SELO BLOG FM (4)

Categoria: maio 10, 2016

Suspeito de atirar e deixar vigilante de farmácia paraplégico é preso em Natal

 GLAYDSON  EMANUEL ROSENDO DA SILVA FOI PRESO APÓS ROUBAR UM BAR PRÓXIMO AO VIADUTO DA URBANA, NO BAIRRO DAS QUINTAS. (DIVULGAÇÃO/SESED)


GLAYDSON EMANUEL ROSENDO DA SILVA FOI PRESO APÓS ROUBAR UM BAR PRÓXIMO AO VIADUTO DA URBANA, NO BAIRRO DAS QUINTAS. (DIVULGAÇÃO/SESED)

Um homem preso pelos policiais do 9º Batalhão de Polícia Militar (9ºBPM), nesta terça-feira (10), após roubar um bar próximo ao viaduto da Urbana e colocar objetos na Avenida Bernardo Vieira, no bairro das Quintas, em Natal, no intuito de praticar assaltos aos motoristas que trafegassem naquela via, confessou a delegado Jodelcir Pinheiro, da 12ª Delegacia de Polícia Civil, que foi o responsável pelo tiro que deixou um vigilante paraplégico durante assalto à uma farmácia, no dia 4 de abril deste ano, no bairro de Igapó, na zona Norte de Natal.

Glaydson  Emanuel Rosendo da Silva, de 18 anos, tinha na época do crime 17 anos. Um adolescente, também envolvido no crime contra o vigilante, já havia sido detido e cumpre medidas sócio-educativas.

No dia do crime, Glaydson Emanuel Rosendo da Silva, acompanhado de outro adolescente, rendeu o vigilante e após retirar o colete e a arma da vítima atirou contra o vigia que ficou com sequelas. Ao delegado, o suspeito negou que tivesse intenção de atingir o vigilante.

“Nossos policiais já haviam identificado que ele tinha efetuado o disparo, mas não tínhamos ainda o localizado. Ao serem presos pela Polícia Militar, nossos policiais tiveram a preocupação de observar e confirmar que realmente foi ele quem atirou. Ele diz que seu interesse era amedrontar as pessoas presentes no estabelecimento”, disse o delegado.

De acordo com o delegado Jodelcir Pinheiro, a comprovação já consta no inquérito. “Já é certo que foi ele quem atirou. Ele já confessou”, disse o delegado da 12ª Delegacia de Polícia Civil.

Como Glaydson Emanuel  foi preso em flagrante por roubo à mão armada nesta segunda-feira, ele agora responderá separadamente pelos dois crimes cometidos.

Nesta terça-feira, Glaydson Emanuel Rosendo da Silva foi preso de posse de um revólver calibre 32, duas TVs roubada do Bar, garrafas de bebidas, dinheiro e outros pertences de vítimas roubadas em um bar nas Quintas. No momento da prisão, o infrator estava acompanhado de Iraclan do Nascimento Queiroz, também com 18 anos.

Vereadres aprovam aprova passagens de ônibus para presidentes de conselhos comunitários em Natal

O VEREADOR FERNANDO LUCENA (PT) É O AUTOR DA MATÉRIA. (FOTO: ELPÍDIO JUNIOR)

O VEREADOR FERNANDO LUCENA (PT) É O AUTOR DA MATÉRIA. (FOTO: ELPÍDIO JUNIOR)

Na tarde desta terça-feira (10), a Câmara Municipal de Natal (CMN) aprovou um Projeto de Lei que concede passagens de ônibus para os presidentes dos conselhos comunitários de Natal. A matéria, de autoria de Fernando Lucena (PT), foi apreciada em regime de urgência e aprovada por unanimidade pelo plenário.

O Projeto de Lei Nº 060/2015 estabelece a quantidade de 44 passagens para os líderes comunitários, na condição de que os presidentes estejam registrados em cartório e com atuação reconhecida na comunidade. “Minha intenção é dar o mínimo de ajuda a essas pessoas que lutam pelo bem comum e não têm nenhum reconhecimento”, afirmou Lucena.

Eudiane Macedo (SD) destacou a importância da aprovação do projeto para a viabilidade dos trabalhos comunitários. “Como não temos em Natal um Centro Administrativo com todas as secretarias reunidas, muitas vezes os líderes comunitários precisam ficar se deslocando de um bairro para outro para tentar atender a demanda da população”, disse.

Em Areia Branca-RN, Câmara cassa mandato da prefeita Luana Bruno (PMDB)

LUANA BRUNO AINDA PODE RECORRER DA DECISÃO

LUANA BRUNO AINDA PODE RECORRER DA DECISÃO

Por sete votos favoráveis e três abstenções, a Câmara Municipal  do município de Areia Branca-RN, cassou hoje (10), o mandato da prefeita Luana Bruno (PMDB). Contra Luana, pesava a acusação de infração político-administrativa, o que motivou a abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI).
A vice-prefeita Lidiane Garcia já assumiu o comando do Poder Executivo e a prefeita cassada terá direito a recorrer da decisão, mesmo tendo usado o amplo direito de defesa durante o processo que culminou com a sua cassação.
Com informações do Blog do Celso Amâncio

CPRE realiza blitz e prende homem com drogas em transporte público em Natal

 

MATERIAL APREENDIDO DURANTE A AÇÃO. (DIVULGAÇÃO/SESED)

PARTE DO MATERIAL APREENDIDO DURANTE AS AÇÕES. (DIVULGAÇÃO/SESED)

 

Policiais do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) realizaram na tarde desta terça-feira (10) mais uma ação de fiscalização, desta vez na Avenida Engenheiro Roberto Freire e no posto localizado na Ponte Velha, em Igapó, em Natal, com o objetivo de coibir a circulação de ilícitos. Na barreira da zona Sul foram abordados 36 veículos, entre carros, motos e ônibus, o que resultou na confecção de quatro autos de infração de trânsito.

Na zona Norte, foram intensificadas abordagens a veículos com revista pessoal a condutores e passageiros. Durante ação foram apreendidos tintas spray, pequenas facas e certa quantidade de droga encontradas com passageiros de transportes públicos. Um suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil para a devida autuação.

AS ABORDAGENS ACONTECERAM NAS ZONAS SUL E NORTE DE NATAL. (DIVULGAÇÃO/SESED)

AS ABORDAGENS ACONTECERAM NAS ZONAS SUL E NORTE DE NATAL. (DIVULGAÇÃO/SESED)

Com 74 votos a favor e nenhum contra, Senado decide cassar mandato de Delcídio Amaral

A VOTAÇÃO QUE CASSOU O MANDATO DE DELCÍDIO AMRAL ACONTECEU NA TARDE DESTA TERÇA (10). (FOTO: AGÊNCIA BRASIL)

A VOTAÇÃO QUE CASSOU O MANDATO DE DELCÍDIO AMARAL ACONTECEU NA TARDE DESTA TERÇA (10). (FOTO: AGÊNCIA BRASIL)

 

O plenário Senado decidiu hoje (10), por 74 votos favoráveis, uma abstenção e nenhum voto contrário, cassar o mandato do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS). A votação aberta foi feita por meio de painel eletrônico. A  abstenção foi do senador João Alberto Souza (PMDB-MA), presidente do Conselho de Ética do Senado. Com a cassação, além da perda do mandato, Delcídio ficará inelegível por oito anos.

Com a perda do mandato de Delcídio, o suplente do senador, Pedro Chaves dos Santos (PSC-MS), será convocado para assumir a vaga. Ele terá até 30 dias para assumir a cadeira de Delcídio.

Delcídio teve o pedido de cassação de mandato por quebra de decoro parlamentar aprovado após um longo processo iniciado logo depois do senador ter sido preso, em novembro do ano passado, por obstrução da Justiça. O senador foi flagrado em conversa com o filho do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, oferecendo propina e um plano de fuga para que Cerveró não firmasse acordo de delação premiada com o Ministério Público no âmbito da Operação Lava Jato.

Para que o parlamentar perdesse o mandato eram necessários os votos favoráveis da maioria absoluta dos 81 senadores, ou seja, 41 votos.

Delcídio do Amaral não compareceu à sessão e por causa disso, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) suspendeu a votação por cinco minutos para designar um defensor dativo. O servidor do Senado Danilo Aguiar, diretor da Consultoria Legislativa do Senado Federal, foi definido como defensor de Delcídio.

O relator do processo contra Delcídio no Conselho de Ética e Decoro parlamentar, Telmário Mota (PDT-RR), ao se dirigir ao plenário, disse que o mandato de Delcidio deveria ser cassado pelo senador não possuir condições morais e éticas de permanecer na Casa. “Trata-se da última instância de preservar a própria imagem da democracia representativa”.

Defesa

Durante o processo, a defesa de Delcídio pediu a nulidade do procedimento alegando cerceamento de defesa. “O processo tramitou enquanto ele [Delcídio] se encontrava em licença médica”, diz documento da defesa. A defesa também argumentou que o pedido de cassação estaria embasado numa gravação obtida de maneira irregular.

O relator do processo na Comissão de Constituição e Justiça, o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) rebateu as acusações . “Não observamos qualquer tipo de violação a ampla defesa e ao contraditório. Por isso o relatório foi aprovado por unanimidade pela comissão. A meu juízo e da comissão esse processo deve prosseguir em razão das conclusões a que o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar chegou”, disse.

Agência Brasil

Impeachment: Esplanada terá trânsito interrompido à meia-noite

ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS SERÁ FECHADA PARA VEÍCULOS

ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS SERÁ FECHADA PARA VEÍCULOS

O acesso à Praça dos Três Poderes também estará fechado ao público.

A partir da meia-noite de hoje (10), a Esplanada dos Ministérios será fechada para veículos, devido à votação da admissibilidade do processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff no Senado. Servidores e manifestantes poderão acessar o local a pé a partir da Rodoviária ou de carro pelas vias auxiliares N2 e S2 que passam pelos anexos dos Ministérios. O acesso à Praça dos Três Poderes também estará fechado ao público. As ações fazem parte das medidas que a Secretaria de Segurança do Distrito Federal implementará para evitar problemas durante a votação, que começa amanhã (11).

Esse é o mesmo esquema de segurança adotado no dia da votação no plenário da Câmara dos Deputados. O muro instalado da Catedral ao Congresso Nacional em meados de abril, quando 80 mil pessoas estiveram no local, segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, também voltou. Mais uma vez, manifestantes estarão separados por um corredor de 80 metros de largura por 1 quilômetro de comprimento. Ao longo de toda extensão, haverá policiais militares, bombeiros, agentes de trânsito e de saúde.

O grupo pró-impeachment ficará do lado direito do Congresso Nacional, tendo o Museu da República como ponto de concentração. Já os manifestantes a favor de Dilma Rousseff poderão se encontrar no Teatro Nacional e seguir para o lado esquerdo do Congresso.

O prédio principal do Congresso está todo protegido por grades e o acesso ao gramado em frente ao espelho d’água será fechado.

Senado

O acesso ao prédio do Senado estará restrito a parlamentares, servidores da Casa, profissionais de imprensa e assessores previamente credenciados. Todas as pessoas, servidores ou credenciados, que entrarem no prédio terão que passar pelo detector de metais, exceto parlamentares. Nenhum servidor poderá entrar na Casa com banners ou cartazes. A entrada de assessores de deputados nas dependências do Senado também não será permitida.

Com um plenário bem menor que o da Câmara, o Senado terá a segurança redobrada. Os senadores e cada um dos seis blocos parlamentares poderão levar apenas um assessor cada. Esses profissionais ocuparão a chamada tribuna de honra. Parentes de senadores terão de ficar nos gabinetes dos parlamentares.

Já as galerias, que normalmente são ocupadas por visitantes, serão reservadas aos profissionais de imagem da imprensa: cinegrafistas, fotógrafos e às rádios que farão transmissão da sessão ao vivo.

Na tribuna de imprensa, bem ao lado do lugar reservado aos senadores, ficarão os profissionais de veículos escritos: jornais, revistas e agências de notícias. Para esse local, devido à limitação de espaço, foram distribuídas poucas credenciais, com prioridade aos profissionais que cobrem permanentemente o Senado.

Nominuto.com

Manifestantes do ato contra o impeachment estão concentrados na Salgado Filho em frente ao IFRN

 

FOTOS CRIS CAMPELO/VIA CERTA NATAL

Manifestantes do ato contra o impeachment estão concentrados na Salgado Filho em frente ao IFRN  no sentido Tirol. O tráfego segue neste momento sem nenhum prejuízo.

VIA CERTA NATAL

Prefeitura realiza ações de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

“É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”. (artigo Art. 4º da Lei nº 8.069/90. do ECA )
Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos de crianças e adolescentes, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), através do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE) e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), realiza durante os meses de maio e junho, intensa programação alusiva ao 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Exploração Sexual – e ao dia 12 de junho – Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.
A programação se dará nas quatro zonas administrativas de Natal e contará com mobilizações sociais, ações socioeducativas junto aos familiares, crianças e adolescentes assistidos pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Centros de Assistência Social (CRAS), Seminário: O Enfrentamento do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Desafios do Cenário Contemporâneo”, oficinas, panfletagens e palestras sobre as Consequências do Trabalho Infantil.
Todas as ações são pautadas pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) na Política Nacional de Assistência Social (PNAS), no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), reafirmando o compromisso da gestão municipal em prevenir e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, além do trabalho infantil.
Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) revelam que, a exploração de crianças e adolescentes é classificada, de acordo com a Convenção 182, como uma das piores formas de trabalho infantil. Tal classificação é adotada por vários países para definir as atividades que mais oferecem riscos à saúde, ao desenvolvimento e à moral das crianças e dos adolescentes.
No primeiro trimestre de 2015, o Disque 100 registrou mais de 20 mil denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes. Os casos mais registrados foram de negligência, violência física, violência psicológica e violência sexual.
Em relação ao perfil, 45% das vítimas eram meninas e 20% tinham entre 4 e 7 anos. Em mais da metade dos casos (58%), o pai e a mãe são os principais suspeitos das agressões, que ocorrem principalmente na casa da vítima.
“Dados como esses, divulgados pelo Disque Direitos Humanos, evidenciam como é importante combater essa realidade. E maio é o mês dessa luta. Convocamos a sociedade para se mobilizar em torno do assunto. Buscamos trabalhar e unir esforços para combater esta triste realidade. Queremos uma infância livre e protegida, em que crianças tenham oportunidades, futuro, direito a brincadeiras e sonhos”, diz a titular da Semtas, Ilzamar Pereira.
As atividades realizadas pela SEMTAS são variadas e descentralizadas, abertas ao público convidado para refletir e atuar pela garantia de direitos da infância e juventude.