SELO BLOG FM (4)

Categoria: abril 16, 2016

‘Mentira, gravidez de 35 semanas não tem risco’, diz deputado sobre colega licenciada

Clarissa Garotinho se tornou alvo de polêmica após anunciar que não compareceria à votação. (Foto: Reprodução/ BBC Brasil)

Clarissa Garotinho se tornou alvo de polêmica após anunciar que não compareceria à votação. (Foto: Reprodução/ BBC Brasil)

As últimas 48 horas em Brasília têm sido marcadas pelo esforço de governistas e oposicionistas pela conquista de deputados indecisos sobre o afastamento da presidente. Além dos que estão em cima do muro, os já decididos também são alvo – pelo menos 15 parlamentares teriam mudado de ideia às vésperas da votação.

O nível a que chega a disputa por apoio na reta final da discussão sobre admissibilidade do processo na Câmara é ilustrado por uma polêmica envolvendo uma deputada grávida de 35 semanas, que afirma ter recebido ordens médicas para não se deslocar de avião para a votação no Congresso.

Para Alberto Fraga (DEM), deputado mais votado do Distrito Federal, Clarissa Garotinho (PR-RJ) deveria seguir o exemplo da travessia feita por Maria, mãe de Jesus, e viajar a Brasília para participar da votação sobre o impeachment.

“Alguém avise pra Clarissa Garotinho que Maria viajou de Nazaré pra Belém de jumento, pra cumprir sua missão, e pariu Jesus, forte e com saúde”, argumentou Fraga pelo Twitter.

A deputada passou mal durante a votação da Comissão Especial do Impeachment. Para setores da oposição, ela, filha do ex-governador Anthony Garotinho (PR-RJ) – ex-aliado que se tornou inimigo do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), – teria pedido licença médica para se abster, o que favoreceria a presidente Dilma Rousseff.

Para Alberto Fraga, deputada deveria seguir exemplo de Maria, mãe de Jesus. (Foto: Reprodução)

Para Alberto Fraga, deputada deveria seguir exemplo de Maria, mãe de Jesus. (Foto: Reprodução)

Sessão mais longa da história na Câmara: Recorde de 41 horas deve ser batido às 2h de domingo

Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução

Após a fase dos partidos, começaram os discursos individuais dos deputados, o que deve varar a madrugada deste sábado para domingo. Cada parlamentar terá três minutos para manifestar sua posição sobre o destino de Dilma. Por acordo entre os partidos de oposição, 60 dos 170 inscritos para falar a favor do impeachment retiraram seus nomes da lista por já terem discursado durante a fase de posicionamento dos partidos. Outros 79 colocaram seus nomes para defender o atual governo. A ideia é que esta fase acabe até 14h de domingo, quando começará a votação.

Essa deverá ser a sessão mais longa da história do Legislativo. Até hoje, a mais extensa foi para votar a medida provisória dos Portos, no primeiro mandato da presidente Dilma, também em outro embate da petista com o hoje presidente da Casa, Eduardo Cunha (RJ) – que na época era líder do PMDB. O recorde de 41 horas deverá ser batido às 2h de domingo caso a sessão continue.

‘Troquei o telejornal por Scooby-Doo’: cansados de política, brasileiros criam estratégias para fugir do debate

Outra estratégia para fugir do clima de tensão é não ler textos e memes sobre corrupção no WhatsApp ou em redes sociais.

Outra estratégia para fugir do clima de tensão é não ler textos e memes sobre corrupção no WhatsApp ou em redes sociais.

Você pode substituir o noticiário político pelo desenho animado Scooby-Doo, por exemplo. Essa é a sugestão da gerente de concessionária Jadna Andrade, de 40 anos, que diz estar cansada de ler, ouvir e falar tanto de impeachment, votações, Congresso, governo.

Às vezes, no lugar do jornal, também vê episódios da Turma da Mônica. “Assisto a desenho porque limpa minha mente e a esvazia dos problemas diários. É uma historinha bobinha, infantil. Um ritual para dormir.” Jadna faz parte de um grupo de brasileiros que, cansados da quantidade de informações sobre os rumos da política, está criando estratégias para se afastar do tema.

A gerente Jadna Andrade conta que assiste desenho antes de dormir para esvaziar a mente dos problemas diários. (Foto: Divulgação)

A gerente Jadna Andrade conta que assiste desenho antes de dormir para esvaziar a mente dos problemas diários. (Foto: Divulgação)

Terremoto de magnitude 7,8 atinge costa do Equador

Terremoto de magnitude 7,8 atinge costa do Equador (Foto: Serviço Geológico dos Estados Unidos)

Terremoto de magnitude 7,8 atinge costa do Equador (Foto: Serviço Geológico dos Estados Unidos)

Um terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter foi registrado na costa do Equador, em uma região próxima à cidade de Muisne, no noroeste do país, neste sábado (16). O tremor foi registrado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla original).

O Centro de Alerta de Tsunamis Pacífico afirma que há possibilidades de tsunamis em um raio de 300 quilômetros do epicentro, segundo a Reuters. Além do país, Colômbia, Costa Rica, Panamá e Peru podem ser atingidos por ondas. A marinha peruana está em alerta.

A agência de notícias afirma que a principal agência de emergências do país não recebeu relatos de danos por causa do tremor, e que partes da capital Quito, a 173 quilômetros da região atingida, estão sem energia elétrica.

O presidente do Equador, Rafael Correa, publicou em sua conta no Twitter que as autoridades estão avaliando os danos, e que o vice-presidente, Jorge Glass, está coordenando o Serviço Integrado de Segurança. Ele avisa que não há evidências de tsunamis, mas recomenda manter distância de áreas costeiras. De acordo com o jornal equatoriano “El universo”, o tremor foi sentido por cerca de 50 segundos.

Políticos intensificam debate do impeachment no Twitter

Imagem: Reprodução/ Valor Econômico

Imagem: Reprodução/ Valor Econômico

SÃO PAULO – Além das intensas negociações junto aos deputados indecisos e dos discursos dos parlamentares na Câmara, a véspera da votação do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff é marcada pelos debates nas redes sociais. Os pronunciamentos no plenário da Casa já duram mais de 30 horas, mas na internet o debate não tem hora para acabar. Veja abaixo um extrato das mensagens postadas por deputados no Twitter, atualizada em tempo real:

Informações: Valor Econômico

Governo anuncia MECflix, um ‘Netflix’ gratuito com aulas para o Enem

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Ao mesmo tempo em que a internet é uma fonte inesgotável de conteúdo e informação, ela é também o mais perfeito veículo para a procrastinação e o desvio de atenção na hora de algo importante como estudar. Agora, porém, assistir vídeos na internet não será mais necessariamente sinônimo de desatenção.

Foi lançado no último dia 5 de abril, pelo Ministério da Educação, o portal Hora do Enem, uma plataforma em que alunos poderão fazer simulados, exercícios, e se informar sobre a prova. A partir do dia 30, porém, o site oferecerá sua grande atração: o MecFlix, uma biblioteca de videoaulas sobre as matérias da prova. Além disso, será possível assistir a uma aula diária sobre o Enem, sempre às 18hs.

O uso de novas tecnologias para os estudos cada vez mais se torna pauta da modernização do ensino em todo mundo. A criação do MecFlix aponta pra essa direção acertadamente, oferecendo não só conhecimento como oportunidades democráticas para que alunos de escolas públicas e particulares do Brasil inteiro possam se preparar melhor para ingressar nas universidades.

Campeão: ABC vence Alecrim e conquista 2º Turno

 

 

Foto: Assessoria/ ABC

Foto: Assessoria/ ABC

O ABC é o campeão da Copa Rio Grande do Norte, o segundo turno do Campeonato Potiguar. O time alvinegro jogou o suficiente para bater o Alecrim por 2 a 0 neste sábado, na Arena das Dunas, em Natal. Os dois gols foram marcados por Nando, ainda no primeiro tempo. Com a conquista, o Mais Querido está garantido na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil de 2017, além de fazer a final do estadual com o arquirrival América-RN.

Informações: (Globo Esporte-RN/ Foto: Assessoria-ABC)

Açude chega a 60% e abastecimento é retomado em Currais Novos

Açude Dourado, em Currais Novos, voltou a receber água com as últimas chuvas (Foto: Fred Carvalho/G1)

Açude Dourado, em Currais Novos, voltou a receber água com as últimas chuvas (Foto: Fred Carvalho/G1)

As últimas chuvas na região Seridó potiguar trouxeram alívio para o sertanejo e água para açude Dourado, que abastece a cidade de Currais Novos, na região Seridó do estado. O reservatório, que passou dois anos completamente seco em razão da estiagem prolongada – a pior dos últimos 100 anos no estado – acumula agora aproximadamente 6 milhões de metros cúbicos de água. A capacidade é para 10 milhões de metros cúbicos. Com o bom volume, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) retomou o abastecimento e a cidade saiu da condição de colapso.

Segundo a Caern, o abastecimento foi retomado na noite dessa sexta-feira (15), “após vários dias de trabalho intenso no recondicionamento e testes com equipamentos eletromecânicos e análises para controle da qualidade da água. Somado ao Dourado, também entrou em operação a Adutora de Engate Rápido construída pelo Departamento Nacional de Obras de Combate as Secas (Dnocs)”, acrescentou.

A Caern ressalta que, apesar de restabelecido o abastecimento, a população não pode descuidar do uso racional da água.

Fonte: G1RN