SELO BLOG FM (4)

Categoria: abril 1, 2016

Moro diz que morte de Celso Daniel pode ter ligação com esquema de corrupção

O ENTÃO PREFEITO DE SANTO ANDRÉ-SP,  CELSO DANIEL,FOI MORTO A TIROS EM JANEIRO DE 2002.

O ENTÃO PREFEITO DE SANTO ANDRÉ-SP, CELSO DANIEL,FOI MORTO A TIROS EM JANEIRO DE 2002.

O juiz federal Sérgio Moro disse nesta sexta-feira (1º), que o suposto esquema de corrupção investigado na 27ª fase da Operação Lava Jato pode ter ligação com a morte do ex-prefeito de Santo André (SP), Celso Daniel, em 2002. A conclusão consta da decisão na qual Moro justificou as prisões do empresário Ronan Maria Pinto, dono do jornal O Diário do Grande ABC, e do ex-secretário do PT Sílvio Pereira.

A suspeita foi levantada pelo juiz a partir das acusações do Ministério Público Federal (MPF) sobre o empresário Ronan Maria, condenado pelos crimes de extorsão e corrupção ativa por fraudes no sistema de transportes do município entre 2001 e 2002.  Na época, Celso Daniel, então prefeito, teria tomado conhecimento do suposto esquema antes de ser assassinado.

De acordo com os investigadores da Lava Jato, Ronan recebeu de R$ 6 milhões, metade de um empréstimo entre o Banco Schain e o PT, firmado em 2004. A legalidade do empréstimo é investigada na Lava Jato, na ação penal em que o pecuarista José Carlos Bumlai é réu. Os procuradores da Lava Jato suspeitam que o valor foi pago mediante extorsão do partido por parte do empresário.

Para Moro, há provas de que Ronan Maria foi destinatário de parte do valor do empréstimo e de que o valor foi pago mediante extorsão de integrantes do PT. Como um dos indícios, o juiz cita um depoimento do publicitário Marcos Valério, tomado em 2012, no qual o empresário relatou ter ouvido que a “contratação da Schain pela Petrobrás faria parte de esquema fraudulento destinado à quitação de empréstimo a José Carlos Bumlai junto ao Banco Schahin.” Valério foi condenado na Ação Penal 470, o processo do mensalão,

“É  ainda possível que este esquema criminoso tenha alguma relação com o homicídio, em janeiro de 2002, do então prefeito de Santo André, Celso Daniel, o que é ainda mais grave. Se confirmado o depoimento de Marcos Valério, de que os valores lhe foram destinados em extorsão de dirigentes do Partido dos Trabalhadores, a conduta é ainda mais grave, pois, além da ousadia na extorsão de, na época, autoridades da elevada administração pública, o fato contribuiu para a obstrução da Justiça e completa apuração dos crimes havidos no âmbito da Prefeitura de Santo André”, argumentou Moro.

Agência Brasil

Adolescente de 13 anos esfaqueia colega na sala de aula por ciúme do namorado

ADOLESCENTE FOI APREENDIDA SUSPEITA DE ESFAQUEAR COLEGA (FOTO: REPRODUÇÃO/TV ANHANGUERA)

ADOLESCENTE FOI APREENDIDA SUSPEITA DE ESFAQUEAR COLEGA (FOTO: REPRODUÇÃO/TV ANHANGUERA)

 

Uma adolescente de 13 anos foi esfaqueada nesta sexta-feira (1º) dentro da Escola Estadual Colégio Estadual Jardim Vila Boa, no bairro homônimo, em Goiânia/GO. Segundo a Polícia Militar, a vítima foi atingida nas costas por uma colega, da mesma idade. A motivação do golpe seria ciúmes do namorado da suspeita.

A garota ferida foi socorrida e levada ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). De acordo com a assessoria de imprensa da unidade, o estado de saúde dela é considerado estável. O sargento da PM, Marcelo Carlos de Paula, disse que o ato ocorreu dentro da sala de aula. A faca usada para provocar o ferimento também foi encontrada.

“A suspeita nos disse, informalmente, que a colega estava tentando roubar o namorado dela e a esfaqueou. A coordenação da escola nos acionou e ela foi apreendida”,

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) informou que lamenta o ocorrido e esclarece que a escola “conta com o projeto de mediação de conflitos que é desenvolvido pelo governo de Goiás, com vistas a contribuir para a diminuição da violência e a promoção da cultura da paz a partir da rede pública estadual de ensino”.

Fonte: G1 GO

STF nega pedido para incluir delação de Delcídio no processo de impeachment

 O SENADOR DELCÍDIO AMARAL - UESLEI MARCELINO / REUTERS


O SENADOR DELCÍDIO AMARAL – UESLEI MARCELINO / REUTERS

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta sexta-feira pedido do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) para incluir a delação do senador Delcídio Amaral no processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff em tramitação na Câmara dos Deputados.

A ministra negou o mandado de segurança porque “não cabe intervenção judicial no trabalho parlamentar em curso”. Rosa também explicou que só poderia conceder a liminar se ficasse comprovada a urgência de se evitar um prejuízo grave. No entanto, a ação não teria elementos para comprovar isso.

O presidente da Comissão do Impeachment, Rogério Rosso (PSD-DF), decidiu que a delação do senador não pode ser considerada no parecer do relator, Jovair Arantes (PTB-GO), porque a peça foi incluída depois que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tinha recebido a denúncia. Arnaldo já tinha recorrido ao plenário, mas Cunha manteve a decisão de Rosso. O deputado tinha anunciado recurso à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) mas, como o colegiado ainda não foi instalado, ele apelou ao STF.

Fonte:O Globo

Suspeito de estelionato é preso em São Gonçalo do Amarante

SEBASTIÃO LINO XAVIER FOI PRESO NA COMUNIDADE DO GUAJIRÚ. (FOTO:ASSECOM/SESED)

SEBASTIÃO LINO XAVIER FOI PRESO NA COMUNIDADE DO GUAJIRÚ. (FOTO:ASSECOM/SESED)

 

Policiais militares da Força Tática do 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM) prenderam na manhã desta sexta-feira (01), um homem suspeito de estelionato na comunidade do Guajirú, em São Gonçalo do Amarante, na região Metropolitana de Natal. Sebastião Lino Xavier Neto, de 37 anos, foi preso de posse de documento de identidade falso, cartões de crédito, cheques em branco, além de documentos de diversas firmas que poderiam ser utilizados para a prática de golpes.
Ele já cumpre pena no regime semiaberto por crime de estelionato e é um dos detentos beneficiados pela saída do estabelecimento prisional mediante uso da tornozeleira eletrônica, o que não tem inibido novas práticas criminosas. O infrator foi conduzido à Delegacia de Plantão da zona Norte para as devidas autuações.

Programação da Semana Mundial da Saúde começa nesta segunda-feira (04)

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EM GOIANDIRA (GO),  NOTIFICOU CERCA DE 600 CASOS DE DENGUE NA CIDADE

O TEMA DA SEMANA MUNDIAL DA SAÚDE É O “ENFRENTAMENTO AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS”

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde vai promover uma semana de atividades de promoção à saúde nos cinco distritos sanitários de Natal a partir da próxima segunda-feira, dia 4 de abril.

A programação será iniciada na Praça Gentil Ferreira, no Alecrim, a partir das 9h. Este ano, o tema da Semana Mundial da Saúde é o “Enfrentamento ao Aedes e suas consequências”, com o objetivo de concentrar esforços na eliminação dos focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, por meio de comportamentos e atitudes da população.

Na terça-feira, dia 5, a ação se concentrará no Terminal de Ônibus da linha 07, em Nossa Senhora da Apresentação. Na quarta-feira (6), a ação será na Avenida da Cheganças, em Lagoa Azul, zona Norte de Natal.

Na quinta-feira, dia 7 de abril,  será realizada  na Escola Municipal Ulisses de Gois, em Nova Descoberta. E na sexta-feira (8), encerrando a programação da Semana, a ação será realizada na Policlínica Oeste, em Cidade da Esperança. No Distrito Oeste será realizada uma Micareta “Na luta contra o Aedes aegypti: se vira nos 10!”.

Além das ações de conscientização e de educação em saúde, a programação contará com atendimentos médicos, odontológico, escovação, teste rápido (HIV, Sífilis e HGT), avaliação de manchas na pele, emissão do cartão SUS, avaliação antropométrica, atividades culturais e educativas e momento de receber denúncias da população sobre focos do mosquito.

Currais Novos sairá do colapso nos próximos dias em virtude das chuvas

CHUVA EM CURRAIS NOVOS, REGISTRADA NO ÚLTIMO DIA 30 DE MARÇO. (FOTO: JOÃO CESÁRIO)

CHUVA EM CURRAIS NOVOS, REGISTRADA NO ÚLTIMO DIA 30 DE MARÇO. (FOTO: JOÃO CESÁRIO)

As últimas chuvas registradas em diversas regiões do Estado, mesmo sem trazer mudanças imediatas no abastecimento de água da maioria das cidades em colapso ou rodízio, podem beneficiar algumas localidades, ainda neste mês de abril. É o caso de Jardim do Seridó e Currais Novos, na região Seridó, que estão com o fornecimento de água suspenso desde o ano passado e nos próximos 20 dias podem voltar a operar.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte está monitorando a água bruta dos açudes Zangarelhas e Dourado e espera nos próximos 20 dias, após a decantação das partículas (turbidez) carreadas pela chuva, iniciar o tratamento e distribuição do produto. Paralelo a isso a empresa vem adotando providências para adequar equipamentos eletromecânicos que estavam parados e agora precisam de revisão e limpeza.

A seca e a consequente escassez de água nos mananciais paralisaram abastecimento em 17 cidades, sendo 14 no Alto Oeste e três no Seridó. Com o funcionamento dos sistemas Jardim do Seridó e Currais Novos, permanecem 15 paralisados. A partir de junho, quando a Adutora Alto Oeste estiver funcionando, mais quatro cidades saem do colapso: Antônio Martins, Frutuoso Gomes, João Dias e Martins. Restarão onze que podem sair do colapso se as chuvas abastecerem os mananciais. De acordo com o engenheiro da Caern, Anderson Araújo de Sousa, a nova adutora vai transportar água de barragem Santa Cruz, em Apodi para atender também as cidades de Itaú, Rodolfo Fernandes, Taboleiro Grande, Riacho da Cruz, Umarizal, Olho D’Água e Lucrécia.

Secretaria de Segurança Pública dá dicas de como se prevenir contra golpes

(ASSECOM/SESED)

(ASSECOM/SESED)

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) alerta as pessoas como se prevenir contra golpes de estelionato no Rio Grande do Norte. As modalidades são várias, desde o bilhete de loteria premiado, passando pela herança, falso sequestro, troca de cartão em caixa eletrônico, entre outros. Este tipo de crime vem sendo aplicado no país inteiro e alguns casos também estão ocorrendo com frequência em nossa região. A Sesed vem a público dá algumas dicas contra os golpistas.

1. Suspeite de pessoas que ofereçam prêmios tentadores (bilhetes premiados de loterias, jóias, recompensas, prêmios fáceis, etc). Nada vem de graça. Desconfie de dinheiro e ganho fácil;
2. Se achar na rua objetos, folha de cheques, cartões, carteiras, imediatamente solicite o apoio da PM para o devido registro. Muitas vezes os golpistas usam esse momento para enganar as pessoas, oferecendo falsas recompensas.
3. Desconfie de prêmios que chegam pelo celular, geralmente com DDD de outro estado. Neste caso as pessoas se empolgam, retornam para o telefone que esta na mensagem e realizam depósitos em dinheiro para liberação do “suposto prêmio”.
4. Ao retirar dinheiro do banco, guarde-o com cuidado em local discreto. Não conte dinheiro em público. Saindo do banco, certifique-se que não está sendo seguido;
5. Nunca exiba grande quantidade de dinheiro perante outras pessoas. Separe previamente a quantia necessária as suas pequenas despesas (transporte, cigarro, etc);
6. Evite que os idosos andem desacompanhados por locais desertos ou por ruas de comércio muito movimentado, alertando-os para que tomem cuidado com os “contos do vigário”, praticados por marginais bem falantes; cuidado especialmente com pessoas que venham lhe oferecer terrenos em locais distantes, planos de aposentadoria, jóias achadas na rua, curas milagrosas, correntes e alianças de ouro, etc;
7. Evite a ação de ladrões, não ostentando correntinhas ou jóias em locais movimentados;
8. Não carregue consigo objetos de valor, cartões de crédito ou todos seus documentos, se não houver absoluta necessidade;
9. A ambição desmedida do lucro fácil favorece o engodo preparado pelos vigaristas. Não se deixe levar por ofertas fabulosas e negócios da China;
10. Negócios muito vantajosos que surgem da noite para o dia geralmente dissimulam um bem engendrado conto do vigário. Tenha cuidado!
A Secretaria também orienta as pessoas que este tipo de criminoso costuma se passar por pessoas influentes, inclusive por padres, a fim de buscar proximidade com as vítimas em que tentam aplicar o golpe.
Tendo sempre como justificativas causas sociais e filantrópicas, ou situações de urgência envolvendo a saúde de alguém, os estelionatários solicitam a contribuição de valores que geralmente estão entre R$ 1.000 e R$ 2.500 e durante as conversas citam nomes de membros da família ou amigos da vítima para demonstrar intimidade.
A Secretaria pede para que as pessoas que já sofreram esta tentativa de golpe, que se dirijam a Delegacia Especial Falsificações Defraudações, informando o fato ocorrido para registrarem um Boletim de Ocorrência (B.O), a fim de que possam ser tomadas as providências cabíveis pela Polícia. Em caso de dúvidas, ligue para o CIOSP, no número “190”.

Governo Robinson Faria é desaprovado por 50,1% da população, segundo pesquisa da FIERN

AVALIAÇÃO GESTÃO ROBINSON FARIA.

AVALIAÇÃO GESTÃO ROBINSON FARIA.

 

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) divulgou nesta sexta-feira o resultado de uma pesquisa encomendada ao Instituo Consult. Os dados trazem índices de aprovação e desaprovação dos governos estadual e federal; impeachment da presidente Dilma Rousseff; avaliação dos serviços públicos prestados; expectativa dos empresários industriais quanto à várias questões pertinentes às suas atividades e à economia em geral.

Os números relativos à aprovação e desaprovação do governo estadual entre industriais e população estão próximos. Entre os empresários da indústria, 29,5% aprovam e 49,5% desaprovam; já a população deu 32,7 de aprovação e 50,1 de desaprovação à gestão Robinson Faria.

A pesquisa quis saber o que a população considera como seus maiores problemas, e a falta de segurança liderou com 46,5% das respostas. Uma ironia para o governador Robinson Faria que durante a campanha prometeu ser o  ” Governador da Segurança”. Em segundo lugar veio o problema da Saúde, com 21,7 pontos, seguido por desemprego, com 9,4 pontos e falta d’água, como 5,9 pontos.

Segundo os dados, o governo da presidente Dilma Rousseff é desaprovado por 91% dos empresários e por 74,5% da população do Rio Grande do Norte. Os percentuais favoráveis ao impeachment da presidente são ainda mais próximos: 66% dos empresários são favoráveis, enquanto que o índice chega a 61,4 entre a população.

TABELA AVALIAÇÃO POR SETORES 01TABELA AVALIAÇÃO POR SETORES 02