SELO BLOG FM (4)

Categoria: fevereiro 20, 2016

300 pessoas são abordadas pela PM em Operações realizadas nas zonas sul e leste de Natal

Policiais Militares realizaram as Operações Saturação e Carcará

Policiais Militares realizaram as Operações Saturação e Carcará

O 5º Batalhão de Polícia Militar (5ºBPM) e o Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) realizaram no fim da tarde e começo de noite desta sexta-feira (20)  mais uma ação da Operação Saturação nos bairros de Lagoa Nova e Candelária, onde foram abordadas 244 pessoas, 86 carros, 125 motocicletas, 03 ônibus e 07 alternativos. Durante as abordagens foi recuperada uma motoneta da marca Jhony, com registro de roubo/furto, sendo detido Márcio Rangel da Silva, de 40 anos, morador de Passagem de Areia em Parnamirim/RN, flagrado com o veículo. O suspeito foi conduzido à Delegacia de Plantão de Candelária, onde foi autuado em flagrante e encontra-se preso à disposição da Justiça.
Já na zona Leste de Natal, os policiais do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM) intensificaram as abordagens por meio da Operacao Carcará XXV. Durante a ação uma barreira foi montada na Rua Pinto Martins, em Mãe Luiza, o que resultou na abordagem de dois ônibus, nove motocicletas, dois automóveis e 41 pessoas.

Procon Natal divulga nota oficial sobre emissão de Carteira Nacional de Estudante

Nota Oficial

Sobre o novo Documento do Estudante – Carteira Nacional de Identificação Estudantil CIE 2016, o Procon Natal informa aos consumidores que somente as entidades estudantis adequadas aos padrões técnicos definidos pela Lei da Meia Entrada (n° 12.933/2013), regulamentada pelo decreto nº 8.537 de 5 de outubro de 2015, estão autorizadas a emitir o documento estudantil. De a acordo com a Lei, o documento só pode ser emitido por associações filiadas à União Nacional dos Estudantes (UNE), à União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e à Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). Porém, o Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu, em dezembro de 2015, uma liminar (decisão provisória) desobrigando a filiação de entidades municipais e estaduais a associações estudantis nacionais para emissão de carteira de estudante, documento que permite o pagamento de meia-entrada em eventos culturais e esportivos.

Desde o ano de 2001, amparadas pela Medida Provisória 2208, inúmeras entidades estudantis, muitas delas sem legitimidade e meramente cartoriais, vêm realizando a emissão de carteiras de estudante, muitas vezes sem nenhum critério de verificação da condição de aluno, emitindo carteiras inclusive para quem não era estudante regulamente matriculado, transformando a atividade em um verdadeiro comércio. Diante dessa realidade, o número de pessoas com carteiras de estudante cresceu substancialmente e com isso, os preços de ingressos para teatros, shows, cinemas, etc. também foram elevados para compensar os custos.

É importante ressaltar que o decreto nº 8.537/15 vem com o intuito de extinguir essa prática e estabelecer normas e padrões rigorosos para emissão do documento em questão. Com isso, a partir de agora, a identificação do estudante precisará seguir um padrão nacional regido por diretrizes e características que serão regulamentadas e publicadas no Diário Oficial da União, por meio do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI. O novo padrão da CIE será disponibilizado no site do ITI, após a publicação no DOU, e estará acessível a todas as entidades que têm direito a emitir o documento. Nesse caso tanto as três associações estudantis nacionais (UNE, Ubes e ANPG), como qualquer outra entidade estudantil de âmbito municipal e/ou estadual que pretenda emitir o documento, devem estar em consonância com as especifidades técnicas exigidas.

Neste sentido, o Procon Natal orienta que os estudantes fiquem atentos e não obtenham qualquer tipo de documento estudantil oriundo de entidades ou agremiações que não estejam habilitadas para emissão, nem se encontrem aptas tecnicamente para emitir o Documento do Estudante – Carteira Nacional de Identificação Estudantil 2016 seguindo as exigências elencadas acima, sob o risco de não conseguir utilizar a identificação estudantil para ter acesso aos eventos culturais e esportivos em todo o território nacional.

O consumidor que já obteve algum tipo de documentação estudantil que não se enquadra nos padrões nacionais e não foi previamente avisado sobre as novas normas da meia-entrada, procure o Procon Natal para devida análise do caso:

Rua Seridó, 355 – Petrópolis, Natal – RN, 59020-010.

Mais informações: (84) 3232-9050


 

Agentes Penitenciários irão dar expediente no Pronto Socorro Clóvis Sarinho

Reunião aconteceu no Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E), no Centro Administrativo, em Natal. (Foto: Assessoria Sesed)

Representantes das secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap), Justiça e Cidadania (Sejuc), Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Ministério Público e Tribunal de Justiça se reuniram no Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E), no Centro Administrativo, em Natal. (Foto: Assessoria Sesed)

Com o objetivo de traçar metas que venham melhorar as políticas públicas de saúde prisional, representantes dos Orgão responsáveis pela segurança pública no estado participaram de uma reunião na manhã deste sábado (20), onde ficou definido que a partir do mês de março, a Sejuc irá criar um grupo, formado por agentes penitenciários com formação na área de saúde, para atuarem em plantões de 24h, no interior do Pronto Socorro Clóvis Sarinho.
Também participaram dareunião, representantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) ,que junto com  a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), se comprometeram  em unir forças para viabilizar investimentos para reestruturação, aquisição de equipamentos e contratação de profissionais para a ala médica que funciona no interior da Penitenciária Estadual de Alcaçuz.

Delcídio Amaral deixa a prisão e volta ao Senado na segunda (22)

Senador Delcídio Amaral (PT-MS) planejareassumirpresidência de Comissão - Givaldo Barbosa / Agência O Globo / 20-3-2014

Senador Delcídio Amaral (PT-MS) planejareassumirpresidência de Comissão – Givaldo Barbosa / Agência O Globo / 20-3-2014

Após sair na noite desta sexta-feira (19) da prisão onde estava detido desde o dia 25 de novembro do ano passado, o senador Delcídio Amaral (PT-MS) irá passar o fim de semana em sua casa, em Brasília, e na segunda-feira voltará a dar expediente no Senado, onde planeja inclusive, reassumir a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Orientado por sua defesa, o senador irá retomar as atividades do mandato sem qualquer inibição.

Delcídio Amaral é acusado de tentar manipular a delação e, ao mesmo tempo, tramar a fuga do ex-diretor de Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, um dos principais acusados e, agora, réu colaborador da Operação Lava-Jato.

(Com informações de O Globo)