
A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) deu início, na manhã desta sexta-feira 28, à Operação Carnaval, com o embarque da tropa que reforçará o policiamento no interior do estado. A mobilização partiu diretamente do Quartel do Comando Geral, em Natal, com destino aos Comandos Regionais de Policiamento (CPRs) e unidades operacionais responsáveis pela segurança nos 167 municípios potiguares.
Ao todo, cerca de 4.500 policiais militares estarão empregados na operação, sendo 2.500 em serviço extra por meio de diárias operacionais. As tropas foram distribuídas para os CPRs I (Mossoró), II (Caicó), III (Nova Cruz), IV (João Câmara) e V (Pau dos Ferros), além do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) e do Comando de Policiamento da Capital (CPC).Segundo o secretário de Segurança do estado, coronel Araújo, o planejamento da operação foi realizado por todas as associações de segurança pública e inclui diferentes horários de deslocamento.
“O planejamento foi feito por todas as associações de segurança pública e na manhã de hoje [sexta-feira 28] estamos aqui assistindo o emprego da primeira composição, que é a partir das 8 horas. Nós vamos ter outro de 10 horas da manhã e vamos ter outro de 14 horas”, afirmou o secretário.
A distribuição do efetivo ocorre de acordo com a demanda de cada município. “Alguns municípios vão receber mais do que outros de acordo com a necessidade, mas, por exemplo, Natal e Região Metropolitana vai estar o maior efetivo aqui e municípios como Caicó, como Apodi, vai ter um efetivo também grande para compor e garantir a segurança de todas as soluções”, explicou Coronel Araújo.
Com relação ao pagamento de diárias operacionais e auxílio-alimentação, o secretário informou que os valores estão sendo depositados nesta sexta-feira 28. “A professora Fátima Bezerra determinou à Secretaria da Fazenda que fizesse o pagamento das diárias do mês de janeiro da Operação Verão. Estão sendo pagas agora o auxílio à alimentação […] o efetivo que está embarcando agora, vão viajar com a diária operacional e o auxílio à alimentação já na conta bancária também”, afirmou.
Além disso, os salários dos profissionais da segurança pública, ativos e inativos, também estão sendo pagos ao longo desta sexta-feira 28.
Para garantir o acompanhamento em tempo real e a coordenação eficaz das ações policiais, a PMRN contará com a Sala de Comando e Controle, que ficará instalada no Quartel do Comando Geral, em Natal, funcionando 24 horas por dia. A estrutura permitirá monitoramento contínuo de todas as ocorrências, deslocamentos das equipes e a rápida tomada de decisões estratégicas, reforçando o compromisso da corporação com a segurança da população.
Agora RN

