PM do Distrito Federal monta estrutura para receber apoiadores de Dilma Rousseff em sua saída do Palácio do Planalto, em Brasília, caso o processo de impeachment seja aprovado no Senado.
Na ocasião da ocupação ao palácio, feita por membros da CUT, do MST e de outros movimentos sociais nesta semana, os manifestantes negociaram o espaço para 1.500 pessoas acompanharem a saída de Dilma em frente ao palácio e outras 3.000 na Praça dos Três Poderes
“TENHO CONVICÇÃO DE QUE ESTES NOMES VIRÃO SE SOMAR AO NOSSO TRABALHO, COM MUITA DISPOSIÇÃO, EMPENHO E COMPROMETIMENTO”, DESTACOU O GOVERNADOR ROBINSON. (FOTO: REPRODUÇÃO/INTER TV CABUGI)
Além da já anunciada nomeação do General Ronaldo Lundgren como novo secretário de Segurança Pública do RN, o governador Robinson Faria dará posse a sete novos auxiliares de Governo nesta sexta-feira (13). Assumirão, em solenidade marcada para as 10h da manhã, no Centro de Convenções de Natal, os titulares das secretarias de Segurança Pública (Sesed), da Justiça e da Cidadania (Sejuc), da Agricultura (Sape), de Assuntos Fundiários (Seara), da Mulher (SPM) e da Administração (Searh), além das diretoras-gerais da Fundação José Augusto (FJA) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN).
Confira os nomes:
Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed)
GENERAL RONALDO PIERRE CAVALCANTI LUNDGREN – Nascido em Recife (PE) possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras (1981); é Mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College (2002) e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (1997). Exerceu o cargo de instrutor nas escolas de graduação e de pós-graduação de oficiais do Exército Brasileiro. Foi Observador Militar da ONU, em Angola (1994); Comandante do 22º Batalhão de Infantaria, em Palmas, no estado de Tocantins (2004/2005); Assessor Militar na Junta Interamericana de Defesa (JID), em Washington, nos Estados Unidos (2007/2008); comandante do Batalhão Brasileiro no Haiti (2010); comandante da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Cristalino, no estado de Goiás (2011/2012). Tem experiência nas áreas de defesa, estratégia, segurança e logística. Participou do planejamento e da condução de operações de segurança em eventos importantes, como a Copa das Confederações da FIFA 2013, da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em 2013; da Operação de Pacificação do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro (2014 e 2015); da Copa do Mundo da FIFA em 2014. Elaborou o planejamento e condução do Programa de Distribuição de Água para populações carentes dos Estados de Pernambuco e Alagoas, em 1998 e 1999. Foi transferido para a reserva em março de 2015.
Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape)
GUILHERME MORAES SALDANHA – Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Rural do Semiárido em 1996, é empresário rural no setor de agricultura irrigada, atuando na atividade desde 1998. Trabalhou como Coordenador de Agricultura Irrigada da SAPE/RN durante os anos de 2002 até 2006, foi também Consultor do SEBREA/RN durante os anos de 2006 a 2007 e também atua no acompanhamento/vistoria de projetos e empreendimentos da Caixa Econômica Federal. Foi Presidente do Distrito de Irrigação do Projeto Baixo Açu durante os anos de 1997 até 2000 e 2009 até 2016. Atualmente é membro do Comitê Técnico do Programa Nacional da Agricultura Irrigada da CNA – Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária.
Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária – (Seara)
RAIMUNDO DA COSTA SOBRINHO – Já esteve à frente da pasta no primeiro ano de gestão do governador Robinson Faria. Antes disso, ocupou o cargo de delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Estado do Rio Grande do Norte. Ele também foi Coordenador da Assessoria Técnica da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (Fetarn) e exerceu os Cargos de Diretor Nacional do Programa de Crédito Fundiário na Secretaria de Reordenamento Agrário – SRA/MDA e também foi Secretário Nacional Adjunto da SRA/MDA, em Brasília-DF.
Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc)
WALLBER VIRGOLINO DA SILVA FERREIRA – Paraibano, formado em Direito pelo UNIPÊ de João Pessoa/PB, é delegado da Polícia Civil da PB há 11 anos, especialista em Segurança Pública, em Ciências Criminais, em Gestão Pública e Prisional e Especialista em Inteligência Policial. Atuou no Grupo de Operações Especiais – GOE da PC/PB. Foi advogado militante da OAB/PB, professor da Escola Penitenciária da PB, Tutor Senasp, Corregedor Geral do Detran-PB, delegado da DHPP-PB, Secretário de Administração da Prefeitura de Coremas-PB, Secretário de Justiça e Cidadania da PB e Delegado Seccional de Polícia Civil da Região do Brejo na PB.
Secretaria de Política para as Mulheres (SPM)
FLÁVIA PONTES MONTENEGRO – Possui graduação em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Potiguar (2010), e Especialização em Marketing Político e Eleitoral e em Gestão de Projetos e Políticas Públicas pela Universidade Potiguar (2012). Tem experiência na área de Projetos e Políticas Públicas, e na área de Administração. Flávia é diretora para assuntos institucionais da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH RN), e vice-presidente da Comissão Qualidade de vida do Servidor do Estado RN.
Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Searh)
CRISTIANO FEITOSA – O procurador do Estado, Cristiano Feitosa, deixa a Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejuc) e passará a responder pela Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh). Procurador do Estado do RN desde 2005. Na PGE exerceu os cargos de Procurador-Chefe Junto aos Tribunais Superiores, em Brasília/DF, Procurador-Geral Adjunto e Procurador-Geral do Estado. Foi também Procurador Federal e Delegado de Polícia Federal, tendo exercido a função de Corregedor-Regional de Polícia Federal no Estado do Acre. Tem especialização em Direito Público, Direito Civil e Direito Processual Civil. Exerce o cargo de Secretário de Estado da Justiça e da Cidadania desde outubro de 2015. Já chefiou o Núcleo Especial junto aos tribunais superiores em Brasília.
Fundação José Augusto (FJA)
ISAURA ROSADO – É formada em Ciências Sociais pelaUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFCE) e doutora em Sociologia da Educação pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Também foi presidente do Conselho da Mulher e das Minorias e presidente da Fundação Capitania das Artes, no segundo mandato de Wilma de Faria na prefeitura de Natal. Concebeu e executou os projetos Auto da Liberdade, Chuva de Bala no País de Mossoró e o Auto de Natal. É professora aposentada da antiga Esam. Foi diretora da Fundação José Augusto durante gestões anteriores.
Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN)
CÁTIA LOPES – Economista, mestre em engenharia da produção na área de Gestão Ambiental. Tem MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialização em Qualidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e especialização na área de Indústrias Criativas, pela S3 Studium. Foi gerente em várias áreas do SEBRAE-RN, incluindo coordenação de projetos no Sebrae nacional, em Brasília. Já atuou na gestão pública, como subsecretária de Educação em 2010.
O GENERAL RONALDO LUNDGREN (FOTO: CRISTIANE CARDOSO / G1)
O general de Brigada Ronaldo Pierre Cavalcanti Lundgren, que comandou a ocupação do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, vai assumir a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte. O Governo do Estado emitiu nota na noite desta quarta-feira (11) anunciando a mudança em oito pastas. O oficial da reserva do Exército e os outros novos sete auxiliares do governador Robinson Faria tomam posse na sexta-feira (13).
O general Lundgren é nascido no Recife e possui graduação pela Academia Militar das Agulhas Negras. Ele é mestre em Estudos Estratégicos pelo US Army War College e doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.
Além de comandar a invasão do Complexo da Maré, o general foi observador militar da ONU em Angola; comandou o 22º Batalhão de Infantaria, em Palmas; o Batalhão Brasileiro no Haiti; a 3ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Goiás. O general Lundgren também participou do planejamento e da condução de operações de segurança como a Copa das Confederações da FIFA 2013, a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em 2013; e a Copa do Mundo da FIFA em 2014. Ele foi transferido para a reserva em março de 2015.
Durante entrevista coletiva na tarde de hoje (11) um objeto pequeno branco caiu da boca do presidente do Senado, Renan Calheiros. Não se sabe se foi um dente ou um chiclete. Veja o vídeo:
A PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF E O MINISTRO JAQUES WAGNER APARECEM EM UMA DAS JANELAS DO PALÁCIO DO PLANALTO. (VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL)
A presidenta Dilma Rousseff deixará o Palácio do Planalto, caso seja afastada pelo Senado, com um ato político para denunciar o que considera um golpe contra seu governo. A notificação sobre a decisão dos senadores deve chegar à presidenta amanhã (12) de manhã.
O Palácio do Planalto prepara uma cerimônia no gabinete presidencial, no terceiro andar do prédio, onde Dilma receberá o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, autoridades e personalidades aliadas para assinar a notificação, que será entregue pelo primeiro-secretário da Mesa Diretora do Senado, senador Vicentinho Alves (PR-TO).
Do lado de fora do palácio, movimentos sociais que apoiam o governo farão nova manifestação contra o impeachment.
Antes de deixar o Palácio do Planalto, seu local de trabalho, Dilma fará uma declaração à imprensa, prevista para as 10h. No mesmo horário, um vídeo gravado pela presidenta será divulgado nas redes sociais da Presidência da República.
Em seguida, Dilma sairá do Palácio do Planalto pela porta principal do prédio, no térreo, sem usar a rampa. Fora do edifício, a presidenta fará um discurso em que se dirá vítima e injustiçada, como tem feito nas últimas semanas. Neste momento, Dilma poderá se aproximar das grades que cercam o prédio para ser acolhida e abraçada pelos manifestantes que forem ao local prestar apoio a ela.
Após os atos, a presidenta seguirá, de carro, até o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, a poucos quilômetros do Planalto, onde vai permanecer durante os 180 dias em que deve ficar afastada.
Havia a expectativa de que os ministros e militantes seguissem a pé até o Palácio da Alvorada. No entanto, a informação mais atualizada é que a caminhada foi descartada.
Depois de denunciar, através da Intertv Cabugi, um suposto esquema de fraudes dentro do Departamento Estadual de Trânsito, o capitão PM Styvenson Valentim, coordenador da operação Lei Seca no Estado, gravou um vídeo elogiando a atual administração do Detran/RN, que, segundo agora diz, vem agindo com transparência no comando do órgão.
O vídeo, no qual Styvenson é o principal protagonista, foi gravado pela assessoria do próprio Detran, como forma de neutralizar possíveis efeitos colaterais que possam ser gerados pela entrevista concedida pelo Coordenador da Lei Seca, cuja declarações à emissora global foram consideradas como “intempestivas” por setores do governo.
Na nova versão de suas declarações gravada em vídeo, o capitão PM se desdobra em elogios ao modelo de gestão que é desenvolvido pelo diretor do órgão, Júlio César Câmara.
Ela declara ainda que a atual gestão vem agindo com rigor na punição dos pegos em blitzen por dirigirem embriagados.
OPINIÃO DO BLOG: Se arrependimento matasse, o Styvenson certamente estaria a esta hora a sete palmos debaixo da terra, por conta da entrevista que concedeu. É o efeito colateral que geralmente atinge quem se deixa seduzir por holofotes e microfones.
Avaliação feita nesta quarta-feira pelo grupo mais próximo da presidente Dilma Rousseff demonstrou pessimismo em relação à votação da admissbilidade do impeachment no Senado.
Senadores petistas repassaram ao Palácio do Planalto o temor de a oposição conseguir superar os 54 votos. Na sessão desta quarta, que analisará a admissibilidade do processo, são necessários 41 votos. Posteriormente, quando o Senado for analisar em definitivo o impeachment, o número mínimo para saída de Dilma é de 54 votos.
Se a oposição a Dilma já chegar perto de 54 na sessão de hoje, esvaziaria boa parte da estratégia de resistência do governo com o provável afastamento, que deve ser definido pelo Senado.
A grande preocupação de senadores da base governista é que atingindo os 54 votos, ou perto disso, o vice-presidente Michel Temer assumiria o comando do Palácio do Planalto interinamente com força política suficiente para barrar o discurso de oposição.
A presidente Dilma Rousseff já ensaia um discurso, para o caso de ficar afastada, de crítica na política econômica que deve se adotada por Temer.
POSTAGEM FOI FEITA NA PÁGINA DE EDUARDO CUNHA NO FACEBOOK, NESTA QUARTA (11)
O presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha, postou uma mensagem de fé em sua página de Facebook nesta quarta-feira (11). O post,que teve mais de 3,4 mil likes, traz uma citação da Bíblia: “porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça”.
Os internautas postaram mensagens de apoio a Cunha. “É hoje que a justiça será feita… E Cunha, tu tem que voltar… Não gostava muito de tu mas estava trabalhando direitinho. O pesadelo dos petralhas kkk”, disse um deles. “Parabéns presidente Cunha. Independentemente da situação a história vai reconhecer a importância de vossa senhoria. Parabéns Eduardo Cunha melhor presidente que essa câmara já teve!”, comentou outro.
Comentários