de opções. Escolha a primeira seta da esquerda e surgirá uma caixa de diálogo com a mensagem escolhida e o box para a resposta.

BBC MUNDO

3º Passo

Escreva a resposta, aperte ‘entrar’ e a mensagem citada por você com a resposta direta a ela aparecerá na linha da conversação em grupo.

BBC MUNDO

Com a nova ferramenta, os usuários poderão diminuir e até evitar os mal-entendidos e as mensagens perdidas nos longos diálogos em grupo no WhatsApp.

Esta nova função é parecida com a nova ferramenta oferecida pelo Twitter. Quando o usuário seleciona o botão para retuitar, é oferecida a opção “Citar tuíte”.

UOL

Sine-RN oferece nesta quinta-feira (16), mais de 85 vagas de emprego

SINE/RN

O SINE-RN oferece nesta quinta-feira (16/06), mais de 85 oportunidades de emprego em Natal, Mossoró, Santa Cruz e Currais Novos. Para concorrer às vagas, os candidatos devem se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança – Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior. Os interessados que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, podem comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.

Estupro obriga pais a mudar filho de escola no CE

Os pais do aluno com necessidades especiais de 9 anos, vítima de um estupro coletivo por outras crianças na escola da rede municipal de Fortaleza, foram ouvidos nesta terça-feira, 14, na Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). De acordo com o pai, que pediu para não ser identificado, o garoto continua muito abalado, mas já voltou a frequentar as aulas em uma nova escola. A família, que é muito humilde, procura ajuda jurídica para processar o município. Nesta quarta-feira, 15, eles vão ao Conselho Tutelar do bairro João XXIII.

O estupro coletivo, de acordo com o pai da vítima, teria ocorrido na segunda-feira, 6, na escola municipal Gabriel Cavalcante, no bairro Presidente Kennedy. Os pais do menino dizem que o ele foi violentado sexualmente por cinco garotos. A mãe da vítima, que também pediu a preservação do seu nome, disse que o grupo se dividiu: uns o seguravam, enquanto outros tapavam a boca do filho dela para não gritar, e os demais o violentavam. Após o estupro, o menino teria comunicado o fato à direção da escola, mas a diretora não acreditou no relato da criança.

“Segunda-feira, eu encontrei meu filho, às 17 horas, quando fui buscá-lo no colégio. Ele vinha sozinho, chorando, muito nervoso, se tremendo, e eu perguntei o que tinha acontecido. Ele disse que os meninos o pegaram e fizeram maldade com ele. Fomos à delegacia, fizemos um boletim de ocorrência para pegar uma guia para ir ao Instituto Médico Legal. Depois, pedi a um colega o telefone do Conselho Tutelar que nos buscou e nos levou ao IML, e foi constatado que meu filho tinha sido violentado”, disse o pai.

A família registrou boletim de ocorrência no 34º Distrito Policial. O menino já havia relatado outras agressões e bullying na escola. De acordo com a titular da DCA, Iolanda Fonseca, todos os envolvidos foram intimados para depor. Além dos pais da vítima, serão ouvidos funcionários da escola, diretoria e os responsáveis pelas crianças suspeitas de serem autoras da agressão.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, a denúncia está sob o cuidado do Conselho Tutelar e uma sindicância apura o caso.

UOL

Parque Tecnológico será debatido em nova audiência pública

PARQUE TECNOLÓGICO SERÁ DEBATIDO EM NOVA AUDIÊNCIA PÚBLICA

PARQUE TECNOLÓGICO SERÁ DEBATIDO EM NOVA AUDIÊNCIA PÚBLICA

As comissões de Planejamento Urbano e de Ciências e Tecnologia da Câmara Municipal de Natal, receberam nesta manhã (15) o diretor do Instituto Metrópole Digital, Ivanildo Rego e o vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz, para discutir sobre o projeto de implantação do Parque Tecnológico de Natal, que tramita na Casa. Na ocasião foi confirmada uma nova audiência pública a ser realizada na próxima segunda-feira (20) a partir das 13h no plenário da Câmara.
Esta será a segunda audiência, desde que o projeto de lei, que regulamenta o parque e concede incentivos fiscais às empresas que se instalarem nele, chegou à Câmara há quase três meses. “O projeto precisa passar em quatro comissões. Está na de Planejamento Urbano e, em seguida, vai para a de Ciências e Tecnologia. Acreditamos que a negociação na Câmara junto às outras instituições vá chegar a um bom termo.  Nós vemos o projeto como de fundamental importância porque precisamos do desenvolvimento da ciência e tecnologia na cidade”, diz o vereador Hugo Manso (PT) que preside da comissão de Ciências e Tecnologia.
O vice-reitor da UFRN explicou que no entendimento da universidade, o projeto não é da instituição, mas de toda a cidade. “Isso porque o benefício é para toda a cidade. Vai gerar empregos de alto nível e desenvolver tecnologia. Surgiu pelo Metrópole Digital, devido os projetos inovadores que já vem sendo realizados pelo instituto”, argumenta José Daniel. A UFRN vai contratar uma empresa de consultoria para desenhar o projeto que deve acolher até 50 empreendimentos, segundo Ivonildo Rego. “Estamos avançando, a Câmara está debatendo bem o projeto e vamos chegar ao consenso com o projeto aprimorado. Poderemos ter outros momentos de forma que o projeto chegue ao plenário de forma que, eu diria, bem redondo”, explica o diretor do Instituto Metrópole Digital.
O projeto prevê que o parque tecnológico ficarár localizado na imediações da UFRN, entre os conjuntos Mirassol, dos Pofessores e Potilândia, localizados nos bairros de Capim Macio e em Lagoa Nova. Trata-se de uma área formada por empresas, instituições de ensino, incubadoras de negócios, centros de pesquisa e laboratórios, que criam um ambiente favorável à inovação tecnológica. Para o líder da base governista, vereador Raniere Barbosa (PDT), o diálogo amplo e transparente é essencial para a compreensão do projeto. “É um projeto extremamente importante para a cidade que vai consolidar investimentos e desenvolvimento da tecnologia da informação. E essa expansão pode impulsionar o desenvolvimento da cidade. Iremos consolidar o parque pensando numa cidade digital, uma cidade inteligente”, declara. A Câmara pretende votar o projeto em plenário antes do recesso parlamentar.

Henrique Alves emite nota à imprensa e diz que repudia a leviandade de Sérgio Machado

MINISTRO DO TURISMO, HENRIQUE EDUARDO ALVES (PMDB) NEGA ACUSAÇÕES FEITAS POR MACHADO

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB), enviou no final de tarde de hoje uma nota à imprensa, na qual diz que todas as doações para as suas campanhas foram oficiais e aprovadas pelo pelo Tribunal Superior Eleitoral. Ele acrescenta que “Nunca pediu qualquer doação ilícita para empresário ou quem quer que seja”.

Segue abaixo a nota na íntegra.

01. Henrique Eduardo Alves repudia a irresponsabilidade e leviandade das declarações do senhor Sérgio Machado.
02. Todas as doações para as campanhas de Henrique Eduardo Alves foram oficiais, as prestações de contas foram aprovadas e estão disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral, como determina a lei.
03. As relações dele com políticos, funcionários públicos e empresários são pautadas pela ética e respeito institucional do cargo público ocupado. Nunca pediu qualquer doação ilícita para empresário ou quem quer que seja.
04. Nas eleições de 2008 e 2012, como presidente de partido, eventuais pedidos de doações foram para as campanhas municipais, obedecendo a lei vigente, sempre com registro na Justiça Eleitoral.
05. Está à disposição da Justiça, confiante que as ilações envolvendo o seu nome serão prontamente esclarecidas. Acredita nas instituições do nosso Estado Democrático de Direito.
Henrique Eduardo Alves

Alunos e professores da zona rural de São Gonçalo do Amarante estão há 10 dias sem aula porque não há transporte

As escolas das comunidades rurais de Jacaré-Mirim, Guanduba, Serrinha e Oiteiros, no município de São Gonçalo do Amarante (RN), estão há 10 dias sem aula devido à falta de transporte responsável por levar os professores da rede pública até as escolas. Em algumas delas, falta transporte também aos próprios aluSegundo denúncias recebidas pelo Sindicato dos Servidores da Educação (Sinte-RN), núcleo de São Gonçalo do Amarante, a prefeitura municipal de São Gonçalo não fez o pagamento à empresa que faz o transporte dos professores e alunos e por isso o serviço foi cortado desde o início do mês de junho.

Os professores embarcam nos ônibus ainda em Natal, no bairro de Igapó, mas com a paralisação, não há como chegar às escolas, pois em muitas comunidades da zona rural o acesso é difícil e sem transporte público regular.

Zona rural abandonada

Esse é só mais um dos problemas que as escolas públicas de São Gonçalo enfrentam. Todos os dias o sindicato recebe denúncias de irregularidades, mas a situação é ainda pior na zona rural.

No dia 9 de junho, a energia das escolas Sebastião Prudêncio e Rio da Prata foi cortada, devido ao atraso de 4 meses no pagamento. Até o momento, ainda não sabemos se a situação foi regularizada. Como se não bastasse, na Escola de Rio da Prata os alunos ainda estão sofrendo com a falta de merenda e por isso estão sendo liberados mais cedo.

 

Greve acabou, mas problemas continuam

No início do ano letivo, os servidores da Educação promoveram uma greve que durou mais de 40 dias, denunciando os diversos problemas das escolas. A prefeitura, entretanto, entrou na justiça pedindo a ilegalidade da greve e ainda defendeu que a Educação do município vive um ótimo momento. Segundo o próprio prefeito, Jaime Calado, os “professores de São Gonçalo vivem no céu”. A greve foi encerrada após determinação da Justiça, mas os problemas não foram resolvidos e continuam se acumulando.

“O prefeito dizia que nossa greve era ilegal, mas o caos nas escolas continua. A greve acabou, mas muitos alunos continuam sem aula porque não há transporte, não há energia nas salas, não há merenda suficiente. Não é a greve que deixa os alunos sem aula, mas sim a própria prefeitura. Aqui em São Gonçalo a prefeitura faz greve todo dia na Educação e isso nós não podemos aceitar”, afirmou Jaciguara Rodrigues, diretora do Sinte-RN núcleo de São Gonçalo do Amarante.

Corpo de menino arrastado por jacaré nos EUA é encontrado

Lagoa próxima ao hotel Grand Floridian, onde criança foi arrastada por um jacaré

LAGOA PRÓXIMA AO HOTEL GRAND FLORIDIAN, ONDE CRIANÇA FOI ARRASTADA POR UM JACARÉ

O corpo do menino de 2 anos de idade que foi arrastado por um jacaré em Orlando (EUA), perto de um hotel da Disney, na noite de ontem, foi encontrado nesta quarta-feira (15), segundo informações da polícia local.

Jerry Demings, o xerife que comanda a operação de buscas, confirmou a informação em entrevista a jornalistas.

De acordo com o xerife, a identificação formal do corpo será realizada a partir de agora, mas “o corpo estava totalmente intacto”, e não há por que duvidar de que seja do menino.

Demings disse ainda que os pais da criança, originários do Estado de Nebraska, já tinham sido comunicados.

Mergulhadores da polícia localizaram o corpo por volta de 13h45 no horário local, submerso, que foi retirado da água cerca de duas horas depois.

Na entrevista coletiva também foi informado que cinco jacarés foram capturados e mortos e passarão por exames que possam identificar se algum deles foi o que atacou a criança.

Ataque à beira de uma lagoa

A família do garoto tinha saído de Nebraska para passar férias no hotel Grand Floridian, que fica perto do Magic Kingdom, principal parque da Disney e um dos mais populares de Orlando.

Na noite de terça-feira, o menino, o pai, a mãe e a irmã de quatro anos passeavam na orla da lagoa Seven Seas, em frente ao hotel, quando a criança de 2 anos foi atacada pelo jacaré e arrastada para a água.

Testemunhas contaram à polícia que a menina brincava em um cercadinho que estava a uma distância de entre 20 metros e 30 metros da água. Já o menino, segundo o xerife Demings, estava na parte rasa da lagoa.

Há placas no local alertando que é proibido nadar na área. O xerife disse também que ninguém além da criança estava na água no momento do ataque.

Os pais da vítima tentaram tirá-la da boca do jacaré, um animal com comprimento estimado em até dois metros, mas não conseguiram.

Helicópteros, barcos e radares foram usados na operação de buscas.

UOL

Machado diz que Aécio recebeu doação ilegal de R$ 1 milhão em dinheiro

O ENTÃO DEPUTADO AÉCIO NEVES (PSDB-MG) TERIA RECEBIDO R$ 1 MILHÃO EM DINHEIRO, SEGUNDO SÉRGIO MACHADO - REPRODUÇÃO

O ENTÃO DEPUTADO AÉCIO NEVES (PSDB-MG) TERIA RECEBIDO R$ 1 MILHÃO EM DINHEIRO, SEGUNDO SÉRGIO MACHADO – REPRODUÇÃO

Os dois teriam arrecadado R$ 7 milhões, junto com o então senador Teotonio Vilela

Em delação premiada, o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado disse que o senador Aécio Neves (PMDB-MG) recebeu, de forma ilícita, R$ 1 milhão em dinheiro em 1998. O dinheiro veio de um fundo montado por Machado, Aécio e o então senador Teotonio Vilela, que era presidente nacional do PSDB na época, com o objetivo de financiar a bancada do partido na Câmara e no Senado. O dinheiro seria usado em campanhas para a reeleição. O plano era “eleger a maior bancada federal possível na Câmara para que pudessem viabilizar a candidatura de Aécio Neves à presidência da Câmara dos no ano 2000”.

Na delação, Machado disse também que recebeu pedido do presidente interino Michel Temer para financiar a campanha de Gabriel Chalita à prefeitura de Sâo Paulo em 2012. O valor acertado entre ambos foi de R$ 1,5 milhão. O ex-presidente da Transpetro afirmou também que o ex-presidente da República José Sarney recebeu R$ 16 milhões em propina ao longo de nove anos.

Machado, Aécio e Teotonio teriam arrecadado R$ 7 milhões, sendo que R$ 4 milhões do total teriam sido obtidos da campanha nacional de Fernando Henrique Cardoso. O restante teria saído de empresas. Segundo o delator, parte do dinheiro teria vindo do exterior. A divisão do bolo daria “entre 100 mil e 300 mil a cada candidato”, segundo Machado. Cerca de 50 deputados receberam a ajuda de custo para as campanhas. O maior beneficiado teria sido Aécio.

“A maior parcela dos cerca de R$ 7 milhões de reais arrecadados à época foi destinada ao então deputado Aécio Neves, que recebeu R$ 1 milhão de reais em dinheiro”, disse Machado. O depoente também disse que Aécio “recebia esses valores através de um amigo de Brasília que o ajudava nessa logística”.

Entre as empresas que contribuíram para o fundo do PSDB está a Camargo Correa, uma das investigadas na Lava-Jato. Segundo Machado, em 1998, recebeu “um pacote de dinheiro de R$ 350 mil reais para o PSDB” das mãos do presidente da empreiteira, Luiz Nascimento. “A Camargo ajudava fortemente e sempre foi um grande doador nas campanhas tucanas”.

O Globo