
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levou uma comitiva com pelo menos 130 integrantes durante sua viagem oficial à Rússia e à China. A delegação incluiu ministros de Estado, assessores, empresários, diplomatas e equipes de segurança.
Os dados fazem parte de um levantamento feito pelo site Poder360 a partir do Diário Oficial da União (DOU), do Painel de Viagens do Ministério da Gestão e do Portal da Transparência. No entanto, como o Palácio do Planalto não divulgou a lista completa, o número total pode ser ainda maior.
Entre os órgãos com maior número de representantes na comitiva estão a Presidência da República, com 26 nomes; a Casa Civil, com 20 integrantes; e o Ministério das Relações Exteriores, com 12. Alguns membros da equipe viajaram antes do presidente para organizar a logística da visita. A primeira-dama, Janja da Silva, também viajou antes, a convite do presidente russo, Vladimir Putin.
As informações sobre os custos com passagens e diárias ainda são parciais. Dos nomes identificados, apenas 28 tiveram valores de diárias divulgados, com média de R$ 8,5 mil por pessoa.
O périplo recente de Lula foi marcado por uma gafe diplomática envolvendo justamente a primeira-dama, que falou durante uma reunião restrita entre Lula, seus ministros e o presidente chinês, Xi Jinping, sobre supostos riscos do TikTok – rede controlada pela empresa chinesa ByteDance – e seu uso por influenciadores de direita.
Pleno News