Em Nota de Esclarecimento enviada à redação do BLOG DO FM, o delegado Albérico José Norberto voltou a defender que a Policia Militar do Rio Grande do Norte deve adotar medidas administrativas internas, para apurar e punir os excessos cometidos pelo capitão PM Styverson Valentim. Na Nota, Albérico descarta ter feito “ameaça velada” a Valentim, mas enfatiza que o policial vem expondo gratuitamente a relação existente entre as policias civil e militar, com o propósito único de aparecer na mídia.
Senhor Editor,
Em razão da veiculação de noticia publicada no último 30 neste Blog, envolvendo a minha pessoa e o áudio gravado com a voz da pessoa do Cap. Styvenson, venho solicitar o direito de resposta, esclarecendo o que se segue:
Na condição de delegado especial da policia civil do Estado do Rio Grande do Norte, prestei serviço ao longo de 28 anos à sociedade potiguar de maneira indiscriminada, sempre buscando ao lado dos meus pares e da nossa corporação cumprir com nosso dever institucional, em busca de uma comunidade mais justa, segura e equilibrada.
Tomei conhecimento do áudio gravado pelo Cap. Styvenson, momento em que me indignei com a sua falta de compostura em relação à família da Policia Civil, ao afirmar que éramos bem remunerados e que não cumpríamos com nosso ofício.
Em razão disso, expus para um grupo de amigos minha indignação, afirmando na oportunidade que a conduta do referido Capitão não foi respeitosa tanto com a instituição da Policia Militar, nem tampouco com a Policia Civil, trazendo sempre para sua pessoa o êxito das operações realizadas, se esquecendo, no entanto, dos seus colegas de farda e da sua própria instituição, numa demonstração clara de falta de caráter.
Relativamente a minha manifestação publicada por este BLOG, reafirmo minha postura em relação ao Cap. Styvenson, todavia, refuto o termo adotado pelo BLOG de “ameaça velada”, protagonizada por minha pessoa, limitando-me a opinar sobre as declarações feitas pelo citado militar, até porque, pautei toda minha vida profissional respeitando os princípios basilares dos direitos humanos, sem jamais ter atingido a honra ou a moral de quem quer que seja.
Afirmei ainda no referido texto, que a Policia militar deveria adotar as medidas administrativas internas cabíveis à espécie, para apurar e punir os excessos cometidos pelo seu policial, o qual vem expondo gratuitamente a relação existente entre as policias civil e militar, com o propósito único de aparecer na mídia.
Como se vê, as minhas declarações em momento algum tiveram o condão ameaçador, nem tampouco de denegrir sua imagem, pelo contrário, foi o desabafo de um delegado especial hoje aposentado, que tanto fez pelo nosso Estado e que se viu atingido injustamente com seus colegas de corporação pelas declarações impensadas e infundadas do Cap. Styvenson.
Estes são os esclarecimentos que tenho a prestar, trazendo a público minha incondicional solidariedade aos meus colegas policiais, tanto da Civil, quanto da Militar, pela agressão sofrida, imerecida e injusta.
Atenciosamente,
Albérico José Norberto da Silva
Tema central é “Desenvolver e reter talentos em tempos de crise”
Será às 9h desta quinta-feira (2), no salão Índico do Holiday Inn Natal, próximo à Arena das Dunas, a solenidade de abertura do Fórum Nordeste de Gestão de Pessoas, uma realização das empresas Argus Eventos, de Natal, e To Do Outplacement, de São Paulo.
O evento, que se realizará na quinta e sexta (2 e 3), das 9h às 18h, reunirá uma ampla diversidade de gestores públicos e privados, além de técnicos e pós-graduandos de áreas específicas, como Gestão de Pessoas, Administração e Economia. O auditório está formatado para 450 pessoas.
Alguns secretários estaduais e municipais, além de parlamentares, confirmaram presença na solenidade de abertura, assim como empresários e diretores de conceituadas empresas do Nordeste, como Nordestão, Ale e Localiza, entre outras. Fecomércio-RN, Sebrae-RN, clínicas, empresas de transporte, segmentos do comércio e quase todas as instituições de ensino do RN também terão representantes no evento.
Além da temática que abordará temas pertinentes ao momento econômico atual, como empregabilidade, remuneração variável, gestão de equipes e por competência, o Fórum também mostrará novas tendências de recrutamento e seleção. E enfatizará, sobretudo, a necessidade de se diferenciar no mercado em meio à recessão econômica.
Na verdade, também é mais uma conquista para a capital potiguar no setor de eventos, já que atrairá público de quase toda a região, sobretudo da Paraíba, Pernambuco e Ceará.
Os palestrantes do Fórum Nordeste de Gestão de Pessoas são consultores atuantes, ex-executivos no mercado corporativo em empresas nacionais e multinacionais.
De São Paulo, por exemplo, virão Fernando Lima, que abordará o “Lean Recruiting” – desafios da atração de talentos; Leyla Galetto, que falará sobre “O que o processo de Assessment pode fazer por sua empresa e por sua carreira” e Adriana Cavalcante, cuja palestra vai mostrar “O profissional do século XXI: expectativas e desempenho”.
Do Nordeste estarão presentes Bruno Cunha, de Pernambuco, que abordará o tema “Felicidade nas organizações”; Arnaud Marcolino, que falará sobre “Empregabilidade e produtividade: uma relação de conquista entre empresa e profissional”; e o professor e consultor Flávio Emílio Cavalcanti, que vai mostrar “Alternativas criativas de remuneração em tempos de crise”.
O evento conta com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (Escola de Governo), Prefeitura de Natal (Secretaria de Administração), Fiern, MRH-FGV, Uni-RN e Conselho Regional de Administração (Crea).
As inscrições para o Fórum Nordeste de Gestão de Pessoas podem ser feitas diretamente no site (www.foumgestaodepessoas.com.br) ou nos dias do evento, na secretaria que será montada no hotel.
Mais detalhes: 84 99150-4242
A Frente Parlamentar em Defesa de Políticas Públicas de Juventude da Câmara Municipal de Natal (CMN) se reunirá no próximo 1º de junho com o tema “Juventude e o Direito a Cidade”. O encontro acontecerá no Plenário da CMN, a partir das 8h, e contará com a participação de representantes do Movimento [R]Existe Reis Magos, Projeto
EcoPraça, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e grupos de Hip Hop da cidade.
Para o vereador Hugo Manso (PT), que preside a Frente e é propositor da reunião, “o poder público precisa priorizar o debate sobre o acesso a cidade, principalmente para os jovens. Natal precisa dar conta da diversidade dos grupos juvenis e o desafios que eles enfrentam na busca pela ocupação de espaços públicos. O acesso a cidade e aos direitos não é igual para todos, na prática, principalmente no que tange ao lazer, transporte e equipamentos públicos. Sem contar que essas dificuldades estão marcadas pelas diferenças de renda, de classe social, de gênero e geográficas”.
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, nesta terça-feira, o Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB) que prevê a obrigatoriedade da divulgação da presença de glúten e lactose nos cardápios de alimentos ofertados em bares, restaurantes, hotéis, pousadas e similares, no âmbito do estado. O Projeto segue agora para a Comissão de Finanças e Fiscalização.
De acordo com a proposta, a presença de lactose e glúten deverá constar ao lado de cada produto nos cardápios disponibilizados nos estabelecimentos. As regras acima também se aplicam aos restaurantes do tipo self-service, que deverão inserir tais informações na mesma etiqueta de identificação do alimento.
Após a Lei passar a vigorar, qualquer cidadão poderá denunciar o não cumprimento ao Ministério Público ou aos órgãos de defesa do consumidor. A desobediência implicará em advertência aos estabelecimentos e, posteriormente, multas. A intenção é garantir aos consumidores o direito de saber os produtos utilizados nos alimentos que consomem.
“Existem diversas pessoas que possuem intolerância à lactose ou a glúten e, muitas vezes, enfrentam transtornos ao se alimentar nesses estabelecimentos, devido à falta de informação. Podem inclusive precisar de internação médica, dependendo da gravidade que o consumo cause. Com as informações devidamente divulgadas, essas pessoas estarão resguardadas”, justificou Gustavo.
Marcos Rogério não adiantou voto; G1 apurou que ele defenderá cassação.Deputado dirá que presidente da Câmara mentiu à CPI e quebrou decoro.
O relator no Conselho de Ética da Câmara do processo que investiga o presidente afastado da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deputado Marcos Rogério (DEM-RO) entregou nesta terça-feira (31) seu parecer e voto sobre o caso.
O teor do voto só deverá ser conhecido na próxima sessão do conselho, marcada para esta quarta-feira (1), e destinada à leitura, discussão e votação do relatório. Embora o relator não tenha revelado o seu voto, o G1 apurou que ele pedirá a cassação do mandato de Cunha.
No relatório, Marcos Rogério defenderá que o presidente afastado da Câmara mentiu à CPI da Petrobras ao afirmar que não tem contas bancárias no exterior. No relatório, Rogério vai citar o conjunto de provas produzidas pela comissão, entre as quais as que apontam recebimento de propina no esquema de corrupção da Petrobras. Mas, no voto, o relator vai levar em conta somente a acusação de que Cunha mentiu. O objetivo é evitar a nulidade do processo porque uma decisão do presidente em exercício da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), limitou o foco das investigações à questão das contas no exterior.
Em depoimento aos integrantes do Conselho de Ética no último dia 19, Cunha reiterou não ser dono das contas, mas admitiu ser o beneficiário de fundos geridos por trustes (entidades legais que administram bens e recursos). O peemedebista está atualmente com o mandato suspenso e foi afastado da presidência da Câmara por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Marcos Rogério já havia anunciado que irá respeitar a decisão do presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), e deixará de fora do seu voto a suspeita de pagamento de propina a Cunha, mas citará todo o conjunto das provas levantadas durante o processo. A imputação de quebra de decoro ficará restrita apenas à questão das contas.
Apesar da exclusão de uma das acusações no voto, ambas estão baseadas no artigo 4º do Código de Ética, que prevê a perda do mandato como punição, sem considerar penas alternativas.
Pelas regras, o relator tem a prerrogativa de, conforme o seu entendimento, propor uma requalificação da conduta e estipular a penalidade cabível, que poderia ser mais branda,como a suspensão do mandato, mas Marcos Rogério já disse que não pretende fazer isso.
G1
A Companhia de Serviços Urbanos de Natal – URBANA realiza mais uma edição da campanha de “Resíduos Eletrônicos do Município do Natal”. Fazendo parte da programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura do Natal, a ação tem como objetivo esclarecer a população sobre sua responsabilidade com relação a esse tipo de material e também informar os endereços de recebimentos. A iniciativa conta com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional RN, como também de órgãos municipais.
Ainda ressaltar a importante colaboração das empresas EVS Reciclagem e Natal Reciclagem, que possibilita um acesso mais amplo aos natalenses. Com realização de 1º à 10 de junho deste ano, a atividade pretende arrecadar um expressivo número de material, sobrepondo o ano anterior, quando o quantitativo chegou à 12 toneladas.
Postos de coleta
Zona Sul: 08h às 12h
Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Natal – ARSBAN
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo – SEMURB
Zona Leste: 09h às 17h
Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional RN
Zona Oeste: 08h às 12h
Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves – CEMURE
Comentários