SELO BLOG FM (4)

Categoria: maio 7, 2016

ABC vence América e conquista o Campeonato Potiguar 2016

Jogadores do ABC fizeram festa após conquista do Campeonato Potiguar 2016 (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)

Jogadores do ABC fizeram festa após conquista do Campeonato Potiguar 2016 (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)

Após se enfrentarem três vezes em 2016, ABC e América mediram forças novamente na partida que decidiu o Campeonato Potiguar. Após empatarem em 3 a 3 no primeiro jogo, nenhuma das equipes tinha vantagem e qualquer empate levaria a decisão para as penalidades máximas.

Apesar do jogo disputado, o ABC construiu uma boa vantagem já na primeira etapa. Aos 5 minutos de jogo, Erivelton finalizou para o gol de Pantera e abriu o placar. A partida seguiu disputada, com o América tentando igualar as ações. Porém, aos 29 minutos, Jones Carioca completou para o gol após rebote do goleiro americano. Aos 35, em cobrança de pênalti, Nando definiu o 3 a 0, placar que seguiu até o fim da primeira etapa.

Com a volta para a segunda etapa, o América tentou reagir e equilibrar as ações. Mesmo assim o ABC teve chances de ampliar que foram impedidas por grandes defesas de Pantera. Na primeira chance real de gol do América na segunda etapa, Vaná defendeu cabeçada forte de Flávio Boaventura. Aos 13 minutos do segundo tempo, Alex Cazumba foi expulso pelo árbitro Héber Roberto Lopes, deixando o alvirrubro com um jogador a menos até o fim da partida.

Com um jogador a mais, o ABC buscou os espaços vazios e quase marcou o quarto. Em jogada de Filipi Souza pela direita, Nando cabeceou para fora. Aos 27, novamente Nando completou para o fundo do gol de Pantera e fechou o placar. Aos 32, Cascata chutou e a bola explodiu no travessão. Já aos 42, novamente Cascata quase marca. O camisa 10 do América entrou cara a cara com Vaná, mas o goleiro alvinegro defendeu novamente.

Morre irmão da ex-governadora Wilma de Faria

O falecimento foi confirmado na tarde desse sábado (7) em Fortaleza

O falecimento foi confirmado na tarde desse sábado (7) em Fortaleza

Faleceu hoje a tarde (7), em Fortaleza, o economista Newton Nelson, e irmão da ex-governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria. Newton que era chefe da casa civil no mandato da irmã, esperava um transplante de fígado na cidade de Fortaleza/CE e não resistiu.

O ex-secretário de Estado era casado com a mãe do deputado Federal Fábio Faria, a senhora Nina Salustino, ex-mulher do atual governador Robinson Faria.

Maiores informações em instantes.

|Largo da Rua Chile|: Chico César se apresenta hoje em Natal

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

O que está acontecendo no país não é algo contra a presidente, é contra a democracia”, avalia Chico César do outro lado da linha, que hoje desembarca em Natal para apresentar ao público seu primeiro disco de inéditas em oito anos, mas sabendo que principalmente agora, após o tempo dedicado à gestão pública da cultura paraibana, tem a imagem refletida para além da música, com forte posicionamento político.

“Todo mundo sabe que sou contra o impeachment, e não tem nem porque pensar o contrário. Não é contra a presidente, é contra a democracia e a conquista de grupos excluídos durante décadas, mas que nos três últimos governos passaram por forte processo de inclusão. Falo dos negros, índios, do LGBT, das mulheres e dos estudantes pobres que conseguiram acesso às universidades. Só não enxerga isso quem não quer”, complementa.

Assumindo inicialmente a presidência da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em 2009, e logo após a fundação de uma Secretaria de Cultura no Estado da Paraíba, em 2011, o músico garante que o tempo dedicado à gestão pública não lhe coibiu de forma alguma a continuar se posicionando politicamente. “Pelo contrário. Essa passagem me deu uma função, um poder para me posicionar e assim fiz”, diz.

O convite também fez com que Chico retornasse ao seu local de origem, a Paraíba, e assim ficasse mais próximo de seus pais, que por sua vez escolheram a capital potiguar como novo lar até falecerem recentemente. “Foi um período muito positivo, tanto porque pude contribuir para a cultura do meu Estado”, comenta.

O título do novo do novo disco, “Estado de Poesia”, selecionado pelo edital nacional Natura Musical, seu primeiro disco de inéditas em oito anos, reflete uma necessidade sentida durante o mesmo período a frente do cargo ‘burocrático’. “Acentuou essa necessidade de poesia”, explica sobre as novas músicas criadas durante a época, mas que só agora chegam aos ouvidos do público. Entre as novas faixas, Chico destaca a última do registro, “Reis do Agronegócio”, mais uma com forte teor político, praticamente uma carta aberta aos “pinóquios véios” do interior nordestino.

“Foi um período em que viajei muito pelas cidades do interior, e me envolvi nesta atmosfera de subjetividade. A música traz uma mensagem potente”, justifica: “Ó donos do agrobiz/ Ó reis do agronegócio/ Ó produtores de alimento com veneno/ Vocês que aumentam todo ano sua posse/ E que poluem cada palmo de terreno/ (…)”.

FESTIVAL MÚSICA E PAZ

Quando? Hoje (Sábado – 07)

Que horas? A partir das 19h

Onde? Largo da Rua Chile (Ribeira)

PROGRAME-SE

19h Abertura dos Portões – DJ

20h30 Rastafeeling

21h30 Marinna & Faya Soul

22h30 Rosa de Pedra

23h30 Chico César

01h Júlio Lima & Banda

Fonte: Novo Jornal

Mais de 80 mil imóveis deixaram de ser vistoriados contra o Aedes no RN

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

De acordo com dados da Sala Nacional de Coordenação e Controle, do Ministério da Saúde, as equipes de combate ao Aedes aegypti visitaram mais 28,3 milhões de imóveis brasileiros no mês de abril. O trabalho de combate ao mosquito, porém, é prejudicado por imóveis fechados ou quando os proprietários recusam a entrada das equipes. No RN, 80.473 prédios deixaram de ser vistoriados por estas razões.

Em todo o Brasil, 4,7 milhões de estabelecimentos também não participaram da vistoria porque os prédios estavam fechados ou houve recusa de acesso. Este dado preocupa autoridades e profissionais de saúde devido ao potencial desenvolvimento de focos de mosquitos nestes locais.

No RN, foram visitados 488.288 do total de 1.030.466 imóveis, descontando os prédios em que as equipes de saúde não conseguiram entrar, 407.815 estabelecimentos privados, casas e prédios públicos foram analisados.

Saneamento básico deve ser prioridade no combate ao mosquito

O Ministério da Saúde defende ainda a importância de ações permanentes e emergenciais de saneamento básico, que colaboram para a eliminação de focos do Aedes aegypti. Por isso, a Sala Nacional de Coordenação e Controle deverá editar uma diretriz orientando os gestores municipais em relação ao abastecimento e armazenamento de água e sobre a eliminação de resíduos sólidos.

Uma das orientações da Sala Nacional contidas é que gestores viabilizem parcerias com a iniciativa privada para minimizar a intermitência de água em locais com alta infestação, além de informar a população sobre como tornar seguro os depósitos de água a serem utilizados no armazenamento.

Outra orientação do Ministério é a utilização de dados epidemiológicos sobre infestação para a definição da destinação de recursos financeiros e projetos de saneamento. Já em relação aos resíduos sólidos, as indicações são a instalação de postos de entrega de materiais recicláveis ou de difícil descarte e a realização de mutirões de recolhimento desses resíduos dos terrenos baldios.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Estudantes têm até o domingo para fazer primeiro simulado online do Enem

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

O primeiro simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está disponível mais uma vez no portal Hora do Enem. Em todo o país, 2,2 milhões de estudantes do último ano do ensino médio poderão fazer a prova com 80 questões com a mesma metodologia de elaboração de questões do Enem. O conteúdo é composto principalmente por assuntos vistos nas escolas até abril e, por isso, é apontado como o mais fácil dos quatro simulados a serem realizados até o dia do Enem.

Para participar é preciso fazer a inscrição no portal. O simulado já foi aplicado no no último final de semana, mas devido a problemas no acesso, o Ministério da Educação (MEC) prorrogou o exame para esse final de semana. As provas podem ser acessadas até as 20h do domingo, 08 de maio. Mais de 500 mil estudantes fizeram o simulado na semana passada.

Os estudantes têm quatro horas para resolver a prova e nota do simulado é mostrada logo após o aluno completar as 80 questões. Os cursos mais procurados entre os estudantes que resolveram a prova são os de Medicina, direito e administração. Além dos simulados, a plataforma Hora do Enem disponibiliza planos de estudos mais adequados para cada estudantes, com videoaulas e apostilas.

Os outros simulados deste ano estão previstos para serem realizados nos dias 25 de junho, 13 de agosto e 08 e 09 de outubro. Os últimos exames serão no mesmo formato do Enem e terão dois dias de duração. Não haverá simulado da redação. Já as provas do Enem 2016 acontecerão nos dias 05 e 06 de novembro.

Lei de reuso de água de Caicó ganha destaque em Revista Cientifica da América Latina

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Com base em uma experiência espontânea, em residência de classe média, na cidade de Caicó/RN, a Revista Cientifica da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental publicou, no dia 06 de abril, matéria que descreve a experiência qualitativa de reuso de água com base na Lei municipal de reuso N°4.603/13 de autoria do mandato do vereador Rangel/PDT.

A revista descreve a experiência no uso do esgoto doméstico secundário da água, para irrigação do gramado e árvores frutíferas de jardim. Nisso, foram identificados impactos sobre os recursos hídricos. Foram realizadas dez coletas de amostras no período de junho a novembro de 2014, em horários definidos, com o objetivo de analisar a conformidade ou não da água de reuso com os padrões de qualidade recomendados pela Lei N°4603 /2013.

A Lei além de uso doméstico recomenda critérios e padrões de qualidade para água de reuso a ser utilizada nas atividades de produção agrícola, fins urbanos, piscicultura e outros segmentos. Um dos impactos encontrado na pesquisa, com base nos resultados obtidos, é que o risco sanitário e as concentrações de matéria orgânica e de sólidos em suspensão maiores que 30 mg/L são as principais preocupações para o emprego da água de reuso bruta analisada em irrigação paisagística.

Para o vereador Rangel, a prática de reuso de água com base em legislação é uma importante politica voltada para residências, condomínios, empresas e estações de tratamento, “A prática de reuso da água deve ser contemplada dentro da atualização do Plano Diretor como na revisão do Plano de Saneamento Básico da cidade de Caicó, além disso, ter a nossa lei e experiência em destaque em uma revista tão importante sobre a área na América Latina mostra que estamos discutindo avanços e discussões de caráter de preocupação para outros países, além do Brasil”, explicou.

A Revista Cientifica da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental é uma publicação semestral concebida e abarca todo o Continente Americano e dissemina informações relativas ao setor, além das novidades técnicas e científicas. Cada edição conta com um tema central que destaca os aspectos fundamentais da Engenharia Sanitária e Ambiental, bem como da Associação.

A matéria publicada no volume 9 do dia 6 de abril de 2016 que trata da experiência pode ser acessada pelo site da Associação Americana http://www.aidis.org.br/

Escola Preparatória da UnP lança turmas para Concurso da Secretaria de Saúde de Natal

Imagem: DIvulgação

Imagem: DIvulgação

A Escola Preparatória UnP cresceu. Agora, além das turmas focadas no ENEM, a EP lança duas turmas voltadas para Concurso Público. Com o lançamento do edital da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, a Universidade Potiguar, integrante da rede Laureate, amplia o seu leque de ofertas com aulas na Unidade Roberto Freire, todo know-how dos professores e infraestrutura da Instituição. As matrículas já estão abertas e as aulas começam no dia 11 de maio.

Voltada para estudantes que buscam formação de alto nível, a Escola Preparatória para Concursos da UnP contará com turmas nos turnos matutino e noturno, e o investimento é de R$ 349, com material incluso.

Com Kalina, Segurança tem problemas; sem ela, os problemas prometem ter continuidade

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A delegada da Polícia Civil Kalina Leite deverá deixar, até o final do mês, o cargo de secretária estadual de Segurança Pública e Defesa Social. Ela já conversou neste sentido com o governador Robinson Faria e comunicou a decisão de deixar o posto. Ficou acertado que continuaria à frente da pasta até a definição de um novo nome para o posto.

É fácil culpar Kalina Leite pelos problemas na área da Segurança Pública. Difícil é se despir de qualquer outro tipo de atitude, ingerência, preconceito, ou seja lá o que for, para entender que com ela a Segurança tem problemas. E sem ela, os problemas vão continuar. Porque, simplesmente, nem ela nem ninguém é capaz de operar milagres. Principalmente neste setor.

Os números da gestão da delegada à frente da Sesed são bons. São praticamente os mesmos da época da gestão estadual anterior. Em defesa de sua atuação, há como relacionar ações efetivas. No julgamento do trabalho de um secretário de Segurança, nas circunstâncias e condições atuais, é preciso levar em conta que se paga o preço de um sistema prisional caótico.

Mais de duas centenas de bandidos já fugiram de presídios do Rio Grande do Norte. O número de recapturados é bem menor. E o resultado disso é que basta uma boa análise sobre as ocorrências de crimes de maior gravidade – homicídios, latrocínios, assaltos à mão armada – para se perceber que parcela considerável envolve fugitivos, gente que está no semi-aberto ou mesmo alguns liberados após a realização de audiências de custódia. E não há como responsabilizar o Poder Judiciário pela liberação, em muitos casos. Afinal, não há vagas e nem segurança suficiente nos presídios.

A gestão atual da área da Segurança Pública e Defesa Social tem falhas? Claro que tem. E são várias falhas.

E talvez Kalina Leite pague o preço de não aparecer à frente de algumas operações realizadas nos setor que dirige. Mas se trata da postura dela, do perfil dela. De alguém que pensa, que comanda, que planeja, que dirige, mas que não precisa, necessariamente, estar à frente em ações midiáticas para atender a uma população sedenta de ações espetaculares que façam diminuir o sentimento de insegurança que apavora muitos.

Além do déficit de 4 mil homens – temos em torno de 8 mil e precisaríamos, já, de mais de 12 mil – é preciso contabilizar que o efetivo diminui com os casos de morte, aposentadoria (ida para a reserva), licenças e baixas por expulsão. E todas essas perdas terminam não sendo repostas. Na atual gestão, foram realizadas promoções na Polícia Militar e convocados novos policiais civis. Mas a necessidade de mais gente persiste.

Matéria: Novo Jornal