
A Câmara Municipal de Caicó discutiu, durante a sessão ordinária de 17 de março de 2025, a proposta de pleitear a criação de um hospital universitário para a região do Seridó.
O vereador Alisson Jackson (PSDB) afirmou que o hospital universitário é necessário para atender procedimentos mais complexos que não são realizados atualmente no município. “Aqui em Caicó já temos um curso de medicina, que depois que começou a funcionar a nossa saúde melhorou muito. Está ajudando muito não só Caicó, mas todos esses municípios vizinhos que sofriam por falta de médicos”, disse.
“Precisamos desse hospital universitário para a gente ampliar os serviços e ampliar mais ainda a assistência da saúde do município de Caicó”, finalizou o vereador.
A proposta ganhou apoio unânime dos vereadores, que sugeriram unir forças para encaminhar o pleito ao governo federal, especialmente com a visita do presidente Lula ao Rio Grande do Norte. O vereador Fabinho da Saúde (PSDB) lembrou que a luta pelo hospital universitário começou em 2015, com o padre Técio. “É preciso e necessáiro que o Seridó tenha um hospital federal”, afirmou.
A vereadora Rosângela de Zé Maria (PL) reforçou a importância do projeto. “Depois que a Liga de Currais Novo começou a funcionar, desafogou muito aqui a questão de Caicó, então com certea esse hospital federal só vai melhorar e dar melhor qualidade de vida para toda região do Seridó”, disse.
O vereador Mancuso (Republicanos) destacou que o prefeito Judas Tadeu, a governadora Fátima Bezerra e os deputados federais e senadores do Rio Grande do Norte devem abraçar a causa. “É preciso lutar em Brasília para trazer recursos para que realmente venha esse hospital”, afirmou.
A proposta não foi formalizada como projeto de lei, mas os vereadores afirmaram que pretendem trabalhar em conjunto com o poder executivo e representantes estaduais e federais para viabilizar a criação do hospital universitário. A iniciativa tem como objetivo atender não apenas Caicó, mas toda a região do Seridó.