SELO BLOG FM (4)

Categoria: abril 29, 2016

Para o PMDB, o impeachment já tem 61 votos no Senado

(FOTO: AGÊNCIA BRASIL)

PLENÁRIO DO SENADO (FOTO: AGÊNCIA BRASIL)

O PMDB trabalha para passar por cima da presidente Dilma na votação no plenário do Senado da admissibilidade do processo de impeachment. O partido quer desde já deixar claro que a fatura está liquidada, para que o futuro presidente, Michel Temer, entre no Planalto fortalecido.

Na contabilidade dos articuladores políticos do PMDB, o impeachment já teria o apoio de 61 senadores, podendo conquistar mais três. Se isso ocorrer, Temer poderá sentar-se à mesa de negociação com os aliados sem ter que se submeter a barganhas.

O placar no PMDB está praticamente fechado. São 13 os votos pela destituição da presidente Dilma. Nessa conta, estão o líder Eunício Oliveira e o ex-ministro Edison Lobão. Os principais aliados de Temer acreditam que, devido à evolução das condições políticas, há espaço para conquistar os votos do ex-presidente do Senado Jáder Barbalho e do presidente do Conselho de Ética, João Alberto.

A presidente Dilma teria hoje o apoio garantido de apenas dois senadores da bancada: o de Roberto Requião e o do ex-ministro Eduardo Braga. Esse por ter pedido licença para não ter que votar. Nem mesmo sua suplente, sua mulher Sandra, precisa votar. Braga se afastou por tempo inferior ao que prevê o regimento do Senado para que o suplente assuma.

O trabalho de convencimento também está sendo feito em cima do senador Douglas Cintra para garantir seu voto pelo impeachment. O presidente do Senado, Renan Calheiros, não pretende votar alegando adotar uma postura institucional.

Panorama Político/O Globo

Corrida do Comerciário muda trânsito e transporte na Zona Norte neste 1º de maio

O trânsito e o transporte público no entorno do Nordestão Santa Catarina, na Zona Norte, serão modificados neste domingo, 1º de maio, por causa da Corrida do Comerciário. É o que informa a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU). As mudanças começas às 13h e se encerram por volta das 19h.

trânsito 1º de maio
TRÂNSITO

Para a realização do evento, serão interditados 4 quilômetros de vias, a começar pelas ruas Ilhéus e Paranduva, entre o SESC e a Avenida Maranguape. Também será interditada a Avenida Guadalupe, entre a Avenida Dr. João Medeiros Filho e a Rua Ilhéus; a Avenida Dr. João Medeiros Filho apenas no sentido Igapó – entre as avenidas Guadalupe e Maranguape; e a Avenida Maranguape – nos dois sentidos –, entre as avenidas Dr. João Medeiros Filho e das Fronteiras.

Juíza determina ampliação de vagas e reabertura gradual do Ceduc Pitimbu

 JUÍZA ILNÁ ROSADO MOTTA AUTORIZOU CEDUC PITIMBU A RECEBER 18 REEDUCANDOS. (FOTO: MURILO MEIRELES/G1)


JUÍZA ILNÁ ROSADO MOTTA AUTORIZOU CEDUC PITIMBU A RECEBER 18 REEDUCANDOS. (FOTO: MURILO MEIRELES/G1)

A juíza Ilná Rosado Motta, titular da Vara de Infância e Juventude de Parnamirim, autorizou, nesta sexta-feira (29), a ampliação de novas vagas no Centro Educacional (Ceduc) Pitimbu. A unidade de aplicação de medidas socioeducativas poderá receber mais oito internos, totalizando 18 reeducandos.

Em sua decisão, a magistrada aponta que a reabertura tem o objetivo de resguardar o funcionamento do sistema socioeducativo do Estado, mas que as novas vagas disponibilizadas deverão ser ocupadas, prioritariamente, por adolescentes sentenciados que estejam cumprindo medida de forma irregular no CIAD-NATAL, localizado na Cidade da Esperança.

A magistrada ainda acrescentou que, diante das considerações constantes nos laudos técnicos, verifica-se que a unidade passou por uma considerável melhoria nas suas condições físicas, apesar da necessidade, já demonstrada, de que algumas questões pontuais sejam solucionadas, o que não impede sua abertura e funcionamento. “Tanto que o Corpo de Bombeiros firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a FUNDAC e o Ministério Público, concedendo prazo para a realização das adequações e, ainda, informou a este Juízo que a unidade estava em condições de abertura”, ressalta Ilná Rosado.

A decisão também levou em conta que o Ministério Público Estadual indicou que “a estrutura predial vem se mostrando adequada à recepção dos adolescentes para o cumprimento da medida socioeducativa de internação. As constatadas condições satisfatórias de higiene dos quartos dos internos, a salubridade e a higidez dos espaços compartilhados e áreas comuns da parte já entregue do CEDUC Pitimbu permitem o eficaz atendimento dos jovens em conflito com a lei”.

“Então entendo que questões que não revelam risco à integridade física e psíquica dos internos devem ir sendo solucionadas com a unidade em funcionamento, mesmo que parcial, senão jamais seria possibilitada a sua reabertura”, destacou a julgadora.

Aumento gradativo

O Ceduc Pitimbu tem hoje capacidade para 32 internos, mas vem funcionando somente com dez internos em caráter experimental há cerca de quatro meses, o que demonstraria, de acordo com a decisão, que é possível continuar avançando, com cautela e aumentar gradativamente o quantitativo, conforme planejamento com os integrantes do sistema socioeducativo nos preparativos para a reabertura da unidade.

“Se a estrutura física está adequada e os motivos que foram determinantes para a interdição total da unidade já não mais subsistem (risco à integridade física e psíquica dos internos), devemos permitir que a unidade vá retomando o seu importantíssimo papel na sociedade, de retirar das ruas para fins de reeducação e reprimenda jovens com alto grau e comprometimento com a criminalidade”, avaliou a magistrada Ilná Rosado.

A decisão também considerou o Relatório de visita realizado por Juízes e Promotores, em 2016, incluindo o Coordenador da Infância e Juventude do Estado, o juiz José Dantas de Paiva, o qual concluiu pela possibilidade de expansão da lotação de socioeducandos.

TJRN

Prazo para aditamento de contratos do Fies é prorrogado até 31 de maio

 OS PRAZOS ESTÃO EM PORTARIA PUBLICADA NA EDIÇÃO DE HOJE (29) DO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO (FOTO: AGÊNCIA BRASIL)


OS PRAZOS ESTÃO EM PORTARIA PUBLICADA NA EDIÇÃO DE HOJE (29) DO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO (REPRODUÇÃO)

O prazo para aditamento da renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referentes ao primeiro semestre deste ano foi estendido do dia 30 de abril para 31 de maio. Também foi prorrogado para a mesma data o prazo para a transferência integral de curso ou de instituição de ensino e também para solicitar dilatação do período de utilização do financiamento referente ao primeiro semestre de 2016.

Os prazos estão em portaria publicada na edição de hoje (29) do Diário Oficial da União. Os aditamentos devem ser feitos no Sistema Informatizado do Fies (SisFies) disponíveis nos sitesdo Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A portaria ainda prevê a liberação, até o dia 31 de maio, da realização do aditamento de suspensão temporária do prazo de uso do financiamento, referente ao segundo semestre de 2014 e ao primeiro e segundo semestres de 2015.

Na última quarta-feira (27), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou que o Fies terá inscrições antecipadas e regras mais flexíveis para ajudar a preencher todas as vagas ofertadas. As mudanças serão implementadas no segundo semestre. No primeiro semestre, das 250 mil vagas com financiamento ofertadas, cerca da metade não foi preenchida. As inscrições estarão abertas de 14 a 17 de junho.

Entre as novas regras estão a flexibilização da oferta de cursos prioritários. Até o último processo seletivo, 70% das vagas eram ofertadas em saúde, engenharias e licenciaturas e pedagogia. Agora serão 60% para essas áreas. Outra mudança é que as vagas que não forem preenchidas no processo seletivo regular serão ofertadas novamente, com prazo específico para alunos inscritos que não foram aprovados.

O Ministério da Educação mantém a exigência de o estudante tirar pelo menos 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer às vagas e de renda familiar de até 2,5 salários mínimos por pessoa.

Agência Brasil

Mais de 40 municípios participam do Fórum Estadual dos Secretários Municipais

REPRESENTANTES DE MAIS DE 40 MUNICÍPIOS DEBATERAM SOBRE O TEMA "O PAPEL DO DESPORTO ESCOLAR NO FORTALECIMENTO DA ESCOLA PÚBLICA E DA CULTURA DE PAZ"

REPRESENTANTES DE MAIS DE 40 MUNICÍPIOS DEBATERAM SOBRE O TEMA “O PAPEL DO DESPORTO ESCOLAR NO FORTALECIMENTO DA ESCOLA PÚBLICA E DA CULTURA DE PAZ”

A Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL) promoveu nesta sexta-feira (29) 1ª Sessão Ordinária de 2016 do Fórum Estadual dos Secretários Municipais e Gestores da área do esporte do lazer do Rio Grande do Norte (FESMEL).

Representantes de mais de 40 municípios debateram sobre o tema “O papel do desporto escolar no fortalecimento da escola pública e da cultura de paz”, pela manhã no auditório da Escola de Governo. O evento ainda contou com a participação especial do coral da APAE de Natal. Além do secretário Canindé de França, participaram da mesa de debates, o representante da Câmara Municipal, o vereador George Câmara (PCdoB), o secretário adjunto da SEEC, Domingos Sávio, o representante da Prefeitura de Goianinha, Washington Lima, o diretor do CREF-16, Francisco Borges e a diretora da APAE Natal, Maria de Fátima Gonçalves.

O presidente do Conselho Estadual do Desporto, Roberto Cabral, também se fez presente. As palestras foram ministradas pelos professores Sérgio Sartori e Ivênio Hermes. Para o secretário da SEEL, Canindé de França, o fórum foi positivo, pois mostrou a importância das políticas públicas voltadas para o desporto escolar e a luta em defesa da ampliação dos projetos do esporte e do lazer. “Além de fortalecer os laços de parceria com secretários e gestores municipais, o FESMEL mostrou nesse debate como é importante seguir trabalhando para o fortalecimento do desporto escolar através do esporte e lazer”, revelou Canindé.

Ministério do Trabalho suspende temporariamente emissão de carteiras de trabalho

SEGUNDO DADOS DO IBGE , A TAXA DE DESOCUPAÇÃO NO BRASIL FICOU EM 9,5%, CONTABILIZANDO DE NOVEMBRO/2015 A JANEIRO/2016.

SEGUNDO DADOS DO IBGE , A TAXA DE DESOCUPAÇÃO NO BRASIL FICOU EM 9,5%, CONTABILIZANDO DE NOVEMBRO/2015 A JANEIRO/2016.

 

Conforme comunicado da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RN), órgão do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a emissão de carteiras de trabalho estará suspensa temporariamente a partir da próxima segunda-feira (02) em 13 estados, incluindo o Rio Grande do Norte.

Segundo o comunicado, em função da implantação na nova versão do Sistema CTPS (versão 3.0) em 13 estados, será necessário suspender a emissão de carteira de trabalho a partir da próxima semana com previsão de retorno em 16/05/16. Desta maneira, o serviço deverá ser suspenso tanto nas Centrais do Cidadão, quanto nas Prefeituras e Sindicatos que fazem o serviço.

Moro aceita denúncia contra João Santana e Marcelo Odebrecht

O MARQUETEIRO JOÃO SANTANA E SUA MULHER, MÔNICA MOURA, AO FUNDO. (FOTO: RODOLFO BUHRER / REUTERS)

O MARQUETEIRO JOÃO SANTANA E SUA MULHER, MÔNICA MOURA, AO FUNDO. (FOTO: RODOLFO BUHRER / REUTERS)

O juiz Sérgio Moro aceitou a denúncia apresentada na quinta-feira pelo Ministério Público Federal (MPF) que tem como investigados o publicitário João Santana, responsável pelas três últimas campanhas presidenciais do PT, sua esposa, Mônica Moura, o empresário Marcelo Odebrecht, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e mais nove pessoas. Santana é acusado pelo MPF de ter recebido valores da Odebrecht.

Os pagamentos teriam sido feitos pelo Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, cuja planilha de pagamentos indicam 45 entregas de dinheiro em espécie, no total de R$ 23,5 milhões para Mônica Moura e João Santana, identificados pleo codinome “Feira”. Na quinta-feira, o MPF apresentou duas denúncias contra o ex-publicitário. A outra investigação trata de pagamentos feitos pelo operador Zwi Skornicki a João Santana e Mônica Moura.

Segundo a denúncia do MPF, Odebrecht e dirigentes da Petrobras acertavam propinas de cerca de 1% do valor dos contratos.

“Parte teria sido direcionada ao financiamento político do Partido dos Trabalhadores e a pedido do acusado João Vaccari Neto especificamente para remuneração de serviços publicitários prestados à referida agremiação pelos acusados Mônica Regina Cunha Moura e João Cerqueira de Santana Filho”, escreveu Moro ao receber a denúncia.

Entre as razões para aceitar a denúncia, Moro cita a delação premiada da secretária Maria Lúcia Tavares. A ex-funcionária da Odebrecht descreveu o funcionamento do Setor de Operações Estruturadas.

O Globo

Foragido da Justiça é capturado no Bairro das Quintas em Natal

DAVI SILVA DO NASCIMENTO FOI PRESO DURANTE PATRULHAMENTO NA FAVELA DO JAPÃO. (DIVULGAÇÃO/SESED)

DAVI SILVA DO NASCIMENTO FOI PRESO DURANTE PATRULHAMENTO NA FAVELA DO JAPÃO. (DIVULGAÇÃO/SESED)

 

A Polícia Militar prendeu na manhã desta sexta-feira (29) mais um foragido da Justiça no bairro das Quintas, na zona oeste de Natal. Davi Silva do Nascimento foi preso durante patrulhamento dos militares da Força Tático na comunidade conhecida como favela do Japão. Ao verificar no sistema foi constatado que havia um mandado de prisão contra Davi Silva que foi conduzido em flagrante à Polícia Civil para as devidas providências.