SELO BLOG FM (4)

Categoria: abril 15, 2016

Obras do campus da UERN em Natal serão retomadas em maio

uern

A Universidade do Estado do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e o Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura (SIN) anunciaram o reinício das obras do Campus Avançado de Natal. A previsão é que os serviços sejam retomados no começo de maio.

Na manhã desta sexta-feira, 15, o vice-reitor Aldo Gondim, visitou o local da sede própria do Campus de Natal acompanhado da secretária- adjunta de Infraestrutura do Estado, Iêda Cortez; do assessor de Obras, Osmidio Dantas, professores da Uern e do empresário responsável pela Obra, Fernando Marinho. Eles inspecionaram os quatro pavimentos e discutiram detalhes para a elaboração do cronograma de execução.

“Precisamos cumprir apenas os trâmites processuais para os aditivos de prazo e termo de reinício da obra”, explicou o engenheiro Osmidio Dantas. O empresário Fernando Marinho disse que a empresa já está pronta para trabalhar, logo que essa etapa seja cumprida. “É uma benção. Essa é uma obra grandiosa para a UERN e para toda a sociedade potiguar. Estamos vivendo um momento esperado há anos”.

A secretária-adjunta, Iêda Cortez, considerou a visita uma nova etapa, adiantando que a SIN concluiu o levantamento financeiro e dos serviços já executados. “O governo quer dar celeridade a essa obra que é importante para nosso Estado”, assegurou, ressaltando que todos os esforços estão sendo feitos para a conclusão do Campus Avançado de Natal. O Campus de Natal deve ser concluído até dezembro deste ano. 

Dilma cancela pronunciamento sobre impeachment

AINDA NÃO HOUVE DEFINIÇÃO SE CADEIA DE RÁDIO TV SERÁ CONVOCADA

AINDA NÃO HOUVE DEFINIÇÃO SE CADEIA DE RÁDIO TV SERÁ CONVOCADA

O Palácio do Planalto decidiu adiar o pronunciamento que a presidente Dilma Rousseff faria esta noite para defender seu mandato. A cúpula do governo ainda não decidiu se a cadeia de rádio e TV será convocado para amanhã ou se ela se posicionará apenas em redes sociais, como fez algumas vezes no ano passado como forma de evitar os panelaços.

A decisão foi tomada depois que o partido Solidariedade entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir a veiculação da fala de Dilma. O Planalto resolveu adotar a cautela e quer aguardar os desdobramentos dessa ação para então decidir o destino do pronunciamento, que pode ficar restrito às redes sociais.

A avaliação dentro do governo é que se a Justiça Federal barrasse o pronunciamento, geraria mais um fato negativo para Dilma, tudo o que o governo não quer neste momento.

O Globo

EMPARN registra chuvas em 66 postos pluviométricos monitorados

(REPRODUÇÃO)

(REPRODUÇÃO)

A gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) registrou boas chuvas em 66 postos pluviométricos monitorados diariamente em todas as regiões do Estado. O último monitoramento divulgado vale da manhã de quinta-feira (14) até a manhã desta sexta-feira (15).

Na região Oeste, foram registradas chuvas em Assu, com 63,2 milímetros (mm); Grossos, 42,7mm; São Miguel, 28,5mm; Ipanguaçu, 24,5mm; Doutor Severiano, 22,0mm; Campo Grande, 21,9mm; Jucurutu, 20,8mm; Alto do Rodrigues (Diba/Baixo Assu), 17,0mm; Tenente Ananias, 16,0mm; Campo Grande, 15,5mm e ainda, em Luís Gomes, Baraúna, Carnaubais, Encanto, Major Sales, Messias Targino, Gov. Dix-sept Rosado, Paraná, Pilões, São Rafael, entre outros municípios

Na mesorregião Central, choveu em Parelhas, 30,0mm; Acari, 26,5mm; Jardim de Angicos, 9,0mm; São Fernando e São João do Sabugi, com 8,0mm em cada; Cruzeta, 7,6mm; Angicos, 7,0mm; Caicó (Açude Mundo Novo-EMPARN), 6,0mm; e ainda em Ouro Branco, Tenente Laurentino, Bodó, São Vicente e São José do Seridó. Na mesorregião Agreste, choveu em Bento Fernandes, 25,0mm; Monte das Gameleiras, 15,0mm; Ielmo Marinho, 10,5mm; Vera Cruz, 10,0mm; Passa e Fica, 6,2mm; e ainda em Santo Antonio, Serrinha, São Pedro e Boa Saúde.

Na mesorregião Leste, choveu 36,4 milímetros em Nísia Floresta; 25mm em Baía Formosa (Destilaria Vale Verde); em Senador Georgino Avelino, 23,2mm; Montanhas, 9,9mm e ainda em Canguaretama(Base Física da EMPARN), Parnamirim e Natal.

Para o fim de semana está mantida a previsão de céu parcialmente nublado a claro em todo o Rio Grande do Norte, com a ocorrência de pancadas de chuvas isoladas devido à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Grupos a favor e contra impeachment se concentram em acampamentos em Brasília

 MANIFESTANTES CONTRA O IMPEACHMENT DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF MONTAM ACAMPAMENTO PRÓXIMO À ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS (ANTONIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL)


MANIFESTANTES CONTRA O IMPEACHMENT DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF MONTAM ACAMPAMENTO PRÓXIMO À ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS (ANTONIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL)

A calmaria na Esplanada dos Ministérios, na manhã de hoje (15), contrastou com os discursos acalorados que eram proferidos na Câmara dos Deputados contra e a favor do impeachment da presidenta Dilma Rousseff. A Polícia Militar mantém o trânsito bloqueado desde a zero hora e os servidores que chegaram para o trabalho precisaram recorrer aos estacionamentos dos anexos, atrás dos edifícios sedes dos ministérios.

Enquanto a polícia faz a guarda no local previsto para receber as manifestações, os grupos a favor e contra o impeachment se concentram nos acampamentos do estacionamento do Estádio Mané Garrincha, manifestantes contra, e no Parque da Cidade, manifestantes a favor.

A votação na Câmara deve ocorrer na noite de domingo (17) e a Esplanada só deve ser liberada para carros após a dispersão dos manifestantes que vieram a Brasília acompanhar a discussão e votação do processo de impeachment.

 

Presidente Marcelo Queiroz apresenta ações do Sistema Fecomércio RN em prol do turismo em encontro com trade

O EVENTO JÁ ACONTECE HÁ 5 ANOS, E REUNIU REPRESENTANTES DAS DIVERSAS ATIVIDADES TURÍSTICAS

O EVENTO JÁ ACONTECE HÁ 5 ANOS, E REUNIU REPRESENTANTES DAS DIVERSAS ATIVIDADES TURÍSTICAS

 

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, foi o convidado da edição de abril do “Encontro dos Profissionais do Turismo com Cristina Lira”, que aconteceu na noite desta quinta-feira, 14, no Hotel Serhs Natal. O evento já acontece há 5 anos, e reuniu representantes das diversas atividades turísticas, representantes de entidades como o Natal Convention Bureau, Emprotur, hoteleiros e empresários. A edição deste mês contou também com a presença do vereador Felipe Alves.

Queiroz apresentou as principais ações desenvolvidas pelo Sistema Fecomércio RN em prol do turismo, um dos principais pilares da economia do estado, que movimenta cerca de R$ 1,8 bilhão por ano e emprega direta e formalmente cerca de 90 mil pessoas. O estado possui mais de 52 mil leitos, sendo que 30 mil deles estão em Natal. Em 2015, a taxa de ocupação dos leitos teve uma alta de 30%, atingindo uma média de 70%. Na alta estação 2015/2016, esta taxa se manteve acima dos 90%.

Com foco na qualificação e capacitação da mão de obra, o Senac possui mais de 100 cursos em seu portfólio voltados para a cadeia produtiva do turismo. Em 2015 foram cerca de 2 mil matrículas no segmento de Turismo, Hospitalidade e Lazer. Para este ano, a previsão é de ofertar 3.123 matrículas, das quais 621, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Entre 2011 e 2015, foram mais de 23 mil matrículas voltadas para o segmento, sendo que cerca de 71% foram destinadas ao público de baixa renda, por meio do PSG e do Pronatec.

Os cursos de idiomas da instituição (inglês, espanhol, alemão, italiano e francês) são referência em qualidade no estado. Além disso, o Senac também disponibiliza cursos online com foco em atividades ligadas ao Turismo e Hospitalidade, por meio da Rede Nacional de Educação a Distância.

Durante o encontro, o presidente explicou ainda a situação do Hotel Escola Barreira Roxa, equipamento gerido pelo Senac desde 2008, e que está fechado pra reformas. “A empresa que ganhou a licitação ficou impossibilitada de tocar a obra. Diante disso, tivemos que refazer todo o processo e nos próximos meses devemos lançar o edital para a nova licitação”, encerrou.

“Impeachment é liderado por políticos acusados de corrupção e há hipocrisia”, diz matéria publicada no The New York Times

A REPORTAGEM RESSALTA QUE DILMA NÃO É ACUSADA DE ROUBAR DINHEIRO PÚBLICO.

A REPORTAGEM RESSALTA QUE DILMA NÃO É ACUSADA DE ROUBAR DINHEIRO PÚBLICO.

” Dilma Rousseff alvo de legisladores que enfrentam os seus próprios escândalos”. Esse é o título da matéria publicada nesta sexta-feira (15),  no jornal mais importante dos Estados Unidos, o The New York Times. A reportagem detalha o processo de impeachment que a presidente Dilma Rousseff enfrenta na Câmara Federal, com votação marcada para o próximo domingo (17).

No texto, o destaque central é o fato de que o impeachment esta sendo defendido por políticos que enfrentam uma série de acusações como corrupção, fraude eleitoral e até abusos de direitos humanos. ” O que destampa o debate nacional sobre a hipocrisia entre os brasileiros”, diz o texto , acrescentando ainda que a presidente não acusada de roubar dinheiro público.

A reportagem nota que , no processo de impeachment, a presidente Dilma “não enfrenta acusação de corrupção”. ” Em vez disso, ela é acusada de usar dinheiro de gigantescos bancos públicos para cobrir lacunas no orçamento, danificando a credibilidade econômica do Brasil”

” A Senhora Rousseff , então, é uma raridade entre as grandes figuras políticas: ela não é acusada de roubar dinheiro para ela mesma”, diz a reportagem do NY Times.

the new york times

 

 

Em contraponto, o Times cita nomes de deputados favoráveis a saída da presidente, mas que enfrentam os sus pórprios problemas nesse tema, como o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o vice-presidente Michel Temer (PMDB-RJ), Renan Calheiros (PMDB-AL), Paulo Maluf (PP-SP) , entre outros.

Fonte: Estadão

Sesed alerta para o não compartilhamento de áudios nas redes sociais sem as devidas confirmações

A SESED RESSALTA QUE A DIVULGAÇÃO DE NOTÍCIAS SEM AS DEVIDAS CONFIRMAÇÕES PODEM CONTRIBUIR DE FORMA NEGATIVA ( FOTO: ALEX RÉGIS)

A SESED RESSALTA QUE A DIVULGAÇÃO DE NOTÍCIAS SEM AS DEVIDAS CONFIRMAÇÕES PODEM CONTRIBUIR DE FORMA NEGATIVA ( FOTO: ALEX RÉGIS)

A Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) desconhece a veracidade do áudio publicado nas redes sociais na manhã desta sexta-feira (15) onde um cidadão narra que sua esposa, ao sair de casa para levar o filho na faculdade, teria seu veículo, juntamente com outros, interceptado por criminosos armados, nas proximidades da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na zona Sul de Natal. No áudio, um homem que não se identifica, revela que criminosos abordaram e roubaram vários condutores de veículos, numa série de assaltos.
Quanto a este caso, a Sesed informa que não há nenhum registro no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), nem na Delegacia de Polícia Civil da área, e por este motivo não confirma a veracidade deste áudio. Por meio da assessoria de comunicação da Sesed, várias pessoas que compartilharam o respectivo áudio nas redes sociais foram contactadas, mas nenhuma delas soube afirmar de quem seria autoria do áudio.
Por outro lado, a Secretaria confirma que, nesta manhã, ocorreu um roubo a um veículo modelo Sentra, de cor branca, naquela proximidade, e que na ocasião dois suspeitos foram rapidamente detidos e a arma utilizada no crime apreendida. O carro também já se encontra com o proprietário.
A Sesed ressalta que a divulgação de notícias sem as devidas confirmações podem contribuir de forma negativa para gerar caos dentro da cidade e fomentar ainda mais o medo na população.
A Secretaria de Segurança ratifica o compromisso com o cidadão no sentido de garantir a ordem e a paz social e pede que a população continue colaborando com informações utilizando os canais oficiais do Disque Denúncia da Secretaria, por meio do telefone 181 e pelo WhatsApp (98149-9906).

Governo propõe salário mínimo de R$ 946 em 2017

 O SALÁRIO MÍNIMO É REAJUSTADO PELA INFLAÇÃO DO ANO ANTERIOR. (FOTO: MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL)


O SALÁRIO MÍNIMO É REAJUSTADO PELA INFLAÇÃO DO ANO ANTERIOR. (FOTO: MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL)

 

O salário mínimo no próximo ano deve chegar a R$ 946, valor que consta do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2017, a ser enviado hoje (15) pelo governo ao Congresso Nacional. Pela proposta, o salário mínimo terá aumento de 7,5% a partir de 1º de janeiro.

Desde 2011, o salário mínimo é reajustado pela inflação do ano anterior, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) de dois anos antes. A fórmula valerá até 2019.

Pela proposta, o salário mínimo passará para R$ 1.002,70 em 2018 e R$ 1.067,40 em 2019. Os reajustes também seguem a fórmula estabelecida em lei.